Você sabe qual a maior queda d’água do mundo?

Por , em 11.08.2010

O Brasil se orgulha das Cataratas do Iguaçu, conjunto com mais de 270 quedas d’água, com mais de 80 metros de altura, que servem de fronteiras entre nós, os argentinos e os paraguaios. Apesar de toda essa imponência, não se trata da maior cachoeira do mundo. Esse título está aqui mesmo na América do Sul, mas pertence à Venezuela. É o Salto Ángel (ou Cataratas Ángel), mais de dez vezes mais alto do que as nossas cataratas. No ponto mais alto, água cai de incríveis 979 metros, é quase um quilômetro de queda livre.

O nome foi dado em homenagem a um aventureiro, o americano Jimmy Angel, que em 1937 conseguiu aterrissar com seu avião no cume da montanha da qual corre a água, na qual o avião tombou, mas ele escapou ileso. A altura da queda d’água é tão grande que a corrente líquida se atomiza no ar, transformando-se em uma névoa fria, baixa alguns metros, condensa-se novamente e continua a cair.

Esta conta da altura, 979 metros, parte do topo e conta inclusive as corredeiras íngremes que há na base. A única e maior queda, sem nenhuma interrupção, soma “apenas” 807 metros, mas ainda é a recordista mundial de longe. Apesar de o nome do local ser em homenagem a um aviador americano, toda a natureza ao redor recebe nomes dos indígenas que habitavam a região: a montanha pela qual há a queda chama-se Auyan-tepui, e é alimentada pelo rio Churun.

Apesar da magnífica altura, a água que corre pelo Salto Ángel é considerado um fio de água se comparado com outras cataratas pelo mundo. Até a nossa, do Iguaçu, apresenta maior volume d’água que o Salto Ángel, mas também não temos o tíyulo mundial nesse quesito. A campeã, nesse caso, é a Cascata Inga, na República Democrática do Congo (ex-Zaire), cujas quedas apresentam um volume superior a 45 milhões de litros por segundo. [Life’s Little Mysteries]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 1,00 de 5)

9 comentários

  • Eduardo Harguindeguy:

    Tem um erro ai, as Cataratas do Iguaçú estão na fronteira com Argentina, a fronteira com o Paraguai é o Rio Paraná q fica a uns 20km das cataratas.

  • sei la:

    gente se vcs nao foram entao vao é muito legal as cataratas do iguaçu cara tem um lugar la na argentina que vc pode olhar de perto a garganta do diabo quando vc olha a garganta do diabo parece uma imensidao que acaba nunca

  • luciana:

    adorei achei muito interessante e legal essa poderamos dizer;reportagem.
    ESPETACULAR ! vl

  • Rosângela:

    Espetacular!
    Olhar, admirar e acima de tudo preservar.

  • sannnyuo bruno de souza:

    TENHO QUE PARABENIZAR TODOS OS INTEGRANTES E COLABORADORES DO SITE HIPE SCIENCE E MUITO INFORMATIVO POIS MUITOS ALUNOS E PROFESSORES TEM QUE LER ALGUMAS VEZES ESSE SITE TEM UMA GRANDE IMPORTANCIA NO SEU COTIDIANO ESTUDANTIL E DE GRANDE APRENDIZADO.NOS PRECISAMOS DE UM SITE BEM DIVERSIFICADO COMO ESSE PARA QUE TENHAMOS FUTUROS PROFISSIONAIS EXCELENTE . OBS A INTERNET DEVE TER SITE EDUCATIVOS COMO ESSE NAO AQUELAS BESTEIRAS QUE ELES DIVULGAM ….

    SRS. DIRETORES E COORDENADORES DESTE ACEITO COMENTARIOS E AGRADECIMENTOS POIS SOU UM CLIENTE ASSIDUO DESTE SITE.

    GRATO MANOEL M. SANTANA

  • ANILSON MARTINS:

    Deve ser magnifico chegar a este lindo lugar,imagino o barulho da natureza neste local ! Marvilha …

  • LYLIA:

    é a catarata o filme UP altas aventuras

  • claudemir da silva:

    eu particularmente já sabia a muito tempo da maior cachoeira mais pra muito que não sabe esta ai a resposta

  • Ludmilla:

    Não achei nada sobre a Cascata Inga no google 🙁

Deixe seu comentário!