Viagem no tempo finalmente é possível, em simulações
Pesquisadores da Universidade de Queensland (Austrália) simularam uma viagem no tempo usando partículas de luz, os fótons.
Como funciona a viagem no tempo?
A viagem no tempo é uma questão polêmica na ciência: seria realmente possível? Físicos e filósofos tendem a acreditar que não, especialmente por causa do paradoxo descoberto por Kurt Gödel em 1949, conhecido como “paradoxo dos avós”, onde um viajante do tempo poderia impedir seus avós de se conhecerem, evitando, assim, seu próprio nascimento.
Agora, cientistas mostraram, pela primeira vez, que dois fótons que viajam no tempo iriam interagir, sugerindo que, pelo menos em um nível quântico, saltar ao longo do tempo pode ser possível.
Na simulação, os pesquisadores examinaram dois resultados possíveis para um fóton viajando no tempo.
No primeiro, o fóton número um viajaria através de um buraco de minhoca para o passado e interagiria com a sua versão mais antiga. No segundo, o fóton dois viaja através do espaço-tempo normal, mas interage com um fóton que está preso em um loop que viaja no tempo através de um buraco de minhoca, conhecido como curva fechada de tipo tempo.
Esse estudo mostra que a viagem no tempo é possível em um nível quântico (o que refere-se as menores partículas que podem existir de forma independente, como fótons). Se esta mesma simulação é possível para partículas maiores ou grupos de partículas, tais como átomos, ainda não sabemos.
Einstein x mecânica quântica
Em 1991, foi previsto pela primeira vez que a viagem no tempo seria possível no “mundo quântico”, porque as partículas quânticas se comportam de maneira quase totalmente diferente dos outros reinos da física.
“A questão da viagem no tempo liga duas das nossas teorias físicas mais bem-sucedidas ainda incompatíveis – a relatividade geral de Einstein e a mecânica quântica”, disse Martin Ringbauer, da Escola de Matemática e Física da Universidade de Queensland. “A teoria de Einstein descreve o mundo na escala muito grande de estrelas e galáxias, enquanto a mecânica quântica é uma excelente descrição do mundo na pequena escala de átomos e moléculas”.
A teoria de Einstein sugere a possibilidade de viajar para trás no tempo, seguindo um caminho de espaço-tempo que retorna ao ponto de partida no espaço, em uma curva fechada de tipo tempo.
No entanto, essa ideia causa o paradoxo dos avós. A viagem no tempo no mundo quântico poderia evitar esse contrassenso.
“As propriedades de partículas quânticas são ‘difusas’ ou incertas, de modo que lhes dá espaço de manobra suficiente para evitar situações de viagem no tempo inconsistentes”, disse Tim Ralph, professor de física da Universidade de Queensland. “Nosso estudo fornece insights sobre onde e como a natureza pode se comportar diferentemente do que nossas teorias preveem”.
Exemplos das possibilidades intrigantes na presença de curvas fechadas incluem a violação do princípio da incerteza de Heisenberg, a criptografia quântica e a clonagem de estados quânticos. [Phys, DailyMail]
39 comentários
Talvez seja possivel viajarmos ao futuro,mas seria uma aceleração atraves do tempo, e mesmo assim sem retorno ao presente de onde partimos.
Ninguem poderia viajar ao passado,simplesmente porque “Ele NÃO EXISTE,MORREU HA 1 SEGUNDO ATRAS.O futuro ainda vira 1 segundo adiante
É possível a viagem no tempo, ocorre que ainda não descobrimos o método, estamos pensando numa teoria, e na verdade pode ser bem diferente.
Wellington, só por que queremos que uma coisa seja verdade não faz com que ela seja verdade.
…concordo com o sr. e há um fato… até o momento “ponto em que nos encontramos” só é possível fazer isso através de nossa consciência…
Acredito que ainda não nos deparamos com viajantes do tempo por que alguém talvez ainda não tenha testado todas as teorias envolvidas.
É tudo sonho impossível. Se fosse assim teríamos agora, pessoas do futuro viajando constantemente para o passado, para terem um vida terna.
isso não fez sentido, viajar ao passado não faz alguém mais jovem!
Esse negócio de viagem no tempo daria ótimos filmes. Ah é! Já fizeram!
Viajar pra trás no tempo? Então cadê os viajantes do futuro?
Então somos múltiplos! será que quando morremos em um universo morremos em todos?
Mas aqueles que vc teve contato e estao em um futuro diferente(universo paralelo) irão interagir com vc, mas será outro de vc e nao vc mesmo
Chega um momento é que a luz ela se dispersa ao ponto em que vc não consegue saber em qual direção ela pode ir !!!!
Para que possa haver uma viajem no tempo primeira mente deveria descobrir da onde vem a escuridão pois só assim determinar cálculos pra ….
Para dissipação de luz . E a trajetória inicial e final onde não seria humanamente possível a!!! Pela luz
dissipação de luz . E a trajetória inicial e final onde não seria humanamente possível a!!! Pela luz a viajem no tempo já existe basta …
As máquinas voltariam primeiro provavelmente, e creio que seriam Drones, para estudar onde foram.
Agora… Seriam esses os nossos Ovnis??
De certa forma seriamos sim.. A final, alguém que venha ser do futuro pode causar um choque enorme no mundo ne, assim como o E.T
Vdd cara kkk, mas não vimos ovnis , ao menos até agora e de forma ampla.
mas já pensou se louco se os deuses cultuados no passado fossem nós?
Acho que uma lei seria implantada, para que não alterassemos o futuro com essas viagens.
Agora pense, estamos vivendo então dois tempos simultâneos, presente e futuro ? por quê se eles podem voltar ao nosso presente, isso existe.
As viagens que foi relacionadas nestas publicação de serta maneira está com pq equívoco ,alegando que a matéria podeiria acompanhar a luz.
Não importa se tivesse uma chance de voltar no tempo eu voltaria.
por mas que padecemos viajar no tempo hoje em dia, não teríamos como sobreviver a essa viajem
podemos viaja no tempo indo mais rapido que a luz por que o tempo ia se desacelera voce em um mundo exterio podemos viajar dessa maneira
nada e mais rapido que a luz
mas temos como ir rapido em tempo nao em velocidade. a dobra e uma teoria
Você está enganado, Vinicius C. Franca. Recentemente algumas particulas ultrapassaram a velocidade da luz. E tbm temos a expansão universal.
Você está parcialmente certo, Eduardo. A expansão do Universo acontece a velocidades superluminais, mas não há nenhuma partícula que tenha sido acelerada a velocidades superluminais.
Estamos conectados somente poderíamos viajar no tempo através de um buraco negro porque o buraco negro suga ate o tempo.
E explodir naquela coisa eu não!
O buraco negro não “suga”,ele é apenas uma quantidade de matéria tão densa que a sua gravidade chega a exercer força na luz. Ele “amassa”…
Voce entraria num paraleo em qual voce teria as memorias,mas todos não teria,seria como se ligasse a outras linhas temporais
Duas memórias? É um “looping”, logo, teremos memórias infinitas.
nao o universo e como um grande super mercado e nos somos o codigo de barras, quado a dois ela ira eliminar um esse que ele eliminara parado
Quando alguém vem do futuro, acaba criando dimensões paralelas que refletem em futuros diferentes em algumas camadas do universo. Se caso eu viajasse para um passado, o meu passado seria diferente dos demais que tive contato, e o futuro deles, diferente dos acontecimentos que tive. Desde o momento que eu volto para o passado, estarei tendo duas memórias do passado. xD
posivelmente pois ela auteraria a realidade natural.
Nesse caso acho que entendi, duas memórias o meu eu do passado, e o meu eu do futuro. Mas mesmo assim daria errado.
Exatamente como ocorre em Dragon Ball Z, quando Trunks volta ao passado para avisar sobre a chegada dos Andróids 17 e 18 xD
Willian então vc viajando para o passado tera um futuro diferente daqueles que vc teve contato