10 coisas que você não sabia sobre o cérebro

Publicado em 19.04.2010

Uma coisa estranha é que nosso cérebro falha em entender o funcionamento dele mesmo! Desde o tempo dos egípcios tentamos entender como esse órgão misterioso opera e buscamos saber o que há, afinal, entre nossas orelhas.

Mas não podemos dizer que não fizemos progresso nenhum. Aliás, confira essa lista com 10 coisas incríveis que você não sabia sobre o recheio do seu crânio:

1. O cérebro humano é enorme: parece estranho dizer isso quando estamos tão acostumados com o tamanho de nossas cabeças. O peso médio de um cérebro adulto é de 1,4 quilos. Alguns neurocirurgiões descrevem a textura dele como “pasta de dente”. Mas não é uma analogia muito exata, já que o cérebro não se espalha como pasta de dente. Uma comparação mais cabível seria com tofú (queijo de soja). Ainda não está encantado com a descrição? Então saiba que, se algum dia você resolver colocar um cérebro no liquidificador quase irá conseguir preencher uma garrafa de refrigerante de dois litros com o conteúdo.

2. Mas os cérebros estão diminuindo: mas não fique convencido por conseguir encher uma garrafa de Coca-cola com seu cérebro. Os humanos de cinco mil anos atrás possuíam ainda mais massa cinzenta. Arqueólogos sabem que os cérebros “antigos” eram 10% maiores baseados em “múmias” que eles encontram ao redor do mundo. Ainda não se sabe porque os cérebros estão encolhendo, mas alguns teorizam que é uma evolução para que fiquem mais eficientes. De qualquer forma, o tamanho do cérebro não é documento – segundo pesquisadores, o tamanho não é proporcional à inteligência.

3. Nosso cérebro queima energia: ele pode representar apenas 2% do peso do nosso corpo, mas usa 20% do oxigênio do nosso sangue e 25% dos açúcares que circulam no organismo. A hipótese aceita para os cientistas é que a evolução do cérebro foi causada por mudanças climáticas, competição social e uma dieta baseada em carne (já que os nossos ancestrais precisavam caçar seu alimento).

4. Rugas nos tornam mais espertos: qual é o segredo da inteligência dos humanos? Acredite ou não, a resposta pode ser algo tão improvável quanto rugas! Mas não estamos falando dos pés de galinha de sua tia e sim de fissuras cerebrais chamadas de sulcos. Elas ficam no córtex cerebral – região que contém cerca de 100 bilhões de neurônios. Como o cérebro é enrugado ele tem mais superfície em um espaço menor, o que gera a possibilidade de termos mais neurônios mesmo em uma área menor.

5. A maioria das células do cérebro não é de neurônios: aquela história de que usamos apenas 10% da capacidade de nosso cérebro é balela, mas estudos mostram que 10% é o número de células do órgão que são neurônios. Os outros 90% são de glia (que significa cola, em grego). A glia seria um material que une os neurônios, mas estudos recentes mostram que ela pode ser muito mais – elas podem modular o crescimento e o funcionamento das sinapses, além de oferecer proteção para elas.

6. O cérebro é um clube exclusivo: ele também tem seguranças na porta, para que nem todo mundo possa entrar. Células do sistema sanguíneo do cérebro só deixam proteínas e substâncias necessárias entrarem. O problema é que isso não funciona só como proteção. Muitas vezes importantes medicamentos são mantidos fora do cérebro quando deveriam ser absorvidos por ele.

7. O cérebro começa como um tubo: o cérebro começa a crescer cedo. Três semanas após a concepção uma camada de células embrionárias forma o tubo neural. É só no terceiro trimestre de gravidez que o cérebro do feto começa a se parecer com um cérebro normal.

8. O cérebro dos adolescentes não está completamente formado: e não é conversa de pai careta. Parte da atitude rebelde dos adolescentes vem do fato que o cérebro deles ainda está em formação. Algumas mudanças dramáticas acontecem na parte frontal do cérebro, responsável pela opinião e pelas decisões.

9. Eles nunca param de mudar: o cérebro é uma metamorfose não-ambulante. Quando ele alcança a idade adulta ele não para de se desenvolver, por que isso significaria que você não pode fazer mais nenhuma conexão neural –ou seja, não poderia aprender. Como estamos aprendendo todos os dias, o cérebro também muda um pouco todos os dias.

10. Mulheres não são de Vênus e homens não são de Marte: é óbvio. O que queremos dizer é que os cérebros de homens e mulheres não são muito diferentes. Os hormônios de cada organismo afetam o desenvolvimento do cérebro de alguma forma (mulheres são mais sensíveis e homens mais estressados, por exemplo), mas o efeito do sexo no comportamento é muito pequeno – próximo a zero, de acordo com uma análise da Associação dos Psicólogos dos EUA.

Fonte: LiveScience

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

32 Comentários

  1. Nós somos o nosso cérebro. O cérebro é o Senhor que comanda o corpo. Os cinco sentidos, os membros inferiores e superiores, olhos e todos os sistemas do corpo são acessórios que o cérebro utiliza para ser no mundo e se manter vivo. Tudo gira em torno da sobrevivência do cérebro que é a parte mais importante do organismo humano.

    Thumb up 8
    • Não é de todo ruim pensar assim, mas o cérebro não é o Senhor. Ele é apenas uma ferramenta para o Eu (Senhor) usar.

      Thumb up 5
  2. O que faz vocês pensarem que somos além de um cérebro?Emoções,sentimentos,tec.Puros instintos.Não há nada além disso.O cérebro de vocês tenta enganá-los.Ele diz ser imortal que você é um espírito, que é além disso.Mas ti não passa de uma amontoado de átomos.

    Thumb up 15
  3. E ae galeraa fmz total =D
    Cara eu estava me rachando aqui eu viee todoos esses comentarios e sinceramente, eu digo apenas o seguinte que bom que isso é apenas
    “hipoteticamente” pois é tudo perca de tempo, pois o único para fazer definições concretos é próprio criador “Deus”…. Então isso pra basta, não tem nenhum valor, o misterio do Cerebro, vida e bla,bla,bla… Só saberemos no Juizo final se é que ainda tera kkkkkk…
    Eu me divirto com essas pesquisas, nossa e sem falar que um quer saber mais que outro fala serio gente!!

    Thumb up 1
    • Pra quem ta falando q estudar o cerebro e perca DE tempo nao e nao ok . O cerebro e criaçao de Deus sim , mas ele tem mesmo estas funçoes q foram apresentadas , e tudo isso esta ligado tbm a geraçao de sentimentos e sençoes , nao quer dizer q nos nao temos , por favor nao sejam ignorantes, o site esta certo e nao contestem , a nao ser q vc seja muito grandioso a ponto de enfrentar a Deus e a ciencia !

      Thumb up 3
    • Esta foi uma das coisas mais hipócritas que já lí!
      Criei até uma conta aqui no Hype para poder dizer o quanto nós, ser humanos podemos ser ridículos.

      A Ciência prova a existência de Deus? Não…
      Mas ela não prova, da onde veio o Mundo, certo? Ok…
      Agora, você prefere acreditar em algo que não vê, e nunca deixou rastro de existência à acreditar em possíveis eventos de criação do Mundo?

      E só pra te informar, se escreve “Perda de tempo”.

      Thumb up 8
  4. Gostei da informação.
    Aos pensadores:
    Cerebro faz parte da máquina biologica na qual VOCE habita. É muito importante conhece-lo.
    O autor do post falou desta máquina, e não de VOCE. Voce é uma alma criada junto com este seu corpo.
    É certo dizer: Eu tenho um corpo. Eu sou uma alma. “Eu Sou”.
    É errado dizer: Eu tenho uma alma.
    Após ter sido criada, a alma adquire personalidade e individualidade, e tem um nome: seu nome.
    A alma não depende do corpo para existir.
    Formada, passa a ter consciência de si, memória, raciocínio, sentimentos…Se não..:
    Como poderia particpar do julgamento final, após a morte do corpo?
    obs.: Saí do assunto do post apenas para demonstrar
    quando estamos falando do cérebro ou de uma alma. Precisamos entender o quê que vem da alma e causa reações biologicas no corpo, e o inverso.
    Depois que Deus disse; Façamos o Homem a nossa imagem e semelhança, o “eu sou” é a melhor resposta para a pergunta,”o que, e quem é voce”…Ao menos para voce mesmo “sentir-se”.
    obrigado.

    Thumb up 7
  5. DE UMA COISA NINGUEM PODE SE ESQUECER! FOI DEUS QUE FEZ O HOMEM. E QUAO INFINITA GRACA DEU NOME E FINALIDADE A TODOS OS ORGAOS, INCLUSIVE O CEREBRO, E NAO HA NINGUEM SEQUER NESSE MUNDO QUE NAO TENHA INTELECTO, RACIOCINIO, INTELIGENCIA, POR MAIS HUMILDE QUE SEJA A PESSOA OU ATE MESMO ANALFABETA. TODO MUNDO SABE O QUE É CERTO OU ERRADO, POR EX:
    PARA SABER MAIS LEIA A BIBLIA, INCLUSIVE GENESIS, CAPITULO 1 E 2. ONDE TUDO COMEÇOU…

    Thumb up 4
    • affs ,por Deus nao seja ignorantee !

      Thumb up 7
  6. Amigo Wanderson,

    Se ainda pensasse como evolucionista, diria que a “glândula gigante e enrrugada com consistência de manteiga” é o maior grau de complexidade alcançado pela orgânica. Como criacinista posso afirmar-lhe que essa “glândula” que produz endorfinas e sabe-se lá mais o quê, é a assinatura do Criador na infinitesimal faceta de sua Sua criação, nossa Terra.

    Thumb up 0
  7. Será que todas as nossas experiências,nossa personalidade,nossos defeitos e virtudes,o nosso amor sincero por alguém,enfim,sentimentos nobres como o amor seriam apenas limitadas a substâncias produzidas por uma glândula gigante e enrrugada com consistência de manteiga?

    Creio que não…

    Thumb up 3
  8. Gostei, é verdade, talvez procuremos tanto a verdade e explicações que acabemos chegando na insanidade.
    Mais não são as respostas que nos impulsionam, são as perguntas, isso que acho legal da evolução.
    Então independente aonde cheguemos o que conta é o que deixamos pra trás.
    Adoro o site, parabéns!!

    Thumb up 7
  9. Sem querer parecer evolucionista:
    1-Cérebros de peixes a pequenos anfíbios
    Economia de energia (sossego, paz) e Reação rápida (susto).
    2-Cérebros de répteis a pequenos pássaros
    Reconhecimento mútuo (aconchego) e mais os dois anteriores.
    3-Cérebros de pequenos e grandes predadores homeotérmicos:
    Territorialismo (bravura, egoísmo) e mais os três anteriores.
    4-Cérebros de grandes herbívoros e mamíferos graciosos:
    Expressão vocal (conversas) e mais os quatro anteriores.
    5-Cérebros de grandes predadores gregários:
    Estratégia (matemática básica) e mais os cinco anteriores.

    Embora estes seis grupos zoológicos possam incluir quase todo cérebro, inclusive e de muitos dos que se dizem deuses, é preciso lembrar que falamos de consciência.
    6-Cérebros de humanos:
    Consciência (capacidade de reflexão) e mais os seis anteriores.
    ?-Cérebros de grandes humanos:
    Transcendência (capacidade de saber-se) e mais os sete anteriores.

    Leiam o capítulo 9 do livro bíblico de Eclesiastes sem a presunção de é algo muito antigo aliás , leiam a Bíblia toda assim. A religião e a ciência sinceras não se contradizem, só enriquecem a conversa com diferentes pontos de vista. Transcendem-se para alcançar a Economia de energia que nos organismos mais complexos da terra (dos cordados cerebrados aos impérios multinacionais) caracteriza a satisfação. Transcendamos-nos, pois!

    Thumb up 3
  10. A principal diferença dos homens anteriores ao século XXI é que eles tinham realmente no que pensar, os atuais cairam no comodismo e isto pode gerar problemas para a evolução, a maioria das invenções, hoje não são realmente grandes conquistas revolucionarias, são apenas invenções que podiriamos viver sem tranquilamente (futeis), a maior preocupação hoje é fazer o minimo de esforço possível. Não é atoa que a civilização atual esta caminhando para a insanidade.

    Thumb up 3
  11. Alexia, concordo com sua observação.

    Acredito, contudo, que o autor da matéria se referiu aos casos no sentido “macro”. Ou seja, a formação do cérebro na adolescência é incompleta pois o mesmo ainda terá (talvez) muitas mudanças físicas (tamanho e forma do cérebro) e neurológicas.

    Já, quando adulto, há mudança nas sinapses e, conforme o artigo, “o cérebro também muda um pouco todos os dias”.

    Estranho né… mas acho que a explicação é semelhante a uma árvore. A adolescência seria quando a planta está crescendo, e na fase adulta, ela continua mudando um pouquinho, mas já tem (normalmente) um tronco definido.

    … Serve a comparação? xD

    Um abraço!

    Thumb up 4
  12. Ahn… Achei estranho: ” O cérebro dos adolescentes não está completamente formado”. Maas… “Eles nunca param de mudar”.

    Ou seja, com que fundamento dizem que ainda está se formado, se vive em constante mudança? Se muda – no caso, se desenvolve -, é porque ainda tem coisa a ser acrescentada. Alguém explica?

    Thumb up 2
  13. Vai Wesley, fica tentando dar uma de bom falando o que nao sabe, apenas mudando algumas palavras do artigo para dizer que tem informacao, os teus ancestrais evoluiram tanto que chegaram a extrema raca de metro sei la o que…estude um pouco antes de falar bobagem….

    Thumb up 1
  14. vcs estai de sacabagen neh?? nao sabem o q sao metrossexuais?? tao de sacanagem

    mas em todo caso.. metrossexual é o homem q tem cuidados femininos (tira unha, raspa os pelos, etc)

    Thumb up 0
  15. São 86 bilhões de neurônios. O pessoal que trabalha com neurociências contou e divulgou o resultado no ano passado (se não me engano).

    Thumb up 1
  16. METROXESSUAL (foi o que ele digitou)
    Por favor me expliquem….
    Que diabos isso significa?

    Thumb up 1
  17. Esta de Metrosexual deixou-me muito curioso!!! Concerteza se estão referindo ao sexo masculino… mas com um metro???
    15cm já bastante bom para um bom desdempenho, acho eu, mas se é que existe alguém possuidor de um orgão desse tamanho, vai ter problemas sérios concerteza…

    Thumb up 0
  18. Metrosexual… HAuhAuUuAHuuAuuauhAUhAUahAUhuAHuhAUhuaHuhAuhuAHuhAUhuaHuhAUhaUhuhaUhAUhuaHuhaUhuaHuhAUhuAHuhauhAhAUhuaHuhAhuAHuhauhAuhaUhAUhAUhUAHuAHuHAuhAUhUAhuaHuhAuhAUh

    Vai… peito liso!

    Sério… é possível sim que homens do passado fossem até mais inteligentes do que os de hoje. Não nos esqueçamos que essa é a era “pós Idade-Média”. Penso que estamos recomeçando de lá, e não dos sumérios.

    Outra coisa. O Dilúvio é senso-comum. Não pode ser experimentado, mas com certeza não pode ser negado, diante de tantas evidências (quem discorda, por favor, pesquise antes de responder). Acredito que há uma possibilidade sim, de o homem de hoje ser menos evoluído em alguns aspectos do que aqueles “ante-diluvianos”. Talvez os achados de cérebro grande sejam deles.

    De qualquer forma, mudanças são mudanças. Penso que nossa sociedade, do jeito que está indo, tende a ficar mais burra, sendo que poucos evoluem mentalmente, que são aqueles que pesquisam, pensam, e agem pensando.

    Exemplos. A maioria das pessoas hoje cada vez mais:
    - Só usa calculadora, não consegue calcular nada de cabeça.
    - Não gosta e nem entende um texto mais completo, precisa ser ou sintetizado ou uma resenha.
    - Não sabe sobreviver, se precisar.
    - Está cada vez mais emocional, tendendo às depressões e estresses, ao contrário do que deveria ser.
    - Estuda, e não aprende. Vide várias pessoas que converso e sequer lembram de alguma matéria que estudamos.
    - Não estuda, e passa.
    - É consumidora, e não inovadora.
    - É influenciada e guiada pelos empresários, mídia, governo (eles pegaram a idéia a muito tempo!), e nem mesmo têm força para resistir-lhes.

    Ahhh, tá bom já! Como disse, é tudo hipotético! Mas metrosexual não, por favor! HAuhauhUHAaHUhuhAuh

    Um abraço!

    Thumb up 3
  19. Ah tá! Ok então…

    Mas há quem diga – baseado no consumo de energia, seletividade de substâncias, centralidade e exclusividade – q o cérebro seria uma espécie de parasita…

    Talvez algum tipo de endossimbiose, que é a teoria mais aceita para a origem de outra estrutura – essa a nível celular – a mitocôndria. Ela recebe das células q as abrigam oxigênio e glicose e, por sua vez, devolve a elas ATP´s. (Um grande negócio para ambos!)

    No caso do cérebro, ele consome oxigênio e nutrientes e nós dá pensamentos, memória, controle funções vitais, fala, emoções… (Tb é um grande negócio!)

    Thumb up 1
  20. A voracidade do esfomeado cérebro humano é tão grande, que ele chega a consumir 1/2 do oxigênio e dos nutrientes que ingerimos. O cérebro humano pesar de 1/20 a 1/50 do peso total do corpo adulto (cerca de 1,5 quilos), e poder no futuro vim a se tornar ainda mais sofisticado, pois o cérebro humano ainda está em evolução.

    A capacidade craniana do homem das cavernas, que seria cerca de 500 mililitros, foi aumentando e chegou à capacidade atual do moderno homem METROXESSUAL de hoje, que tem um cérebro de 1400 mililitros.

    Thumb up 3

Envie um comentário

Leia o post anterior:
george_clooney_01
Dica: homens com vozes monótonas são irresistíveis

Como exemplo do tipo...

Fechar