AVISO IMPORTANTE: Sua inscrição para o newsletter será cancelada devido a atualizações no sistema. Por favor, recadastre-se clicando aqui.

       
Bem vindo! Aproveite e receba nossos novos artigos gratuitamente no seu email:
Compartilhe
Eduardo Martins em 17.02.2009 as 20:25 e atualizado em 18.02.2009 as 23:58

Estudos determinam que uma simples conferência de informações básicas antes de cirurgias pode cortar pela metade o número de complicações cirúrgicas por erro médico.

O objetivo é evitar situações embaraçosas como as que ocorreram abaixo, salvar vidas e evitar muito sofrimento desnecessário. Mas enquanto os doutores resistem em adotar este procedimento simples, você deve se informar ao máximo da sua condição e lembrar constantemente seu médico.

10. A clínica de fertilidade que usou o esperma errado

erro médico

Quando Nancy Andrews dos EUA, de etnia hispânica, engravidou através de fertilização “in vitro” ela e seu marido esperavam uma filha. O que eles não esperavam é que a menina fosse negra, já que seu marido é caucasiano. Exames de DNA indicam que os médicos da clínica utilizaram o esperma de outro homen para inseminar os óvulos de Nancy.

O casal cria a menina como sua filha desde seu nascimento em outubro de 2004, mas estão processando a clínica e o embriologista responsável. [Daily News]

9. Recebeu o pulmão e coração errados

erro médico

Jésica Santillán, de 17 anos, recebeu o coração e os pulmões de um doador incompatível. Os médicos Centro Médico da Universidade de Duke parecem não ter feito a verificação de compatibilidade antes da cirurgia. Depois de um segundo transplante para corrigir o erro ela sofreu danos neurológicos e outras complicações que adiantaram o seu falecimento.

Jésica tinha sangue tipo ‘O’ e recebeu os órgãos de um doador tipo ‘A’.

O hospital assumiu o erro e fizeram um acordo financeiro com a família da menina. Nenhuma das partes pode comentar o caso. [CBS News]

8. Testículo de U$ 200 mil

erro médico

Benjamin Houghton, um veterano da Força Aérea dos EUA de 47 anos agendou uma cirurgia para remover seu testículo esquerdo por temores de câncer. Mas uma série de erros levou à remoção do seu testículo direito.

Quando Benjamin processou o VA Medical Center conseguiu apenas U$ 200 mil por seu testículo perdido. [AC]

7. Uma lembrança de 33 centímetros

erro médico

Donald Church, de 49 anos, tinha um tumor no seu abdômen quando chegou no Centro Médico da Universidade de Washington, em junho de 2000. Quando ele recebeu alta o tumor havia sido removido, mas um afastador de metal de 33 centímetros de comprimento permaneceu no seu abdômen por engano.

O hospital, que reportou outros quatro incidentes similares entre 1997 e 2000, removeu a peça e pagou U$ 97 mil para Donald. [Seattle Pi]

6. Cirurgia cardíaca no paciente errado

erro médico

Joan Morris (um pseudônimo) de 67 anos foi admitida para realizar uma angiografia no cérebro. No dia seguinte ela recebeu, por engano, uma cirurgia cardíaca invasiva para um estudo de eletrofisiologia.

Depois da angiografia ela foi transferida para o andar errado, e ao invés de retornar para seu leito original e receber alta no dia seguinte ela acabou sofrendo uma cirurgia cardíaca que a colocou em riscos de hemorragia, infecção, ataque cardíaco e derrames.

Durante a cirurgia o médico recebeu um telefonema de um colega perguntando “o que você está fazendo com a minha paciente?”. Neste momento foi constatado o enorme erro e a paciente voltou para seu leito em condição estável, depois do estudo ser suspenso. [Linking Hub]

5. Cirurgia feita no lado errado do cérebro pela terceira vez no mesmo ano

erro médico

Foi a terceira vez, no período de um ano, que médicos do Rhode Island Hospital operaram no lado errado do cérebro dos pacientes. O último episódio foi em novembro de 2007 quando os médicos precisaram interromper uma hemorragia intracraniana. Apesar da tomografia mostrar claramente que o problema estava no lado esquerdo da cabeça da paciente o cirurgião começou perfurando o lado direito do crânio da mulher de 82 anos. O erro foi notado logo em seguida e o neurocirurgião prosseguiu a cirurgia no lado correto da cabeça da paciente.

Em fevereiro de 2008 ocorreu algo muito similar no mesmo hospital, e em agosto do mesmo ano, um homem de 86 anos morreu três semanas depois que um cirurgião acidentalmente operou no lado errado de seu cérebro. [MSNBC]

4. Perna errada é amputada

erro médico

Não é nada agradável ter que sofrer a terrível perda de uma de suas pernas por amputação, mas ainda é muito pior quando levam a sua perna boa. Este é talvez o caso mais notórios dos que estão aqui listados e ocorreu quando Willie King precisou amputar uma de suas pernas em 1995, na Flórida, nos EUA.

Uma cadeia de erros levou a perna errada a ser preparada para cirurgia e os cirurgiões perceberam o terrível engano no meio do procedimento, quando já era tarde demais.

Como resultado a licença médica do cirurgião foi suspensa por seis meses e ele foi multado em U$ 10 mil. O University Community Hospital de Tampa, onde a cirurgia ocorreu, pagou U$ 900 mil para Willie e o próprio cirurgião pagou mais U$ 250 mil.

Quando você cobraria por uma de suas pernas? [Find Article]

3. Rim saudável é removido no lugar do órgão doente

erro médico

No estado de Minnesota, nos EUA, um paciente foi submetido a uma remoção de rim por causa de um tumor maligno. Infelizmente o rim removido foi o saudável.

“A descoberta de que este foi o rim errado foi feito no dia seguinte quando o patologista examinou o material e não encontrou evidência de qualquer malignidade”, disse o Dr. Samuel Carlson, o médico chefe do Park Nicollet Hospital. O rim potencialmente canceroso permaneceu intacto e funcionando. [Wcco]

2. Cirurgia sem anestésico leva homem a sentir cada corte do bisturi

erro médico

Um homem de West Virginia, nos EUA, alega que uma anestesia inadequada fez com que um homem sentisse todos os cortes do bisturi do cirurgião, um trauma que sua família acredita ter levado o homem a tirar sua própria vida duas semanas depois.

Sherman Sizemore sofreu uma cirurgia exploratória em 2006 para deternimar a causa de suas dores abdominais. Mas durante a cirurgia o homem alegou haver experimentado consciência anestésica, um estado em que o paciente pode sentir dor, pressão ou desconforto durante a operação, mas não pode se comunicar ou sequer mover um músculo.

De acordo com a reclamação o paciente recebeu drogas para paralisá-lo, mas não recebeu a anestesia geral que o levaria à inconsciência e tiraria a capacidade de sentir dor. A família do paciente de 76 anos, que era pastor da igreja Batista, disse que o homem tirou sua própria vida por causa da traumática experiência de estar acordado durante a cirurgia, mas incapaz de gritar de dor. [MSNBC]

1. Ponte de safena feita em artéria errada

erro médico

Dois meses depois de uma operação de ponte de safena dupla, que deveria ter salvado a sua vida, o comediante Dana Carvey, que atuava no Saturday Night Live, recebeu uma notícia deprimente: o cirurgião cardíaco havia operado a artéria errada. O homem de 45 anos, e pai de duas crianças pequenas — para resolver o problema de um bloqueio que poderia ter tirado a sua vida — foi encaminhado para outra cirurgia de emergência.

Respondendo ao processo de U$ 7 milhões, que Dana iniciou, o cirurgião disse que foi um erro honesto já que a artéria do paciente esta situada em uma posição incomum no seu coração. Mas Dana não viu assim: “É como remover o rim errado. É um erro grande assim”, ele disse à revista People. [FDA]

[Oddee]


Creative Commons License
Alguns direitos reservados: Você pode copiar este, contanto que inclua dois links: O primeiro, exato para esta página em que está neste momento e outro para a página inicial do nosso site. Violadores destas serão legalmente acionados.

Mais artigos sobre: , ,

29 Comentários »

  1. Realmente, estamos todos sujeitos a isso.
    Ano passado, eu estava com dores fortes no abdôme há cerca de 3 dias e qdo fui ao hospital, a médica me diagnosticou com infecção urinária, visto q havia forte infecção de bactérias na urina. Mandou fazer raio-x (?) abdominal e não apareceu nada.
    Fui pra casa e dois dias depois fui ao hospital novamente, com febre, vômitos, abdôme inchado, quase morrendo.
    O santo médico mandou fazer tomografia, encontraram meu apêndice estourado e enrolado no intestino, há 5 dias.
    Resultado: Um corte de um palmo do umbigo pra baixo, 6 dias de internação.
    A minha recuperação foi ótima, visto q em condições normais eu teria ficado 15 dias internada e novas cirurgias seriam feitas.
    PS: Hospital PARTICULAR!

  2. se isso acontece em paises de primeiro mundo, imagino o que nao acontece aqui no brasil.
    é muito triste ler essas noticias de imprudencia de pessoas que estudam par salvar vidas, mas por acharem que sabem demais, fazem as coisas por instinto, que muitas veses se torna instinto assassino. bjs

  3. Lene, imaginou errado. Isso é muito frequente em todo lugar, mas aqui os médicos se acobertam e este tipo de erro não sai na mídia.

  4. Isto não acontece somente nos países do terceiro mundo!!!!!

  5. “Olha infelismente na área da saúde ERRAR jamais será humano.Por isso temos ,embora muito que difícil estar sempre em alerta, devemos questionar tudo que não entendemos, mais ainda assim dependemos dos “humanos” para assegurar nossa saúde!!!”

  6. nossa eu não queria ser esses pacientes

  7. Realmente erros médicos são chocantes, alguns casos realmente absurdos como o que esqueceu um instrumental de 33 cm dentro do cara! Algumas coisas realmente acontecem, por exemplo algum fiapo de gaze ficar dentro da pessoa causando infecções, etc. Não é um erro, nem foi maldade ou inexperiencia do médico, essas coisas simplismente acontecem. Esse negócio de trocar o direito pelo esquerdo, seja uma perna, um testículo, ou até mesmo um dente a ser extraído no dentista, acontece também, para evitar estes tipos de erro o cirurgião deve perguntar 50 mil vezes ao paciente, marcar com um “X”, conferir mil vezes a ficha. O Médico, não está alí somente por causa daquele paciente, ele está alí cuidando da sobrevivência de 50, 60 pacientes de uma só vez às vezes horas sem dormir. Vocês tem noção da tamanha RESPONSABILIDADE que estes profissionais tem que passar? A pressão é enorme! Além disto o médico é um ser humano como todo mundo, ele tem problemas de saúde, ele tem família, tem contas para pagar, o que gera ainda mais preocupações. Lógico que a mairoia dos médicos consegue separar os problemas da vida com os problemas profissionais, mas o lado psicológico fica muito pressionado. Outro fator que leva ao erro é a imagem do médico como o salvador, as pesoas acham que ele vai curar todo e qulquer doença, porém ele fará de tudo para que a pessoa viva, mas se morrer, foi assim que a natureza quis, não é obrigação dele ganhar da morte! Por mais que ele siga todos os protocolos, técnicas cirúrgicas, etc. você é um ser humano diferente do outro, o tratamento que é eficaz em 90% dos casos pode não ser em você, e aí o que fazer? Varias tentativas, pesquisas, até que ache o resultado ou que você morra, mas o médico tentou, naõ foi culpa dele vc ter morrido! O médico, o dentista, fisiterapeutas, enfermeiros, estão no mundo para nos ajudar, farão de tudo, mas até onde for possível, são pessoas como eu e você, mas pessoas que seguiram um caminho de extrema responsabilidade, lidando com problemas, dor e morte, o lado psicológico tem que ser tão forte, que pessoas normais não entende. Quando vemos uma morte nos jornais, ficamos chocados, imaginem trabalhar num ambiente que todo dia tem uma morte! Quando um erro acontece, é facil julgar os outros, colocar comentário idiotas em blogs. Quando acontecer um erro de seu médico, dentista ou qualquer profissional de saúde, garanto que ele fará o possível para solucionar. Quando acontecer isto, pense em tudo o que ele passa e compare com sua vida, que não tem nem 1% das responsabilidade e pressão que só estes profissionais passam. Eles cuidam de mim, de você, da sua família, eles cuidam da VIDA!

  8. Meu! o ‘número 1′ é o Garth Algar do Mundo de Wayne (quanto mais idiota melhor). Que bom que está vivo!!! esse cara é mito!!!

    Frases do Garth:
    - Ele vai na maciota.
    - Não merecemos! somos escoria!!!! (para o Alice Cooper)
    - Vc já ficou excitado quando o pernalonga se veste de mulher?

  9. o que eu fico indignado é que um historiador pode errar, pois ele apenas fez hipoteses erradas; um estudioso em linguas pode errar, um professor pode errar, um advogado pode errar… talvez se deem mal por isso, mas não levam malha dos outros.
    um médico, depois de trabalhar 18 horas seguidas depois de um dia anterior de plantao noturno de 12 horas… fazer um erro.. isso é inaceitável…
    um engenheiro que passa o dia tentando chegar um meio satisfatório entre segurança e gasto.. onde o segundo prevalece…infelizmente… se erra.. é um assassino irresponsavel…

    mas isso é apenas uma opinião minha.
    e sem duvidas, sinto pelas vítimas, mas acontece.. é um caso entre milhares, todos temos direito de errar…

  10. ola,quero dizer que aconteceu com minha familia,pois meu sogro vinha com dor na garganta a bastante tempo,o primeiro médico depois de ver o raio x dele disse que estava com cancer,mesmo sem biopsia depois disso as dores passaram para a barriga,nem morfina fazia parar de doer,então decidimos levalo a um outro hospital onde foi imediatamente feito um raio x do abdomem onde constatarão que uma ulcera havia perfurado para fora do estomago onde havia contaminado todo o interior de seu corpo.resultado: faleceu vinte dias apos muito sofrimento tudo por falta de pericia de um medico que mal o esaminou,apenas disse que era cancer,sendo que nem era cancer apenas um fumante com pulmão preto.

  11. Marcus, se escolheu ser médico e trabalhar com a vida humana aguente. Errou, matou e tem que sofrer as consequencias. O historiador matou? Matou ferrou. Não quer aceitar as responsabilidades, mude de profissão.

  12. “Quando você cobraria por uma de suas pernas?”
    2 milhões de dólares no mínimo mais uma das pernas de quem me aleijou.

  13. Marcus, acho incrível é uma cara ainda achar normal um médico por pura ganância trabalhar 18 horas por dia, é por isso que acontecem os “erros médicos”: pressa associada a ganância. Mexer com vida humana não é o mesmo que mexer com papéis, tijolos e gado, apesar de muitos médicos (e não médicos) pensarem que é!

  14. trabalhar 18 horas por pura ganância??? imagine se vc tivesse com um problema muito grave, uma emergência… e tivesse q ser atendido e o médico tivesse saindo dizendo q acabou o horário dele… o médico trabalha tanto exatamente porq com vida não se brinca… e é verdade q se o médico errar já era, a pessoa pode sofrer vários danos e até morrer… eles têm q ter mais responsabilidade do q os outros profissionais de outras áreas… mas eu não os considero assassinos quando erram, porq por mais q isso vá causar tanta dor emocional ou física… o médico tbm é humano. Fazer o q né?

  15. Não tem preço , minha perna nao esta a venda…. se entro para uma cirurgia, o médico tem a obrigaçao , dever, moral de saber o que esta fazendo. Receber uma grana por erro medico nao alivia o sofrimento de ter perdido um membro por negligencia medica.

  16. Desculpe remarcar e dar uma de chato mas apenas o argumento de que “certas coisas acontecem” e “todos podem errar” não exclui o fato de que quando elas acontecerem, terá sido um erro de qualquer maneira.
    Cada erro é do tamanho de suas conseqüencias. Um fiapo de gase ‘humanamente’ esquecido dentro de um organismo vivo não é o mesmo que esquecer alguma coisa em casa na hora de ir pro trabalho. =P

  17. Andressa, o mesmo aconteceu comigo a uns dez anos , o medico me diagnosticou com infecção urinaria, e pasme 15 dias depois quando eu cai dentro da empresa que trabalhava, com uma infecção que já tinha me infeccionado todo por dentro, tive que fazer este corte no umbigo retirar 18 cm do intestino, retirar os orgãos internos para fazer raspagem e remoção das infecções, e depois quando voltei ao trabalho após tres meses afastado sendo 30 dias dentro de um hospital, a vontade que eu tinha era de espancar o merda do medico que ficou me olhando com cara de paisagem, quando eu fui entregar o atestado no posto de serviço medico da empresa.

  18. O que eu acho é o seguinte:

    Bem, trabalhar com a vida não é só trabalho. O que tem acontecido e o que vejo muito na minha área, sou estudante de medicina, é que como em todas as profissões vão existir ótimos e péssimos médicos, sem o intermediário.

    Brinca-se com a vida humana, vai-se a barzinhos de meio de semana, não se comem os livros. Se quer ter vida fazendo medicina, sendo médico, só o faça após cumprir prazos, metas, planos de vida, estudos desumanos de tão cansativos. Ninguém obrigou a ninguém seguir esta profissão, que mais parece uma doação do que qualquer outra coisa. Ninguém é obrigado, faz-se por vontade própria, mas gente desinteressada, sem princípios e sem escrúpulos sempre vai existir.

    O que acontece com o brasileiro é que ele não conhece seus direitos. E não falo de um erro grosseiro, como amputação de membro errado, mas sim de (QUALQUER) procedimento errado. Leia o código de defesa do consumidor, o código de ética médica. Não acredito, realmente, que haja esquecimento de etapas em procedimentos, até pelo motivo que os procedimentos são realizados em equipe, com anos e mais anos de treinamentos, metodologia, técnica. O que existe é falta de comprometimento com a profissão, como existe em TODAS as profissões, em todos os meios.

    Da mesma forma que o engenheiro pode errar, o médico também pode. E ambos devem sofrer punição. E só se comenta mais do erro “técnico” médico pois este é mais evidente. Caso contrário, se jogaria tudo no mesmo balaio.

  19. Não concordo com “sou humano-passivel de erro”, com a vida dos outros nao. com 24 anos me injetaram agua oxigenada INTRAVENOSA por 5 horas, ao inves de soro fisiologico + glicose, minha medicação foi trocada pelo de um paciente do quarto 425 o meu era 325, a medicação era para uso externo para lavagem do ferimento que ele tinha no braço, e na correria eu recebi esta medicação, quase morri, e o nefrologista do hospital disse: conte sua vida a partir de agora porque nunca vi um caso desses em 20 anos de trabalho e nem sei as sequelas que voce podera ter, nao ha nada registrado com medicação deste tipo intravenosa. E ai – quer mais??? Atenção, conferencia na hora de lidar com a vida dos outros, só isso. Hoje nao tenho veias, nao posso doar sangue, uma simples medicação só com medico que encontrar uma veia no meu braço, a agua oxigenada destruiu, dissolveu minhas veias. Se tivessem conferido para qual quarto a medicação seguia, eu nao teria recebido agua oxigenada nas minhas veias.

  20. olha a grande maioria dos medicos hoje sao uma porcaria a fraude começa na faculdade e tremina com a vida de um paciente

  21. Minha Mãe deu entrada no P.S Municipal de Bauru com fortes dores no peito, formigamento nos braços, vômitos e passando mal, o médico deu um medicamento para dor e colocou ela sentada em uma cadeira de rodas no corredor do hospital, depois de uns quinze minutos ela teve um infarte fulminante e morreu.

  22. eu tirei um calcúlo renal a 4 anos em Salvador Ba
    e agora apareci com um cisto de 12cm,perdi meu rim
    um pedaço do musculo e descobri q foram gazes cirurgicas deixadas pelo medico na outra cirurgia, o q fazer? obrigada ainda tó mim recuperando pois tem 24 dias de operada.

  23. Se os maus profissionais tivessem suas licenças definitivaente canceladas, muita coisa iria mudar. Só advertir e multar não basta. Ua punição exemplar acabaria com esses “descuidos” catastróficos para os pacientes. Felizmente ha muitos e bons profissionais trabalhando sério para realmente salvar e curar as pessoas que confiam neles.

  24. Já passei por isso mas fui salvo. Senti fortes dores abdominais em 1998 e pensavam q era comida estragada. Entao fui ao hospital (particular) para ver oq era. Constataram infecção bacteriaana e pensaram q era apendicite, mas meu apendice n aparecia no ultrasom. Como minha familia eh formada por 16 médicos dentre eles 2 cirurgiões, o médico e amigo da familia q iria me operar teve medo de me abrir e cometer algum erro, entao resolveu n operar. Minha mãe passou a madrugada cmgo enquanto eu tinha febre de 41 graus e delirios. Ae ela começou a rezar p Nsa. Senhora pedindo que me salvasse, eis que chega as 2h da manha para me operar dizendo que teve um sonho onde mandavam ele ir me operar. Resultado: meu apendice estava estourado, tenho uma cicatriz de 1 palmo no abdomen, e tive q tomar 40 injaçoes de um antibiotico fortíssimo por 20 dias para n ter q reoperar, pois tive absseço de parede e peritonite e começo de infecçao generalizada pq o apendice estourou. Foram 10 dias de UTI e 20 de hospital. Escapei, to aki p contar história! Quem não acreditar na parte da intervenção Divina, sem problemas eu respeito sua posição. Abraços

  25. Acredito que errar é humano, mas quando se trata de medicina é inaceitável pois se trata de humanos. Não é uma profissão qualquer como um serralheiro que matou a peça, empilhadeirista que derrubou um equipamento, etc. São erros que o paciente e seus famíliares levarão para o resto da vida. Por esses motivos que medicina não é para qualquer pessoa e é uma das faculdades mais cara do mundo. Você que está lendo nesse momento, tenha empátia e pense um pouco como se fosse paciente e depois tire suas conclusões.

  26. Pela educação e cobrança que recebem, com um sistema punitivo muito mais eficiente, estou certo de que erros médicos acontecem com muito menos frequência nos países de Primeiro Mundo.

    Acontece tão frequentemente que, na minha família, posso citar dois casos: Uma extração de dente errada, onde o dentista tirou um dente totalmente saudável da minha prima, e um cirurgião da melhor clínica de Macaé (Rio de Janeiro) que ESQUECEU UMA AGULHA dentro da minha avó, numa operação.

    Conheço vários erros médicos com pessoas próximas… Aqui no Brasil, todo mundo pode ser médico, todo mundo pode brincar de mexer com a vida dos outros. E a qualidade da educação na maioria das “universidades” então…

  27. Curisamente varios destes erros foram cometidos nos EUA.
    Tecnologia de ponta, equipamentos de ultima geração, mas manipulados por pessoas insensiveis e até certo ponto desumanas!
    So podia dar nisso!

  28. no dia 08 de outubro de 2005 sofri um GRAVE acidente automobilistico,
    tive um tramatismo craniano,(em razão das fraturas passei: 08 meses na cama, e depois 07 em uma cadeira.

    após ter me recuperado voltei a andar etc etc,, restou uma sequela no ”nervo croniano direito” pra explicar melhor sem usar temos médicos, A MINHA VISÃO FICAVA DUPLA COM A CABEÇA ERETA, fato este que me obrigava a dirigir, ler, etc etc, com a cabeça baixa.

    isso me incomodava muito, inclusive minha postura ja estava ficando comprometida, então resolvi procurar um médico especialista ‘neuro-oftal’.

    isso no mes de agosto do corrente ano (2009) após vários exames ele chegou à conclusão que: a única maneira de sanar o problema seria de forma cirurgica,

    bem: DESDE A PRIMEIRA CONSULTA, FICOU DEFINIDO A CIRURGIA SERIA NO OLHO DIREITO.

    no dia 27/novembro/2009 fui submetido à cirurgia.

    ao chegar na clínica, 08h da manha, me foi perguntado”e anotado” QUAL SERIA O OLHO A SER OPERADO,

    ao entrar no centro cirurgico, ”NOVAMENTE ME FOI PERGUNTADO E ANOTADO EM MEU PRONTUÁRIO” -OLHO DIREITO!

    mas para minha surpresa e infelicidade, ao acordar da anestesia,

    ”HAVIAM OPERADO O OLHO SAUDÁVEL, O ESQUERDO”

    AGORA TENHO VISÃO DUPLA ”EM QUALQUR POSIÇÃO”
    NÃO CONSIGO LER NEM DIRIGIR, estou tentando ser indenizado (dinheiro não paga isso)

    “”"queria minha visão normal”"” procuro os orgãos competentes desde a dada da cirurgia, MAS NÃO OBTENHO APOIO ALGUM.

  29. Acho que errar é humano, porém eles estão lidando com vidas e isso é trágico. Quem tem um RIN ou uma PERNA amputados erroneamente é desolador. O que acontece com um médico que faz vários anos de medicina confundir o lado esquerdo com o direito. Esse é no mínimo um imbecil.

Deixe a sua opinião

Vai nos elogiar?
Então aproveite e assine agora nosso boletim diário?:

ATENÇÃO: NÃO COMENTE ANTES DE LER O ARTIGO ACIMA NA ÍNTEGRA. Procure que seu comentário seja colaborador. Comentários pouco educados, irrelevantes, com grafia muito pobre, ofensivos, injusta ou exageradamente críticos serão deletados antes mesmo de aparecerem aqui.