Verdadeiro código de Da Vinci é descoberto nos olhos da Mona Lisa

Por , em 13.12.2010

Não, isso não é parte do romance famoso de Dan Brown, e sim uma descoberta científica feita pelo pesquisador italiano Silvano Vicenti, que analisou os olhos da pintura mais famosa do mundo.

Segundo Vicenti, Da Vinci escondeu a verdadeira identidade da Mona Lisa nos olhos da pintura. O pintor acreditava que os olhos eram a janela da alma, logo, o lugar perfeito para esconder o segredo da moça.

De forma invisível ao olho nu, Vicenti descobriu as letras “LV” na pupila direita da Mona Lisa. Obviamente, essas são as iniciais de Leonardo. Mas o que há na pupila esquerda é ainda mais fascinante.

As outras letras, acredita-se, são “B” e “S” e poderiam apontar para a identidade da moça retratada que, mesmo após vários séculos de especulação, ainda é um mistério.

Vicenti também descobriu o número “72” ou “L2” escondido no arco da ponte, no fundo da direita da pintura.

A hipótese mais aceita sobre a identidade da Mona Lisa é que ela era a esposa de um mercador, Lisa Gherardini, mas Silvano diz que isso não é verdade. Outro número descoberto no quadro, 149 (mais um dígito apagado), levanta a possibilidade da Mona Lisa ter sido pintada no ano de 1490, enquanto Leonardo estava na corte do duque Ludovico Sforza, em Milão. [Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (7 votos, média: 4,29 de 5)

64 comentários

  • Marcelo Vinícios:

    Caramba, eu usei o “CTRL + roda do mouse” aqui e deu um zoom na foto acima. Achei as letras LV e BS mesmo! Além disso entre os dedos dela está escrito NOSTRADAMUS de cabeça para baixo! Será que eles se conheciam?

  • Vander:

    De forma invisível ao olho nu?? … então como o pintor fez essas letras miudas? por acaso Da Vinci tinha visão microscópica para fazer letras invisiveis a olho nu, heiiiiin?

    • Rosana Oliveira:

      Conhece algo chamado “lentes de aumento”? Foi uma invenção e tanto. Experimente.

  • Sylvia:

    tem cachorro q também é chato, viu Paloma?

  • matheus:

    faacinante adorei
    e vou especular na net
    kkkkkkkkkkkkkk

  • ederson:

    parece que foi encontrado também, logo abaixo do arco da ponte três caracteres ” (L) ” e ” (Y) ” , que utilizados hoje, o primeiro no msn daria um coração, e o segundo, no facebook, o símbolo de curtir

  • paloma:

    gente como o ser humano é chato,estão tentando desvendar um misterio escondido em uma das pinturas mais famosas do mundo ao inves de simplesmente apresia-la

  • samuel silva:

    qual é o desfexo da história .AFINAL O QUE ELA OU ELE É!

  • adenilsom:

    fiz uma dobradinha do quadro igual a mad

  • Eva:

    Nunca pensei nisso mais acho que é bobeira

  • oseias:

    ual que historia interesante parece ate os iluminantes,ne pessoal

    • Rosana Oliveira:

      Desculpa, não conheço iluminantes, mas já ouvi falar dos Illuminati e também sei que 1 só é chamado de Illuminatus.

  • valdenir:

    É isso mesmo Cauan ! Alguém já tentou usar um pincel ultra fino em óleo sobre tela ? É muito difícil desenhar objetos pequenos, quanto mais microscópicos ! Qualquer pedaço de pêlo, poeira (afinal não se pinta no vácuo) ou mesmo efeito residual da pincelada pode a impressão de um número ou letra. E com esse zoom então… Sem mais comentários !

  • Cauan:

    I
    S
    S
    O

    É

    R
    I
    D
    Í
    C
    U
    L
    O

    Com o zoom que o “descobridor” disso deu, algumas pinceladas pareceram números e letras. Se eu pegar uma foto minha e der um zoom de 200x eu vou encontrar vários números e letras, várias coisas.

    • JLKLEIN:

      ja viu falar da nossa senhora de guadalupe, pois é; eles aumentaram a imagem dela e verificaram que tinha estampado nas vistas 12 pessoas, como c ela estivesse na frente destas pessoas, c fosse uma foto isto seria possivel mas não era, era uma pintura, e ai meu caro amigo como c esplica???????

  • Bonjorno:

    eu respeito as crenças católicas.
    Mas não da pra fingir que o passado não existiu, né?

  • Sur:

    Sobre o comentário anterior, leiam as letras maiscúlas

  • Sur:

    E sse da vinci,
    e LE era muito bom.
    S ei disso
    APA rtir do momento que a
    G ioconda
    A rrasa qualquer outra.
    M as
    COM o
    ENT ender esses códigos?
    Á lguém
    R evelará
    I nstantaneamente.
    OS
    CONTRA
    A
    I mpressão
    G erada
    REJ eitam pq não entendem.
    A .

    Absolutamente, o site não faz apologia de nenhum credo religioso.

  • Sur:

    “A igreja catolica não deve ser questionada nem repelida ”

    ISSO MESMO, SENÃO VC VAI PARA A FOGUEIRA !!!!!!OUVIU BEM??

  • LOBO:

    “A igreja catolica não deve ser questionada nem repelida por atos do passado ” _ Hiago

    Tais como:
    Assassinatos para tomar o poder em Constantinopla.
    O governo das prostitutas.
    As Cruzadas.
    A Inquisição.
    A Festa das Castanhas.

    Sem erros do passado, vamos falar dos atuais então:
    Abuso sexual infantil.
    Aborto que não é permitido nem quando se trata da gravidez de uma menina de 9 anos que foi estuprada ( Caso brasileiro, o médico foi perseguido e quase morto:menos de três anos atrás).
    Os últimos 20 anos de pessoas transmitindo a Aids pq não podiam usar camisinha ( e não venha falar de casamento pq nem os católicos seguem isso)
    OBS: o Papa recentemente permitiu aos católicos usarem camisinha pq fora convencido por um homossexual que não queria passar a Aids para outras pessoas.

  • LOBO:

    De fato, a ultima ceia não fora contraditorio pra epoca. Realmente não há motivo para duvidar que da vinci colocara um segredo na Mona Lisa. Ela era um de seus quadros favoritos, e existe um desenho em que uma mulher usando um espelho se desenha e o seu autoretrato é o rosto de davinci. A mona lisa pode ser sua versao feminina. Poderia ser assim que ele queria ser. O real quadro da mona lisa já foi estudado milhares de vezes. Não sei da onde vc tirou q nunca foi estudado.
    A igreja católica DEVE ser questionada e REPELIDA, por causa DELA os homens viveram em um mundo de TREVAS por quase 2000 anos ! Se vc se sente confortável com isso Hiago, vc quem deveria estudar mais história.

  • Bonjorno:

    “Já Da Vinci ele pintou um quado muito contraditorio que foi a Ultima Ceia”
    – Contraditório hoje, em sua época o único contraditório foi “a madona das rochas”.

    “já a Mona Lisa não tem pq ele ter escondido um codigo”
    – Pq não? A mona lisa era um dos únicos três quadros que Leonardo levava para onde ele ia e que ele queria que estivessem com ele quando ele morreu. Ele levou anos para pinta-la

    “Nunca o real quadro da Mona Lisa foi estudado” .
    – Não, errado. Dois anos atrás, estudaram o verdadeiro quadro da mona lisa ( não sabemos o real objetivo) mas informaram um dos resultados: Não é possível identificar marcas de pinceladas no quadro. ( Esse não deve ser o resultado verdadeiro do estudo, afinal, não colocariam em teste o quadro mais valioso do mundo para ter um resultado tão idiota, alguma coisa de real importância eles descobriram).

    “A igreja catolica não deve ser questionada nem repelida por atos do passado afinal o homem é falho”
    – É , pq quetionar a Igreja sobre como ela alcançou o poder ao lado de Constantino matando centenas de pessoas? Ou sobre os papas corruptos na época do Governo das Prostitutas?
    Ou sobre a Festa das Castanhas? Ou sobre o Papa que depois de morto teve seu corpo desenterrado pelo NOVO PAPA, foi colocado a julgamento (já em decomposição) na frente de todos e que fora humilhado, teve dedos amputados e seu corpo jogado num rio? Ou sobre o Papa que estuprava tanto as mulheres , que um dio um marido ficou com raiva e o pregou na cama? Que tal as Cruzadas que mataram milhares de pessoas? E a Contra-reforma que também matou milhares? E a Inquisição??!!! Melhor nem comentar essa, TEMOS QUE IGNORAR TUDO ISSO? FINGIR QUE NÃO EXISTIU? E ainda diz “talves se estudacem umj pouco mais de hestória saberiam” ??!! Não quer atos do passado? Que tal o abuso sexual infantil, que está deixando até o Papa sem palavras?
    Ou o médico que foi perseguido pela Igreja por salvar a vida de uma criança que foi estuprada realizando um aborto? O bebê ia nascer aleijado e a menininha ia morrer! O médico foi um herói, MAS não só a Igreja como as ovelhas dela quase mataram o médico.

  • samantha:

    eu já li o livro o Código Da vinci e são tantos os mistérios que esse assunto me confunde. recomendo que leiam também!

  • hiago:

    Leonardo Da Vinci assim como Galileu Galilei era muito ligado a igreja catolica por ambos em sua epoca tinham que estar ligados a ela se não quisecem ir a forca ou a fogueira, ambos cientistas e todos dois criadores de teorias muito importantes.Galileu era amigo do papa por isso mostrou ao seu amigo todas suas pesquisas,como pagamento ele foi preso no seu quarto até a sua morte.Já Da Vinci ele pintou um quado muito contraditorio que foi a Ultima Ceia, já a Mona Lisa não tem pq ele ter escondido um codigo um sinal, e os numeros não estão de tudo nitidos por tanto uma ilusão de otica é muito aceitavel para que está desesperado por uma informação.Nunca o real quadro da Mona Lisa foi estudado, até hoje só existem fotos e replicas do mesmo o que de todas as formas não pode ser tido como base para estudo e criação de uma tese que pode ser e é muito contraditoria, talves se estudacem umj pouco mais de hestória saberiam o que quer dizer esse quadro e que muitos antes desses escreveram teses e coisas que eles simplesmente achavam sem ter nem uma comprovação cientifiica.
    A igreja catolica não deve ser questionada nem repelida por atos do passado afinal o homem é falho e por isso a religião tbm, fazemos a religi]ao pq precisamos acreditar em algo se a religião falhou e por isso Da Vinci quis documentar atravez de um de seus quadros é porque só algem com uma inteligencia muito grande poderia descobrir e numca fazer hipotesses e achar coisas que não são verdade.

  • LUCIMARA:

    Gente, tem um quadrinho intitulado “Anuncios google” aparecendo em cima do texto, e não consigo tirar isso da frente para poder ler. O que faço?

  • ***sweetgirl***:

    Seria interessantíssimo se houvesse algum mistério por trás dessa pintura… mas sinceramente eu acho que é só fonte de inspiração pra filme mesmo… 🙁

  • sisi:

    Gente é apenas um quadro e Leonardo nao pintou nenhum códido apenas o trivial como suas iniciais e o ano da obra em conclusao, não é de praxe em pinturas se colocar as iniciais de quem está sendo pintado.
    Eta esse povo viaja mesmo!!!

  • Deidi:

    Maçonaria …

  • Alex:

    “De forma invisível ao olho nu, Vicenti descobriu as letras “LV””

    Se era assim, tão ínfimo, qual tecnologia teria usado Da Vinci para escrever essas letras e números?

    E qual seria a importância dele esconder esse tipo de coisa num quadro? Um gênio tal como ele, se fosse esconder algo, seria de uma maneira mais inteligente, e creio que quando a fez, não imaginava o mistério em que se tornaria sua pintura. Acredito que as informações que todos procuram, eram de conhecimento público, apenas se perderam com o tempo, exatamente por não terem assim tanta importância…

  • Squish:

    Esse BS provavelmente significa BULLSHIT…O que acredito que seja esta pesquisa controversa e mal comprovada…

  • Julio:

    É uma obra fascinante mas…

    O que tem ou não tem nessa obra não vai salvar o planeta da destruição!

  • IN cD:

    Não, esses números não querem dizer “2” nem o “salmos da bíblia” pq eles não existem. São apenas uma ilusão de óptica criada quando a imagem é MUITO AUMENTADA no lugar de números e letras o pesquisador poderia ter visto qualquer outra coisa que ele quisesse, afinal, são APENAS ranhuras.
    A imagem quando muito aumentada se divide em centenas de riscos que podem ser interpretados como qualquer coisa!!!
    É como brincar com as nuvens!

  • Alysson:

    esse dedo dela, quer diser um numero 2?

  • Novidades:

    Sera que esses numeros nao serio dos salmos da biblia?

  • Mateus:

    Isso saiu no site da abril, vejam:

    “Apesar de ter ganho destaque na web, a notícia não agradou muito os estudiosos de da Vinci. O problema está na falta de suporte, de embasamento, da descoberta. O primeiro e maior problema seria justamente o fato da pesquisa ter sido feita com imagens em alta resolução, e não com o quadro em si. “Ao vivo”, a Monalisa aumentada não revelaria nenhum número ou letra, sendo que os únicos desenhos visíveis seriam as ranhuras, o chamado “craquelê” do quadro.

    O segundo problema seria o fato de que o quadro já desperta bastante curiosidade e levanta inúmeras especulações. São tantas teorias e suposições que se torna “fácil” enxergar praticamente qualquer coisa na obra.”

  • Mateus:

    O problema é que, aparentemente ,esses números e letras só aparecem quando a imagem é SUPER aumentada, ou seja, não passa de uma ilusão de óptica.
    A pintura fica “rachada” quando super aumentada e acaba se dividindo em “riscos” , é um desenho , e esses riscos estão sendo erroneamente interpretados como símbolos e números, é possível ( já estão falando isso ) que isso tudo não seja NADA

  • Santiago:

    E digo mais A hipótese mais aceita sobre a identidade da Mona Lisa é que ela era a esposa de um mercador, Lisa Gherardini, mas Silvano diz que isso não é verdade. Outro número descoberto no quadro, 149 (mais um dígito apagado), levanta a possibilidade da Mona Lisa ter sido pintada no ano de 1490, enquanto Leonardo estava na corte do duque Ludovico Sforza, em Milão.

  • d.C DRIVE:

    ô Gabriel, preguiça de ler não da né? kkkkkkkk

  • JEDU:

    Tá!!! Entendi… agora: e daí??????

    Isso me ajuda a construir PILHAS melhores??????? hehehehe…

    … estou precisando de energia armazenada não volátil!!!! hehehehe…

  • ok:

    leonardo da vince,usou seu proprio auto-retrato para pintar a mona lisa e tambem para dar um rosto para jesus cristo.assisti no discovery chanel.

  • Joner Vonus Yantufocker:

    O LV encontrado nos olhos da Mona Lisa se refere a Laura Vesga, amante do Leo (Leonardo). O BS se refere a Bem Sebosa, era um adjetivo adotado pelo pintor pra definir a moça. O 149 se refere ao codigo penal, art. 149, indica que a Laura Vesga, Bem Sebosa, pode ter sido sua escrava sexual. Já o numero 72 pode ter ligação direta com a Cabala, com os 72 nomes de Deus ou ainda aos Salmos. Salmo 72 – Para auxiliar o tratamento das doenças dos membros, dos rins e do coração. Combate problemas mentais e vícios em geral.
    Isso pode indicar um sério problema mental do Leo, o que explicaria sua atração por uma mulher tão feia como essa.

  • Felipe Da silva:

    muito interessante esse estudo parabéns pra o cientista que o fez ,que porem agora não me lembro o nome !!!

    E é lógico, parabéns ao dono deste site por divulgar um assunto
    tão interessante,histórico e polêmico

  • Gabriel:

    Pessoal,o legal de poder “comentar” é que você pode expor sua opinião.Parem de copiar textos enormes e colar aqui…Se não tem nada a comentar não comente oras…

  • Maria:

    Monalisa pode parecer feia, mas quem neste mundo é bonito para todas as gerações? Se o pintor pintasse, naquela época a magreza considera padrão de beleza, provavelmente os nobres da época fariam uma campanha com a música “we are the world” para sanar a fome da coitada na foto. kkkk

  • clarice:

    sem comentários…….

  • Lobo:

    Invenções de Leonardo:

    Carro auto propelido
    Modelo de helicóptero ( no séc XVI !!)
    Asa delta
    Escafandro ( equipamento de mergulho)
    Escavadeira
    Canhão de três canos
    Ponte Giratória
    Tanque de guerra BLIDADO
    O Paraquedas ( !! )
    Datação geológica
    Morteiro

    FOI O PRECURSOR DA ÓPTICA, DA TÉCNICA DE SFUMATO, DESCOBRIU A *CIRCULAÇÃO DO SANGUE… ETC

    * Descoberta encontrada em suas anotações só veio a público anos depois de sua morte sendo a descoverta oficialmente atribuída a William Harvey.

  • João:

    Favor removerem o meu 1 comentário, onde digitei errado o nome da pintura…publiquei um comentário idêntico com a correção já feita, de “Monalista” para Monalisa.

  • João:

    To achando que a Monalisa era uma baita sem-vergonha…isso sim, com esse olho de “pode vir quente que eu to fervendo”…

  • Mateus:

    Os iluministas surgiram no século XVIII o Leonardo é do séc XVI, ele não era iluminatti, são séculos de distância.
    Leonardo da Vnci não era satanista, era um profundo estudioso do cristianismo e além de acreditar em Deus o admirava sinceramente. Leia o que ele deixou escrito e verá como ele elogia Deus pelo trabalho inteligente que ele encontrava na construção do corpo humano e na natureza em geral.
    Juliano o uso da perspectiva no lugar de um FUNDO PRETO como era normalmente utilizado em retratos na época, a perfeição da representação da figura humana no quadro ( algo que marca o renascimento)e a beleza insuperável da técnica do sfumato da qual o Leonardo foi o precursor dão a importância histórica desse quadro. Ele é um divisor de águas.
    CRC de fato essa teoria é a que eu mais aceito como verdadeira. Além desse seu argumento mostro outro, existe um desenho do da vinci em que uma mulher se desenha utilizando um espelho, mas o seu auto-retrato é o rosto de da Vinci. Ele se considerava uma mulher? possível. Freud analisou as anotações de da Vinci e achava isso.
    Miqueias, Vandes, o tal código nos ajudará a entender melhor o que quis o Leonardo ao realizar a ” Mona Lisa” entender o significado da obra de uma das maiores mentes da HISTÓRIA DA HUMANIDADE é um trabalho de grande importância ao qual devemos sempre muito respeito.

  • Moisés:

    Com tanta tecnologia de hoje, ainda não conseguem decifrar nada. Na época da pintura da imagem não existia photoshop era só pincelshop, isso sim que é arte! Monalisa o meu

  • Elyson:

    Deveriam apenas ver a pintura como uma pintura, é muita paranóia por um retrato. O cara pode simplesmente ter sido pago pelo marido desse canhão pra fazer um retrato dela, pegou a grana e vazou.

  • fabio yamaguchi:

    o próprio nome leonardo da vinci sugere a vitoria do leão.
    talvez um pseudonimo como xuxa, menudo, zé do caixão.
    como ele fazia parte da seita iluminatti responsavel pelo iluminismo e a ascensão de napoleão ao poder.
    creio que leonardo da vinci significa a vitoria da inglaterra
    sobre o codigo na ponte sugere algo sobre alianças.
    uma ponte liga um lugar a outro, uma pessoa a outra, amizade, união.
    se isso tiver alguma importancia hoje.

  • Dani:

    Dificil como o pessoal não sabe apreciar uma boa obra de arte..é a pintura mais famosa do mundo!! é o maior gênio da história..por isso muitas pesquisa nesta obra para saber sobre a vida dele!

  • fabio yamaguchi:

    lv pode ser leonardo da vinci.
    ou pode ser lucifer vivere

  • fabio yamaguchi:

    uma mão sobre outra
    o dedo indicador e mindinho levemente levantados em forma do chifrinho(mão esquerda)
    o dedinho e o indicador levemente retraidos na mão direita
    desenho em forma de piramide
    ondulações em forma de serpente
    ao fundo um castelo em cima da montanha
    o seio se fecha em forma de triangulo de cabeça para baixo
    uma face muito parecida com o cristo(cristianismo)
    uma dobra sobre o manto dando impressão de uma corda.
    a paisagem não se parece com nenhum mapa.
    a impressão dos braços descansando sobre algo não muito nítido.
    voltando a paisagem são duas faixas de terra cortada por água no meio

  • Lucio:

    Quanta bobagem!!

  • Alex Keher:

    O livro ‘O Jardim Perfumado’, praticamente o KamaSutra árabe, tece loas à beleza das mulheres muito obesas. Nossa sociedade admira algo próximo da subnutrição. Na renascença víamos as musas retratadas com seus corpos em forma de pêra, por outro lado as mulheres de Michelangelo eram quase andróginas.

    Qualquer opinião com relação à beleza da Mona Lisa não deve estar sujeita à beleza dela como mulher, porque esta é sem dúvida subjetiva. Deve avaliar sua importância, a incrível técnica utilizada, a sutileza do Sfumato (e quem nem souber o que é isso não tem o direito de criticar a Mona Lisa).

    O que ela traz de bom ao mundo? Ela mostra que somos um pouco mais do que macacos. Que caminhamos noutra direção e que temos um Espírito capaz de produzir e se embevecer com a Arte ao invés de sempre buscar a satisfação imediata como animais.

    A arte é o ápice da evolução humana. Ela caminha para o desprendimento da matéria.

  • vinicius:

    E na hora ele pensou: vou escrever uns numeros aleatórios pra fazer a galerinha pensar que tem algum sentido.

  • Márcio Valle:

    Gostaria de saber que tecnologia o Da Vinci usou com os pincéis para esconder tais informações das pessoas, já que as mesmas são muito pequenas e praticamente ‘invisíveis’ a olho nu. O Hype Science podederia fazer essa indagação a alguma fonte e nos responder? Obrigado.

  • juliano:

    é verdade, oq isso vai trazer de bom ou ruim para o mundo? nada!! ela poderia ser ele, ou uma prostituta da epoca qqer. ngm sabe! mas a verdade é que esse quadro nao tras nada de bom para ngm!

  • CRC:

    Existe um teoria que alega ser a Monalisa um auto-retrado de DaVinci. De fato, tanto o manto sagrado quando a Monalisa tem a mesma proporção nos traços faciais e se encaixam perfeitamente no auto-retrato oficial do mestre.

  • miqueias charles:

    E a acho feia,e o tal código servirá pra que??

  • Denommus:

    A Mona Lisa é um quadro muito importante para a história da arte, especialmente pelo estudo inovador da perspectiva contida nele.

    Esse tipo de estudo é relevante, sim.

  • vander:

    pra mim a monalisa éra uma mulher muito feia! agora” não sei pq tanto misterio pra tanta bobagem!

Deixe seu comentário!