Vídeo: formação do furacão Irene

Por , em 29.08.2011

Em meio a tantas discussões sobre o destruidor furacão Irene, você já se perguntou como se forma um furacão?

O processo de formação dos furacões ainda está sendo estudado, já que os cientistas ainda não têm uma compreensão completa sobre eles. Mas com esse vídeo é possível ter uma boa ideia sobre como se formou o Irene – o grande sistema de tempestades que ameaçou a costa leste dos Estados Unidos.

Começando com uma pequena diferença de pressão, visível na forma de nuvens incaracterísticas no canto inferior direito no início do vídeo, o furacão Irene foi crescendo até formar um grande sistema de tempestade em espiral de baixa pressão na costa da Carolina do Sul.

Um furacão é alimentado pela evaporação da água do oceano. Assim, normalmente ganha força sobre águas quentes e perde intensidade sobre a terra.

Além da Terra, outros planetas possuem sistemas de tempestades semelhantes a furacões, como Vênus, Saturno, Júpiter, Urano e Netuno.

Ciclones e furacões ainda permanecem como campos relativamente desconhecidos e bastante misteriosos para os cientistas. Portanto, o caminho exato que eles vão tomar é algo ainda impossível de prever. [NASA]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

Deixe seu comentário!