Você não vai acreditar no tipo de perfil que as pessoas procuram em sites de relacionamento online

Por , em 12.02.2015

As pessoas que utilizam serviços de namoro online estão à procura de uma combinação perfeita, mas não de pessoas perfeitas. Na verdade, pesquisadores da Universidade de Iowa, nos EUA, afirmam que quem procura este tipo de serviço é menos propenso a confiar em uma pessoa com um perfil altivo, preferindo, em vez disso, um parceiro em potencial que aparente não só ser bem sucedido, mas também modesto e real.

“Descobrimos que as pessoas querem entrar em contato com uma pessoa que parece ser verdadeira a respeito do que diz sobre si mesma online”, diz Andy High, professor assistente do Departamento de Estudos de Comunicação e autor do estudo. “É difícil quando se trata de perfis de namoro porque queremos alguém que pareça incrível, mas também esperamos ter um relacionamento com essa pessoa, por isso queremos que elas existam também”.

Andy High e Crystal Wotipka, principal autora do estudo e também professora no Departamento de Estudos de Comunicação, queriam saber como as pessoas que usam esses sites respondem a diferentes maneiras como os outros se apresentam online.

O que eles descobriram é que a maioria se sentia atraída por indivíduos cujos perfis eram positivos, mas não superbrilhantes. O mais importante, no entanto, é que os participantes preferiam pessoas cuja personalidade online podia ser claramente atribuída a uma pessoa real.

Isso significa que as pessoas querem detalhes, não grandes generalizações, especialmente sobre o que ele ou ela faz para viver. “Em vez de apenas dizer ‘Eu escrevo um blog’, nomeie o blog e incentive as pessoas a se inscreverem”, diz High. “Se você trabalha para uma empresa, diga o nome da empresa. Se você pode dar nome às coisas ou proporcionar às pessoas uma forma de chegar até elas, então faça isso. A ideia é que a outra pessoa vai pensar que você é real”, acrescenta.

Perfis pessoais na internet não são apenas para fins românticos. As pessoas criam perfis em rede também para conseguirem oportunidades de negócios, através de sites como o LinkedIn, por exemplo. Em novembro de 2014, 332 milhões de pessoas tinham perfis nesta rede. High diz que pesquisas anteriores sobre namoro online se concentravam em como as pessoas se apresentam em seus perfis. Esses estudos descobriram que algumas pessoas tendem a exagerar ou mentir sobre si mesmas e suas realizações. High e Wotipka tomaram um rumo diferente, estudando o namoro online a partir do ponto de vista da pessoa que faz a triagem através dos perfis. “Nós nos perguntamos: ‘O que é que as pessoas gostam em um perfil de namoro?'”, diz Wotipka. “‘Com quem elas vão provavelmente entrar em contato? Com quem elas vão querer sair?'”.

Para fazer isso, eles criaram oito perfis – quatro homens e quatro mulheres – com várias combinações de duas perspectivas. Uma é chamada de “auto-apresentação seletiva”, que é um perfil que destaca apenas o que é “bom” sobre uma pessoa e minimiza o resto. A outra é chamada de “garantia”, que é um perfil que contém informações facilmente compatíveis com uma pessoa real.

Uma vez que os perfis foram criados em um site de namoro, eles foram mostrados para 317 adultos que disseram que estavam usando ou já haviam usado um serviço de namoro online. No total, 150 homens e 167 mulheres, com idade média de 40 anos.

Os participantes foram convidados a julgar os perfis e decidir com quais iriam entrar em contato. Os perfis com mais “garantia” acabaram vencendo. Em outras palavras, as pessoas não ligavam para perfis que pareciam bons demais para ser verdade. Isso era especialmente verdadeiro para os que disseram preferir a interação social online. Os cientistas descobriram que, quanto mais informações específicas um perfil continha que poderiam ser atribuídas a uma pessoa real, mais as pessoas confiavam nele. “Os usuários de sites de namoro online estão cientes de que as pessoas mentem, e os perfis imprecisos são uma das maiores desvantagens ao usar este tipo de serviço”, diz o estudo.

High diz que a chave para a criação de um perfil de namoro online atraente é o equilíbrio. “Você deve equilibrar tudo o que é maravilhoso sobre si mesmo com algumas coisas que não são negativas, mas realistas sobre você mesmo. É importante se esforçar, mas não demais”, finaliza. [Phys]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!