10 Inacreditáveis erros médicos

Publicado em 17.02.2009

Estudos determinam que uma simples conferência de informações básicas antes de cirurgias pode cortar pela metade o número de complicações cirúrgicas por erro médico. O objetivo é evitar situações embaraçosas como as que ocorreram abaixo, salvar vidas e evitar muito sofrimento desnecessário. Mas enquanto os doutores resistem em adotar este procedimento simples, você deve se informar ao máximo da sua condição e lembrar constantemente seu médico.

10. A clínica de fertilidade que usou o esperma errado

erro médico

Quando Nancy Andrews dos EUA, de etnia hispânica, engravidou através de fertilização “in vitro” ela e seu marido esperavam uma filha. O que eles não esperavam é que a menina fosse negra, já que seu marido é caucasiano. Exames de DNA indicam que os médicos da clínica utilizaram o esperma de outro homen para inseminar os óvulos de Nancy.

O casal cria a menina como sua filha desde seu nascimento em outubro de 2004, mas estão processando a clínica e o embriologista responsável. [Daily News]

9. Recebeu o pulmão e coração errados

erro médico

Jésica Santillán, de 17 anos, recebeu o coração e os pulmões de um doador incompatível. Os médicos Centro Médico da Universidade de Duke parecem não ter feito a verificação de compatibilidade antes da cirurgia. Depois de um segundo transplante para corrigir o erro ela sofreu danos neurológicos e outras complicações que adiantaram o seu falecimento.

Jésica tinha sangue tipo ‘O’ e recebeu os órgãos de um doador tipo ‘A’.

O hospital assumiu o erro e fizeram um acordo financeiro com a família da menina. Nenhuma das partes pode comentar o caso. [CBS News]

8. Testículo de U$ 200 mil

erro médico

Benjamin Houghton, um veterano da Força Aérea dos EUA de 47 anos agendou uma cirurgia para remover seu testículo esquerdo por temores de câncer. Mas uma série de erros levou à remoção do seu testículo direito.

Quando Benjamin processou o VA Medical Center conseguiu apenas U$ 200 mil por seu testículo perdido. [AC]

7. Uma lembrança de 33 centímetros

erro médico

Donald Church, de 49 anos, tinha um tumor no seu abdômen quando chegou no Centro Médico da Universidade de Washington, em junho de 2000. Quando ele recebeu alta o tumor havia sido removido, mas um afastador de metal de 33 centímetros de comprimento permaneceu no seu abdômen por engano.

O hospital, que reportou outros quatro incidentes similares entre 1997 e 2000, removeu a peça e pagou U$ 97 mil para Donald. [Seattle Pi]

6. Cirurgia cardíaca no paciente errado

erro médico

Joan Morris (um pseudônimo) de 67 anos foi admitida para realizar uma angiografia no cérebro. No dia seguinte ela recebeu, por engano, uma cirurgia cardíaca invasiva para um estudo de eletrofisiologia.

Depois da angiografia ela foi transferida para o andar errado, e ao invés de retornar para seu leito original e receber alta no dia seguinte ela acabou sofrendo uma cirurgia cardíaca que a colocou em riscos de hemorragia, infecção, ataque cardíaco e derrames.

Durante a cirurgia o médico recebeu um telefonema de um colega perguntando “o que você está fazendo com a minha paciente?”. Neste momento foi constatado o enorme erro e a paciente voltou para seu leito em condição estável, depois do estudo ser suspenso. [Linking Hub]

5. Cirurgia feita no lado errado do cérebro pela terceira vez no mesmo ano

erro médico

Foi a terceira vez, no período de um ano, que médicos do Rhode Island Hospital operaram no lado errado do cérebro dos pacientes. O último episódio foi em novembro de 2007 quando os médicos precisaram interromper uma hemorragia intracraniana. Apesar da tomografia mostrar claramente que o problema estava no lado esquerdo da cabeça da paciente o cirurgião começou perfurando o lado direito do crânio da mulher de 82 anos. O erro foi notado logo em seguida e o neurocirurgião prosseguiu a cirurgia no lado correto da cabeça da paciente.

Em fevereiro de 2008 ocorreu algo muito similar no mesmo hospital, e em agosto do mesmo ano, um homem de 86 anos morreu três semanas depois que um cirurgião acidentalmente operou no lado errado de seu cérebro. [MSNBC]

4. Perna errada é amputada

erro médico

Não é nada agradável ter que sofrer a terrível perda de uma de suas pernas por amputação, mas ainda é muito pior quando levam a sua perna boa. Este é talvez o caso mais notórios dos que estão aqui listados e ocorreu quando Willie King precisou amputar uma de suas pernas em 1995, na Flórida, nos EUA.

Uma cadeia de erros levou a perna errada a ser preparada para cirurgia e os cirurgiões perceberam o terrível engano no meio do procedimento, quando já era tarde demais.

Como resultado a licença médica do cirurgião foi suspensa por seis meses e ele foi multado em U$ 10 mil. O University Community Hospital de Tampa, onde a cirurgia ocorreu, pagou U$ 900 mil para Willie e o próprio cirurgião pagou mais U$ 250 mil.

Quando você cobraria por uma de suas pernas? [Find Article]

3. Rim saudável é removido no lugar do órgão doente

erro médico

No estado de Minnesota, nos EUA, um paciente foi submetido a uma remoção de rim por causa de um tumor maligno. Infelizmente o rim removido foi o saudável.

“A descoberta de que este foi o rim errado foi feito no dia seguinte quando o patologista examinou o material e não encontrou evidência de qualquer malignidade”, disse o Dr. Samuel Carlson, o médico chefe do Park Nicollet Hospital. O rim potencialmente canceroso permaneceu intacto e funcionando. [Wcco]

2. Cirurgia sem anestésico leva homem a sentir cada corte do bisturi

erro médico

Um homem de West Virginia, nos EUA, alega que uma anestesia inadequada fez com que um homem sentisse todos os cortes do bisturi do cirurgião, um trauma que sua família acredita ter levado o homem a tirar sua própria vida duas semanas depois.

Sherman Sizemore sofreu uma cirurgia exploratória em 2006 para deternimar a causa de suas dores abdominais. Mas durante a cirurgia o homem alegou haver experimentado consciência anestésica, um estado em que o paciente pode sentir dor, pressão ou desconforto durante a operação, mas não pode se comunicar ou sequer mover um músculo.

De acordo com a reclamação o paciente recebeu drogas para paralisá-lo, mas não recebeu a anestesia geral que o levaria à inconsciência e tiraria a capacidade de sentir dor. A família do paciente de 76 anos, que era pastor da igreja Batista, disse que o homem tirou sua própria vida por causa da traumática experiência de estar acordado durante a cirurgia, mas incapaz de gritar de dor. [MSNBC]

1. Ponte de safena feita em artéria errada

erro médico

Dois meses depois de uma operação de ponte de safena dupla, que deveria ter salvado a sua vida, o comediante Dana Carvey, que atuava no Saturday Night Live, recebeu uma notícia deprimente: o cirurgião cardíaco havia operado a artéria errada. O homem de 45 anos, e pai de duas crianças pequenas — para resolver o problema de um bloqueio que poderia ter tirado a sua vida — foi encaminhado para outra cirurgia de emergência.

Respondendo ao processo de U$ 7 milhões, que Dana iniciou, o cirurgião disse que foi um erro honesto já que a artéria do paciente esta situada em uma posição incomum no seu coração. Mas Dana não viu assim: “É como remover o rim errado. É um erro grande assim”, ele disse à revista People. [FDA]

[Oddee]

Autor: Eduardo Martins

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

87 Comentários

  1. parabens a equipe muito bom o blog. minha irma foi a emergencia do hospital sta.helena em santo andre -sp no dia 9/7/13 com dores abdominais e fortes colicas. foi diagnosticada com pedra na vesicula tomou medicacao e foi liberada.mandaram voltar no dia 25/7 p marcar cirurgia.nao aguentando de dores ela voltou quase todos os dias durante 2 semanas com dores e mandavam voltar. qdo no dia21 ela insistiu e ficou ate ser operada.no pre operatorio descobriram era apendicite e ja havia estourado ha dias.operaram ela ficou indo e vindo do hospital ate o dia 5/11/13 qdo veio a falecer com 37 anos deixando 4 filhos e marido .infeccao generalizada. pasmem este lixo e um convenio

    Thumb up 0
  2. Isso nos mostra o quanto o despreparo ou a falta de suporte leva proficionais a erros de tal gravidade. O significado” salvar vidas” resume- se em numeros de estatistica ou cifras? Mas gracas esses sao a minoria. E nao posso deixar de agradecer a maioria que salvam vidas pelo fato serem humanos e desenvolverem um do magnifico, que e salvar vidas sem distincao!.

    Thumb up 1
  3. Quando entramos num hospital para uma cirurgia, não sabemos o que vai acontecer, você fica entregue nas mãos de Deus, numa operação cardíaca, vc poderá sair com uma mudança de sexo, já pensou nisto???

    Thumb up 17
    • Deus???se é que existe um deus,ele deve ser muito incompetente então,para deixar todos esses erros acontecerem.

      Thumb up 1
  4. É isso que acontece quando você vai numa faculdade (seja ela qual for, pública ou privada) e vê aquele monte de alunos cabulando aula, é simplesmente revoltante, as pessoas não têm consciência das consequências de seus atos. É claro que não é o caso de todos, mas com certeza isso aumenta a chance do erro.

    Thumb up 38
  5. meu filho sofreu uma dor muito forte no testiculo acompanhada de inchaço,levei para o posto médico e ele suspeitou de ernia mim encaminhou para o cirurgião onde descartou a possibilidade de ernia e simplismente receitou antibiotico e mandou o paciente para casa sem ao minimo solicitar um exame para descobrir a causa.4 dias se passaram e não houve melhora e entao levei ao médico particular onde solicitou uma ultrasson e foi diagnosticado torção no cordao espermatico.Resultado meu filho perdeu um testiculo por falta de diagnostico já que no mesmo dia do acontecido levei ele ao médico.Quero saber o que eu posso fazer em relção a esse descaso .por favor alguem mim responda pois meu filho so tem 17 anos e está com o psicologico abalado .

    Thumb up 19
    • Sra. Marina,
      primeiramente eu lamento muito o ocorrido com o seu filho, ainda mais por encontrar-se na flor da idade. Quanto a sua indagação, penso que a Sra deveria, de posse de cópia integral do prontuário médico, procurar um advogado de sua confiança para auxiliá-la na análise do caso e, se houve conclusão de que houve erro médico, propor uma ação pleiteando indenização, não apenas pela questão pecuniária, mas para que sirva de alerta para outros profissionais da área médica a se conscientizarem da enorme responsabilidade que têm nas mãos e que não permite erro. Sou advogado na cidade de São Paulo, e caso eu possa ajudá-la desde já coloco-me à sua disposição. Segue e-mail para contato: williamberg.souza@aasp.org.br. Cordialmente, Williamberg

      Thumb up 9
  6. Eu sofri um erro medico, após sentir muita dor no abdomem, vomitando e com olhos e pele amarela fui internada com suspeita de hepatite, depois de uma semana foi constatada pedra na vesícula e o medico decidiu me operar, cirurgia através de vídeo, mas o que ele não sabia ou ignorou é que pessoas com ictericia(alta dose de bilirrubina, que é demonstrada pela pele e olhos amarelados) não coagulam, então tive hemorragia, foram preciso mais 4 cirurgias, sendo 3 delas com abertura total do abdômem, o que me causou muita dor e sofrimento, fiquei 20 dias na uti fui politransfundida com mais de 20 bolsas de sangue, enfim quase morri, simplesmente porque os médicos ignoraram meu estado clinico e não esperaram passar a icterica ou não trataram dela antes de me colocarem no centro cirúrgico.

    Thumb up 21
    • varios aspectos tem que ser debatidos, em primeiro lugar o sistema SUS apesar de ser teoricamente o melhor sistema do mundo, sofre com os desvios de verbas, então não consegue oferecer ao povo o mais simples, que é o paciente ter um médico e ter acompanhamento integral, por isso os pacientes acabam sendo atendidos por médicos desconhecidos do paciente, não há vinculo médico-paciente. Ao contrario dos muitos dizem os médicos são muito mal remunerados hoje em dia, em para manter o status que a própria população cobra deles, fazem plantões durante uma noite e no dia seguinte trabalham o dia todo, vcs sabem o que é isso? Crime anunciado!!! É só uma questão de tempo, o erro vai acontecer. Vcs vão dizer, mas e os maus médicos dos planos de saúde, vcs realmente acham que R$40,00, descontando 27,5% IRPF, sobram R$29,00 para pagar toda a estrutura, CRM, INSS, secretaria, e tudo mais , e sem esquecer do dinheiro para a família, pois médico tbém tem família. Ah os cirurgiões! Sabe quanto que os convênios pagam por uma cesaria, onde a responsabilidade recai sobre duas vidas, R$250,00. È facil reclamar, o ruim é observar que todos tem um pouco de culpa, pois se a mesma população que tanto se sente agredida pelos médicos, votassem melhor, o SUS seria muito melhor e os médicos teriam mais dignidade nos seus empregos, os pacientes seriam melhor atendidos. Quanto aos médicos mal formados isso é uma realidade cruel, mas a lei de Murphy está se manifestando, pois as faculdades brasileiras deixam muito a desejar e o que falaremos das bolivianas, onde não tem vestibular e nem prova, tanto que a maioria dos alunos brasileiros são riquinhos que nem tentam vestibular aqui, e passam os anos em festas regadas a cocaína. E são esses a maioria que anda atendendo nos 24 horas das grandes cidades, trabalham mais de 24 horas seguidas. Como que alguém consegue trabalhar tanto? Para mim é óbvio que tem muito médico usando droga para se manter. E tudo isso só vai melhorar quando toda a população começar a votar direito, então vai ser dificil, né?

      Thumb up 16
    • Erro médico não tem desculpa …. e se eles aceitam receber tão pouco dos convênios, porque cobram uma fortuna do particular?

      Se houvesse um preço justo ninguém precisaria de convêncios …

      Thumb up 8
  7. atrofio do nervo optico do olho esqerdo com a complicação na cirurgia do septo nazal em Santo Andre Sao Paulo.

    Thumb up 0
    • nao concordo que seja culpa do governo somente,pois os medicos quando fazem concurso sabem quanto irao ganhar,nao tem desculpa,eu tambem fui vitima e sabe qual a resposta que recebi,tudo que tinhamos para fazer foi feito,se vira,temos tudo no protuario,como se tivessem mudado o prontuario,va procurar seus direitos,fora do Brasil ainda da alguma coisa,mas aqui o cooperativismo reina,alguem ja viu algum medico ser punido aqui ate agora so vi dois e nao por erro medico,por isso eu digo,medico nunca mais, nem para exames,nem cirurgias,nada.Prefiro ficar com remedios do tempo antigo,morrer eu sei que vou um mas que nao seja pela mao desses crapulas,tambem vejam as notas anuais da medicina no Brasil,e pior um dia voce vai estar nas maos deles.Eles pintam e bordam e nao temos para onde correr,entrar na justiça,ah tao rápida que é.Lamentar é pouco,tem que punir tirar o diploma para nao fazer novas vitimas.

      Thumb up 8
    • Mesmo assim, nem sempre a questão é o salário.
      Muitas vezes falta materiais básicos para atendimento (até receituário, imagina?).
      Em todo caso, já muito médico do SUS pedir demissão ou transferência por causa de grosseria e falta de educação dos próprios usuários do SUS.

      Thumb up 0
  8. sou auxiliar de enfermagem e fico esterreçida com oque fico sabendo sobre erros medicos..mas quero dizer a todos que forao vitimas desses erros isso e absurdo nunca jamais deveria acontecer o erro começa desde a sala de aula muitos nao prestam atençao nas explicaçoes levam tudo na brincadeira nao tem a noçao que estamos lidando com vidas….lamento muito por todas essas vitimas……….

    Thumb up 11
  9. minha mãe teve fratura no braço e eu quero saber se tem poçibilidade dela perde o movimento do braço com erro medico durante a cirugia. antes da cirugia ela mechia o braço depois teve dificudade para meche agora ta mechendo com fisioterapia.ela botou platina no braço.

    Thumb up 0
  10. bom a ingregencia de muitos profissionais tem estarrecido o coração de muitos eu tanbem passei muito mal em uma cesariana senti em partes na hora que passarão o bisturi eu levei um susto com a dor que quase levantei na mesa so perceberão por que ove queda de pressão,dificudade de respiração ele tentarão corrigir aplicando morfina e outra nestesia cheguei ovir estamos perdendo ela mas deus me ajudou e escapei porque não era minha hora no hospital são francisco em uberlãdia 2003.

    Thumb up 0
    • não culpo pois so digo que todos erra pois não e porque feiz medicina que não são capaz de erra deixo isso a todoas os medicos que carrega em si a certeza de que estão certo em tudo .. diz o ditado conciente e aquele que reconhece que erra e pede perdão talvez envitaria muito sofrimento e sentiria a dor dos que os procura….

      Thumb up 1
    • o que é engregencia?

      Thumb up 5
  11. sabe o que pensar?: vamos tomar cuidado de ter sempre um acompanhante esperto e atento, quando estivermos que baixar a um hospital, senão corremos riscos por menores que sejam. É sempre bom o doente ficar protegido. A saída para o doente é: arriscar e do acompanhante é COBRAR e FISCALIZAR tudo. Vamos exercer nossos papéis de fiscais, afinal quem é que paga esses profissionais, senão o próprio povo!!!? SEja ele particular ou público, não importa de qualquer forma o POVO paga por tudo. Vamos ter mais OLHO VIVO!!!

    Thumb up 4
  12. caramba colega entao vc ouviu tudo. eu tambem ja passei por issu mas assim que eles viram ke eu tava acordada ja me derao um remedio na veia e durmi. imagino o trauma que vc tem.eu acordei no meio da cirurgia e ouvi cerrando o osso da minha bacia nao concigo tirar isso da cabeca ate hoje.

    Thumb up 0
  13. GRAZIELE / 8.06.2011

    Errar é humano

    Medico errar é uma vida.

    sao coisas bem diferentes, Médicos estudam por anos, entram nas faculdades mais concorridas do país e sao muito bem remunerados, justamente para nao cometer erros assim, tem erros neste lista que nem precisa ser medico para saber o procedimento, e o dinheiro nao adianta de nada, pois ele acaba e quando acaba voce pensa… Médico filho da p***!

    Thumb up 12
  14. ola fui vitima de um erro medico tb o safado teria que operar uma hernia unbilical guando acordei percebi que nao tinha cido operada no lugar apropiado e sim na virilha um corte grande e agora eu vou ter que fazer uma outra cirurgia mais estou com trauma que meus exames para operar esta todo alterado os medico nao liga pra saude do paciente e sim para dinheiro fui operada em hospital particular mais que é dele esta guardado tenho ceretza

    Thumb up 3
  15. Acredito que seja casos culposos,sem intencão de matar mas os profisssionais tem de ser capacitados e respeitar a vida dos pacientes que esperam por uma vida melhor.
    Ter mais atencão do que faz,alias temos uma só vida.

    Thumb up 1
  16. ERRAR É HUMAN0….
    MAS ACHO QUE AS ESTATISTICAS DE ERROS MEDICOS , A CADA DIA AUMENTAM, … TEMOS QUE TER AMOR A VIDA ALHEIA , TEM ERROS QUE SAO INDADIMISSIVEIS , AMPUTAR UMA PERNA DIREITA , EM VEZ DA ESQUERDA?? ,ESQUECER UMA LAMINA DENTRO DO PACIENTE???
    UM TRANSPLANTE IMCOMPATIVEL…. FALTA A ATENCAO , O PROFISSIONALISMO , E LEVARMOS A SERIO O TRABALHO…..

    Thumb up 20

Envie um comentário

Leia o post anterior:
criancas-beijando-grande
O que as mulheres buscam no homem e vice-versa

Eles se interessam p...

Fechar