Você gosta de filmes de terror ou odeia? Isso tem a ver com sua genética

Por , em 2.11.2010

Há muito tempo os psicólogos querem entender por que os humanos, que evoluíram para buscar a felicidade e o conforto, gostam tanto de filmes de terror. Apesar de existirem aquelas pessoas que não conseguem sequer ler uma sinopse sem sentir medo, muita gente adora assistir cenas de tortura, decapitação, estripação e daí para pior.

A sequência de filmes “Jogos Mortais” é uma prova desse gosto pelo horror. A série sobre o serial killer que mata suas vítimas com armadilhas complicadas já arrecadou bilhões de reais em todo o mundo. Porque as pessoas gostam disso? Elas não sentem medo?

Segundo uma pesquisa recente, muito pelo contrário. Os adoradores de terror parecem ficar tão apavorados quanto as outras pessoas quando assistem os filmes. A diferença é que eles gostam mais.

Os psicólogos tinham duas teorias do por que algumas pessoas são atraídas por estímulos assustadores. Uma delas é que essas pessoas simplesmente não têm medo, nem se incomodam com histórias e imagens desagradáveis. A outra é que elas têm medo, mas antecipam o momento em que tudo vai acabar, e essa sensação de alívio é emocionante o suficiente para que eles se disponham a curtir as partes assustadoras.

Mas essas ideias parecem limitantes. Segundo os pesquisadores, no mundo real, as pessoas podem experimentar ao mesmo tempo felicidade e tristeza, euforia e ansiedade. A maioria das pessoas gosta de um pouco de emoção, mesmo que seja negativa. Caso contrário, as coisas seriam bem chatas.

Os pesquisadores quiseram testar o que acontece quando você aumenta esse nível de excitação com estímulos negativos. Pessoas que amam filmes de terror e pessoas que amam filmes românticos tiveram que assistir a filmes de terror, enquanto os pesquisadores avaliavam suas emoções.

Ambos os grupos apresentaram níveis similares de medo enquanto assistiam aos filmes. Mas apenas os que gostavam de filmes de terror ficaram felizes durante os filmes. Para este grupo, as cenas mais assustadoras foram também as mais agradáveis. O aumento do medo coincide com o pico de prazer.

Então, porque algumas pessoas gostam de estar com medo mais do que outras? A resposta pode estar em um aspecto da personalidade conhecida como busca de sensações. Pessoas que buscam sensações respondem mais a experiências intensas. Essas experiências podem assumir a forma de aventuras como bungee jumping, ou podem ser atividades mais mundanas.

As pessoas que buscam sensações desfrutam da curiosidade mórbida dos filmes de horror. Comparado a pessoas com baixa procura de sensação, elas têm um maior nível de excitação. Na psicologia, a excitação é um sentimento geral de alerta ou de consciência.

Os homens são mais propensos a ter elevada busca de sensação. Isso é provavelmente devido à influência da testosterona, o hormônio masculino. A produção de testosterona diminui com a idade, o que pode explicar porque os adolescentes são um grande mercado para os filmes de terror.

Os hormônios não são a única influência biológica na busca de sensações. Os pesquisadores suspeitam que os adoradores de filmes de terror sejam mais sensíveis ao neurotransmissor dopamina. Eles também podem ser menos sensíveis à serotonina, que contribui para a sensação de bem-estar.

Outros traços de personalidade estão associados com filmes de terror. Um estudo descobriu que as pessoas que gostam desses filmes tendem a ser do sexo masculino, e possuem menor empatia e maior agressividade. Outro estudo descobriu que meninas no ensino médio têm maior probabilidade de se identificar com as vítimas de filmes de terror que são alunos do sexo masculino. Todos estes traços de personalidade são pelo menos parcialmente genéticos, especialmente a busca de sensações, que é fortemente hereditária. Múltiplos genes estão envolvidos, e respondem por cerca de 10% das pessoas com alta busca de sensações.

Os pesquisadores também suspeitam que os amantes de terror são melhores em lembrar-se de que a morte ea destruição são ficção. Para testar essa ideia, eles pediram a pessoas que odeiam filmes deterror para assisti-los depois de terem visto as biografias dos atores. Durante as piores cenas, os pesquisadores relembraram os telespectadores de que era apenas um filme.

O truque funcionou. Com o desprendimento, eles conseguiram curtir um pouco mais o filme. Segundo os pesquisadores, essa é uma dica para as pessoas se livrarem do medo quando assistirem cenas de terror. Para ajudar, você pode assistir o “making-off” do filme, ou lembrar de que não é verdade, que ninguém está se machucando. [LiveScience]

33 comentários

  • IAMSTRONGWITH666 .:

    tem vários fatores que fazem nós gostarmos do gênero terror…
    1-contato quando era criança
    2-gosta de tortura e sangue
    3-gosta de histórias sobrenaturais afinal já nascemos com nossos pais e escolas nos ensinando sobre essas besteiras de lendas,folclore,inferno,etc.
    4-terror é a soma de todos os gêneros de filmes existentes
    5-o gosto pela história junto com suspense e reviravoltas
    6-estamos cansados da mesmisse de sempre do bem sempre vencer e gostamos mais de vilões que dessas nerdisse…

  • Antonio Santos:

    Matéria interessante…Mas tem um equivoco muito comum em confundir filme de terror com de horror. Terror é aquilo que provoca medo, mesmo que seja apenas subentendido, não há necessidade de uma cena explicita. Horror sim, são cenas de mutilação, tortura, etc… Gosto de terror, mas não gosto de horror.

  • Paula Silveira:

    Quanto mais real melhor! Interessante a matéria.
    O legal é que eu costumo a gostar mais ainda, quando é baseado em alguma historia real. Apesar que em alguns casos, eles fazem isso pra aumentar a adrenalina. rs Mas de fato funciona. 😛

  • José Calasans.:

    Um filme de terror bem feito e inteligente,eu gosto,assim como ficção científica.Na verdade,o lado negro de muitos filmes de terror,lembra o lado ruim do ser humano.Muita gente não gosta deste gênero de filmes por achar assustador e etc..porém não devemos esquecer que da sanidade para locura a fronteira é a mínima possível.

  • luciane:

    eu adoro filmes de terror, meus preferidos são a hora do pesadelo, o massacre da serra eletrica, sexta feira 13 e os filmes da franquia premonição quando eu assisto filmes de terror eu não sinto muito medo eu gosto.

    • Carolina Pinto:

      Eu amo filmes de terror, mas esses filmes são muito óbvios e não metem medo nenhum, experimente ver Ju-on – a maldição ou the ring, vi em pequena e ainda hoje tenho traumas, no entanto adoro xD

  • NAIARA:

    adoro filmes de terror, mais os que são pesados em suspense!
    gosto desde criança, sempre racionalizei como um treinamento, quanto com mais coisas assustadoras vc se familiarizar, menos impresionado vc fica caso veja de verdade, mais friamente vc pode analisar as situações e racionalizar. p mim funciona

  • Tatiii Almeida:

    eu sou viciada em filme de terror. vejo todos até os porcarias, muitas vezes desisto pq é ruim demais. mas eu amo amo amo amo e sou mulher!!!! interessante conhecer um pouco do perfil do genero, sou aventureira, to sempre tentando provar situaçoes novas, sou das que sai sozinha. eu participaria de um estudo deste como cobaia kkkk, com prazer!

    • Tatiii Almeida:

      mas jogos mortais eu parei no 4, depois ficou chato, eu ja sei o enredo todo e o final. matam todo mundo, fazem sofrer, parou de ter mortes criativas, e no final alguém sempre pega o papel do palhaço. é tipo um virus que passa p/ alguem mais louco ainda ou fraco demais. nao vejo mais graça neste filme.

  • Renato:

    HUAHuAHAUHAUHAUHA…imagem do Drag me to Hell…rachei…e eu amo filmes terror…especialmente o antigo…e cara as pessoas precisam entender que é só um filme…criado para divertir…um filme n precisa necessariamente passar uma msg positiva e cor de rosa para isso…além dos filmes tbm adoro jogos de terror…fazem vc se sentir em uma situação inusitada e perigosa e testam suas reações quanto a isso…

  • kátia silene:

    Bom, com perdemos tempo fazendo coisas inúteis e fúteis não?realmente alguem inteligente e culta não assiste umas cois horrorosas como jogos mortais e etc….pra quê ficar vendo tanta violencia, nosso mundo é tão cruel, ou seja as pessoas estão créis, vendo uma coisas dessas sem fundamento, vc está dando sopa para o azar, eu mesmo não deixo uma maldição dessas na minha casa, eu antigamente via muitos filmes menos violentos que esses e já ficava quase desmaiandoo de medo,depois quando amadureci mais, tomei a decisão de não mais me torturar com esses lixos.Mas conheço pessoas que amam esses filmes, pra elas isso é como tomaer uma água de coco, mamão com mel, mas a vida espiritual, um lixo.Bom amigos, cada um com sua cruz, cada um no seu quadrado.

    • MeninoNeutro:

      Minha sincera responda expondo minha opinião: ver filme de terror querendo ou não te prepara para a vida, se tu ver uma morte, e só ter vido filmes infantis/romance etc. tu praticamente desmaia, agora a pessoa que gosta de coisas mais violentas pode ajudar na ocasião, ja que por assistir muitas mortes ela fica mais prepara se isso acontecer na vida real, e ela pode ate saber fazer um curativo ou sei lá (muitos filmes ensinam) então é isso.

  • Giulianna:

    Eu odeio filmes de terror ! Já vemos tantas tragédias na tv todos os dias e reais ! Então para que criar filmes com mais tragédias?? o.O
    Qual é a graça de ver pessoas morrendo ou serem possuídas?
    Pode ser um filme, mas mortes e torturas acontecem de verdade.. Por isso, não acho que são apenas filmes, pois por tras deles de esconde a nossa realidade..
    Bom, é assim que penso ^ ^

  • Barbara Y:

    Não gosto de filmes de Terror, não entendo a mente de quem gosta mas gostaria de entender. Como pode alguem gostar de ver coisas ruins? seria por realmente gostar ou seria pela curiosidade e reações humanas? Enfim, prefiro ficar com a segunda opção, no mais, um abraço!

  • CAIO:

    Para Jerah,

    Jogos Mortais tem uma história, um sentido e uma motivação.
    As torturas fazem parte da história mas se você prestar atenção, verá qual a motivação do JigSaw.

    E mais, não vale a pena só assistir comédia romântica

  • Jerah del Valle:

    Honestamente ? Nao conheco rigorosamente nenhuma pessoa que eu considere inteligente e culta que assista filmes de terror SEM SENTIDO algum, tipo SAW (Jogos Mortais ). Rigorosamente nenhuma.

    Dai, vcs tiram as conclusoes que quiserem.

  • Liane:

    oi, eu adorava filmes de terror até um dia que tive um mega trauma e até o meu filme de terror favorito me deu medo. porque se terá passado isto? será uq edevo tentar voltar a ver aos poucos?

    • MeninoNeutro:

      Tu provavelmente assistiu algo muito forte que te deu muito medo, seria o caso se eu assisti-se um filme um pouco mais calmo e tal, e depois um muito violento, podia ficar com um trauma por ser violento demais, eu nunca fiquei com trauma ou algo assim, o maximo foi ser paranoico na hora de dormi nas madru, volta assistindo filmes de terror mais leves, depois vai aumento a dose, e tu provavelmente vai conseguir ver filmes novamente

  • iasmin:

    eu gosto e muito de filme de terror!!!
    mas ja faz 5 mese que não vejo nem um.
    pois meu namorado tem medo.
    o que fasso???

    me ajunde???

    arrumo uotro namorado.
    ou vejo sozinha os filmes. ???

  • Raton:

    Essa dona da foto precisa ir urgente ao dentista.

  • miqueias charles:

    gosto não se discute,mas os filmes de terror só falam em inferno e desse lugar quero distancia…

  • Likki Thompson:

    tenho paixão por filmes de terror, porém do terror fictício, monstros, fantasmas,dráculas e lobisomens. Os carniceiros são de mau gosto.

  • kauê:

    Eu gosto de filmes de terror ação e ficção, assim como esportes radicais aonde a adrenalina vai a mil. Uma vez ouvi dizer que quanto mais perto da morte você esta. Mais vivo vc se sente. Embora claro eu ñ seja nenhuma visionário psicopata

  • Bia:

    Gosto muito d filmes de terror desde a infância, mas não deixo de sentir medo, assim como não deixo de me emocionar em cenas tristes dos filmes. Enfim, tudo é ficção q tem como objetivo entreter.
    A propósito, a mulher da foto é a Sra. Ganush do filme “Arraste-me para o inferno”. <- Vício! =D

  • Bianca:

    Bla, bla, bla…
    Tonteira-tonteira-tonteira…
    Sem comentario…
    HA HA HA…
    SE O TERROR DA PRAZER PRA ALGUM TIPO DE PESSOA, PORQUE ESSAS PESSOAS NAO VAO PRA ALGUM LUGAR BEM MISERAVEL, COMO A PARTE DA AFRICA OU ALGUM OUTRO LUGAR PARECIDO, AI SIM TALVEZ SINTA PRAZER, VERA BASTANTE TERROR, MAS COM APENAS UMA DIFERENCA, NA VIDA REAL…

  • Ananias:

    Gosto é gosto e não se discuti!
    Não acho graça em locar filme de comédia, apesar de ser engrassado, muito menos graça em locar filme de romance
    sou mais do terror e de guerra, cada um com seu cada um!

  • Celito Medeiros:

    Enquanto CIÊNCIAS MATERIALISTAS como a Psicologia e a Psiquiatria (e toda a medicina) buscarem a PSIQUE na matéria, no corpo, na genética, nas alterações bioquímicas…, apenas estarão analisando os EFEITOS da Alma sobre o corpo, sem poderem adentrar às CAUSAS.
    É impressionante como já no século 21, não poderem discernir o que seja concreto (matéria) e o que seja abstrato (alma) – sensações, emoções, sentimentos, pensamentos… Então não conseguem curar doenças mentais e muitas vezes se aliam na linha de drogas líticias para doparem corpos tão sofridos por tais efeitos traumáticos de seus passados. A Medicina é uma ciência do corpo, a melhor, mas poderia ir além na área geral da saúde, se ao menos não ficassem presos em conceitos arcaicos, duvidosos e até temerosos. Deveriam estudar a Ciência Moderna de Saúde Mental e saberem o por que a OMS declarou a entidade ser humano como CORPO – MENTE – ALMA, não mais um animal racional. E surge então a Ciência Espiritual, mas que a USP, por exemplo, ao introduzir a matéria no curso de Medicina, o fez com o nome, não com o conhecimento! Abusam.

  • Davis:

    Não vejo graça em filmes de terror…

    Se vc quer um pouco de terror real assista aos videos onde terroristas assasinam pessoas raptadas, lendo sua sentença e cortando a cabeça com uma simples faca, isto sim é pessimo

    Depois disto nenhum filme ficticio te afetara mais

  • Bruno Juncklaus ([email protected]):

    Nem concordo..

    Quando eu era pequeno eu gostava muito de filmes de terror/suspense. Hoje apesar de não existir filmes novos que possam ser classificados como terror, eu não gosto mais. :S

  • Vânia:

    Odeio filmes de terror e por mais que eu lembre ser fictío,sei que as atrocidades interpretadas são absolutamente possíveis pois torturas e psicopatas existem fora da tela.Não entendo como as pessoas podem buscar prazer e entretenimento em assistir o sofrimento(o massacre,a dor,o aniquilamento)alheio.Acho perverso e doentio.Não posso nem imaginar que um ser humano é submetido a tanta dor que dói em mim também.Não é a toa que a estatística mostra que o perfil de quem gosta desse tipo de bizarrice é mais do sexo masculino produzem pouca serotonina,mais agressivos…Tenha medo!

  • Elizabeth:

    anderson, com a página totalmente aberta, clique naquela flechinha em círculo para reiniciar a página. Assim o anúncio vai para o lugar certo.

    Quanto à matéria, eu não gosto de filmes de terror porque os acho fora da realidade e para mim acabam sendo comédias. Porém curto filmes de suspense, daqueles que a gente fica na expectativa do que pode acontecer.

  • anderson:

    Esses anúncios do google atrapalham a leitura do texto! Com vcs ñ perceberam isto ainda?

  • adao medeiros:

    gosto de receber novidades sobre animais,filmes,natureza,bizzarros,e tudo que for interesante.

Deixe seu comentário!