Você deve assoar o nariz quando resfriado?

Por , em 10.02.2009

Assoar o nariz para facilitar a respiração quando estamos com gripe é instintivo. No entanto, algumas pessoas dizem que não é benéfico – altera o fluxo de muco e atrapalha a “drenagem”. E, acredite ou não, pesquisas mostraram que isso está certo.

Para testar isso, médicos da Universidade de Virginia estudaram o movimento nasal enquanto pacientes espirravam, tossiam e assoavam o nariz. Em alguns casos, os médicos pingaram uma tintura nos narizes dos voluntários para que pudessem acompanhar o “trajeto da meleca”.

Tossir e espirrar geravam uma pressão mínima no nariz. Já assoar o nariz resultou em uma pressão enorme. Fora que o processo atirava muco para todos os lados, inclusive em direções erradas, podendo causar infecção posteriormente.

O método correto para assoar o nariz é “limpar” uma narina por vez e com a ajuda de descongestionantes nasais, para que a pressão seja a menor possível. [The NY Times]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

5 comentários

  • Thamiris Medeiros:

    To nem ai.Prefiro ficar com um nariz limpo sem aquela meleca toda do que ter que fica com o nariz todo melecado passando vergonha perto dos outros.

  • Erick Cavalcanti Serejo:

    E qual é a sugestão pra não ficar com o narigão sujo ? rsrs

  • Matheus Dias:

    interesting

  • Thiago:

    Pqp! Parece que esses caras nunca tiveram uma gripe então!

    Quem aguenta essa melecada toda dentro do nariz 24h até que ela “resolva sair pelo caminho certo”? OAIHEOIAHeoIHaeoIAHe! 😀

  • FranChico – Hora de Relaxar:

    E da-lhe papel.

Deixe seu comentário!