Visão noturna em seu celular

Por , em 27.04.2010

Graças a um novo aparelho com a largura de um papel, a visão noturna pode ser mais popularizada.

Adaptando uma tecnologia encontrada em TVs de tela plana, cientistas criaram um filme que converte luz infravermelha em luz real. Essa tecnologia poderia fornecer a celulares, óculos escuros e vidros de carro uma visão noturna.

Para Franky So, um dos criadores do projeto, da Universidade da Flórida, o aparelho não pesaria mais do que um óculos de sol normal.

Atualmente, aparelhos de visão noturna usam muita eletricidade e lentes muito pesadas de óculos que precisam manter vácuo para “acender” a luz infravermelha. O novo aparelho substituiria tudo isso por plástico e LEDs orgânicos.

A luz infravermelha penetra no filme e é detectada por sete camadas separadas que, por sua vez, geram uma leve carga elétrica que é convertida em luz visível. Mas não se anime pensando em uma resolução muito boa – a luz é aquela esverdeada, conhecida por nós como aquelas usadas em câmeras de segurança.

Os cientistas estimam que em 18 meses a tecnologia já poderá estar em uso. [MSNBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

8 comentários

  • José Calasans:

    Se aslguem quiser improvisar,basta uma câmera de boa resolução acima de 500 linhas,um projetor de infra vermelho e um monitor,basta por a câmera no carro na posição desejada ligar tudo e pronto,não precisa usar os faróis para ver na escuridão total,só que as imagêns serão em preto e branco.Um aviso:Nâo guiar o carro utilizando esse improviso,pode ser muito perigoso!Eu tenho um sisterma desses em casa funciona muito bem.

  • Felipe Siqueira:

    ninguém entendeu, isso é só um amplificador, mesmo assim precisaria de um sensor ccd para captar e uma tela lcd para projetar a imagem, nunca vai ser usado como óculos, o que o diferencia do meu celular é a necessidade de iluminação IR.

  • Felipe Siqueira:

    O meu celular eu modifiquei e agora tem, eu vo posta no youtube pra vcs verem,depois eu posto o link, bando de noob.

  • Diego Willrich:

    “Largura” de papel não quer dizer muita coisa, já que um papel de impressora plotter, por exemplo, é largo pra caramba! (gargalhadas).

    Já “finura” do papel, “gramatura” do papel, “espessura” do papel… aí sim…

  • Ruben Zevallos Jr.:

    Muito interessante… gostei da idéia para usar no vidro do carro, pois reduziria os problemas com viagens a noite.

  • Cristhian:

    uahuahuahuahauh

  • analizator:

    mentiroso

  • Marquinho:

    meu celular ja tem, paguei 250,00

Deixe seu comentário!