, ,

Videogames antes de dormir podem alterar seus sonhos

Por , em 27.05.2010

Videogames e sonhos, ambos representam realidades paralelas. Mas como ambos exercem um efeito sobre a mente da pessoa, podem interferir um no outro, principalmente se a pessoa joga videogame antes de dormir. É o que revela um estudo de pesquisadores da Universidade Grant MacEwan, no Canadá.

A ideia do estudo surgiu no início dos anos 90, quando uma das pesquisadoras passou a observar seu filho jogando games antes de dormir e percebendo, através de relatos ao longo do tempo, que ele costumava ter sonhos lúcidos. Nesse caso, sonho lúcido significa que a pessoa tem consciência de que está apenas sonhando.

A partir daí, a pesquisadora passou a tentar relacionar as duas coisas. Observando outros jogadores de videogame comparados a pessoas que não jogavam, ela percebeu que os “gamers”, em geral, tinham maior controle sobre o sonho, se lembravam bem de detalhes que haviam sonhado e sabiam que não se tratava da realidade.

Isso sugere, segundo a pesquisadora, uma espécie de condicionamento psicológico. Quando a pessoa passa horas em um jogo, podendo controlar perfeitamente uma realidade que não é a sua, seu cérebro se acostuma a fazer isso. Também foi descoberto que os jogadores de videogame passem frequentemente “da primeira para a terceira pessoa no sonho”, tendo sua própria visão do ambiente, e depois vendo si mesmos a partir da visão de um observador.

Outro estudo formulou a teoria de que o videogame faz com que o jogador sofra menos em um pesadelo, já que a situação crítica daquele mundo irreal é observada, de forma semelhante, nos jogos. Além disso, crianças que costumam jogar têm menos medo dos pesadelos. Neste caso, aparece o único ponto negativo dos games: uma relativa agressividade do jogador. Por estar psicologicamente em um postura agressiva, devido ao jogo, a criança não se sente intimidada com a situação que um pesadelo proporciona na sua mente. [Live Science]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

32 comentários

  • Pablo Garcez:

    Video games me deram a habilidade de controlar um pesadelo, quer dizer, nao consigo mais agora pq fiquei muito tempo sem jogar entao eu meio que esqueci como faz, mas sao realmente otimos, nao tem nada de negativo, foram eles que me ajudaram e ajudam muito na maioria dos meus sonhos, na grande maioria eu me lembro bem detalhadamente e tenho consciencia que é um sonho. Eu recomendo se alguem quer ter um controle ou consciencia sobre os sonhos.

  • Tiago de oliveira:

    curioso! já sonhei várias vezes com consciência que aquilo era um sonho, até mesmo um pesadelo.

  • Dahn___:

    vídeo games são fantásticos, te dão a impressão de liberdade, como se você pudesse fazer qualquer coisa dependendo do jogo, e sonhar mais ainda, sonho lucido então nem se fala, antigamente eu odiava pesadelos como qualquer pessoa normal, mas hoje ate gosto de vez em quando, ao invez de fujir me divirto atacando, as vezes ate servem para eu perceber que estou sonhando, ai libero minha criatividade(com cuidado para não acordar) e controlo um pouco do meu sonho, dependendo da situação resolvo voar, por pura diversão, mas as vezes encarno o CJ e “digito” oralmente KJKSZPJ, NCSGDAG, e vem pra cima fracote, infelizmente armas de fogo costumam falhar em meus sonhos, e uma vez um maluquinho do meu time roubou minhas armas e tive que fazer o código de novo, não da para lutar contra ursos/coelhos de pelúcia rosa desarmado né^^, hoje tento descobrir o que ha por trás dos sonhos, parece que meus sonhos se encaixam de alguma forma só não consigo entender como, tipo sempre que sonho com um lugar ele é exatamente de um jeito, totalmente diferente de como é na realidade, sei que isso pode ser só ilusão, mas me divirto muito sonhando que posso descobrir o que há além dos sonhos^^

  • Victória:

    Quando joguei na internet jogos do crepúsculo e serie supernatural e meu amigo me assustou com imagens do churk numa pagina,acebei sonhando nesse dia sobre a serie do supernatural com os personagens de crepúsculo e que o churk persegui todo mundo.
    parece bizarra,mas acho que seria um bom episodio pra serie.

  • Shift:

    Ao contrario da maioria, eu gosto mesmo é dos pesadelos XD

  • Nanda:

    sempre jogo de noite mas nunca sonhei nada, me afeta mais os sonhos as noticias apocalipticas. Já sonhei com tsunamis, terremotos, furacões, guerra na amazônia e etc… mas nunca com meus jogos de video game =/

  • EP:

    Eu costumo jogar de 00:00 até umas 3 da manhã, e quando vou dormir o jogo tá fresco na cabeça. Já sonhei que era soldado em uma missão do Call of Duty: Black Ops, ou que estava em Washintong, D.C., do Fallout 3, fugindo do caos.

  • chris:

    uma vez eu sonhei que estava andando numa floresta e de repente pensei ” isso é um sonho ” e do nada acordei

  • ezio:

    uma coisa estranha é que só na maioria das vezes tenho sonhos só quando jogo games (no fim de semana)

  • Gramult:

    Faz pouco tempo que zerei Silent hill 1, Ja joguei todos os tipos de jogos, nesse conheci o real significado medo.

    Cara sonhei muito com esse jogo e hoje em dia é dificil sentir medo posso dizer que aumentou a minha percepção.

  • lauro:

    isso acontece comigo tambem mas quando eu dou conta que estou num sonho eu acordo do nada.

  • Israel:

    Isso ai é verdade, depois que eu ganhei o play 3 e fechei o final fantasy e o god of war 3 com trofeu platina (os dois devem ter dado umas 150 horas de jogo, que fiz em 2 meses) eu percebi que em meus pesadelos eu tinha a visão em 3ª pessoa (visão do jogador) e 1ª pessoa (visão normal) e ao contrário de antigamente, onde eu morria nos pesadelos, agora eu estou atacando os monstros, numa tentativa desesperada de sobreviver e “fechar o game”. Percebi isso mas nunca teria relacionado com o video-game

  • Ryan:

    Já fiz isso de jogar e ir dormi , ontem mesmo jogando GTA e fui durmi só que tenho insonia então eram 4 da manhã quando eu fui durmi e acordei 7 horas , porém não sonhei só que teve dias que durmi e não tive nenhum tipo de jogo em mãos porém tive total controle de meus sonhos , fazendo ações em lucides criando ações nos sonhos assim como uma jogabilidade e pesadelos não me assustam pois nunca sonhei com algo que eu tivesse medo .

  • Wanderson:

    Kara.Uma vez estava jogando aquele jogo de terror fodão Dead Space e fui dormir em seguida.Putz…A pesquisa está certa.Tive pesadelos sucessivos onde,depois de algum tempo de lentidão ou paralisia no sonho,eu conseguia contornar a situação a meu favor,porém isso não fez os pesadelos menos sinistros.

  • kiddo:

    acho que vou tirar uma soneca agora… té mais aê !

  • kiddo:

    pow… ainda to pensando nisso… ixemaria…

  • kiddo:

    também quero sonhar com Lara Croft !!! eitcha que delícia de sonho ! levo ela pro tomb com rider e tudo ! vupt vupt vupt !

  • DeathtoBarbie:

    Eu jogo raramente, mas leio muito, e muita das vezes tenho consciencia do sonho/ passo para a 3 pessoa, mas tenho muito medo de pesadelos.

  • Fernando Sávio:

    Eu tambem queria sonhar com a Lara Croft e seu eu pudesse controlar o sonho… ahh coitadinha dela!!
    hahahahhah

  • Lu:

    Rsrs já sonhei que eu jogava ao lado de Lara Croft no Tomb Raider 1 e 4 rsrs fiquei apavorada(O jogo é assustador rsrs),mas ao mesmo tempo feliz por encontrar a Lara,depois de ter jogado por horas antes de dormir!

    • Lohanne Katerine:

      Eu tenho sonhado sempre com a Lara, nos sonhos sempre sou uma amiga dela, mas tbm as vezes aparece a Sam que é uma amiga dela no novo jogo da saga, sempre é a mesma coisa, somos amigas e estamos viajando

    • Lohanne Katerine:

      E sinto que eu posso controlar minhas falas no sonho, como se eu tivesse conversando de verdade, mas sempre sei que é um sonho

  • Fabíola:

    Esse site é muito bom, eu encontro todas as reportagens que preciso. Parabêns!

  • Marcus:

    É, eu tenho sonho lúcido sempre, mas no momento meu videogame tá queimado, acho q por isso q eu não tô tendo muitos sonhos lúcidos

  • DimasDark:

    eu já sonhei com eu lutando contra NEMESIS caindo de um prédio, ai ele ficava tentando me colokar pra baixo pra eu levar o impacto primeiro e eu tentava colocar ele pra baixo pra n cair. Mas depois de um tempo percebi que era sonho e acordei kkkkkk

  • Douglas:

    quando eu era criança jogava muito video game
    nao tinha um sonho q eu nao tentava controlar
    no sonho virava a direita mais eu queria vira a esquerda era uma querra
    hj parei de jogar com + frequencia praticamente o sonho me controla

  • Anarches:

    Comprovo essa teoria, não só tenho sonhos lúcidos como consigo manipular os outros participantes do sonho, inclusive vou criando cenários que me agradam. Acredito que os games exigem muita concentração o que da muito poder criativo a mente dos jogadores.

  • Kerensky:

    Interessante…à meses que venho tentando desenvolver o controle dos sonhos…jogar antes de dormir vai ser como unir o útil ao agradável… 😀

  • Rogério:

    haha quem nunca sonhou que estava nas ruas de racoom city, sendo perseguido…
    ou então que era o carinha do GTA….
    ow que pilotava o seu carro de need for speed
    haha
    muito boa a reportagem

  • Dan:

    E isso é verdade mesmo!

  • benq:

    jogo antes de dormir mas não controlo meus sonhos
    e tambem não lembro de quase nada e não sei que é um sonho de fato

    mas na parte “da primeira para a terceira pessoa no sonho”, tendo sua própria visão do ambiente, e depois vendo si mesmos a partir da visão de um observador.”

    HAHAHAH pior que isso é fato

    e com relação a ter menos pesadelos concordo tambem

  • eduardo:

    Eu geralmente jogo antes de dormir….. e sempre sonho com o jogo… os sonhos são muito realistas, mas tenho plena conciência de q se trata apenas de um sonho….
    Bacana essa pesquisa…. isso poderia trazer alguns benefícios pra kem está estudando….. jogar um game educativo, de matemática por exemplo…. talvez as informações poderiam chegar mais “vivas” nas mentes dos estudantes, durante o sono…

Deixe seu comentário!