10 Inacreditáveis erros médicos

Publicado em 17.02.2009

Estudos determinam que uma simples conferência de informações básicas antes de cirurgias pode cortar pela metade o número de complicações cirúrgicas por erro médico. O objetivo é evitar situações embaraçosas como as que ocorreram abaixo, salvar vidas e evitar muito sofrimento desnecessário. Mas enquanto os doutores resistem em adotar este procedimento simples, você deve se informar ao máximo da sua condição e lembrar constantemente seu médico.

10. A clínica de fertilidade que usou o esperma errado

erro médico

Quando Nancy Andrews dos EUA, de etnia hispânica, engravidou através de fertilização “in vitro” ela e seu marido esperavam uma filha. O que eles não esperavam é que a menina fosse negra, já que seu marido é caucasiano. Exames de DNA indicam que os médicos da clínica utilizaram o esperma de outro homen para inseminar os óvulos de Nancy.

O casal cria a menina como sua filha desde seu nascimento em outubro de 2004, mas estão processando a clínica e o embriologista responsável. [Daily News]

9. Recebeu o pulmão e coração errados

erro médico

Jésica Santillán, de 17 anos, recebeu o coração e os pulmões de um doador incompatível. Os médicos Centro Médico da Universidade de Duke parecem não ter feito a verificação de compatibilidade antes da cirurgia. Depois de um segundo transplante para corrigir o erro ela sofreu danos neurológicos e outras complicações que adiantaram o seu falecimento.

Jésica tinha sangue tipo ‘O’ e recebeu os órgãos de um doador tipo ‘A’.

O hospital assumiu o erro e fizeram um acordo financeiro com a família da menina. Nenhuma das partes pode comentar o caso. [CBS News]

8. Testículo de U$ 200 mil

erro médico

Benjamin Houghton, um veterano da Força Aérea dos EUA de 47 anos agendou uma cirurgia para remover seu testículo esquerdo por temores de câncer. Mas uma série de erros levou à remoção do seu testículo direito.

Quando Benjamin processou o VA Medical Center conseguiu apenas U$ 200 mil por seu testículo perdido. [AC]

7. Uma lembrança de 33 centímetros

erro médico

Donald Church, de 49 anos, tinha um tumor no seu abdômen quando chegou no Centro Médico da Universidade de Washington, em junho de 2000. Quando ele recebeu alta o tumor havia sido removido, mas um afastador de metal de 33 centímetros de comprimento permaneceu no seu abdômen por engano.

O hospital, que reportou outros quatro incidentes similares entre 1997 e 2000, removeu a peça e pagou U$ 97 mil para Donald. [Seattle Pi]

6. Cirurgia cardíaca no paciente errado

erro médico

Joan Morris (um pseudônimo) de 67 anos foi admitida para realizar uma angiografia no cérebro. No dia seguinte ela recebeu, por engano, uma cirurgia cardíaca invasiva para um estudo de eletrofisiologia.

Depois da angiografia ela foi transferida para o andar errado, e ao invés de retornar para seu leito original e receber alta no dia seguinte ela acabou sofrendo uma cirurgia cardíaca que a colocou em riscos de hemorragia, infecção, ataque cardíaco e derrames.

Durante a cirurgia o médico recebeu um telefonema de um colega perguntando “o que você está fazendo com a minha paciente?”. Neste momento foi constatado o enorme erro e a paciente voltou para seu leito em condição estável, depois do estudo ser suspenso. [Linking Hub]

5. Cirurgia feita no lado errado do cérebro pela terceira vez no mesmo ano

erro médico

Foi a terceira vez, no período de um ano, que médicos do Rhode Island Hospital operaram no lado errado do cérebro dos pacientes. O último episódio foi em novembro de 2007 quando os médicos precisaram interromper uma hemorragia intracraniana. Apesar da tomografia mostrar claramente que o problema estava no lado esquerdo da cabeça da paciente o cirurgião começou perfurando o lado direito do crânio da mulher de 82 anos. O erro foi notado logo em seguida e o neurocirurgião prosseguiu a cirurgia no lado correto da cabeça da paciente.

Em fevereiro de 2008 ocorreu algo muito similar no mesmo hospital, e em agosto do mesmo ano, um homem de 86 anos morreu três semanas depois que um cirurgião acidentalmente operou no lado errado de seu cérebro. [MSNBC]

4. Perna errada é amputada

erro médico

Não é nada agradável ter que sofrer a terrível perda de uma de suas pernas por amputação, mas ainda é muito pior quando levam a sua perna boa. Este é talvez o caso mais notórios dos que estão aqui listados e ocorreu quando Willie King precisou amputar uma de suas pernas em 1995, na Flórida, nos EUA.

Uma cadeia de erros levou a perna errada a ser preparada para cirurgia e os cirurgiões perceberam o terrível engano no meio do procedimento, quando já era tarde demais.

Como resultado a licença médica do cirurgião foi suspensa por seis meses e ele foi multado em U$ 10 mil. O University Community Hospital de Tampa, onde a cirurgia ocorreu, pagou U$ 900 mil para Willie e o próprio cirurgião pagou mais U$ 250 mil.

Quando você cobraria por uma de suas pernas? [Find Article]

3. Rim saudável é removido no lugar do órgão doente

erro médico

No estado de Minnesota, nos EUA, um paciente foi submetido a uma remoção de rim por causa de um tumor maligno. Infelizmente o rim removido foi o saudável.

“A descoberta de que este foi o rim errado foi feito no dia seguinte quando o patologista examinou o material e não encontrou evidência de qualquer malignidade”, disse o Dr. Samuel Carlson, o médico chefe do Park Nicollet Hospital. O rim potencialmente canceroso permaneceu intacto e funcionando. [Wcco]

2. Cirurgia sem anestésico leva homem a sentir cada corte do bisturi

erro médico

Um homem de West Virginia, nos EUA, alega que uma anestesia inadequada fez com que um homem sentisse todos os cortes do bisturi do cirurgião, um trauma que sua família acredita ter levado o homem a tirar sua própria vida duas semanas depois.

Sherman Sizemore sofreu uma cirurgia exploratória em 2006 para deternimar a causa de suas dores abdominais. Mas durante a cirurgia o homem alegou haver experimentado consciência anestésica, um estado em que o paciente pode sentir dor, pressão ou desconforto durante a operação, mas não pode se comunicar ou sequer mover um músculo.

De acordo com a reclamação o paciente recebeu drogas para paralisá-lo, mas não recebeu a anestesia geral que o levaria à inconsciência e tiraria a capacidade de sentir dor. A família do paciente de 76 anos, que era pastor da igreja Batista, disse que o homem tirou sua própria vida por causa da traumática experiência de estar acordado durante a cirurgia, mas incapaz de gritar de dor. [MSNBC]

1. Ponte de safena feita em artéria errada

erro médico

Dois meses depois de uma operação de ponte de safena dupla, que deveria ter salvado a sua vida, o comediante Dana Carvey, que atuava no Saturday Night Live, recebeu uma notícia deprimente: o cirurgião cardíaco havia operado a artéria errada. O homem de 45 anos, e pai de duas crianças pequenas — para resolver o problema de um bloqueio que poderia ter tirado a sua vida — foi encaminhado para outra cirurgia de emergência.

Respondendo ao processo de U$ 7 milhões, que Dana iniciou, o cirurgião disse que foi um erro honesto já que a artéria do paciente esta situada em uma posição incomum no seu coração. Mas Dana não viu assim: “É como remover o rim errado. É um erro grande assim”, ele disse à revista People. [FDA]

[Oddee]

Autor: Eduardo Martins

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

87 Comentários

  1. parabens a equipe muito bom o blog. minha irma foi a emergencia do hospital sta.helena em santo andre -sp no dia 9/7/13 com dores abdominais e fortes colicas. foi diagnosticada com pedra na vesicula tomou medicacao e foi liberada.mandaram voltar no dia 25/7 p marcar cirurgia.nao aguentando de dores ela voltou quase todos os dias durante 2 semanas com dores e mandavam voltar. qdo no dia21 ela insistiu e ficou ate ser operada.no pre operatorio descobriram era apendicite e ja havia estourado ha dias.operaram ela ficou indo e vindo do hospital ate o dia 5/11/13 qdo veio a falecer com 37 anos deixando 4 filhos e marido .infeccao generalizada. pasmem este lixo e um convenio

    Thumb up 0
  2. Isso nos mostra o quanto o despreparo ou a falta de suporte leva proficionais a erros de tal gravidade. O significado” salvar vidas” resume- se em numeros de estatistica ou cifras? Mas gracas esses sao a minoria. E nao posso deixar de agradecer a maioria que salvam vidas pelo fato serem humanos e desenvolverem um do magnifico, que e salvar vidas sem distincao!.

    Thumb up 2
  3. Quando entramos num hospital para uma cirurgia, não sabemos o que vai acontecer, você fica entregue nas mãos de Deus, numa operação cardíaca, vc poderá sair com uma mudança de sexo, já pensou nisto???

    Thumb up 17
    • Deus???se é que existe um deus,ele deve ser muito incompetente então,para deixar todos esses erros acontecerem.

      Thumb up 2
  4. É isso que acontece quando você vai numa faculdade (seja ela qual for, pública ou privada) e vê aquele monte de alunos cabulando aula, é simplesmente revoltante, as pessoas não têm consciência das consequências de seus atos. É claro que não é o caso de todos, mas com certeza isso aumenta a chance do erro.

    Thumb up 38
  5. meu filho sofreu uma dor muito forte no testiculo acompanhada de inchaço,levei para o posto médico e ele suspeitou de ernia mim encaminhou para o cirurgião onde descartou a possibilidade de ernia e simplismente receitou antibiotico e mandou o paciente para casa sem ao minimo solicitar um exame para descobrir a causa.4 dias se passaram e não houve melhora e entao levei ao médico particular onde solicitou uma ultrasson e foi diagnosticado torção no cordao espermatico.Resultado meu filho perdeu um testiculo por falta de diagnostico já que no mesmo dia do acontecido levei ele ao médico.Quero saber o que eu posso fazer em relção a esse descaso .por favor alguem mim responda pois meu filho so tem 17 anos e está com o psicologico abalado .

    Thumb up 19
    • Sra. Marina,
      primeiramente eu lamento muito o ocorrido com o seu filho, ainda mais por encontrar-se na flor da idade. Quanto a sua indagação, penso que a Sra deveria, de posse de cópia integral do prontuário médico, procurar um advogado de sua confiança para auxiliá-la na análise do caso e, se houve conclusão de que houve erro médico, propor uma ação pleiteando indenização, não apenas pela questão pecuniária, mas para que sirva de alerta para outros profissionais da área médica a se conscientizarem da enorme responsabilidade que têm nas mãos e que não permite erro. Sou advogado na cidade de São Paulo, e caso eu possa ajudá-la desde já coloco-me à sua disposição. Segue e-mail para contato: williamberg.souza@aasp.org.br. Cordialmente, Williamberg

      Thumb up 11
  6. Eu sofri um erro medico, após sentir muita dor no abdomem, vomitando e com olhos e pele amarela fui internada com suspeita de hepatite, depois de uma semana foi constatada pedra na vesícula e o medico decidiu me operar, cirurgia através de vídeo, mas o que ele não sabia ou ignorou é que pessoas com ictericia(alta dose de bilirrubina, que é demonstrada pela pele e olhos amarelados) não coagulam, então tive hemorragia, foram preciso mais 4 cirurgias, sendo 3 delas com abertura total do abdômem, o que me causou muita dor e sofrimento, fiquei 20 dias na uti fui politransfundida com mais de 20 bolsas de sangue, enfim quase morri, simplesmente porque os médicos ignoraram meu estado clinico e não esperaram passar a icterica ou não trataram dela antes de me colocarem no centro cirúrgico.

    Thumb up 21
    • varios aspectos tem que ser debatidos, em primeiro lugar o sistema SUS apesar de ser teoricamente o melhor sistema do mundo, sofre com os desvios de verbas, então não consegue oferecer ao povo o mais simples, que é o paciente ter um médico e ter acompanhamento integral, por isso os pacientes acabam sendo atendidos por médicos desconhecidos do paciente, não há vinculo médico-paciente. Ao contrario dos muitos dizem os médicos são muito mal remunerados hoje em dia, em para manter o status que a própria população cobra deles, fazem plantões durante uma noite e no dia seguinte trabalham o dia todo, vcs sabem o que é isso? Crime anunciado!!! É só uma questão de tempo, o erro vai acontecer. Vcs vão dizer, mas e os maus médicos dos planos de saúde, vcs realmente acham que R$40,00, descontando 27,5% IRPF, sobram R$29,00 para pagar toda a estrutura, CRM, INSS, secretaria, e tudo mais , e sem esquecer do dinheiro para a família, pois médico tbém tem família. Ah os cirurgiões! Sabe quanto que os convênios pagam por uma cesaria, onde a responsabilidade recai sobre duas vidas, R$250,00. È facil reclamar, o ruim é observar que todos tem um pouco de culpa, pois se a mesma população que tanto se sente agredida pelos médicos, votassem melhor, o SUS seria muito melhor e os médicos teriam mais dignidade nos seus empregos, os pacientes seriam melhor atendidos. Quanto aos médicos mal formados isso é uma realidade cruel, mas a lei de Murphy está se manifestando, pois as faculdades brasileiras deixam muito a desejar e o que falaremos das bolivianas, onde não tem vestibular e nem prova, tanto que a maioria dos alunos brasileiros são riquinhos que nem tentam vestibular aqui, e passam os anos em festas regadas a cocaína. E são esses a maioria que anda atendendo nos 24 horas das grandes cidades, trabalham mais de 24 horas seguidas. Como que alguém consegue trabalhar tanto? Para mim é óbvio que tem muito médico usando droga para se manter. E tudo isso só vai melhorar quando toda a população começar a votar direito, então vai ser dificil, né?

      Thumb up 16
    • Erro médico não tem desculpa …. e se eles aceitam receber tão pouco dos convênios, porque cobram uma fortuna do particular?

      Se houvesse um preço justo ninguém precisaria de convêncios …

      Thumb up 9
  7. atrofio do nervo optico do olho esqerdo com a complicação na cirurgia do septo nazal em Santo Andre Sao Paulo.

    Thumb up 0
    • nao concordo que seja culpa do governo somente,pois os medicos quando fazem concurso sabem quanto irao ganhar,nao tem desculpa,eu tambem fui vitima e sabe qual a resposta que recebi,tudo que tinhamos para fazer foi feito,se vira,temos tudo no protuario,como se tivessem mudado o prontuario,va procurar seus direitos,fora do Brasil ainda da alguma coisa,mas aqui o cooperativismo reina,alguem ja viu algum medico ser punido aqui ate agora so vi dois e nao por erro medico,por isso eu digo,medico nunca mais, nem para exames,nem cirurgias,nada.Prefiro ficar com remedios do tempo antigo,morrer eu sei que vou um mas que nao seja pela mao desses crapulas,tambem vejam as notas anuais da medicina no Brasil,e pior um dia voce vai estar nas maos deles.Eles pintam e bordam e nao temos para onde correr,entrar na justiça,ah tao rápida que é.Lamentar é pouco,tem que punir tirar o diploma para nao fazer novas vitimas.

      Thumb up 9
    • Mesmo assim, nem sempre a questão é o salário.
      Muitas vezes falta materiais básicos para atendimento (até receituário, imagina?).
      Em todo caso, já muito médico do SUS pedir demissão ou transferência por causa de grosseria e falta de educação dos próprios usuários do SUS.

      Thumb up 0
  8. sou auxiliar de enfermagem e fico esterreçida com oque fico sabendo sobre erros medicos..mas quero dizer a todos que forao vitimas desses erros isso e absurdo nunca jamais deveria acontecer o erro começa desde a sala de aula muitos nao prestam atençao nas explicaçoes levam tudo na brincadeira nao tem a noçao que estamos lidando com vidas….lamento muito por todas essas vitimas……….

    Thumb up 11
  9. minha mãe teve fratura no braço e eu quero saber se tem poçibilidade dela perde o movimento do braço com erro medico durante a cirugia. antes da cirugia ela mechia o braço depois teve dificudade para meche agora ta mechendo com fisioterapia.ela botou platina no braço.

    Thumb up 0
  10. bom a ingregencia de muitos profissionais tem estarrecido o coração de muitos eu tanbem passei muito mal em uma cesariana senti em partes na hora que passarão o bisturi eu levei um susto com a dor que quase levantei na mesa so perceberão por que ove queda de pressão,dificudade de respiração ele tentarão corrigir aplicando morfina e outra nestesia cheguei ovir estamos perdendo ela mas deus me ajudou e escapei porque não era minha hora no hospital são francisco em uberlãdia 2003.

    Thumb up 0
    • não culpo pois so digo que todos erra pois não e porque feiz medicina que não são capaz de erra deixo isso a todoas os medicos que carrega em si a certeza de que estão certo em tudo .. diz o ditado conciente e aquele que reconhece que erra e pede perdão talvez envitaria muito sofrimento e sentiria a dor dos que os procura….

      Thumb up 1
    • o que é engregencia?

      Thumb up 5
  11. sabe o que pensar?: vamos tomar cuidado de ter sempre um acompanhante esperto e atento, quando estivermos que baixar a um hospital, senão corremos riscos por menores que sejam. É sempre bom o doente ficar protegido. A saída para o doente é: arriscar e do acompanhante é COBRAR e FISCALIZAR tudo. Vamos exercer nossos papéis de fiscais, afinal quem é que paga esses profissionais, senão o próprio povo!!!? SEja ele particular ou público, não importa de qualquer forma o POVO paga por tudo. Vamos ter mais OLHO VIVO!!!

    Thumb up 4
  12. caramba colega entao vc ouviu tudo. eu tambem ja passei por issu mas assim que eles viram ke eu tava acordada ja me derao um remedio na veia e durmi. imagino o trauma que vc tem.eu acordei no meio da cirurgia e ouvi cerrando o osso da minha bacia nao concigo tirar isso da cabeca ate hoje.

    Thumb up 0
  13. GRAZIELE / 8.06.2011

    Errar é humano

    Medico errar é uma vida.

    sao coisas bem diferentes, Médicos estudam por anos, entram nas faculdades mais concorridas do país e sao muito bem remunerados, justamente para nao cometer erros assim, tem erros neste lista que nem precisa ser medico para saber o procedimento, e o dinheiro nao adianta de nada, pois ele acaba e quando acaba voce pensa… Médico filho da p***!

    Thumb up 12
  14. ola fui vitima de um erro medico tb o safado teria que operar uma hernia unbilical guando acordei percebi que nao tinha cido operada no lugar apropiado e sim na virilha um corte grande e agora eu vou ter que fazer uma outra cirurgia mais estou com trauma que meus exames para operar esta todo alterado os medico nao liga pra saude do paciente e sim para dinheiro fui operada em hospital particular mais que é dele esta guardado tenho ceretza

    Thumb up 3
  15. Acredito que seja casos culposos,sem intencão de matar mas os profisssionais tem de ser capacitados e respeitar a vida dos pacientes que esperam por uma vida melhor.
    Ter mais atencão do que faz,alias temos uma só vida.

    Thumb up 1
  16. ERRAR É HUMAN0….
    MAS ACHO QUE AS ESTATISTICAS DE ERROS MEDICOS , A CADA DIA AUMENTAM, … TEMOS QUE TER AMOR A VIDA ALHEIA , TEM ERROS QUE SAO INDADIMISSIVEIS , AMPUTAR UMA PERNA DIREITA , EM VEZ DA ESQUERDA?? ,ESQUECER UMA LAMINA DENTRO DO PACIENTE???
    UM TRANSPLANTE IMCOMPATIVEL…. FALTA A ATENCAO , O PROFISSIONALISMO , E LEVARMOS A SERIO O TRABALHO…..

    Thumb up 20
  17. Jéssica, respeito sua opinião mas não se pode culpar o presidente pois não foi ele quem cometeu o erro. Acredito que se tais erros acontecem é por falta de capacitação profissional .

    Thumb up 3
  18. Cacá, eu até concordo com vc, a profissão é mesmo dolorosa, stressante, mas a maioria dos casos de erros ocorrem justamnete nos hospitais públicos, sabe porquê? Nos particulares os médicos comunicam aos pacientes e parentes sobre o estado, os procedimentos, tratam bem a todos e se não obtem resultado +, informam de maneira suave. No público começa pelo mal atendimento, falta de informação, indiferença,retardo nas ações; e se o pior acontecer, não estão nem aí para o sofrimento da família, que fique sabendo pelos auxiliares, nada é explicado. Pouco importa a causa da morte pode ser: ignorada, desconhecida. Tudo é uma fatalidade!

    Thumb up 7
  19. São erros inaceitáveis, contudo, os “deuses” não tiveram como negar, são evidentes. O pior é quando os “colegas” do errante pode inocentá-lo. Escrever no prontuário que é p/ retirar o soro de uma paciente pelo cor da camisola, eles não fazem, mas ordenam p/ telefone e se ocorre um erro como provar? É sua palavra contra a deles, e a técnica jamais vai testemunhar contra os “deuses”. Se denúncia anônima valesse, enfermeiras, auxiliares e técnicas tinham muito o que contar sobre a desumanidade desses fazedores de dinheiro através da saúde dos outros!Que me desculpem as exceções.

    Thumb up 9
    • dalva,q bom q vc sab q há exceçoes. qto a seu outro comentario, nao culpe os medicos pelo descaso na saude publica!!

      isso e culpa do governo nao dos medicos.,duras jornadas d trabalho (ate 36 hrs) ; falta d leito e equipamento; reclamaçoes,etc.
      tem mtos grandes medicos, tanto pela saud publica qnto privada.
      e saiba tb q tem mtos medicos pessimos conveniados, ou que atendem diretamnt no consultorio.principalment aqeles q tem pais ricos,cm clinicas , e saem de uma faculdade sem terem vntad alguma d clinicar

      Thumb up 1
  20. Esses erros médicos são inaceitáveis, esses médicos deviam ser punidos mais severamente! Quanto à pergunta do erro nº 4, não sei quanto cobraria se me amputassem uma perna erradamente, mas seria muito mais que 900 mil dólares. Esses médicos têm de perceber que estão a tratar de vidas humanas, não estão a tentar acertar nos números da lotaria!

    Thumb up 6
    • baaa e o que os médicos são ? seres humanos,e seres humanos podem errar. com certeza tem q ter mtaa responsabilidad e amor a profissao (cmo tds sabem, é uma das profissoes c/ + status ,o q leva mtos a faculdads privadas de baixa qualidad, q os alunos saem despreparados, e se já nao tem interesse,ai clinicar é uma qstao d sort .sort dos pacientes sairem vivos)
      concordo que nao deve ser facil ser vitima de um erro ,ou ter algum ente vitimado, mas devemos pensar que os medicos tabm sao seres humanos. cada caso e um caso, mas mtos erram por estarem fisica e emocionalmente esgotados,pois todos sabem a condiçao da saude publica no brasil .
      qto ao q reclama dos medicos particulares : geralmente mesmo qm atende no consultorio tb trabalha no SUS.

      Thumb up 0
  21. Prezado Maicon, No caso do Titanic, não foi erro da tripulação, e sim, do armador, que de antemão, já sabia do desfecho do caso, pois dias antes da viagem inaugural fez um seguro bastante vultoso do mesmo e não participou da viagem, pois a qualidade do material empregado na construção do mesmo não era de qualidade.

    Thumb up 1
  22. É!! ERRA É HUMANO,SIM,MAS Ñ NA SAÚDE ,Ñ DEVE AVER ERROS!!SÃO MEDICOS DESPREPARADO TEORICAMENTE,ELES ATUA DE FORMA NEGLIGENTE,COM PRIORIZAÇÕES,ESSE É O X DA QUESTÃO..”PRIORIZAÇÃO”AS PESSOAS SÃO AVALIADAS PELO SEU ESTATO OU POSIÇÃO SOCIAL, E EXISTEM VARIOS OUTROS PROBLEMAS RELACIONADO A TUDO ISSO,Ñ GENERALIZANDO,TEM AINDA MUITOS MEDICOS HUMANISTA,QUE VER O SER E Ñ O TER!SE Ñ SABE,PERGUNTE,E NUNCA ACHE NADA,PROCURE ENTENDER.ASSIM ACABARIAMOS TANTOS ERROS..

    Thumb up 1
  23. Errar é humano ? sim, Mas em algumas profissões não, e quando um piloto por falta de preparo se engana e derruba um avião e mata varias pessoas é aceitável ? E uma professora que não tem capacidade para ensinar e abusa de crianças e causa traumas gravíssimos é aceitável ??? E qnd um dentista tira todos os dentes de um adolescente é aceitável ??? E qnd um medico amputa uma perna errada é aceitável ??? Não. Se as pessoas levassem a serio sua profissão, suas responsabilidades vários erros seriam evitados, mas como errar é humano e todo mundo se permite cria-se isso um bando de profissionais INCOMPETENTES e na medicina é onde se encontra o maior numero de incompetentes. Tanto tempo estudando pra que ??? pra errar é humano. Acho que não, agora vá em um curso de medicina e veja como os estudantes se comportam. Eles só se preparam para o dinheiro e o poder que a profissão dá, não dão importância a pormenores, não perdem tempo lendo prontuários, ou ouvindo os pacientes ou msm as enfermeiras suas assistentes e sabem pq ele são medico e nunca erram.

    Thumb up 12
  24. ERRAR É HUMANO. A NASA ERROU E O ÕNIBUS ESPACIAL CAIU. A RUSSIA ERROU E DERRUBOU UM JATO 747 LOTADO DE PASSAGEIROS. O FUNCIONÁRIO DE CHERNOBYL ERROU CAUSANDO UM DESASTRE ATÔMICO. A TRIPULAÇÃO DO TITANIC ERROU. NO ACIDENTE DA GOL HOMENS ERRARAM.
    MÉDICOS E ENFERMEIROS INFELIZMENTE SÃO HUMANOS E ERRAM TAMBÉM.
    ATÉ NO ALMOÇO DE NOSSA CASA A MAMÃE DE VEZ EM QUANDO ERRA NO TEMPERO….

    Thumb up 20
  25. O problema e que tem muitos doentes para poucos medicos a maioria dos medicos ne dormem
    ja era de se esperar poriso
    a culpa e dos presidentes que não colocam mas pessoas conpetentes …

    Thumb up 3
  26. sou vítima de erro médico, isso modificou totalmente minha vida.Fui internada com queixa de dor no abdomen,após ser medicada e persistir a dor fui levada à sala de cirurgia e o “profissional” anestesista retirou-se da sala, posso afirmar, pois ouvi todo a conversa, inclusive quando o cirurgião percebeu e exclamou:Chame o anestesista (?) a criatura está acordada.Não consigo descrever os detalhes do meu sofrimento.Revivo toda a noite e já tive vontade de acabar com minha vida.

    Thumb up 18
  27. Boa Noite!

    O erro médico, portanto, do ponto de vista jurídico, é o mau resultado, resultado involuntário do trabalho médico (sem a intenção de produzi-lo). Havendo a intenção, qualifica-se como infração prevista no Código Penal no seu Art. 129: “Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem (…)”.

    Thumb up 0
  28. Boa Noite!

    Um resultado infeliz pode acontecer em qualquer atividade humana. Até mesmo quando o ato for praticado por profissional renomados e altamente competentes.

    Thumb up 0
  29. Nunca vi um médico assumir um erro. Usando a frase para justificar-se Foi mera casualidade, não foi disso em relação a procedimentos mal feitos.

    Thumb up 1
  30. EU ACHO RIDICULO TANTOS ERROS MÉDICOS E ESSE DA CIRURGIA FEITA TREZ VEZES NO LUGAR ERRADO !!!!!!!!!!!! JÁ É INCONPETENCIA

    Thumb up 2
  31. Nada justifica imperícia, incompetência, desleixo. Um ser humano não é um objeto que pode ser reformado. Afinal se o profissional optou por uma profissão que a realize com dignidade e competência.

    Thumb up 3
  32. O meu conselho é cobrar prestadores com selo de qualidade e acreditação, solicitar segunda ou terceira opiniões e procurar por instiuições de referência. Evitem prestadores de serviços sem experiência comprovada. Caso não sentir segurança, deixar claro. Se houver desconfiança, não se submeta ao procedimento. Solicite consentimento esclarecido. Procure as associações de especialidades médicas, sempre há alguém disposto a ajudar.

    Thumb up 4
  33. Muito simples, não vão ao médico…ou melhor façam medicina! Mas é bom começar logo, que são 12 anos de formação, considerando faculdade e residência…mas não se preocupem, hoje não tem mais vestibular…os frustrados que nunca passaram podem se inscrever nessas faculdades particulares de periferia em SP…

    Thumb up 3
  34. Infelizmente erros médicos só são punidos quando o paciente tem parte do corpo perdida, ou se ficar algum objeto estranho dentro do corpo; até se provar que houve o erro é um caminho muito longo, algumas Ouvidorias não funcionam, porque não há médico p/ dar o parecer final, ora, existe um corporativismo entre a classe, muito raramente um quer condenar o outro.
    Uma das minhas irmãs foi retirar um cisto na parte superior da mão E, surpresa! ela foi submetida à anestesia geral, sem nehum exame pré – operatório. Sem notícias às 17h iniciamanos uma busca em horpitais (IML),delegacias, pois o Hospital onde ela foi “operada” não encontrava nos arquivos de pequenas cirurgias seu nome, pela 2ª vez eu insisti p/ olhar o livro de registro, lá estava o nome dela submetida a uma perineoplastia, pasmem! minha irmã não teve nenhum parto normal (03 cesariana). Exigi vê-la, subi e ela estava ainda meio sonolenta, mas graças à Deus VIVA, denunciei ao CRM-BA, segundo o òrgão não houve erro nem danos. Fazer o que?

    Thumb up 0
  35. Tenho uma neta de 04 anos, que graças a irresponsabilidade de médicos de um hospital Público, que descansam do trabalho dos hospitais particulares, hoje apresenta uma deficiência no braça D, (plexo braquial). Enquanto eles dormiam minha filha sofreu p/ 19h, perdeu todo líquido, sangue, P.A. alta e entre o sofrimento, eles davam ordem por telefone p/ a retirada do soro da paciente de “camisola amarela” que acabou sofrendo mais, pois o soro a ser retirado era de outra paciente q/ vestia camisola amarela c/ flores azuis, a da minha filha era realmente amarela. De 7h 30min da manhã, nasceu minha neta no outro dia às 3h 45min, parto natural forçado, demorou a chorar e o braço D inerte, hoje ela não tem todos os movimentos, é canhota forçadamente. Iniciopu trat.º fiosiotarapeutico desde os 08 dias de nascida.

    Thumb up 0
  36. Errar é humano? Conhecem a realidade de ser médico e mesmo assim escolhem essa profissão….Quero saudar os bons profissionais que existem mas meu Deus “livrai me de todos aqueles que por ganancia ficam pulando de galho em galho pra ganhar mais” e qd vc nessita de atendimento noturno no Pronto Socorro Público tem que esperar os médicos dormirem e após 1 hora de soneca (só tem vc com uma criança na cadeira) vem dormindo e mal humorada consultar sua filha…. Sem olhar nos olhos e muito menos lavar a cara com água pra acordar e atender dignamente! Se eu dormir no meu serv de madrugada me mandam embora por justa causa…..eles dormem a vontade e te tratam como querem e ai? Quem podera me defender???
    Governo q rouba do meu salario todos os meses 800 reais e pergunto kd a dignidade humana?
    Sem desculpas de que os médicos tem muitas Cobranças… Que sofrem diariamente com pressão….Por acaso vcs que trabalham não são cobrados diariamente? não tem metas? não tem que respeitar horarios e responsabilidades?

    Thumb up 7
  37. gostaria de receber noticias de quem ja teve morte na famijha por peritonite aguda

    Thumb up 0
  38. Perdi uma filha de 28 anos de idade por peritonite aguda segundo estudo do IML. so que ela fes um raio x e ouvi suspeita de gravidez nas trompas ela foi mostrar o medico e eles a enternarao, e ela fes as assinaturas se responsabilisando os medicos de todos os riscos não sei se e certo este proscedimento…agora o que devo fazer depois da morte dela;;; o que devo fazer??? sem ser so chorar

    Thumb up 0
  39. minha mae foi atendida num hospital em fortaleza tinha 90 anos chegou la apenas com anemia para ser hidratada e tomar sanque la deram um injessao de diazepan que nao fez efeito em sequida deram uma de fenergan e mais outras medicaçoes nao se enquadrava na sua doença sua glicose foi para 48 a medica mandou na mesma hora dar uma outra medicaçao que a glicose foi a 300 ela faleceu no outro dia e a medica ainda diz ela tem 90 anos o que vc espera dela. eu a levei pra la pra ser tratada e nao para ser morta atestado de obito senelidade, pneumunia, parada cardiaca e brincadeira num açham

    Thumb up 1
  40. Não li todos as mensagens, mas acredito que se fossem os pacientes, parentes dos profissionais de saúde, talvez o fim fosse diferente…

    Thumb up 0
  41. Perdi um irmao recentemente por erro medico. Meu irmao tinha enfizema pulmonar e o medico ao perfurar a veia central perfurou a pleura e em funçao das pessimas condicoes nos hospitais publicos ele acabou morrendo com infecçao hospitalar porque nao tinha UTI disponivel. SE O SISTEMA DE SAUDE PUBLICA FOSSE VIAVEL, OS MEDICOS E POLITICOS USAVAM, ASSIM COMO SEUS FILHOS TAMBEM NAO USAM AS ESCOLAS PUBLICAS. EU PASSEI QUATRO ANOS INDO EM VARIOS HOSPITAIS PARA SOCORRER MEU IRMAO QUANDO ELE TINHA CRISE E VOCES NAO IMAGINAM AS COISAS QUE VIVI E PRESENCIEI. QUEM PRECISA DE H PUBLICO SABE QUE TODOS ELES SAO VERDADEIROS CORREDORES DA MORTE E DO INFERNO. O TRAUMA É TAO GRANDE QUE VOCE PREFERE MORRER EM CASA.
    VAMOS ENCHER A INTERNET COM ESTAS INFORMAÇOES INCLUSIVE DANDO NOME ASO BOIS, QUEM SABE????

    Thumb up 5
  42. Graduado em administraçao de empresas com ênfase em recursos humanos, pós graduado em psicologia organizacional, atuando profissionalmente como técnico de segurança do trabalho, professor free lance em escolas para formação de técnicos de segurança do trabalho, estou próximo de mestrado em psicologia organizacional e do trabalho estou em fase final de um livro intitulado “cyberpeview, a cibernética aplicada em prevenção de erros e falhas” e posso adiantar com certeza, após diversas pesquisas feitas que o erro reversível é tolerado pela sociedade mediante indenização, inclusive já suportado por algumas seguradoras, porém o erro irreversível não é e não deve ser tolerado como tem ocorrido no mundo. Então,prestem bem atenção no que informo neste momento: as ações preventivas devem ser estimuladas de forma holistica e desde a infância, de forma séria e responsável, do contrário iremos testemunhar: médicos matando, policiais matando, veículos de transporte (aviões, carros, trens, embarcações, etc.) matando em nome de quatro poderes: economia, religião, marketing e política.
    Vocês lembram da chacina no asilo no Rio de Janeiro, quando diversos idosos morreram? Perguntem se os médicos foram punidos.

    Thumb up 3
  43. O meu pai morreu em um processo de transfusão sanguinea e o hospital diz que foi uma fatalidade.É questão de honra,eu estarei lutando com todas as minhas forçar para responsabilizar os culpados,pois o meu pai estava muito bem.E o médico não nos informou dos riscos que a transfusão poderia ocasionar.E o pior!!! Em caso de morte os familiares não podem ter acesso ao prontuário médico.Temos que mudar isso. hht://bastacomoserrosmedicos.blogspot.com/

    Thumb up 2
  44. Medicos erram, sempre erraram e sempre errarão gostem ou nao as pessoas que nao sao medicos. Existe uma diferença enorme entre desinteresse pelo paciente e erro natural do ser humano. Todos sabemos que é muito dificil pra alguem que perdeu algo se conformar com esse fato, mas ele é um fato imutavel. Enquanto o medico for um ser humano ele é passivel de erro, se vc nao quer ser vitima de erro vc pode fazer algumas coisas:
    1) procure mais de um medico
    2) pergunte ao seu medico
    3) nao va ao medico

    É muito facil falar mal dos medicos, se vc nao ta feliz fique doente. Nao é por que escolhermos ser medicos que deixamos de ser humanos, sei que existem muitos picaretas, mas na medicina existe muita gente seria e que quer o melhor para o seu paciente e que tem que ouvir um bando de absurdos de gente que acha que tudo é muito facil e muito simples

    Thumb up 14
  45. minha cunhada estava gravida de 6meses quando trocou de medico ate entaõ era so um nene entaõ o medico novo falou pra ela que ela estava gravida de gemeos todos ficamos surpresos mas quando foi para a cirurgia na sala tinha ate dois pediatras so que nasceram so um bebe o que fazer nestes casos ela esta com depressao e nem de casa sai

    Thumb up 2
  46. NOSSA SAÚDE ESTA DOENTE!

    NAYANE; 21 anos, iria formar-se em Educação Física no final deste ano, menina alegre; sem problemas de saúde.
    Nós a levamos para o atendimento da Santa Casa no Domingo 02 de Maio 2010, com fortes dores de cabeça, dores no corpo e manchas vermelhas. O Médico de plantão disse que ela estava com SINUSITE e ALERGIA, não pediu exames. Concluiu seu diagnóstico sem ao menos examiná-la direito. Minha esposa ainda indagou a possibilidade de ser DENGUE o mesmo disse com toda sua arrogância que tinha certeza de ser SINUSITE e ALERGIA, receitando DIPIRONA, ANTI-ALERGICO e ANTIBIÓTICO.
    Na Quarta Feira 05 de Maio a NAYANE deu entrada na emergência da SANTA CASA com quadro grave de DENGUE HEMORRAGICA vindo a FALECER na manhã de Quinta Feira dia 06 de Maio 2010.

    Thumb up 11
  47. Acho que errar é humano, porém eles estão lidando com vidas e isso é trágico. Quem tem um RIN ou uma PERNA amputados erroneamente é desolador. O que acontece com um médico que faz vários anos de medicina confundir o lado esquerdo com o direito. Esse é no mínimo um imbecil.

    Thumb up 9
  48. no dia 08 de outubro de 2005 sofri um GRAVE acidente automobilistico,
    tive um tramatismo craniano,(em razão das fraturas passei: 08 meses na cama, e depois 07 em uma cadeira.

    após ter me recuperado voltei a andar etc etc,, restou uma sequela no ”nervo croniano direito” pra explicar melhor sem usar temos médicos, A MINHA VISÃO FICAVA DUPLA COM A CABEÇA ERETA, fato este que me obrigava a dirigir, ler, etc etc, com a cabeça baixa.

    isso me incomodava muito, inclusive minha postura ja estava ficando comprometida, então resolvi procurar um médico especialista ‘neuro-oftal’.

    isso no mes de agosto do corrente ano (2009) após vários exames ele chegou à conclusão que: a única maneira de sanar o problema seria de forma cirurgica,

    bem: DESDE A PRIMEIRA CONSULTA, FICOU DEFINIDO A CIRURGIA SERIA NO OLHO DIREITO.

    no dia 27/novembro/2009 fui submetido à cirurgia.

    ao chegar na clínica, 08h da manha, me foi perguntado”e anotado” QUAL SERIA O OLHO A SER OPERADO,

    ao entrar no centro cirurgico, ”NOVAMENTE ME FOI PERGUNTADO E ANOTADO EM MEU PRONTUÁRIO” -OLHO DIREITO!

    mas para minha surpresa e infelicidade, ao acordar da anestesia,

    ”HAVIAM OPERADO O OLHO SAUDÁVEL, O ESQUERDO”

    AGORA TENHO VISÃO DUPLA ”EM QUALQUR POSIÇÃO”
    NÃO CONSIGO LER NEM DIRIGIR, estou tentando ser indenizado (dinheiro não paga isso)

    “””queria minha visão normal””” procuro os orgãos competentes desde a dada da cirurgia, MAS NÃO OBTENHO APOIO ALGUM.

    Thumb up 8
  49. Curisamente varios destes erros foram cometidos nos EUA.
    Tecnologia de ponta, equipamentos de ultima geração, mas manipulados por pessoas insensiveis e até certo ponto desumanas!
    So podia dar nisso!

    Thumb up 1
  50. Pela educação e cobrança que recebem, com um sistema punitivo muito mais eficiente, estou certo de que erros médicos acontecem com muito menos frequência nos países de Primeiro Mundo.

    Acontece tão frequentemente que, na minha família, posso citar dois casos: Uma extração de dente errada, onde o dentista tirou um dente totalmente saudável da minha prima, e um cirurgião da melhor clínica de Macaé (Rio de Janeiro) que ESQUECEU UMA AGULHA dentro da minha avó, numa operação.

    Conheço vários erros médicos com pessoas próximas… Aqui no Brasil, todo mundo pode ser médico, todo mundo pode brincar de mexer com a vida dos outros. E a qualidade da educação na maioria das “universidades” então…

    Thumb up 2
  51. Acredito que errar é humano, mas quando se trata de medicina é inaceitável pois se trata de humanos. Não é uma profissão qualquer como um serralheiro que matou a peça, empilhadeirista que derrubou um equipamento, etc. São erros que o paciente e seus famíliares levarão para o resto da vida. Por esses motivos que medicina não é para qualquer pessoa e é uma das faculdades mais cara do mundo. Você que está lendo nesse momento, tenha empátia e pense um pouco como se fosse paciente e depois tire suas conclusões.

    Thumb up 1
  52. Já passei por isso mas fui salvo. Senti fortes dores abdominais em 1998 e pensavam q era comida estragada. Entao fui ao hospital (particular) para ver oq era. Constataram infecção bacteriaana e pensaram q era apendicite, mas meu apendice n aparecia no ultrasom. Como minha familia eh formada por 16 médicos dentre eles 2 cirurgiões, o médico e amigo da familia q iria me operar teve medo de me abrir e cometer algum erro, entao resolveu n operar. Minha mãe passou a madrugada cmgo enquanto eu tinha febre de 41 graus e delirios. Ae ela começou a rezar p Nsa. Senhora pedindo que me salvasse, eis que chega as 2h da manha para me operar dizendo que teve um sonho onde mandavam ele ir me operar. Resultado: meu apendice estava estourado, tenho uma cicatriz de 1 palmo no abdomen, e tive q tomar 40 injaçoes de um antibiotico fortíssimo por 20 dias para n ter q reoperar, pois tive absseço de parede e peritonite e começo de infecçao generalizada pq o apendice estourou. Foram 10 dias de UTI e 20 de hospital. Escapei, to aki p contar história! Quem não acreditar na parte da intervenção Divina, sem problemas eu respeito sua posição. Abraços

    Thumb up 8
  53. Se os maus profissionais tivessem suas licenças definitivaente canceladas, muita coisa iria mudar. Só advertir e multar não basta. Ua punição exemplar acabaria com esses “descuidos” catastróficos para os pacientes. Felizmente ha muitos e bons profissionais trabalhando sério para realmente salvar e curar as pessoas que confiam neles.

    Thumb up 1
  54. eu tirei um calcúlo renal a 4 anos em Salvador Ba
    e agora apareci com um cisto de 12cm,perdi meu rim
    um pedaço do musculo e descobri q foram gazes cirurgicas deixadas pelo medico na outra cirurgia, o q fazer? obrigada ainda tó mim recuperando pois tem 24 dias de operada.

    Thumb up 0
  55. Minha Mãe deu entrada no P.S Municipal de Bauru com fortes dores no peito, formigamento nos braços, vômitos e passando mal, o médico deu um medicamento para dor e colocou ela sentada em uma cadeira de rodas no corredor do hospital, depois de uns quinze minutos ela teve um infarte fulminante e morreu.

    Thumb up 0
  56. olha a grande maioria dos medicos hoje sao uma porcaria a fraude começa na faculdade e tremina com a vida de um paciente

    Thumb up 2
  57. Não concordo com “sou humano-passivel de erro”, com a vida dos outros nao. com 24 anos me injetaram agua oxigenada INTRAVENOSA por 5 horas, ao inves de soro fisiologico + glicose, minha medicação foi trocada pelo de um paciente do quarto 425 o meu era 325, a medicação era para uso externo para lavagem do ferimento que ele tinha no braço, e na correria eu recebi esta medicação, quase morri, e o nefrologista do hospital disse: conte sua vida a partir de agora porque nunca vi um caso desses em 20 anos de trabalho e nem sei as sequelas que voce podera ter, nao ha nada registrado com medicação deste tipo intravenosa. E ai – quer mais??? Atenção, conferencia na hora de lidar com a vida dos outros, só isso. Hoje nao tenho veias, nao posso doar sangue, uma simples medicação só com medico que encontrar uma veia no meu braço, a agua oxigenada destruiu, dissolveu minhas veias. Se tivessem conferido para qual quarto a medicação seguia, eu nao teria recebido agua oxigenada nas minhas veias.

    Thumb up 2
  58. O que eu acho é o seguinte:

    Bem, trabalhar com a vida não é só trabalho. O que tem acontecido e o que vejo muito na minha área, sou estudante de medicina, é que como em todas as profissões vão existir ótimos e péssimos médicos, sem o intermediário.

    Brinca-se com a vida humana, vai-se a barzinhos de meio de semana, não se comem os livros. Se quer ter vida fazendo medicina, sendo médico, só o faça após cumprir prazos, metas, planos de vida, estudos desumanos de tão cansativos. Ninguém obrigou a ninguém seguir esta profissão, que mais parece uma doação do que qualquer outra coisa. Ninguém é obrigado, faz-se por vontade própria, mas gente desinteressada, sem princípios e sem escrúpulos sempre vai existir.

    O que acontece com o brasileiro é que ele não conhece seus direitos. E não falo de um erro grosseiro, como amputação de membro errado, mas sim de (QUALQUER) procedimento errado. Leia o código de defesa do consumidor, o código de ética médica. Não acredito, realmente, que haja esquecimento de etapas em procedimentos, até pelo motivo que os procedimentos são realizados em equipe, com anos e mais anos de treinamentos, metodologia, técnica. O que existe é falta de comprometimento com a profissão, como existe em TODAS as profissões, em todos os meios.

    Da mesma forma que o engenheiro pode errar, o médico também pode. E ambos devem sofrer punição. E só se comenta mais do erro “técnico” médico pois este é mais evidente. Caso contrário, se jogaria tudo no mesmo balaio.

    Thumb up 1
  59. Andressa, o mesmo aconteceu comigo a uns dez anos , o medico me diagnosticou com infecção urinaria, e pasme 15 dias depois quando eu cai dentro da empresa que trabalhava, com uma infecção que já tinha me infeccionado todo por dentro, tive que fazer este corte no umbigo retirar 18 cm do intestino, retirar os orgãos internos para fazer raspagem e remoção das infecções, e depois quando voltei ao trabalho após tres meses afastado sendo 30 dias dentro de um hospital, a vontade que eu tinha era de espancar o merda do medico que ficou me olhando com cara de paisagem, quando eu fui entregar o atestado no posto de serviço medico da empresa.

    Thumb up 1
  60. Desculpe remarcar e dar uma de chato mas apenas o argumento de que “certas coisas acontecem” e “todos podem errar” não exclui o fato de que quando elas acontecerem, terá sido um erro de qualquer maneira.
    Cada erro é do tamanho de suas conseqüencias. Um fiapo de gase ‘humanamente’ esquecido dentro de um organismo vivo não é o mesmo que esquecer alguma coisa em casa na hora de ir pro trabalho. =P

    Thumb up 3
  61. Não tem preço , minha perna nao esta a venda…. se entro para uma cirurgia, o médico tem a obrigaçao , dever, moral de saber o que esta fazendo. Receber uma grana por erro medico nao alivia o sofrimento de ter perdido um membro por negligencia medica.

    Thumb up 2
  62. trabalhar 18 horas por pura ganância??? imagine se vc tivesse com um problema muito grave, uma emergência… e tivesse q ser atendido e o médico tivesse saindo dizendo q acabou o horário dele… o médico trabalha tanto exatamente porq com vida não se brinca… e é verdade q se o médico errar já era, a pessoa pode sofrer vários danos e até morrer… eles têm q ter mais responsabilidade do q os outros profissionais de outras áreas… mas eu não os considero assassinos quando erram, porq por mais q isso vá causar tanta dor emocional ou física… o médico tbm é humano. Fazer o q né?

    Thumb up 0
  63. Marcus, acho incrível é uma cara ainda achar normal um médico por pura ganância trabalhar 18 horas por dia, é por isso que acontecem os “erros médicos”: pressa associada a ganância. Mexer com vida humana não é o mesmo que mexer com papéis, tijolos e gado, apesar de muitos médicos (e não médicos) pensarem que é!

    Thumb up 2
  64. “Quando você cobraria por uma de suas pernas?”
    2 milhões de dólares no mínimo mais uma das pernas de quem me aleijou.

    Thumb up 0
  65. Marcus, se escolheu ser médico e trabalhar com a vida humana aguente. Errou, matou e tem que sofrer as consequencias. O historiador matou? Matou ferrou. Não quer aceitar as responsabilidades, mude de profissão.

    Thumb up 0
  66. ola,quero dizer que aconteceu com minha familia,pois meu sogro vinha com dor na garganta a bastante tempo,o primeiro médico depois de ver o raio x dele disse que estava com cancer,mesmo sem biopsia depois disso as dores passaram para a barriga,nem morfina fazia parar de doer,então decidimos levalo a um outro hospital onde foi imediatamente feito um raio x do abdomem onde constatarão que uma ulcera havia perfurado para fora do estomago onde havia contaminado todo o interior de seu corpo.resultado: faleceu vinte dias apos muito sofrimento tudo por falta de pericia de um medico que mal o esaminou,apenas disse que era cancer,sendo que nem era cancer apenas um fumante com pulmão preto.

    Thumb up 0
  67. o que eu fico indignado é que um historiador pode errar, pois ele apenas fez hipoteses erradas; um estudioso em linguas pode errar, um professor pode errar, um advogado pode errar… talvez se deem mal por isso, mas não levam malha dos outros.
    um médico, depois de trabalhar 18 horas seguidas depois de um dia anterior de plantao noturno de 12 horas… fazer um erro.. isso é inaceitável…
    um engenheiro que passa o dia tentando chegar um meio satisfatório entre segurança e gasto.. onde o segundo prevalece…infelizmente… se erra.. é um assassino irresponsavel…

    mas isso é apenas uma opinião minha.
    e sem duvidas, sinto pelas vítimas, mas acontece.. é um caso entre milhares, todos temos direito de errar…

    Thumb up 2
  68. Meu! o ‘número 1′ é o Garth Algar do Mundo de Wayne (quanto mais idiota melhor). Que bom que está vivo!!! esse cara é mito!!!

    Frases do Garth:
    - Ele vai na maciota.
    - Não merecemos! somos escoria!!!! (para o Alice Cooper)
    - Vc já ficou excitado quando o pernalonga se veste de mulher?

    Thumb up 0
  69. Realmente erros médicos são chocantes, alguns casos realmente absurdos como o que esqueceu um instrumental de 33 cm dentro do cara! Algumas coisas realmente acontecem, por exemplo algum fiapo de gaze ficar dentro da pessoa causando infecções, etc. Não é um erro, nem foi maldade ou inexperiencia do médico, essas coisas simplismente acontecem. Esse negócio de trocar o direito pelo esquerdo, seja uma perna, um testículo, ou até mesmo um dente a ser extraído no dentista, acontece também, para evitar estes tipos de erro o cirurgião deve perguntar 50 mil vezes ao paciente, marcar com um “X”, conferir mil vezes a ficha. O Médico, não está alí somente por causa daquele paciente, ele está alí cuidando da sobrevivência de 50, 60 pacientes de uma só vez às vezes horas sem dormir. Vocês tem noção da tamanha RESPONSABILIDADE que estes profissionais tem que passar? A pressão é enorme! Além disto o médico é um ser humano como todo mundo, ele tem problemas de saúde, ele tem família, tem contas para pagar, o que gera ainda mais preocupações. Lógico que a mairoia dos médicos consegue separar os problemas da vida com os problemas profissionais, mas o lado psicológico fica muito pressionado. Outro fator que leva ao erro é a imagem do médico como o salvador, as pesoas acham que ele vai curar todo e qulquer doença, porém ele fará de tudo para que a pessoa viva, mas se morrer, foi assim que a natureza quis, não é obrigação dele ganhar da morte! Por mais que ele siga todos os protocolos, técnicas cirúrgicas, etc. você é um ser humano diferente do outro, o tratamento que é eficaz em 90% dos casos pode não ser em você, e aí o que fazer? Varias tentativas, pesquisas, até que ache o resultado ou que você morra, mas o médico tentou, naõ foi culpa dele vc ter morrido! O médico, o dentista, fisiterapeutas, enfermeiros, estão no mundo para nos ajudar, farão de tudo, mas até onde for possível, são pessoas como eu e você, mas pessoas que seguiram um caminho de extrema responsabilidade, lidando com problemas, dor e morte, o lado psicológico tem que ser tão forte, que pessoas normais não entende. Quando vemos uma morte nos jornais, ficamos chocados, imaginem trabalhar num ambiente que todo dia tem uma morte! Quando um erro acontece, é facil julgar os outros, colocar comentário idiotas em blogs. Quando acontecer um erro de seu médico, dentista ou qualquer profissional de saúde, garanto que ele fará o possível para solucionar. Quando acontecer isto, pense em tudo o que ele passa e compare com sua vida, que não tem nem 1% das responsabilidade e pressão que só estes profissionais passam. Eles cuidam de mim, de você, da sua família, eles cuidam da VIDA!

    Thumb up 6
  70. “Olha infelismente na área da saúde ERRAR jamais será humano.Por isso temos ,embora muito que difícil estar sempre em alerta, devemos questionar tudo que não entendemos, mais ainda assim dependemos dos “humanos” para assegurar nossa saúde!!!”

    Thumb up 0
  71. Lene, imaginou errado. Isso é muito frequente em todo lugar, mas aqui os médicos se acobertam e este tipo de erro não sai na mídia.

    Thumb up 1
  72. se isso acontece em paises de primeiro mundo, imagino o que nao acontece aqui no brasil.
    é muito triste ler essas noticias de imprudencia de pessoas que estudam par salvar vidas, mas por acharem que sabem demais, fazem as coisas por instinto, que muitas veses se torna instinto assassino. bjs

    Thumb up 0
  73. Realmente, estamos todos sujeitos a isso.
    Ano passado, eu estava com dores fortes no abdôme há cerca de 3 dias e qdo fui ao hospital, a médica me diagnosticou com infecção urinária, visto q havia forte infecção de bactérias na urina. Mandou fazer raio-x (?) abdominal e não apareceu nada.
    Fui pra casa e dois dias depois fui ao hospital novamente, com febre, vômitos, abdôme inchado, quase morrendo.
    O santo médico mandou fazer tomografia, encontraram meu apêndice estourado e enrolado no intestino, há 5 dias.
    Resultado: Um corte de um palmo do umbigo pra baixo, 6 dias de internação.
    A minha recuperação foi ótima, visto q em condições normais eu teria ficado 15 dias internada e novas cirurgias seriam feitas.
    PS: Hospital PARTICULAR!

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
criancas-beijando-grande
O que as mulheres buscam no homem e vice-versa

Eles se interessam p...

Fechar