10 Fatos sobre gatos que você provavelmente não sabia

Publicado em 25.08.2011

Bonitinhos, fofinhos, misteriosos e taciturnos. Os gatos possuem muitos admiradores, porém seu jeito misterioso de ser não é uma unanimidade. São conhecidos por sua beleza e arrogância, além de, claro, sua capacidade de inspirar incontáveis e-mails com apresentações em power point​​. Dúvidas sobre seu felino favorito? Conheça as 10 coisas que você não sabia sobre eles:

1 – Gatos ganham de cachorros…

… Ao menos em números absolutos e nos Estados Unidos. Segundo a Associação Médica Veterinária Americana, havia cerca de 81,7 milhões de gatos nos domicílios dos EUA em 2007, em comparação com 72,1 milhões de cães. Isso significa que pouco mais de 32% das casas estadunidenses possuem um gato, e cada domicílio tem, em média, pelo menos dois bichanos. No Brasil, porém, os cães ainda dominam, com 27 milhões contra 12 milhões de gatos, segundo dados do IBGE.

A propósito, cães e gatos podem viver juntos sem causar histeria em massa. Um estudo publicado em 2008 descobriu que se os cães e gatos se conhecem quando o felino tem menos de 6 meses de idade, e o cão menos de um ano, as duas espécies podem conviver em paz.

O estudo diz que confrontos entre diferentes espécies pode ser nada mais que uma falha de comunicação. Os outros animais não entendem os olhares desconfiados dos gatos ou a submissão dos cães, por exemplo. Entretanto, se os bichos se conhecerem desde pequenos, eles passam a entender uns aos outros, afirmam os pesquisadores, quase como se fossem bilíngues.

2 – Gatos são bebedores peculiares

Quando você assistir a um gato tomando água ou leite, saiba que está assistindo a um processo delicado. Em vez de simplesmente “escavar” o líquido para a boca, como os cães fazem, o gato toca a ponta da língua na superfície do líquido, criando uma coluna que se estende quando ele puxa a língua para trás. Logo antes de a gravidade superar o movimento ascendente da língua do gato, enviando o líquido de volta para baixo, o felino fecha seu maxilar, capturando o gole.

Em cada um desses processos, os gatos domésticos engolem cerca de 0,1 mililitros de líquido. Com quatro lambidas por segundo, eles conseguem beber cinco colheres de chá (24 ml) a cada minuto.

3 – Gatos têm um pênis perigoso

Os gatos possuem uma característica curiosa em seus órgãos genitais: centenas de espinhos. Ninguém sabe ao certo para que servem esses espinhas de milímetros de comprimento. Especula-se que eles possam melhorar o estímulo sexual para o macho ou talvez evitar que o pênis escorregue para fora da vagina da fêmea durante a ejaculação. De acordo com um estudo de 1967, as gatas só ovulam após a estimulação genital, então é possível que as espinhas penianas desempenhem um papel importante no sentido de garantir a ovulação.

Gatos machos castrados cedo, entretanto, geralmente não desenvolvem os espinhos no pênis. Isso porque os espinhos crescem em resposta aos hormônios masculinos. Quando um gato é castrado, seus níveis de androgênios despencam e os espinhos ou não se desenvolvem ou se retraem.

4 – Gatos são propensos a engordar

Os seres humanos não são a única espécie com problemas com a balança – Garfield que o diga. Nossos animais de estimação estão ficando cada vez mais gordos. Cerca de 54% dos cães e gatos domésticos estadunidenses estão com sobrepeso ou são obesos. Em números brutos, são cerca de 50 milhões de gatos rechonchudos.

A maioria dos gatos que vivem em ambientes fechados fazem pouca atividade aeróbica, o que significa que eles precisam de muito pouco em termos de calorias. Um gato de 4,5 quilos, por exemplo, necessita de apenas cerca de 180 a 200 calorias por dia. A obesidade chega quando os felinos ingerem bem mais do que isso. Uma porção da comida para gatos da marca Friskies, por exemplo, possui 381 calorias.

5 – Gatos podem ser menos inteligentes que cachorros…

Apesar de sua fama e pose de superior, os gatos podem ser mais “burros” do que os cães. Um estudo de 2010 concluiu que as espécies sociais como os cães têm experimentado um crescimento maior do cérebro ao longo dos últimos 60 milhões de anos, em comparação com animais solitários como os gatos.

Um artigo do ano anterior já havia confrontado a inteligência felina com a canina – com vitória dos cachorros. Os cães se mostraram mais inteligentes em alguns campos, enquanto os gatos dominaram outras áreas, mas o desempate veio a favor do animal mais útil para o homem. Dado que tudo que um gato faz é caçar passarinhos e cães podem farejar drogas, resgatar alpinistas perdidos e até mesmo diagnosticar câncer, os cães foram declarados os mais inteligentes das duas espécies.

Porém, alguns podem argumentar que passar a vida relaxando ao sol (com intervalos ocasionais para correr atrás de ratos) é um tipo próprio de inteligência.

6 – …Mas isso não significa que gatos são burros

Os cães podem ter mais uma vida social mais ativa, mas não subestime o cérebro felino. Ano passado, pesquisadores flagraram um gato selvagem imitando o som emitido por um pequeno macaco para chamar a atenção da presa.

O gato-maracajá, um parente muito próximo da jaguatirica, que habia a Amazônia, já foi visto fazendo barulhos de macaco perto de um grupo desses animais. Quando os micos se aproximaram para investigar o som, o gato-maracajá tentou uma emboscada. Neste caso, um dos macacos percebeu a artimanha felina e salvou os outros animais com um grito de alerta. Apesar disso, a observação sugere que os gatos selvagens podem ser ainda astutos do que pensamos.

7 – Gatos têm uma péssima memória

Os gatos se lembram de obstáculos em seu ambiente por cerca de 10 minutos, de acordo com um estudo de 2007. Além do mais, os gatos têm uma memória muscular melhor do que visual.

Quando os cientistas impediram o movimento de gatos domésticos após as suas pernas dianteiras terem superado um obstáculo, mas antes que levantassem as pernas de trás, os felinos só se lembraram que teriam de superar o obstáculo novamente nos dez minutos seguintes. Quando os gatos viam o obstáculo, mas estavam distraídos com a interrupção dos pesquisadores, eles esqueciam do obstáculo.

8 – Gatos controlam a sua mente

É verdade, donos de gatos: seu bichano está no comando. Alguns gatos têm aperfeiçoado um ronronar agudo infalível aos ouvidos humanos. Um estudo de 2009 descobriu que os humanos consideram essa mistura de alegria e agressividade difícil de ignorar. Os gatos tendem a usar esse recurso quando querem comida, e seus proprietários recebem a mensagem e atendem ao pedido dos bichanos. Quem tem gato em casa sabe do que eu estou falando, certo?

9 – Os parasitas dos gatos também controlam sua mente

Um parasita que se reproduz em gatos tem a capacidade de manipular animais – incluindo os seres humanos. O protozoário Toxoplasma gondii é um mestre controlador de mentes. Ele infecta os ratos e os faz agir imprudentemente e ir para lugares onde provavelmente sejam capturados por gatos. E é exatamente isso que o parasita quer, já que ele só pode se reproduzir no estômago dos felinos.

Mas o controle mental exercido pelo Toxoplasma gondii também se estende aos seres humanos: pessoas que vivem em países com altas taxas de infecção pelo parasita apresentaram maior probabilidade de ser neuróticos do que pessoas que vivem em áreas onde as taxas de infecção são baixas. Neuroticismo é um traço de personalidade caracterizado pela ansiedade e insegurança. Se muitas pessoas são infectadas (provavelmente através do contato com gatos), os cientistas especulam que é possível que o T. gondii possa mudar o comportamento de culturas inteiras. Sempre lave as mãos depois de acariciar seu bichano.

10 – O aquecimento global pode significar mais gatinhos

De todas as possíveis consequências das alterações climáticas, esta é provavelmente a mais fofinha: temperaturas mais quentes e invernos mais curtos podem levar a períodos mais longos de procriação para os gatos. Com isso, mais gatinhos viriam ao mundo. Porém, isso infelizmente pode não ser uma coisa boa.

Em 2007, a organização de adoção de animais de estimação Across America avisou que cada vez mais e mais gatinhos aparecem em abrigos em todos os Estados Unidos, uma tendência atribuída aos verões mais longos. Uma vez que os gatos são procriadores de tempo quente, invernos mais curtos significam um intervalo menor entre as ninhadas. A solução é simples, de acordo com a organização: castre seu gato e contribua para o controle da superpopulação de gatinhos, independentemente da temperatura que faz lá fora. [LiveScience]

Autor: Bruno Calzavara

Bruno Calzavara é recém-formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e está de volta à equipe do Hype após dois anos. Adora todos os esportes, exceto futebol. Gosta de chocolate e de sorvete, mas não de sorvete de chocolate.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

100 Comentários

  1. Sim, as espículas presentes no pênis do gato são para induzir a ovulação nas fêmeas.

    E a ingestão dos oócitos de Toxoplasma se da quando você limpa a caixa de areia sem higiene (uso da pazinha ou de preferência de luvas) e acaba tendo contato com as fezes, ou ingerindo alimento contaminado.
    O pelo do animal não está contaminado. O gato positivo libera pelas fezes, apenas.

    Thumb up 42
  2. tenho 2 gatos um siames e outro vira lata amo mt os dois principalmente o vira lata q adotei slash.,,.. eles sao mais inteligentes do que eu pedem tudo ir ao banheiro comer beber ,..e realmente passam menssagens para o cerebro entendo tudo o que querem … sao animais exelentes e mt inteligentes

    Thumb up 10
  3. Me desculpe, mas tenho que discordar dos “10 fatos sobre gatos que você não sabia.”
    1- gatos e cães podem ter uma boa convivência independentemente da idade dos dois. Há muitos relatos sobre convivência de cães e gatos de diferentes idades em boa harmonia. Por experiência própria, criei uma Rottweiler de um ano e meio que convivia normalmente com gatos de menos de dois meses. Se não acredita nisso, procure informações sobre “O encantador de cães” e veja que é possível manter uma boa convivência entre os dois animais.
    2-Você esqueceu de mencionar que os “espinhos” encontrados no pênis do bichano servem para alguma coisa sim, após a ejaculação estes mesmos “espinhos” se abrem provocando um rasgo na vagina da fêmea impedindo assim que ela tenha relações com outros gatos. O gato macho não quer outros gatos em seu território e quer garantir que sejam SUAS crias.
    3- Gatos não são menos inteligentes que cães e não possuem memória curta. Se fosse por isso, os meus não me reconheceriam quando volto de viagem. Mas isso não se trata somente de minhas experiências, é comprovado cientificamente!
    4-Gatos não controlam a mente de ninguém. Aliás, não ronronam somente quando querem comida. São extremamente carinhosos e espertos. Por isso ronronam, para demonstrar o afeto
    5-É realmente necessário lavar as mãos depois de brincar com seu bichano? Eu só garanto que um celular, tablet ou teclado de computador tem mais micróbios e parasitas do que a pele de um animal.
    Por fim, francamente, pergunto ao autor de tais falácias se ele realmente pesquisou sobre gatos com veterinários qualificados, biólogos, pesquisadores e até revistas ou livros que falem sobre bichanos.
    Fiquei insatisfeita com a publicação. São meras falácias sem comprovação alguma. Parece até que o autor não pesquisou nada a respeito dos bichanos ou a convivência dos mesmos com outros animais.
    É uma lástima ver algo assim publicado em um site como Hypescience. Acompanho o site e particularmente gosto muito dele. Mas jamais aceitaria uma publicação como esta (se fosse moderadora ou algo do tipo).
    Quero lembrar ao autor das “10 falácias sobre gatos que publiquei no Hypescience” que antes de fazer um artigo ou qualquer coisa, pesquise SERIAMENTE E A FUNDO para não sofrer tamanha humilhação em rede social.

    Thumb up 49
    • sim, gatos são menos inteligentes do que cães, várias pesquisas comprovam isso.

      Thumb up 6
    • possuem mais? pode ser, mas onde no texto sugere que SÓ se deve lavar as mãos depois de encostar neles?

      Thumb up 4
  4. Caramba é incrivel ler os comentarios e notar como as pessoas sao intolerantes com qualquer coisa que va de encontro ao que as proprias acreditam. E o mais irritante ainda é ver pessoas achando que sua experiencia pessoal é mais valida do que estudos controlados e normatizados afim de obter um generalização aproximada da especie, se alguns aqui tivessem ideia do que é generalização, iriam poupar-se do infortunio de citar o caso do seu gato isolado.

    Thumb up 8
  5. Pois. Não gostei. Crio gatos a quase 10 anos e nunca tive mudanças de comportamentos. Gato é muito legal. Inclusive pra fazer carinho.

    Thumb up 14
  6. Tenho 3 gatos. Nenhum deles ronrona quando quer comida. Demonstram a fome se posicionando em frente ao armário onde guardo a ração. Só isso.

    Uma das gatas eu adotei, era da rua. No começo brigava com meus dois cachorros. Agora convivem em paz.

    Tive vários gatos e cães a vida toda e vejo que o tipo de criação é muito mais determinante no comportamento do gato do que esses preconceitos já cristalizados por pessoas que nunca tiveram gatos ou que nunca tiveram paciência o suficiente pra criá-los.

    Thumb up 91
  7. meu gatinho dorme junto com minha cachorra, e eles NUNCA brigaram, pelo contrário, eles brincam juntos, dormem juntos, comem juntos…os gatos são bichos incompreendidos, eles só querem carinho! qdo eu começo a fazer carinho no meu ele não quer mais que eu pare, mas sem ficar pulando e latindo irritantemente como os cachorros! diga sim aos gatos!! :D

    Thumb up 49
  8. Só no ano passado os pesquisadores descobriram que gatos selvagens imitam macacos pra atraí-los????

    Já tive 2 gatos vira-latas que faziam exatamente isso pra atrais os saguis que frequentavam as árvores do quintal de casa.

    Eles imitavam muito mal, mas tentavam……era interessante ver a boca deles tremendo com um chiado quase inaudível enquanto fixavam os olhos nos símios, que nem davam bola…kkkk

    Pra quem não sabe, a onça e o guepardo também imitam o pio de aves com o mesmo objetivo.

    Thumb up 37
    • Só sei que gato nenhum nunca avançou contra mim, nem me mordeu, fora uns arranhões de leve de brincadeira, e tb nunca me acordou cedo com barulho nem tirou meu sono. Qto ao parasita manipulador de mentes fiquei sabendo agora.

      Thumb up 3
  9. 3– Gatos têm um pênis perigoso
    Agora sei porque as gatas gritam tanto na hora do sexo.
    7– Gatos têm uma péssima memória
    Pelo que percebi, o resultado do teste feito pelos cientistas pode ter demonstrado a capacidade que os gatos tem em termos de concentração, onde o gato focaliza o principal objetivo ou o que mais lhe incomoda, controlando as distrações. É algo que podemos levar em consideração, tendo em vista a forma como eles caçam.

    Thumb up 12
  10. Cara, tu respondeu praticamente a todos os comentarios de todo mundo, se achando o dono da verdade e tu quer falar de “idólatras”? conte-me mais sobre isso.

    Thumb up 9
    • As pessoas mais queridas que eu conheço tem Gatos em casa e são pessoas amavéis e determinadas, seu argumento é infantil e chucro

      Thumb up 109
  11. No texto deu à entender que toxoplasmose é transmitida via contato com os gatos,principalmente na hora que foi recomendado que os donos de gatos lavem as mãos. A toxoplasmose só é transmitida para humanos se a pessoa COMER as fezes dos animais. Os donos de gatos devem lavar as mãos por inúmeros outros motivos,não por correr o risco de transmissão da toxoplasmose. Esse site não tem NADA de científico,nada mesmo. Um monte de posts citando pesquisas mas raramente o link é fornecido. Pessoas,cuidado com a pseudo ciência informada aqui.

    Thumb up 58
    • Justamente isso.

      Os gatos NÃO são os principais transmissores. Isso por que:
      1. Nem todo gato tem.
      2. Se tiver, ocorre somente UMA VEZ em toda a vida do animal num período de 15 dias..
      3. A pessoa só adquire a doença se, e somente se, tiver contato com as fezes do animal expostas no mínimo há três dias no ambiente. Ou seja, o gato fez a caca e você demora três dias pra limpar e depois não lava as mãos, consequentemente as levará até a boca quando for comer, por exemplo. E aí sim contrairá a doença. Pegar, ter contato com o pelo, saliva, arranhões NÃO transmitirá.
      4. Isso vale pra qualquer pessoa; grávida ou não!!! O fato das grávidas é por que há o bebê. Só! Mas a forma de transmissão é a mesma. O bebê não vai atrair telepaticamente o Toxoplasma ¬¬
      5. É quase 100% que o contágio seja por ingestão de verduras mal lavadas ou carne mal passadas. Ou ainda pessoas que mexem na terra e não lavam as mão. Gatos defecam e urinam na terra. E, como já foi dito, as fezes três dias expostas expelem “o bichinho”.
      6. Traduzindo e resumindo: Pode-se dizer que se pega a toxoplasmose através do gato se a pessoa comer o cocô dele ^^

      Thumb up 4
  12. Será que o ato de escrever um texto inteiro com o capslock ativado não seria um sintoma dessas “pessoas patológicas”?? Vc tem razão, os ambientes na net hoje em dia talvez estejam infectados por essas pessoas problemáticas e despreparadas que não sabem usar um teclado.

    Thumb up 17
  13. Moço, eu trabalho no IBGE, e nunca fizemos “censo” de animais, como mostrado no item um… perguntei aos meus colegas e eles tbm disseram não saber dessa pesquisa não… nós do ibge nunca pesquisamos isso, esse dado está ERRADO.
    Mas claro, se tiver o link da pesquisa usada, por favor, me mande.

    Thumb up 78
    • “No Brasil, porém, os cães ainda dominam, com 27 milhões contra 12 milhões de gatos, segundo dados do IBGE.” tá no texto e q por algum motivo esta com um traço ,mas se a informação não é verdade deveria ter sido tirado do texto

      Thumb up 4
    • é por que cuidaram melhor deles do que de você?

      Thumb up 40
  14. Eu amo gatos, adorei o item “8″, seii ainda muito mais sobre eles e acredito em elementais.
    Não me julgo mais nem menos que ninguém e tenho uma excelente formação acadêmica.
    Respeito outras concepções e gente que não acredita em nada.
    Agora vir a um blog para polemizar… não está com anda!
    É sinônimo de infantilidade.
    Felizmente isso passará, um dia :)

    Thumb up 53
  15. Desde minha infancia tive gatos e cachorros, quando davam cria minhas gatas e cadelas acreditem permitiam a troca das mamadas… não sei se isto fazia bem, mas ainda criança achava isto lindo pq quando os bebezinhos queriam mamar, podia ser mamãe gata ou cadela amamentava.Davam-se super bem.

    Thumb up 44
  16. Adorei esse site e não sabia de nada disto!! tenho 4 gatos filhotes e uma gata que é mãe deles!! adoro gatos!! e nunca vou parar de gostar!!

    Thumb up 36
  17. Tenho 3 gatos e adoro eles mas acho q a unica coisas q eu realmente nao sabia é dos paralitas manipuladorers d mentes (OH MY!)

    Thumb up 24
  18. Tenho 5 gatos, 4 cadelas e 30 galinhas com galos, amo a natureza flora e fauna que o nosso Criador fez.

    Thumb up 40
    • E com requintes de crueldade..

      Thumb up 25
  19. Queridos, cada um tem seus gosots e afinidades. Tenho um cão foférrimo que amo (um dálmata ) e tenho o Ulisses, um gato morto de preguiça. Amo os 2. Eles são totalmente diferentes um do outro (óbvio já q não são da mesma espécie) e não há sentido em comparar, né. Discutir, com educação é ótimo, mas respeitar a opinião alheia é bem mais legal, certo?

    Thumb up 53
  20. Sei que insistir nessa questão faz mudar um pouco o foco da discussão mas, Sílvio, poderia pedir a um de seus elementais QUE ME DOBREM UM DEDO!?

    Thumb up 5
    • Gente, fala sério (sério mesmo)! Alguém aí pode me mandar alguma matéria científica sobre a existência de tais criaturas? Mesmo que seja no campo da criptozoologia!

      Thumb up 13
  21. Gente gosto nao se discute, eu amo gatos alias tenho um terrivel em casa se chama Mario, gosto tambem de cachorros mas sao bagunçeiros demais os gatos sao mais organizados, sao lindos e simplesmente sao diferentes no comportamento amo os dois os gatos os cachorros,cada um com seu jeitinho….

    Thumb up 24
  22. Reportagem péssima, escrita por alguém que não gosta de gato. Nível de inteligência menor ??? Como pode ser menos inteligente se tem mais neurônios e conexões ?? Doença ???

    Thumb up 37
    • Desculpe , não costumo perder tempo neste tipo de questionamentos , mas ha um erro gritante na sua conclusão sobre ( Um felino JAMAIS terá um olhar tão expressivo quanto um cão) Quem convive com felinos sabe o quanto estes são expessivos e amorosos e igualmente vertem lágimas sob extrema pressão, assim como elefantes ,girafas , cães e tantos outros animais . Concordo que os animais domesticos assimilam um pouco da personalidade de seus donos , mas cada qual tem seus atrativos . Como em tudo , os maiores problemas são causados pelos seres humanos .

      Thumb up 54
    • Concordo com você. A maioria esmagadora os animais que vejo com problemas comportamentais, sejam gatos ou até mesmo cães, a causa se origina em seus Humanos. O animal reflete o estado emocional e as neuroses de seus donos. A Propósito, sou apaixonada por meu Gatão, ele não controla minha mente, mas meu coração (e o faz com maestria)!

      Thumb up 8
    • Inteligência é a capacidade de associação, de memória, de habilidades, é diretamente proporcional ao número de neurônios e de conexões entre estes neurônios. Cães são melhores para entender comandos humanos, mas onde está a inteligência nisto???

      Thumb up 23
  23. Quanta besteira juntas!Quem tem gato em casa sabe muito mais q quem escreveu essas aberrações.

    Thumb up 24
    • Ai que burra, dá zero pra ela.

      Thumb up 12
    • Cai de rir, a nem velho.. kkk

      Thumb up 0
  24. Para Lena:

    A história do gatinho é emocionante e levou-me às lágrimas.
    Sou muito sensível com animais e tenho uns lances de enorme crueldade com os humanos, quando vejo na tv um touro pisotear o toureiro.
    Juro por Deus, que falo: “BEEEEEEM FEEEEEITO” com todo gosto e me sinto vingada…Ufa!
    Quero ver esses caras tem coragem de “tourear” um leão ou um tigre.

    Fui

    Thumb up 60
    • Para Magda Patalógica.

      Exatamente o mesmo que eu digo.
      Nem precisaria serem leões e tigres;bastaria que o
      ¨grandes machos¨enfrentassem o touro sem prévias¨bandaliras ¨e outros recursos que servem para debilitar o pobre animal
      Desgraçadamente,na região da Grande Florianópolis
      em nome de uma tradição espúria,barbariza-se o boi na maldita
      ¨Farra do Boi¨.
      E sabes quem são os maiores financiadores para a
      aquisição dos animais?
      Sim,eles mesmos,em busca de votos….

      Thumb up 26
    • Porque você entra aqui´, se só ouve baboseira?

      Thumb up 11
    • Eu também falo a mesma coisa: ‘ Beem feitooo’!! kkkkkkk
      Magda,você realmente é uma pessoa ótima,só por ler seus cometários posso perceber isso! Bom saber que realmente existem muitas pessoas legais e abertas para novos conhecimentos como você.

      Thumb up 8
  25. “Um estudo publicado em 2008 descobriu que se os cães e gatos se conhecem quando o felino tem menos de 6 meses de idade, e o cão menos de um ano, as duas espécies podem conviver em paz.” —->> Definitivamente, não foi isso que aconteceu na minha casa. Eu me sentia sempre no meio de um campo de batalhas.

    Thumb up 14
  26. Eu achei a explicação do Eduardo G, muito boa, mas com certa arrogancia na sua interpretação, cada um é cada um né.

    Thumb up 18
    • Porque é um site científico quer dizer que pode-se destratar as pessoas em nome de uma pretensa verdade?

      Thumb up 19
  27. Boa noite.Sempre convivi com animais. Há uns 10 anos,tinha cães e gatos e ambas as raças se davam lindamente,melhor que muitos seres humanos.Discordo de muitas avaliações feitas a propósito dos gatos ~~~São, algumas afirmações, completamente falsas,o que lamento profundamente,por ser escrito por um departamento que se diz cientifico~~~ Não é fiável~~ E pouco inteligente,dizer que são os artigos mais interessantes para os leitores mais inteligentes da net,só isto já diz muito, da pouca credibilidade dos vossos artigos~~~ Agradeço mais rigor, em nome do que é de facto, CIÊNCIA !….

    Thumb up 27
  28. Amo os animais, principalmente gatos, tenho um que gosta de ler comigo, é so eu pegar um livro e sentar no sofá e ele(o gato) chega juntinho para “ler” tambem. desconfio que ele não fala por preguiça de atender telefone e com medo que eu o mande dar recados. Quem tem gato sabe o quanto eles são adoraveis.

    Thumb up 47
  29. eu amo os gatos tenho gatos desde que era crinaça morre um eu pego outro na rua sempre um gatinho abandonado hoje tenho duas gatas e são castradas são os animaizinhos mais doceis que um ser humano pode ter são carinhosos e pedem colo quando quer com aqueles ronquinhos de carinho delas …e me faqzem companhia onde estou elas estão sempre comigo no computador por exemplo tem uma delas que fica sentadinha do meu lado em uma cadeira que deixo lá é uma graça ….

    Thumb up 18
  30. não adianta comentar, só quem teve, está tendo ou ainda terá um gato, ou mais, entenderá a alma felina. que saí da sua casa para pedir se alimentar em uma casa alheia, visto que com certeza não lhe alimentam em casa.

    Thumb up 9
  31. Nunca matei, nem matarei. Só tenho medo de tê-los junos à mim. Mas sei que matar é muito cruel.

    Thumb up 24
  32. DEPOIMENTO:

    Para os que acham que cães e gatos não convivem juntos.

    Vivenciei a história emocionante do cachorro Mickey que pertencia à minha tia.
    O Mickey era um cão saudável e bem grande. Um dia ele apareceu na porta da cozinha, trazendo na boca um gatinho bebê. Colocou o gatinho ao redor de minha tia e olhava para ela como se estivesse pedindo para ficar com ele.
    Ela compreendeu o gesto e providenciou leite morno para o bichano.

    Fizeram grande amizade e o Mickey o adotou e o protegia como se fosse seu filho. Se começasse a chover, o Mickey o pegava pela boca e o levava para dentro da cozinha.
    Dormiam juntos e onde quer que o Mickey fosse, levava o gatinho em cima dele. Era lindo de ver.

    Numa manhã, o Mickey entrou na cozinha trazendo na boca o gatinho morto.
    Depositou-o aos pés de minha tia, deitou-se perto do gatinho e chorou muito. Minha tia também começou a chorar, diante daquele quadro tão triste.

    Naquela noite, o Mickey chorou a noite toda, encostado na porta da cozinha.
    De manhã, minha tia o encontrou morto.
    O Mickey morreu de profunda tristeza.

    Choro sempre quando me lembro desse acontecimento.

    Lena

    Thumb up 69
    • Poxa, que tristeza. Cães e gatos parecem seres humanos em raças diferentes, s vezes. Há aqueles que brigam, há aqueles que se aturam, e há aqueles que se amam demais..

      Thumb up 30
    • Nossa que história triste !!! Poderiam arrumar outro gatinho pra ele …

      Elen

      Thumb up 6
    • Lena, eu já vivenciei muitas história parecidas entre cães e gatos, eu mesma tive 2 gatinhas que foram adotadas pelo Thedy, um cão hiperativo, terrível, mas de um amor sem igual, ele cuidava delas e abandonou a casinha dele para dormir com elas na cama de papelão forrada de vermelho que eu mesma fiz para elas.
      Era muito divertido ver os tres brincando no gramado da casa.
      Um dia sumiu uma delas, a tristeza dos dois foi nítida, dava para ver e sentir.
      Passado mais um tempo, mudamos de casa, cerca de 2 quadras, da onde morávamos. Uma manhã, abri a porta para ele sair como fazia todos os dias,e o Thedy nunca mais apareceu, procuramos, colocamos anúncio em jornal, mas não mais o encontramos
      foi muito triste. Acreditamos que alguém prendeu-o, já que era um cão de raça, pois ele era acostumado com a região, todos o conheciam.

      Thumb up 11
    • Histórias como a da Maria Emília e da Lena são comoventes e dizem
      muito sobre o nem sempre compreendido comportamento dos animais.

      Thumb up 23
    • Sim, poruqe a tua opinião eduardoDOG é a verdade absoluta do universo. Deve ser um dos que acham que maltratar animais não é problema sério, ja que são inferiores ao nada destrutivos seres humanos. É por isso que tem muita gente que prefere animais, pq olha só o nivel dos humanos.

      Thumb up 4
  33. (éssas propagandas nas fotos já ta dando nos nervos)

    Gosto de gatos
    A matéria é interesante mas na minha opinião tem falhas..
    acho os gatos mais inteligente que os cães e éssa do parasita pego pesado…tenho gato em casa e nunca fiquei neurotico por causa dos bechanos…

    Thumb up 30
  34. Parabéns pela matéria! Amo e respeito todos os animais mas tenho uma especial empatia com os gatos.
    Adorado ou execrado no curso da História,marcou a sua presença
    na pintura,na literatura,na poesia,na escultura e em todas as manifestações da Arte.Disse Leonardo da Vinci-¨O menor dos felinos é em si mesmo uma verdadeira obra mestra¨. Em prosa e verso,a beleza e o caráter do gato é exaltado.
    A nossa Nise da Silveira,¨gatófila assumida¨,utilizava-o como
    auxiliar terapêutico para doenças mentais.
    Viva os gatos!
    E que a deusa Bastet os abençoe e a nós,gatófilos,nos dê força para amá-los e protegê-los.

    Thumb up 21
  35. Tenho pavor dos gatos verdadeira fobia. Não consigo passar perto de um, tenho pesadelos e arrepios.Tudo que vejo sobre eles fico apavorada. Prefiro as aves.bjs!!!!!!!

    Thumb up 6
    • Com certeza deve ter algum trauma, pois gatos são maravilhosos.

      Thumb up 17
  36. Gente, quanta baboseira nessa matéria!!!

    1 – A adaptação entre cães e gatos pode ocorrer em qualquer idade de ambos. O que pesa é a atitude do dono para facilitar (ou atrapalhar) isso.

    2 – Gatos aprendem observando, os cachorros, não!
    E aprendem o que lhes interessa. Por exemplo: gatos detestam portas fechadas. Observando seus donos, eles DESCOBREM como abrir a porta. E abrem! Um cachorro JAMAIS aprende por observação!

    3 – Essa do ronronar foi de lascar rsrs. Não é assim que gato pede comida! Eles ronronam quando ganham carinho e quando sentem dor ou medo!

    4 – O toxoplasma se reproduz no estômago de pombas, de bovinos tb! Ou vcs não sabem que comer carne crua de boi pode transmitir toxoplasmose ao humanos???

    Thumb up 42
    • Querida sobre a toxoplasmose, o protozoario se reproduz APENAS nos felinos, nao em pombas nem bovinos. Esses pegam o virus a partir das fezes do gato. E quando a gente come a carne contaminada pegamos o virus!

      Thumb up 7
    • Nessa Hora Dá Uma Vontade De Falar,”É Apenas Uma Loira”,Mas Não Vou Falar Isso,PQ É Preconceito…kkkk

      Thumb up 21
  37. òtima matéria, realmente o post 9 precisa ser mais esclarecido, pq senão daqui a pouco as pessoas não chegarão mais perto de gatos, o que é necessário é a higiêne com as nossas mãos, sempre, . tenho gatos e cachorros, amo tds, e nada pode ser melhor do que ter animais, e quanto a inteligência, particularmente acho que os gatos são mais inteligentes pq eles ti usam, só fazem o que querem, e os cachorros são os motivados, demonstram o amor por você, mais tds aprendem o que você ensina.

    Thumb up 26
  38. Sobre o item 2 – Gatos são bebedores peculiares,estudos recentes com câmeras de super slow motion,mostram que os cães usam o mesmo sistema para beber.

    Thumb up 22
  39. Eu detesto todas as espécies de gatos e fico altamente chateado e p da vida quando eles fazem xixi(cheiro horrível) nos lugares que eles vão transitando nos terraços, quintais, rodas de automóveis, etc, etc.

    Mas não condeno ninguém que goste desses felinos contato que não me digam que eu também sou obrigado a gostar dos mesmos.Hasta la vista.

    Thumb up 7
    • KKK, é a primeira vez que ouço dizer que um gato urina em rodas de automóveis (salvo se as rodas não estiverem no automóvel).

      Thumb up 28
    • Eu detesto todas as espécies de gatos e fico altamente chateado e p da vida quando eles fazem xixi(cheiro horrível) nos lugares que eles vão transitando nos terraços, quintais, rodas de automóveis, etc, etc.

      Mas não condeno ninguém que goste desses felinos contanto que não me digam que eu também sou obrigado a gostar dos mesmos.Hasta la vista.

      Thumb up 2
    • Excelente comen´tario, eu nunca vi.
      Quem demarca território são os cães, machos.

      Thumb up 8
    • Oi, Jadson. Gatos machos, depois de uma certa idade – quando a cabeça comecar a ficar mais robusta, é um processo que donos de gatos conhecem – desenvolvem uma mijada de esguicho que é uma beleza. É só apontar pra parede e pssst! Já foi. Incrível, né?

      Thumb up 2
    • Queria Ver Seu Comentário,Dps Q Os Gatos Pararem De Frequentar “Seu Ambiente” E Derem Lugar Aos Roedores,Baratas Etc,Etc…
      Mas,Gatos Transitando Em Rodas De Automóveis?? É Mais Fácil,E Triste,Ver A Roda Transitando Sobre O Coitado Do Felino,Não O Inverso..¬¬
      Alguém Aqui Deve Estar Com,”Pasta Na Vista”..Baby…kkk

      Thumb up 13
    • Ninguém é obrigado a gostar ou deixar de..,mas matá-los
      (gatos ou qualquer outro animal) é um ato hediondo e covarde,que
      revela o pior do ser humano.

      Thumb up 36
    • Aconteceu fato semelhante aqui em Salvador apos uma campanha de desratização feita pela prefeitura,não afirmo que este seja o caso relatado.
      Funcionários despreparados espalharam as iscas aleatoriamente,quando o correto seria colocá-las em locais onde somente os ratos frequentam.(bueiros ,tubulações etc.)

      Thumb up 21
  40. Me diverti lendo isso. Gostei. Só acho necessário chamar a atenção ao tópico número 9, que não está completamente correto.

    Thumb up 15
  41. Por experiência própria com cães e gatos: eles podem viver em plena harmonia, independente da idade. Desde que nós, os criadores, quebremos o paradigma de que gato e cachorro não se dão bem.

    Thumb up 27
  42. O gato era um animal sagrado e venerado no antigo Egito.
    Ele tem a “terceira visão” muito desenvolvida e é capaz de ver espíritos.

    O filme Ghost – Do outro lado da vida, mostra bem isso, na cena em que o ladrão entra no apartamento de Molly (Demi Moore).
    O espírito de Sam (Patrick Swayze) atiça o gato, que ataca o ladrão.

    Gostaria de saber mais sobre a veneração do gato, na civilização egípcia.

    Fui… pesquisar.

    Thumb up 34
  43. “Eles controlam sua mente”

    Agora sei aquele ronronar quando eu to dormindo e você sobe em cima da cama né Melila?.

    Thumb up 9
  44. “Eles controlam sua mente”
    UUL, acho que isso faz sentido…
    - O ninha tu é mala né?

    Thumb up 4
  45. Olha… a unica parte estranha desse post esta no item 9, sou veterinario e esta explicação sobre Toxoplasmose esta pessia… este parasita causa inumeros problemas aos seres humanos, e é incuravel, é tratavel mas nao tem cura.. tem que tomar muito cuidado com felinos, especialmente sempre lavar bem as maos depois de passar algum tempo com eles, pois a transmissao deste parasita (que nao é bacteria, é um protozoario) ocorre atraves do contato fezes animal e apos isto por a mao na boca, mas nao é apenas por as maos nas fezes do animal, as vezes ele tem contato com as fezes pelo pêlo e voce nao tem com perceber isto, e vai acariciar o animal e depois vai comer um lanchinho.. pronto, 50% de chance de voce se infectar e adquirir um parasita que pode se alojar em qualquer orgao do seu corpo causando danos irreversiveis, qualquer orgao mesmo!

    Seria legal passar informacoes mais precisas quando se tratar de algo grave assim.

    Parabens pelo post.

    Thumb up 66
    • Está enganado, meu caro. A toxoplamose nem sempre está relacionada com a presença de gatos. Naverdade, a maioria das contaminações ocorre em pessoas que ingerem carne mal passada. E, ao contrário do que afirmou, essa zoonose TEM CURA: o tratamento é bem simples.
      Ademais, a toxoplasmose só causa problemas aos humanos quando afeta uma mulher no início de sua gravidez.

      Thumb up 41
    • O kkrjahso está certo qndo diz não ter cura!
      é tratável… mas não curável!!
      eu tenho toxoplasmose, já fiz o tratamento anos atrás e ainda apresento taxas de IgG altas!! tanto q não é permitido nem doar sangue, tenho q fazer exames de tempos em tempos para controle!
      Além de atingir SIM mtos órgãos… não só durante a gravidez!!
      cuidado para não passar informações erradas…
      até!

      Thumb up 13
    • Pelo que me consta a transmissão de toxoplasma gongii por parte de felinos se dá apenas por gatos jovens entre 4 a 8 meses e especialmente se estes são gatos de rua ou se alimentam de ratos ou passaros contaminados , então podem ser portadores deste parasita. Ainda assim a assepsia e maiores cuidados devem ser tomados por gestantes , aidéticos ,transplantados , ou pessoas com a imunidade comprometida.
      Portanto o gato não é tão vilão assim , mas principalmente alimentos mal lavados como verduras, frutas ,carnes mal lavadas e mal passadas são os maiores transmissores da doença , que para alguns pode causar estrago e para outros não. Mas de fato , uma vez portador , terá que conviver com este protozoário.

      Thumb up 14
    • Realmente Elen, o gato não é tão vilão assim. sempre tive gatos, é claro que sempre tomei muitos cuidados, como por exemplo: não subiam nas camas, almofadas ou poltronas. Amo demais estes animais, se bem ensinados e com higiene, podemos conviver tranquilamente com os bichanos.
      Quanto a doenças, estamos sujeitas a contrai-las, mesmo não tendo animais em casa.

      Thumb up 8
  46. No 9 artigo que fala sobre o parasita que controla a mente e faz com que os ratos vão para lugares onde provavelmente serão capturados? então se o parasita pensa numa estratégia dessa é mais inteligente do que o cão e do q o gato

    Thumb up 20
    • Não e exatamente isso,o parasita faz ao rato perder o medo e ate sentir atração pelo cheiro da urina do gato.Como o parasita solo completa seu ciclo de vida no organismo dos felinos,por incrível que pareça e sim uma estrategia de sobrevivência de este minusculo protozoário.Existem casos semelhantes associados a vírus.

      Thumb up 22

Envie um comentário

Leia o post anterior:
obesity
Obesidade pode prejudicar a gravidez

A obesidade e a diab...

Fechar