Você ouve com os olhos, mesmo sem saber disso
Foto de Marcelo Ribeiro
Não é preciso ter nenhuma habilidade especial para fazer leitura labial. Você provavelmente consegue “ouvir” com os olhos, mesmo sem saber disso.
Pesquisadores do Instituto Max Planck para Cognição Humana e Ciências Cerebrais (Alemanha) demonstraram que uma área do nosso cérebro é responsável por entender o que uma pessoa diz sem ouvi-la direito.
Raramente fazemos leitura labial no cotidiano, mas em ambientes barulhentos isso é bem comum. Quando estamos em um lugar com muitos ruídos e só conseguimos observar os movimentos da boca da pessoa com quem estamos conversando, o sulco temporal superior esquerdo (região do lobo temporal cerebral) mostra grande atividade.
Quanto maior é essa atividade, maiores são as chances da pessoa conseguir relacionar a imagem da boca com as palavras. Quando o nosso cérebro é capaz de combinar informações de diferentes fontes sensoriais, como acontece durante a leitura labial, a compreensão da fala é melhorada.
Mas nem todo mundo tem facilidade em decifrar o que outra pessoa está falando apenas pelo movimento dos lábios. O nível de ativação do sulco temporal superior esquerdo mostra a habilidade de leitura labial de cada pessoa. [MedicalXpress/MPG]
3 comentários
creio que nessa situaçao ou em outras parecidas, usemos mais qur leitura labial, tambem a longuagen corporal, nao como naquele seriado “Lie to me”, mas sim entendemos metade do que o corpo fala.
Creio que esse tipo de leitura labial sempre ocorre comigo.Trabalho em um ambiente onde os ruídos de vozes humanas são uma constante.Todos sabemos que em um recinto escolar onde se tem centenas de crianças e adolescentes,pode desencadear uma ação desse tipo,mesmo não se dando conta que tal percepção fora por intermédio dos olhos.
SENTIDOS TREINADOS TAMBEM…AGEM ASSIM E MAIS APURADOS TAMBEM..