Super-verniz conserta riscos automaticamente

O sonho de todo dono de carro, de ter uma pintura anti-riscos, está se tornando realidade. Cientistas desenvolveram um verniz de cobertura que, quando arranhado, se “auto-conserta” quando é exposto à luz solar.
O segredo do material está nas moléculas feitas de chitosan – derivado das carapaças de caranguejos e outros crustáceos. Se for riscado, os raios ultravioletas ativam uma reação química que conserta os danos.
O trabalho foi desenvolvido na Universidade de Southern Mississippi.
“Essencialmente, se você riscar o material, o risco desaparece quando exposto ao sol” declara o professor Marek Urban, coordenador do projeto.
Urban descobriu que seu verniz se recupera de qualquer risco em, no máximo, 30 minutos de exposição solar.
“Ainda há trabalho a ser feito, mas estamos no caminho certo. Com a química atual avançada, não será muito difícil aperfeiçoar o projeto” esclarece o professor. “O verniz tem um potencial enorme para melhorar a qualidade de outros materiais” conclui.
As futuras aplicações do verniz, como se pode imaginar, serão em automóveis. [BBC]
4 comentários
Pinta um prédio com isso, se alguem pixa é só vc tira a primeira camada e espera restaura lol
Gostaria que isso fosse realizado o mais breve possível.Seria um presente para o meu marido.
Seria interessante um espaço no site para exposição das invenções que realmente são convertidas em produtos comercializáveis. O que acontece é que lemos notícias como esta e depois não ouvimos mais falar…
Abraços,
Eduardo
Noticia muito interessante, este material, não só pela (muito pratica, de facto) aplicação nas pinturas de carros, como pelas suas aplicações em transporte, moda, roupas, e, a que eu acho que poderá ser mais fundamental, medicina (telas adesivas para uso médico, que se reparem sozinhas se se rasgam).