Você teria coragem de parar de usar sabonete?

Por , em 9.01.2011

Você, algum dia, já imaginou o que aconteceria se parasse de usar sabonete ou shampoo? Será que sua namorada/o iria te dar um fora? Seus amigos passariam a evitá-lo? Moscas se reuniriam a sua volta? Dois caras resolveram fazer o teste.

Richard Nikoley está a 18 meses sem usar sabonete ou shampoo e Sean Bonner, que foi inspirado por Nikoley, está completando um ano de “experimento”. Segundo os dois, eles não cheiram mal e a vida está normal.

Segundo Nikoley, uma das melhores coisas é não ter que se preocupar em comprar mais garrafas de shampoo ou mais barras de sabonete porque, simplesmente, ele não precisa mais delas nunca.

Bonner afirma que está chateado – ele teria demorado 35 anos para aprender o que já sabia quando era uma criança chorando na hora de lavar os cabelos. E mais, ele estaria economizando dinheiro, não comprando produtos que causassem os problemas que ele estava tentando evitar ao comprá-los.

Segundo Bonner, ele foi a um cabeleireiro que lavou seu cabelo com shampoo, sem saber do projeto dele. E, ao contrário do que seu cabelo parecia quando ele não usava produto nenhum, o cabelo ficou ressecado e ele desenvolveu caspa.

Há pessoas em situação pior do que os dois, no entanto. Estima-se que uma em cada 230 milhões de pessoas no mundo tenha a pele alérgica a água e não pode tomar banho sem sofrer as conseqüências. Mesmo assim, algum leitor conseguiria se sentir bem passando 18 meses sem tomar banho com shampoo ou sabonete, apenas usando água? Deixe sua opinião nos comentários. [Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

35 comentários

  • Luiz A Schweninger:

    Pergunta?
    Pode tomar banho so com agua e bucha vegetal?
    Assim essa tal experiencia vale?
    Meu Dentista catedratico pela efoa falou que o creme dental e totalmente dispensavel.basta remover os restos com uma escova de dentes(10 minutos) e fio dental e aplicar fluor uma vez por mes.
    Isso tem logica alguem ja ouviu falar disso?

  • Pablo:

    Olá…sempre tive muitos problemas com o uso do sabonete. Algumas marcas me causam alergia: uma coceira tremenda em todo meu corpo! Por ter pele branca, fico todo vermelho de tanto coçar! É triste! Mas enfim! Com esta matéria estou pensando em experimentar não utilizar sabonete! Vamos ver no que dá, mesmo acreditando que só a água não consegue tirar o odor produzido pelo meu corpo! Quando fico 2 dias sem tomar banho, só com água mesmo, meu suor fica insuportável! Imagine se eu passar 18 meses? Nem mesmo as moscas vão querer se aproximar de mim… não acham? Além disso considero importante nos sentirmos bem conosco mesmo, é bom sair de um banho bem limpinho! Eu por exemplo me sinto muito bem! mais leve! Até a próxima!

  • Regina dos Santos:

    Nunca deixei de tomar banho todos os dias, mesmo assim ainda me sinto com odor não sei se e coisa da minha cabeça pois sempre acho que estou necessitando de tomar um novo banho… Bem eu gostaria de ter mais confiança…Sempre com medo de estar com odor… E isso é muito chato!!!

  • sabrih:

    eu pela minha opiniao é e ñ é importante o sabonete
    1ºé importante para tirar o odor do corpo
    2ºñ é muito bom porque deixa nossa pele super oliosa q faz nascer cravos e espinhas
    bom espero q voces gostem da minha opiniao

    bjossssss

  • Ana:

    Vou contar o meu caso. Desde pequena, eu não tomava banho com sabonete por pura preguiça mesmo. E mantenho o hábito até hoje. Resultado: estou em plena adolescência (hormônios bombando) e não tenho espinhas. Meu irmão toma banho com sabonete e ao passo que não tenho alergias, ele tem umas 9281719312371931. É um caso a se pensar.

  • Luiz:

    hehehe
    Já estive em aldeia de índio na amazônia. O cheiro não me foi agradável, não.
    Duas antropólogas que lá viviam voltaram de lá comigo…
    O cheirinho das moças, que não eram feinhas não, era de transformar garanhão em monge…
    Quanto ao leite de magnésia, funciona sim. Tem a ver com alterar o PH das axilas… Com a palavra os químicos.
    Depois de algum tempo é desenvolvido um novo cheiro meio esquisito, que acaba se depois de alguns dias se suspoender o uso da magnésia.
    Serve aquela pomadinha minancora, também. Use com moderação.

  • Galhardo:

    Como eu tenho visto alguns dermatologistas atualmente dizerem que sabonete tira a proteção natural da pele e o sabonete deve ser usado apenas nas axilas, genitais, atrás dos joelhos e pés, resolvi há um mês fazer o teste. Eu reparei que o odor do corpo diminui, os carocinhos na pele desapareceram e eu não sinto mais o corpo ficar repuxando ou grudando.

    O box do banheiro costuma ficar uma crosta de sabonete e gordura no vidro, então eu fiquei imaginando se não é a mesma coisa na nossa pele.

  • EP:

    Eu uso shampoo, sabonetes, desodorantes, perfumes… ficar cheiroso nunca é demais!

  • ***sweetgirl***:

    Na minha escola, tinha um cara q dizia q não usava shampoo ( só lavava com água)… Aquele cabelo dele era SEBOSO!!! um nojo!
    dava pra ver de longe!

  • Douglas:

    Elmo, vc conhece poucas tribos pelo que posso perceber, apesar de termos assimilado da cultura indigena o hábito de se tomar banho todo dia algumas tribos não o fazem e ainda usam uma espécie de óleo ou gordura nos cabelos que misturado ao suor tem um cheiro que eu posso descrever como de vinagre podre.
    Da mesma forma, como vc disse, existem tribos cujos os mebros chegam a ser mais limpos e higiênicos do que muitas pessoas “civilizadas”.

  • Cesar:

    Os caras estão mentindo. Todo mundo que tem glândulas sudoríparas tem bactérias que consomem o suor e produzem mau cheiro. Lavar com água é bom, mas não tira o odor – quem quiser, pode testar. Aqui no Brasil, pelo menos, não funciona. E quem falar nos índios, é bom lembrar que os índios costumam ou costumavam ter suas tabas próximas de rios, e tomavam vários banhos de rio por dia – o rio estava ali do lado, e eles não tinham compromisso algum com nada além da comida e de viver tranquilos, matando os vizinhos (índio fazia guerra também). Pode até ser que eles não tinham sabonete ou sabão (embora eu não conte com isto, é extremamente fácil fazer sabão com gordura animal e cinzas), mas eles com certeza também deviam ter cheiro próprio…

    Os índios de hoje não dá para contar. Os que moram em acampamentos dentro de cidades cheiram a fumaça, por causa justamente do acampamento.

  • Chinforinfora:

    Como se ordenha uma magnésia pra tirar leite kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.Não podem responder com palavras de baixo nivel

  • Elmo:

    ^Concebida
    o problema é que estamos falando de vida natural na milésima parte… o humano não precisa de sabão, pelo contrário, porém também não precisa de hamburger, de ônibus, ajinomoto… daí fedemos…
    que não precisa de sabão não precisa mesmo!
    eutinha um amigo índio mas nunca fui na aldeia dele, afinal lá a maioria usa jeans e relógio..rsrsrs

  • Thiago:

    Passo mal de rir de uns comentários aí.

    Penso que sabonete e shampoo são importantes sim pois diminuem a proliferação de micróbios em nossa pele. O homem têm vivido por mais tempo por causa das melhorias na saúde e higiene. Alguém aqui concordaria em ser operado por um médico que lava as mãos somente com água?

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    Vou experimentar e usar leite de magnésia como desodorante. Não por economia mas por experiência mesmo. Quanto ao sabonete, continuo usando, porque acho que os dermatologistas não o desaporvam.

  • CLAUDIO:

    MEU SÁBIO HELDER.

    PARA UM BOM ENTENDEDOR UM RISCO É FRANCISCO.
    CASO CONTRÁRIO , HOMEM ENTENDE-SE ( CIVILIZADO )

    DEU PARA ENTENDER AGORA ????

    AH !!! O ASSUNTO AQUI EM PAUTA É REFERENTE AO SABONETE.

    SERÁ???

  • Márcio:

    Toxinas saindo pelo suor? Oi?

  • Hélder:

    “O SABONETE , É UMA INVENÇÃO DO HOMEM . INDIOS, TOMAM BANHO , NÃO SEI SE TODOS OS DIAS , MAS SEM PASSAREM NADA PELO CORPO.”

    Este coment do Cláudio dá a ideia de que os índios não são homens! lol

  • Luis Todo Bom:

    Eu cá acho que isto tem haver com a metamorfose que o ser humano tem vindo a sofrer desde que existe. No entanto existem ainda seres que não se adaptaram tão bem á actualidade. Mas quanto a isso do desodorizante já me parece mais complicado, porque seria talzez menos económico o facto de andar-mos a procura de bens com essa substancia( leite de magnésio)

  • pri:

    adoro sabone, shampoo e perfume! essa de cheirinho natural… nem pensar!

  • vinicius:

    Leitinho de magnésia eim menininhas? haha

    Prefiro o bom e velho sabonete feito com sebo de boi!

  • Vicente:

    Se ninguém se banhasse com sabonete todos teriam cheiro semelhante, logo seria todos cheirando parecido

  • Genivaldo:

    Tenho um vizinho conhecido pelo apelidio de Zé do Gato que cria 30 gatos na sua casa e não os deixa sair, quando morre algum gato ele deixa-o dentro de casa com pena de se separar do mesmo e não toma banho a meses e suas roupas não as lava e os vizinhos se queixam a ele devido ao mau cheiro em volta de sua casa.

  • criancinha:

    Comer, beber e dormir já é o suficiente para garantir sua sobrevivência.

    O resto serve apenas para menter um relacionamento social suportável, para você e para os outros.

    Como eu sou um “animal político”, me mantenho bonitinho e cheirosinho para não ter que ser forçado a viver em cavernas.

  • CLAUDIO:

    O SABONETE , É UMA INVENÇÃO DO HOMEM . INDIOS, TOMAM BANHO , NÃO SEI SE TODOS OS DIAS , MAS SEM PASSAREM NADA PELO CORPO.
    SEGUNDO ALGUNS ESPECIALISTAS , PASSAR SABONETE OU QUALQUER OUTRO PRODUTO PELO CORPO AO TOMAR BANHO, VOCE ESTARÁ TIRANDO TODA A PROTEÇÃO NATURAL DA PELE , ESTANDO MAIS SUJEITO A PEGAR DOENÇAS VIRUS E MICRÓBIOS QUE ENTRARÃO PELOS SEUS PÓROS SEM DEFESA NENHUMA. LÓGICO QUE EXETO AS MÃOS , QUE TEM UM OUTRO TIPO DE PELE, COMO TAMBEM OS PÉS.AGORA , CONCORDO QUE CERTAS PESSOAS , SE NÃO PASSAREM UM PERFUMINHO PELO CORPO , FICARÃO CHEIRANDO A GOIABA MADURA , E AJA NARIZ PARA AGUENTAR.É A CHAMADA NHACA . MUITAS PESSOAS PODERÃO FICAR SEM TOMAR BANHO POR ALGUNS DIAS , SEM EXALAR CHEIRO NENHUM , A NÃO SER SE SURÃO MUITO. MAS EM COMPENSAÇÃO, TEM UMAS QUE CONTINUAM CHEIRANDO MESMO NO PRÓPRIO BANHO, ENTÃO…PERFUME NELES.

  • odemir josé:

    É no mínimo bisarro o que esses dois estão propondo, só quem não gosta de um bom banho é que se prontifica a fazer um teste desses.kkkk

  • concebida:

    Elmo, sinceramente, eu nunca cheguei perto de um indio para sentir seu cheiro pois só os vejo em filmes! Alguém aí já conseguiu chegar perto de um mas em sua própria aldeia? Não se esqueçam de que os antigos tomavam seus banhos com sabão que era chamado na antiguidade de: “POTASSA DOS LAVANDEIROS!” Daí, ficar sem sabonete tudo bem mas, sabão???

  • Ze da Feira:

    Quando vou pescar fico 6 dias sem tomar banho sem trocar de roupa sem trocar cueca. uso a cueca de 4 meneiras diferente: normar , do avesso , normal virada pra traz e do avesso virada pra traz, nos dois últimos dias recomeço o precesso. Eu não sinto cheiro de nada , meus amigos ficam a 15 metros, minha roupa de cama tem que por fogo . tambem não escovo dente , quando estou com fome dou uma puxadinha e como um pouco. todos ficam pacerendo um dente só. Limpo a mão de minhocoçu na bermuda. Não tem nada melhor que se portar como um animal, você fica totalmente LIVRE.

  • Janos Voner Yantufucker:

    Eu uso óleo de ricino pra lavar os cabelos, sabonete mata cura pro corpo e bicarbonato pro pé, passo óleo queimado nas feridas e só como lanche do Mac Donalds. To fazendo um tratamento a base das loucuras que os camaradas insanos testam por aí no mundo. Fiquei um ano sem aparecer na casa dos meus pais e nesse natal qdo fui até lá minha mãe achou que era uma vizita do Sherek.

  • Giu:

    Eu lavo os cabelos com sabonete de enxofre.

  • Gray:

    Também uso leite de magnésia como desodorante

    Passe com o sovaco completamente seco, e espere o leite secar antes de colocar a camisa. Não esqueça de seguir estas duas dicas, senão pode não funcionar corretamente, ou até piorar o cheiro.

    Mas seguindo corretamente, funciona melhor que qualquer desodorante.

  • Elmo:

    leite de magnésia como desodorante? explica aí

    respondendo ao tópico: nossos índios é a prova que se pode viver sem sabonete… e nenhum fica fedido…

    Abraço Grande!!!

  • Cibernática:

    Jalex, estou absolutamente de acordo!
    o pior são os desodorantes antitranspirantes que inibem a produção de suor fazendo-nos reter as toxinas que deveriam ser expulsas…

    Eu própria uso leite de magnésia e recomendo!

  • Fabio:

    rapaz, tu n sabe nem escrever o nome da substância, como é que sabe dessa balela?

    Só pra constar, o nome é cloreto de alumínio, tá? E ele não está em nenhum sabonete.

  • Jalex:

    O que eu acho muito mais importante é parar de usar desodorante em que pese todos (TODOS) terem aluminio clorohidratado, substância cancerígena. No lugar deste, pode-se usa leite de magnésia.

Deixe seu comentário!