É legal você bisbilhotar nos emails da pessoa amada?

Por , em 8.03.2010

De acordo com Nick Bilton, um especialista em “ética online”, daqui a alguns anos as pessoas não irão mais jantar sem olhar o celular em busca de e-mails e de sms e isso não será mais considerado falta de educação. Para ele, pessoas acostumadas com essas tecnologias conseguem se concentrar na conversa ao redor delas e na mensagem.

Para Bilton o que não é aceitável é usar o celular, iPhone e outros aparelhos dos outros. Segundo ele, são aparelhos muito pessoais, as pessoas os personalizam com fotos e, mesmo que você só o empreste para fazer uma ligação, não é legal ficar mexendo no celular dos outros.

E uma dica que ele deixa é: não fuce no celular/e-mail/facebook/Orkut de sua namorada/o. Principalmente no começo do relacionamento. Ela pode até ter deixado o computador com o e-mail conectado do seu lado, mas, atualmente, essa curiosidade está se tornando a causa de muitos rompimentos. [NY Times]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

26 comentários

  • kleidiany:

    Como dizem, quem proucura acha.

  • Luccas:

    Esse lançe de confiança eh mesmo complicado. Confiar eh mto relativo. Não vejo problema alguem em cada um ter os seus segredos, sejam eles quais forem. Desde que a pessoa que guarda o segredo não sofra com isso (pq se sofre eh hora de desabafar com alguem e ngm melhor do q o parceiro (a))e o fato de esse segredo existir tbm n interfira diretamente na relação dos dois, ou seja, ambos podem perfeitamente serem felizes sem q esse segredo seja revelado, não vejo motivos para não mantê-lo em sigilo. E isso não significa que quem guarda o segredo não confia no parceiro.

    Sou totalmente contra enganar e mentir para o pareceiro, porém acho um absurdo que simplesmente por desconfiança e até mesmo capricho, invada a intimidade do outro. Assim não há relacionamento que resista!

    Por experiência própria eu digo… quem fica encanado com algum possível segredo do parceiro eh pq ou tem o rabo preso ou eh extremamente inseguro. No caso da insegurança, a revelação de um segredo, por mais simples e banal que ele seja pra quem o guarda, mas que pra qm quer saber eh mais importante que tudo, ateh mesmo que o amor q sente pelo outro, acaba virando um circulo vicioso. Quando revelado um segredo, em dado momento surgirá outra desconfiança, e outra e mais outra… Essa tortura nunca terá fim.

    Pessoas inseguras querem se cercar de todas as garantias possíveis e com isso, acabam sufocando e torturando o parceiro.

    No meu caso, a pessoa queria saber quanto eu ganhava. Relutei muito, mas acabei contando. Não demorou muito, começou a pedir dinheiro emprestado, chegou ao ponto de querer saber a senha da minha conta bancária, o número dos meus cartões de crédito, e por fim, comecei a ser ameaçado. O caso chegou a ir parar na polícia. Depois dessa, aprendi a lição e a me preservar ainda mais.

    Mesmo depois disso, continuo acreditando nas pessoas. Mas tenho plena consciência de que informações como esta, quando a relação eh sincera e desprovida de interesses, não significa absolutamente nada, assim como não agrega nada pra ninguém. Se está comigo, deve ser pq gosta de mim, e não do meu dinheiro, da minha casa, ou de qualquer outro bem que eu possua. Isso vale não só para bens materiais, mas tbm pra informações que eventualmente possuímos e que pode ser de grande utilidade para alguem.

    Pra pessoa que citei, de todas as formas possíveis, provei meu amor e em troca só recebi desconfiança, desrespeito e ainda um belo problema de saúde devido ao estresse e os desgostos que tive q passar.

  • Franco:

    Este é o problema da sociedade moderna: os psicólogos ensinam às pessoas que o relacionamento real, baseado em amor verdadeiro e respeito mútuo, SEM NADA A ESCONDER não é saudável! Mentira! Querem fazer com que as pessoas acreditem que este tipo de união, que transforma 2 metades em 1 não existe . . . Bem, caros amigos, digo que de fato existe!

    Crescí vendo meus pais vivendo uma vida totalmente compartilhada, sem segredos, sem NECESSIDADE desse tão moderno “espaço individual”. Acreditar no contrário é acreditar no oposto da união total de um casal. Quando o relacionamento é de fato baseado em amor verdadeiro, o indivíduo deixa de existir para que nasça o casal. Um não vive plenamente na presença do outro.

    O respeito mútuo ocorre, numa união duradoura, não como uma regra, mas como um desejo espontâneo de um para o outro.

    Individualismo é o oposto do “compartilhar”. Para se ter um relacionamento completo, não pode-se compartilhar parcialmente . . . não podem existir segredos. Não quer dizer que seja fácil admitir certas coisas que te causem vergonha, ou raiva, ou angústia, mas uma vez compartilhadas com a pessoa certa (que esperamos ser sempre o conjuge) o sentimento do amor, da cumplicidade e da união se multiplicam em força . . . a intimidade cresce e com ela cresce também o amor!

    Segredos guardados abafam uma intimidade mais profunda, um amor mais forte.

    Segredos compartilhados afastam os que não deveriam estar juntos, e aproximam aqueles que foram feitos um para o outro!

    Boa sorte a todos . . . Eu já fui abençoado com um relacionamento sem segredos (SEM HIPOCRISIA) e desejo o mesmo ao próximo.

    Acreditem: existe, é possível, e acima de tudo, é incomparável!

  • alexandra bergamaschi:

    Acredito q todos nós temos o direito a nossa privacidade,isso não significa traição.Isso é sinal de confiança,embora as vezes sinta vontade de dar uma olhadinha, admito isso,mas sempre que isso acontece procuro pensar ¨se eu fizer isso, dá direito a outra pessoa de fazer tambem….e sei que não vou gostar…então o melhor a fazer é esquecer, distrair a cabeça,me ocupar de algo,pensar nas coisas boas que temos juntos…e ir em frente..
    Sem traumas nem neuras..

  • alessandro:

    melhor mesmo e a amante que voce tem a consciência que ela trai mesmo :D, Só nao deixe a sua esposa ver porque ai ja e invasão de privacidade hora bolas 😀

  • Manuel Bravo:

    Tudo depende da fidelidade de ambos no caso de casais. Se não há nada a esconder, porquê não deixar
    ver? Bisbilhotar sem autorização é falta de confiança e um pouco de insegurança na relação. E se existem dúvidas, o melhor é pôr a situção em pratos limpos sem tumultos. Não há confiança? O melhor
    é acabar com a relação.

  • carlos roberto:

    E como alguns disseram, acho que não tem nd de mais da uma olhada no email do outro, já que não se tem nd a esconder qual o problema. Aliais quantos casos se visto por ai em que o outro tem vida dupla e o conjuge nem faz ideia. Tem que se ter um relacionamento mais aberto. Claro cada um tem sua fantasia, um desejo as vezes contraditorio da pessoa amada. Quando se tenciona ter um segredo do qual a pessoa amada não pode nem sonhar em ver. Isso significa traição da confiança.

  • Marcos Souza:

    Bruno,

    Não lembro de ter dito que é ruim ser sincero com a esposa… ou que não é legal ter uma relação transparentec… eu mesmo tenho uma relação assim com a minha esposa… e não critico de maneira alguma isso….

    O que eu quero dizer é que SEMPRE vamos ter algum segredo… isso é mais certo do que dizer q vc precisa de ar pra respirar… todos temos alguma coisa.. mesmo que seja algo pequeno que não falamos para nossos parceiros ou parceiras… um segredinho escondido lá no fundo que só vc sabe….

    Seja que vc sente tesão por aquela colega de serviço, seja a brincadeira malvada que fez na infancia, seja aquela sua fantasia sexual meio estranha… ou algo ilegal que fez na empresa certa vez… não importa… ter segredos assim é sinonimo de ser humano, de ter personalidade… é isso que faz de vc um ser único….

    portanto repito sem medo de errar.. quem diz que não tem nenhum segredo é sim hipócrita…

  • Bruno:

    Prezado Marcos, acho que deverias primeiro antes de querer chamar os outros de hipócritas, simplesmente por que têm uma opinião diferente, sim porque no seu entender todos são hipócritas quando pensam que esconder algo de seus parceiros é um mau sinal. Mas veja bem, que mal tem de um homem não querer guardar segredos a sua parceira, ou uma mulher não querer guardar segredos ao seu parceiro? Todos estão mentindo, ou são hipócritas só porque você não concordas? Ou simplesmente porque você acha que não possa existir alguém que pense e faça assim?

  • Elvira Pontes Fonseca Ravestein:

    Em meu caso especificamente, acho improvável que os meus e-mails sejam bisbilhotados, visto que os mesmos são em português, idioma não compreendido, lido, escrito ou falado pelo o que diriamos, bisbilhoteiro….

  • Marcos Souza:

    Bruno,

    Antes de comentar, procure no dicionário o significado de hipocrisia… e então verá que ela nao faz nenhum sentido no contexto que vc usou.

    Abraços.

  • Bruno:

    Hipocrisia é alguém achar que pode ter um relacionamento saudavel sem sinceridade e compartilhamento total.

  • Marcos Souza:

    Vou ser direto…. quem diz que não tem segredos para com o seu conjuge ou para com qualquer outra pessoa está MENTINDO !!!!

    TODOS nós temos segredos que não contamos a ninguem, então quem diz que não tem nada a esconder está sendo hipócrita….

    Por mais que um relacionamento seja aberto, sincero, transparente, nossa consciencia é só nossa, só nós mesmos sabemos tudo o que se passa dentro dela… portanto essa historia de não ter segredos é mito… talvez você não tenha segredos por email.. mas com certeza tem outros guardados… E com certeza quer que eles permaneçam assim…

    Então vamos deixar a Hipocrisia de lado antes de comentar…

    Abraço.

  • wilsonr:

    infelizmente somos” e todos somos” doentes!!!
    como dizia quela linda canção “niguem é de niguem….”
    o grande problema é que casamento é um negócio. tanto é verdadeiro que tem contrato!!! se não acredita leia o código civil brasileiro. alias obrigação de todos os brasileiros!!!
    lá diz que voce tem direitos e obrigações. e que se não cumpridas, existe a possiblidade do seu termino. ou seja. se vc incomodar demais ou tentar diminuir, comandar, sufocar o outro ou não entender que cada indivíduo tem seus direitos inclusive ao seu espaço e consciência, voce estara agindo para que um dia a relação acabe.
    mas é duro, para muitos, entender e aceitar isto.
    fazer o que. e como canta o célebre e queridissimo Caubi:

    Ninguém é de ninguém, na vida tudo passa
    Ninguém é de ninguém, até quem nos abraça
    Não há recordação que não tenha seu fim
    Ninguém é de ninguém, o mundo é mesmo assim

    Já tive a sensação que amava com fervor
    Já tive a ilusão que tinha um grande amor
    Talvez alguém pensou no amor que eu sonhei
    E que perdi também
    E assim, vi que na vida, ninguém é de ninguém

  • Tônia:

    É preciso não esquecer, que um dos segredos dos longos relacionamentos, é o fato de que os parceiros reconhecem que a individualidade deve ser mantida.
    Isso vale pra tudo, até para mães e filhos, irmãos e irmãs, amigos…A preservação dessa intimidade significa respeito e consideração com o outro.

  • Vitor:

    Considero um email, como carta. Ela possui normalmente UM destinatário.
    Por que então, se abriria o envelope de uma carta que não é para você? O mesmo vale para email.
    Abrir uma carta ,que não sejapra você,é crime. Acredito que com o tempo a legislação que cuida de crimes na área da informática,vão regulamentar isso.
    Eu,por minha iniciativa,nunca abro email endereçado á minha esposa. Ela é grandinha e sabe o que faz.

  • Peter Limer:

    Fuçar é além de trazer satisfação íntima é como cometer um pecado sabendo que é pecado. É delicioso!!!
    Não dou conselho à ninguém,fica parecendo querer ser sábio.
    Quando opino sobre coisas, estou falando à mim mesmo porque não sei como serei recebido do outro lado, pois, não estou competindo com ninguém.
    É melhor ser prudente .
    Tchau! Abraço à todos. E espero que “Deus ” me livre dos textos Brasileiros .À propósito , vcs já leram os MSN por aí?” CRUZ CREDOOO “.

  • eglitz:

    Convenhamos, esse negócio de querer manter segredo para o cônjuge já pressupõe algo para desconfiar mesmo, concordo com o Salvio Pessoa. Vida conjugal é compartilhamento, se não se consegue fazer isso, então é melhor viver sozinho. Pensar que vida a dois é só para sexo e o resto é cada um na sua, acho ridículo e mesquinho.
    Pessoas que têem esse comportamento gostam de vida dupla sim. Ficam bravos com seus parceiros, porque tem algo a esconder sim.
    Não estou falando de relacionamentos de uma noite ou uma semana, mas sim de relaciomentos antigos onde ja se deveria ter uma base sólida, mas mesmo assim os parceiros ainda continuam buscando algo melhor. Muitas vezes essas pessoas vivem uma grande ilusão não conseguindo enxergar o óbvio; que já tem tudo o que precisam ou que merecem.

  • Peter Limer:

    Fuçar é além de trazer satisfação íntima é como cometer um pecado sabendo que é pecado. É delicioso!!!

  • Marcos Souza:

    Como diz o ditado… quem procura acha !!!

    O problema é que nem sempre o que se encontra é realmente aquilo que parece… assim mesmo um email “inocente” pode ser lido com outros olhos… e entendido de maneira errada…

    Como disseram, o problema não é a olhada.. e sim a falta de confiança… e se não tem confiança, qualquer e-mail de uma pessoa do sexo oposto pode ser motivo para brigas, mesmo que não exista absolutamente nada…

    Sem confiança, basta uma colega de serviço enviar um email um pouco menos ortodoxo, com piadas maliciosas por exemplo que isso já é razao para brigas…

    Por isso sou contra essa prática…

  • Lucia:

    Realmente é inaceitável que além de não confiar, se invada a vida do outro. Pode haver situações que não foram resolvidas, o que não quer dizer que haja traição. Confiar é a unica forma de se manter um relacionamento. Jamais ficaria ao lado, me dedicaria a alguém que eu não confiasse. Amar também é Confiar!!

  • Gustavo de Mattos:

    Acho que não é o fato de olhar os emails do parceiro que realmente causa problemas na relação e sim o fato de que se você olhou é porque desconfia. Não tem porque seu parceiro ficar bravo se ele não esconde nada. Uma relação tem que ser transparente.

  • Salvio Pessoa:

    Não, não é o fato de olhar os e-mails da pessoa amada que é causa de rompimentos, mas sim a mentira e a traição. Eu e minha esposa temos um e-mail comum, com a mesma senha, e tanto eu quanto ela lemos as mensagens um do outro sem qualquer problema, porque não temos nada a esconder. Quando existe amor de verdade numa relação, não há segredos. O resto é patifaria.

  • Ramon Tanoeiro:

    Não é nada legal ‘fuxicar’ msm, de acordo com o desenvolvimento do relacionamento o namorado/namorada e/ou marido/esposa vão descobrindo mais sobre o parceiro e ñ iria ser necessário ver e-mails do cônjuge

  • Paulo Henrique:

    Nick Billton é uma nulidade… Mais um que faz predições para o futuro que podem ou não se cumprir… Ler emails a mesa…. Vamos fechar o departamento de patentes… bla bla… O mundo já teve especialistas em frenologia (que hoje é considerado charlatanismo)… O ponto é que isso é apenas achismo, por mais que a pessoa se diga especialista… Ninguém conhece os efeitos de longo prazo deste “lidar com tecnologia” e proclamar qualquer coisa sem embasa-la com dados de pesquisas sérias é mero achismo, e isso, qualquer um pode fazer…. Ademais, ética foi confundida com etiqueta no artigo pseudo científico acima….

  • Carlos:

    Se não confia, não fique com a pessoa. A desculpa de ser uma inocente curiosidade, esconde uma pessoa com problemas de insegurança. Tive uma experiência quando uma ex namorada fuçou no meu mail (isso em 2003) e descobriu que eu ganhava menos que ela. Mas o que ela queria era checar minha confiabilidade, ver se eu não aprontava ou tinha algum amor do passado na minha caixa. Depois disso virou ex.

Deixe seu comentário!