Acupuntura funciona?

Por , em 13.05.2010

Os estudos revelam cada vez mais benefícios da utilização de acupuntura. Ela é indicada para quem tem dores no corpo, asma, náuseas decorrentes de quimioterapia, entre mais de 40 outros motivos. Um deles, problema em articulações, leva legiões de pessoas a procurar acupunturas. Uma pesquisa nos países nórdicos indicou que 25% das pessoas que pretendiam fazer uma operação de joelho, devido a diversos problemas, cancelaram a cirurgia ao fazer sessões de acupuntura, que mostrou-se suficiente para resolver os casos.

Mais um tratamento onde a acupuntura pode ser utilizada foi descoberto recentemente: osteoartrite (ou, artrite nos ossos). Se você estiver interessado, procure sempre um médico para saber como proceder, porque uma acupuntura malfeita pode causar infecções e órgãos perfurados. Bem aplicada, no entanto, apresenta um grande benefício: não traz dor nenhuma na aplicação e alivia as que afligem o paciente.

O método é muito mais conhecido e aperfeiçoado no oriente. De origem chinesa, é baseado em aplicações de agulha em pontos estratégicos do corpo, que formam caminhos (chamados de “meridianos”) por onde a energia passa. Essa energia é estudada pelos chineses desde o século 3 A.C, e hoje se conhecem mais de 2.000 pontos corporais onde as finíssimas agulhas são colocadas.

Essas agulhas têm o papel de canalizar a energia. Os especialistas afirmam que teriam efeitos parecidos ervas aquecidas, imãs, pressão elétrica, aplicações de lasers de baixa frequência e até picadas de abelha.

Existem 12 meridianos principais e oito secundários. A teoria básica é que a energia, chamada de qi (pronuncia-se “tchi”) deve correr por esses pontos. Quando não acontece a acupuntura entra para corrigir o fluxo. Vale a pena tentar. [Live Science]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

10 comentários

  • Guilherme:

    Pois é isso tudo é verdade.
    E quem faz aplicaçoes de acupuntura?
    Os biomedicos que ainda nao sao tao reconhecidos no pais mas com fé nas forças da natureza nós biomedicos iremos ser uns dos profissionais mais procurados em pouco tempo.

  • Verner Becker:

    QUE MARAVILHA. E PENSAR QUE HÁ UNS 50 ANOS A ACUPUNTURA ERA MOTIVO DE GOZAÇÃO POR PARTE DOS OCIDENTAIS.

  • Kiyo:

    Medicina Ocidental=alopática=local=especialista
    Medicina Oriental=holistica, i.e. trata o corpo humano como um todo

  • Rosangela:

    Não foi fácil, foi um tratamento longo jack l.v.
    Eu não conseguia virar uma página, segurar o garfo para comer.
    Hoje jogo quase todos os dias em meu PC, pois adoro HOG, com este mesmo braço que não me permitia fazer nada sem sentir dor.
    Viva a acupuntura!

  • jack l. v.:

    Se fosse fácil assim seria uma beleza!!! Pena é ser a realidade bem diferente!!! O mais importante é saber comer!!!

  • Rosangela:

    Eu fiz acupuntura e curei uma dor terrível no braço sem nenhum medicamento. Funciona.

  • Fábio da Costa:

    Eu fiz e de nada adiantou.

  • Anônimo:

    Muito cuidado com estes casos de acumputura, urinoterpia, colorterapia e outras coisas inventadas por aí. O placebo também cura. Tudo isto vai depender da mente da pessoa. Muitas doenças podem ser tratadas psicologicamente. É o caso dos milagres. A fé pode curar basta que a pessoa seja fanática. Diante disto alguns conhecedores inventam que certas raizes fazem bem para isto ou aquilo. Enfim, existem muitos aproveitadores.

  • Marcos:

    Bom dia !
    Wanderson, concordo inteiramente com voce, acrescentando, se me permite, que a medicina oriental, como um todo, está tendo cada vez mais reconhecimento e utilidade pela ciência ocidental.
    Abraços

  • Wanderson:

    Quem diria.A ciencia mudou seu paradigmas em relação a milenar acupuntura que a pouco tempo era considerada como charlatanismo puro.
    Aos poucos a medicina também vai se descobrir que o que os chineses chamam de “Qi”,também pode ser utilizado sem a necessidade de agulhas apenas com a imposição das mãos e que algumas pessoas tem esse fluido de vitalidade em abundância,como já dizia Mesmer.

Deixe seu comentário!