Wii U: Nintendo anuncia novo videogame com gráficos HD e controle touch-screen

Por , em 7.06.2011

Recentemente, a Nintendo anunciou o lançamento de um novo console de videogame chamado Wii U. O novo aparelho deverá chegar as lojas entre abril e dezembro de 2012, mas a empresa ainda não falou quanto vai custar.

O videogame é equipado com gráficos de alta definição e possui uma tela sensível ao toque de 15,75 centímetros no controle, que são evoluções de outros aparelhos da marca Wii.

Segundo especialistas, o lançamento vai pressionar empresas rivais como a Microsoft e a Sony a criar novos sistemas de videogames, e pode alavancar uma indústria global de 65 bilhões de dólares que supera Hollywood em tamanho.

A Nintendo, que já foi líder em vendas de hardware, hoje divide o mercado com suas rivais. A empresa está falhando em conquistar os usuários da Microsoft e da Sony.

Quem sabe o novo console não seja uma reviravolta nesse caso: é o primeiro dispositivo da Nintendo que suporta gráficos HD (de alta definição). Além disso, o controle possui uma tela touch-screen que funciona como um segundo monitor, mostrando as mesmas imagens que estão sendo jogadas na tela de TV, e também pode fornecer informações adicionais aos jogadores, dando-lhes uma vantagem sobre os concorrentes.

O controle de Wii U também pode ser usado para fazer chamadas de voz e rodar jogos antigos da Nintendo. Ele tem sensor de movimento e funciona em conjunto com controles Wii já existentes.

O novo dispositivo pode ter um apelo especial a jogadores mais “hardcore”, que poderiam usá-lo em jogos de tiro, uma área em que a Nintendo tem perdido terreno para os rivais.

O Wii U é o primeiro novo console em cinco anos da Nintendo. A Sony começou a vender seu console PlayStation 3 em novembro de 2006, enquanto o Xbox 360 da Microsoft se tornou disponível em novembro de 2005. Ambos foram bem vendidos, mas nenhuma das duas empresas revelou planos imediatos para novos videogames.[Reuters]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

12 comentários

  • Einstein:

    Qual parte da matéria vocês não entenderam?

    Será que se o site fizer a matéria em slides vocês conseguirão entender?? Nunca vi tantos burros em uma única página, francamente…

  • lucas:

    Pra quem não entendeu vai a explicação: a Nitendo vai lançar um novo videogame(um upgrade do wii)com graficos HD e com uma tela pequena parecida com o videogame portatil, que fuciona como um auxilio do video-game normal, dando informações adicionais sobre os jogos, não é um video-game portátil.

    • Baw:

      Nem eu chamaria de Upgrade do Wii, já que assim fica parecendo que é um acessório pra deixar o Wii mais potendo, como era o caso do Sega CD e do 32x pra o Mega Drive.

      É um videogame novo, o sucessor do Wii.

    • Peter Pedro:

      O WII U é um vídeo game portátil sim.

  • Baw:

    Quando eu vi o controle achei que era um hand-held novo.
    Já tava “Mas não acabaram de anunciar o 3DS?!”.

    Já tava na hora de começarem a sair os anúncios da nova geração, a atual já vai passando dos 5 anos, que costuma ser o intervalo padrão pra chegada da nova safra.

    Gosto da personalidade da Nintendo, esse negócio de fazer jogos meio à moda antiga, mas também gosto de novidade e gostaria de vê-los de volta aos jogos mais adultos. Combinando essas coisas e eu esperarei jogos como os grandes RPGs da era 16 e 32 bits que senti falta nessa geração.

    • renato_kami:

      não posso concordar mais contigo sinto tanta falta de bons FF *__* legend of mana *__* tactcis ogre *__*…mas o melhor que ainda falta um ano ou mais para o console ser lançado…até la nós podemos esperar muuuuuitos outros jogos third party, uma porrada de lançamentos da nintendo e melhoras no grafico e no design do console…sem contar que esse anuncio na E3 foi apenas do controle e n do console…eles ainda tem de explicar as expecificações do console mais detalhadamente…por fim queira deixar uma dica na matéria =X “jogo de tiro” fica feio é melhor chamar de FPS(first person shooter).

  • hill:

    haha eu não gosto da Nintendo, toda vez que sai um console novo …. a empresa reedita todas as versões do Mario.

  • alberto:

    Acho que você deve está se referindo ao XBox e ao PS3 Felipe, já em vendagens mundiais de consoles os dois estão em 3º e 4º lugar respectivamente. O Wii está em 1º e o DS em 2º, procure se informar melhor na internet antes de comentar.

    • lol:

      Vendagens??? Esse termo existe!?

  • Felipe:

    Aposto que vai ficar para trás mais uma vez.

    • Chaud:

      Estranho você dizer que a Nintendo “vai ficar para trás mais uma vez”, sendo que na verdade o Wii ainda é o videogame que mais vende, e foi assim desde o lançamento. A Nintendo está feliz da vida com essa geração, ganhando dinheiro a rodo, tanto com o Wii como também com o NDS.

      (Isso falando da geração atual, porque na anterior foi o Playstation 2.)

      Apesar de que eu sempre preferi o 360/PS3 pelos jogos lançados. Mas não tem como negar que, ao menos comercialmente, a Nintendo esteve na frente disparada durante toda essa geração. Só esse ano que finalmente a Sony e Microsoft começaram a se aproximar.

    • gargwlas:

      ok, sim esteve.. mas nao SOMENTE por merito proprio em fazer uma boa plataforma (que nao é tao boa assim, tem suas falhas).

      esta indo bem por ser diferente (muitas modalidades de jogos foram criadas devido a capacidade dos controles do console)

      mas esta se dando bem principalmente pelo PREÇO…

      o sucesso esta ligado em 2 fatias:

      1 – o pai que vai comprar um novo console para o filho e este como nao entende da area compra o mais barato (logico)

      2 – os que compram por curiosidade (e tambem pelo preço) devido a funcionalidade diferente dos controles.

      mas isso nao quer dizer que o Wii tenha tido sucesso com bons jogos..

      Na verdade a maioria dos titulos beira o “infantil”

Deixe seu comentário!