Voar na classe econômica realmente aumenta o risco de coágulos?

Por , em 14.02.2012

Voar na classe econômica com certeza é melhor para suar carteira. Mas será que cria uma pressão maior nas suas pernas, aumentando o risco de coágulos sanguíneos?

Por 50 anos, viajar no econômico de avião, ônibus ou trem tem sido ligado a tromboses – que ocorrem quando coágulos sanguíneos acontecem em veias maiores, geralmente nas pernas. Ligada ao sedentarismo, a condição – chamada de síndrome da classe econômica – pode ser fatal se o coágulo chegar até os pulmões, causando um bloqueio.

Mas essa história de síndrome talvez seja mentira. Uma pesquisa sugere que isso não é mais comum em passageiros econômicos do que nos de primeira classe. E ainda, especialistas determinaram que o risco de acontecer um coágulo ou bloqueio em viagens aéreas é pequeno.

No total, a probabilidade de um coágulo acontecer, um mês após uma viagem, é de um em 4.600 voos. Isso aumenta em cerca de 20% para cada duas horas a mais na duração do percurso.

O estudo descobriu que não há “evidência definitiva” de que viajar na classe econômica afeta o risco de uma pessoa. Também não houve evidência de que outros fatores comumente ligados à condição, como desidratação e consumo de álcool durante o voo, tenham algum efeito.

Os pesquisadores perceberam que aqueles que desenvolveram trombose relacionada à viagem geralmente têm outros fatores de risco, como histórico, obesidade, cirurgia recente ou uso de estrógeno. Apesar de o risco ser pequeno para todos, é sugerido que os passageiros com tendência peguem um assento no corredor, se movam e façam alguns exercícios com as pernas. [NewYorkTimes]

5 comentários

  • Tomas antonio Andriotti:

    O bom mesmo eh a primeira classe!

  • luciana:

    A pesquiza deve ter sido encomendada por uma emprêsa de transporte aéreo.É claro que existe fatôres de risco, mas todos temos algum fator de risco, seja lá qual for.
    Quanto maior a idade, mais os vazos sanguineos são comprometidos com arterio esclerose, a imobilidade e a falta de líquidos tornam o sangue mais espesso, e a circulação mais lenta.
    Dez horas de sofrimento crucial para seu organismo, para tirar uma foto com o Pateta na Disney.

  • lorranny:

    é legal msm

  • Angel:

    Que bom! Se não eu tava perdida, sempre que voo vou na classe economica! ‘-‘

    • Zézão:

      Não quero nem saber de classe econômica…e nem de 1°classe…tô duro, vivo duro, ando duro, mas sem riscos de má circulação, ando só de bike…

Deixe seu comentário!