A gripe suína, que já atingiu 44 estados EUA, além do Distrito Federal, e 30 países ao redor do mundo, já se tornou uma preocupação mundial.
Explicando de forma simplificada, o vírus causador da doença é resultado da fusão de um vírus que antes só atacava porcos, com o da gripe que atinge os humanos, de forma que também se tornem vítimas da doença. O que não se sabe ainda é como esses dois vírus se fundiram.
A preocupação em descobrir de onde surgiu esse novo vírus é para que se torne mais fácil de encontrar uma solução para a possível pandemia. O pesquisador australiano Adrian Gibbs suspeita que isso pode ter se dado em laboratório de maneira acidental. Se essa for a real origem da doença, pode ser um alerta para um cuidado ainda maior.
No entanto, não há nenhuma evidência de que a gripe suína tenha surgido através de experimentação laboratorial. Inclusive, o próprio Gibbs admite que essa é apenas uma possibilidade entre muitas outras. O pesquisador diz que, ao mesmo tempo, isso possa ter sido um acidente na produção de alguma vacina, o vírus pode também ter sido tansmitido do porco, para um outro animal e, posteriormente, aos humanos. Mas, mesmo assim, pretende publicar a sua suspeita para que providências sejam tomadas a respeito. [Live Science]