Pesquisadores conseguem ler pensamentos de voluntários

Por , em 30.09.2009

ler pensamentos
Os pesquisadores escanearam várias regiões do cérebro para descobrir qual imagem que os voluntários estavam enxergando.

Ainda falta muito para que seja possível realmente ler e ver pensamentos, mas um estudo realizado na Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, leva a pesquisa nesse campo a um novo nível que levará um dia a máquinas que escrevem tudo o que pensamos. Os pesquisadores utilizaram imagens de ressonância magnética para observar a atividade mental de voluntários e tentar interpretar seus pensamentos.

Um estudo anterior já tinha sido feito de um modo parecido com este. Jack Gallant, neurocientista que fez a nova pesquisa, explica que o estudo anterior era diferente pois tinha um número limitado de imagens para os participantes pensarem. Os participantes do estudo viam uma série de imagens mostradas pelos pesquisadores, e depois os cientistas observavam as imagens da ressonância magnética do movimento do cérebro dos participantes tentando descobrir sobre qual das imagens ele estava pensando. “Seria como o truque de um mágico, quando ele descobre qual carta você está segurando”, explica Gallant. “O mágico sabe exatamente quais cartas você pode ter visto”, diz.

ler pensamentos
O sistema utilizou probabilidades matemáticas para coincidir as imagens do escaneamento com uma imagem específica em um banco de dados com 6 milhões de imagens. Apesar de alguns pequenos erros o sistema conseguiu coincidir as imagens da coluna da direita com as da esquerda com excelente precisão, mostrando um grande avanço na “leitura” da mente.

O novo estudo abrange a análise para partes do cérebro utilizadas para classificações mais gerais, como “pessoa”, “carro” ou “edifício”, por exemplo. Utilizando matemática de probabilidades, os pesquisadores desenvolveram uma base de 6 milhões de resultados possíveis e as novas ressonâncias magnéticas foram ajustadas para “mostrarem” uma imagem que correspondesse ao que a pessoa estava pensando. “No novo estudo, a carta podia ser uma fotografia de qualquer coisa no universo, e o mágico tem que descobrir o que é”, afirma Gallant.

A pesquisa permitiu a criação de uma ideia geral do pensamento dos participantes do experimento, mas ainda não é possível criar uma imagem perfeita do que a pessoa está vendo. Isso acontece porque a imagem da ressonância magnética aglomera milhões de neurônios em blocos únicos. Este problema pode ser resolvido ao utilizar aparelhos de imagens mais avançados, como eletroencefalograma ou escaneamentos com laser, que melhorariam a fidelidade da informação que passa no cérebro.

Resolvendo estes problemas, Gallant afirma que em algumas décadas pode ser possível utilizar algoritmos para decodificar mais coisas, e não só a visão. “Em teoria, poderíamos analisar discursos internos. A pessoa pode falar com ela mesma, e seu pensamento sair em uma máquina”, afirma o pesquisador. [Daily Tech]

25 comentários

  • Safira Cris:

    Meu sonho é ainda vê uma maquina capaz de transmiti para o papel como uma impressora todas as imagens que estamos visualizando em nossas mentes, por que o cérebro humano é capaz de criar muitas coisas que não conseguimos passar com perfeição para o papel, e se isso se torna realidade imagine o que podemos criar?

    • Pinkie:

      Sim, é vdd mas imagina se as pessoas pudessem ler a mente dos outros? Iam descobrir de quem ela gosta por exemplo, aí pronto kkkk

  • Fernando”:

    gente isso e facil
    eu nao sei mais to aprendendo
    vc faz o sequinte deixe sua mente fzia sem nd tente olhar para parede meditar como os budistas depois tente com o cachorro pq ele sao mais faceis e muito treino e isso procure mais em outros sites que vcs vão achar

  • taina:

    voces sao muitos bons nesse ramo em !!!

  • gia:

    nao existe isso so deus consegue

  • edward:

    eu tambem queria aprender eu tenho uma loja de peças de moto posso pagar muito bem para quem me ensinar

  • anonimo:

    Eu quero aprender aler mentes!É o que eu quero muito!!!!!!!!!Mas eu não acho em lugar nenhum!Por favor!Alguem me ajuda!!!!!

  • Paulo Cesar Araujo:

    Olá! Eu sou o Paulo Cesar de Araujo,tudo bém com voceis!!?? O que eu gostaria desaber é como que eu posso conesgir comprar um aparelho desses para proteger a mim e também a minha familia toda de certos tipos de pessoas que dizem ser nossos amigos e quando descobrimos. Descobrimos que elas estavam mesmo é querendo passar a perna na gente ou algo muito mais grave que ainda não sabemos. Eu posso saber aonde posso encontrar esse aparelho para eu poder comprar ?? Mande aluga resposta para o meu email:[email protected] porque eu vou correndo comprar um aparelho desses se voceis me dizer aonde localizar e comprar!!

    • Paulo Cesar Araujo:

      O mais rápido possivel !!!!????? Eu quero comprar um desses !!!???

    • Fabiano Machado – fsm1982:

      Nao fale bobagem… Isso nao esta a venda em lugar nenhum.
      Use detector de mentiras por stress vocalico, e mais facil e isso esta a venda.

      O restante, esqueca nao existe equipamento, aquilo ali encima e uma pesquisa apenas. O equipamento que citei nao esta a venda e so Governos podem ter acesso.

      Ate logo.

  • Como ler pensamentos: Uma abordagem cética « Theoretical Something’s blog:

    […] no cérebro humano. Ao leitor interessado nestas abordagens específicas, recomendamos este e este link, respectivamente. Focaremos nos processos indiretos de leitura do pensamento, ou seja, […]

  • Fabiano Machado – fsm1982:

    A Policia Federal Brasileira e algumas agências secretas no mundo todo já tem essa arma.

    Tenho contato com essa arma a 10 anos já, você sabe exatamente o que uma pensa, o que ela vê, algumas sensações, escuta a voz dela sem precisar de rádio, faz ela sentir dor e tremores e dificuldade de respirar. Pode também controlar movimentos e dar ideias de fazer coisas que você não quer (do tipo virar a direita em vez de seguir reto).

    Alguns espamos também, como tremer, largar algo, tossir e espirrar.

    Fiz um relatório e entreguei a algumas autoridades, tem 22 páginas aproximadamente.

    As defesas é elevar serotonina com caminhadas e corridas, dormir bem a noite e evitar excesso de cafeína ou álcool.

    Os pensamentos continuam sendo lidos, mas você cria resistência e consegue diferenciar uma ordem dada diretamente da sua vontade individual.

  • bruno gama:

    eu sei que hj é mto dificio saber essa tecnica + no futuro tudo vai ser + facio as pessoa vão aprender essa tecnica eu só espero q eles cuiden de nosso mundo

  • Maria da Conceição:

    Constatemente eu consigo ler os pensamentos dos outros, e isto me deixa intrigada, não consigo entender o porquê, vc pode me explicar o que acontece comigo.Recentemente eu estava na janela no meu aptº e passou um rapaz numa bicicleta e me veio na mente, ele vai assaltar a garagem do lado, e com mais ou menos uns cinco minutos, escutei a gritaria e o corre corre, pega ladrão, fiquei pensativa e não sei porquê é que eu sabia de isto iria acontecer naquele momento, enfim são tsntos os casos que não dar para relatar tudo aqui, mas isto me deixa sem resposta.

  • laura:

    eu acho muito legal ler mentes por que nos podes saber o que os outros estao pensando de nos 🙂
    me ensinam a ler mentes

  • raziel:

    pega um pau de macarrao e da na cabeça dele ate sair os miolos pra fora se não conseguir ler com certeza ele vai falar no que ele ta pensando

  • JOYCE:

    COMO EU POSSO LER PENSAMENTOS E MENTE DE PESSOAS EU GOSTARIA DE APRENDER OBRIGADO POR FAVOR ME FALAR

    • gia:

      é só você ver uma pessoa abrir bem os olhos e ver o que ela esta pensando

  • celino menezes:

    Realmente a ciência esta avançando e não só será possível ler pensamentos mas tambem transmitir mensagens através de ondas eletromagneticas para o cérebro, tudo no futuro será apenas uma questão de tempo!

  • Andreia:

    Pois eu acho fantástico!!!

  • Mecholsky:

    Para edijane
    HAHAHAHAHA, é melhor você trocar de marido, ou treinar seu cérebro! Isto é só uma pesquisa!!!
    KBÇOOOONA!!!

  • Dinho:

    ItaloXM,
    perfeito o q escreveu!

  • ItaloXM:

    Caro Renato, você se enganou…já estamos no inferno. A única coisa que resta é tentar melhorar isto antes da morte.

  • edijane da silva santos:

    é otimo .amei
    como faço caso queira ler o pensamento de alguns tipo do meu esposo. por favor mande resposta. vou agradecer de mais

  • Renato:

    E não mais haverá necessidade da morte. Chegaremos ao inferno em vida.

Deixe seu comentário!