8 Mitos sobre os ninjas

Publicado em 28.04.2009

ninja

Aprenda alguns mitos históricos sobre esses guerreiros de habilidades incríveis. O ninjutsu, a arte marcial que praticam, é como qualquer outra. Portanto os ninjas não são nada parecidos com os guerreiros sobrenaturais que vemos nos filmes. Mas, ainda assim a história muitas vezes explica porque alguns mitos surgiram com o passar dos anos.

8. Ninjas são apenas um mito

ninja

Na verdade, os ninjas e sua arte datam de 800 anos atrás. As famílias de ninjas criaram seu estilo de luta para se protegerem de guerreiros, muitas vezes até dos famosos samurais. É sua máxima humilde que dá ao ninjutsu seu estilo único: escape se puder, se não puder então mate. Não havia nada na luta que era considerado como imoral ao ninja. Ele jogaria areia nos olhos de seu oponente, o apunhalaria pelas costas e o atacaria enquanto ele estivesse caído – tudo para proteger sua vida e seu lar. Com o passar dos anos, os ninjas foram usados como espiões, guarda-costas (até o último imperador japonês), e assassinos de aluguel.

7. Ninjas conseguem parar uma espada usando suas mãos

ninja

Não é inteiramente verdade. O método ninja é desviar dos ataques de espada e usá-los em seu benefício, sem nem ao menos chegar perto da arma. Em filmes, o ninja consegue parar um ataque de espada unindo suas mãos e impedindo que a lâmina se mova. Mas de acordo com os ninjas da vida real, há pouquíssima necessidade de apelar para esse tipo de método quando há tantas outras técnicas em seu arsenal. Aparentemente, um ninja pode parar uma espada usando garras e outras armas, mas não com as mãos nuas.

6. O uniforme dos ninjas é preto e eles sempre usam máscaras

ninja

Isso é completamente falso. Nos dias de hoje, ninjas modernos que trabalham como guarda-costas irão vestir um terno, ou uma roupa similar. Mas então como surgiu essa história de que ninjas usam máscaras? Provavelmente há 800 anos atrás, quando eles precisavam se esconder em árvores. Um ninja que usa uma máscara não é diferente de um soldado que usa tinta verde para se camuflar. Tudo depende do ambiente em que ele está se escondendo.

5. Ninjas podem “desaparecer”

ninja

A cena é típica de filmes. Uma nuvem de fumaça encobre o ninja e, no segundo seguinte, ele já não está mais lá. Esse mito vem da máxima ninja “fuja”. Se um ninja pode evitar o combate, ele irá fazer isso. Para conseguir seu objetivo, ele pode criar uma distração, como jogar shurikens ou usar uma das típicas bombas de fumaça. Quando o oponente se concentrar de volta na luta, recuperando-se da distração, o ninja já terá fugido. Não há mágica nenhuma – apenas bom-senso.

4. Ninjas conseguem matar com apenas um toque

ninja

Esse mito, aparentemente, não está longe da verdade. Esse tipo de técnica é ensinada apenas aos estudantes mais avançados que, teoricamente, não teriam necessidade de usá-la. De fato, há uma série de toques que podem matar uma pessoa – tudo depende da pressão usada neles. No entanto técnicas de pontos de pressão fundamental são ensinadas aos alunos logo no início de seu aprendizado. Os ninjas menos experientes conseguem atordoar uma pessoa, se apertarem uma região determinada da garganta ou seus olhos. Esses pontos causam uma grande dor, quando pressionados corretamente. Há também outras técnicas, menos bonitas, que podem ser úteis aos ninjas. Torcer os mamilos do oponente, por exemplo, pode deixar um atacante sem defesas em segundos.

3. ninjutsu é o nome de um tipo de luta

ninja

Na verdade, “ninjutsu” significa a arte do roubo e da perseverança. É formado mais de estratégias e táticas do que de luta, como outras artes marciais. Na versão atual mais fiel ao ninjutsu original, o Bujinkan Budō Taijutsu, há dezoito disciplinas no treinamento:

  • Seishin-teki kyōkō (refinamento espiritual)
  • Taijutsu (combate desarmado, usando apenas o corpo)
  • Kenjutsu (luta com espada)
  • Bōjutsu (luta com cajado)
  • Shurikenjutsu (arremesso de shuriken)
  • Sōjutsu (luta com lança)
  • Naginatajutsu (luta com naginata)
  • Kusarigamajutsu (luta com kusarigama)
  • Kayakujutsu (pirotécnicos e explosivos)
  • Hensōjutsu (disfarce)
  • Shinobi-iri (roubo e métodos de invasão)
  • Bajutsu (equitação)
  • Sui-ren (treinamento aquático)
  • Bōryaku (tática)
  • Chōhō (espionagem)
  • Intonjutsu (métodos de fuga e aprisionamento)
  • Tenmon (meteorologia)
  • Chi-mon (geografia)
2. Shurikens são usadas para matar à distância

ninja

Na verdade, shurikens são usadas como armas secundárias – seja para cortar o inimigo ou para apunhalar. Quando são jogadas, geralmente tem como propósito causar uma distração. Há dois tipos de shuriken: a Hira-Shuriken, mais famosa, com o formato de estrela, e a Bo-Shuriken, que são, basicamente, espetos retos de 21 cm de comprimento. As primeiras eram itens caseiros, que normalmente não eram tão afiadas, usadas apenas para distrair. As segundas também eram de uso doméstico, usadas como espeto e materiais cortantes. Suas origens mostram que, foi apenas de improviso que as shurikens se tornaram armas letais.

1. Ninjas usam apenas armas japonesas antigas

ninja

Eles realmente usam armas antigas, mas não exclusivamente. E muitas das armas consideradas antigas não o são – consistem em adaptações de modelos mais velhos, mas, mesmo assim, são atualizadas. Note que na lista de disciplinas ninja o item Kayakujustsu representa o uso da pólvora. Há muito tempo os ninjas usam esse artifício a seu favor, seja para criar fumaça ou até mesmo bombas destrutivas. [Listverse]

Autor: Eduardo Martins

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

50 Comentários

  1. Toda arte e boa para quem sabe usar;e falar da arte ninja e preciso viver um pouco da realidade.Ser um ninja e ser um herdeiro da tradição milenar.Sentir o poder interior.controlando o sentimental,emocional e psicológico.

    Thumb up 22
    • nao gonsiguo achar os ninjas na foto muito difiseu

      Thumb up 7
  2. existe ninja sim mas não esses de roupa preta e mascaras nós somos uma fonte de energia chamada chakra o chakra vem atraves da mente por que a mente tem contato atraves do universo essa energia pode ser manipulada na palma da mão ou outras parte do corpo quem consegue controlar essa energia tem o titulo de gennin e assim quanto mais saberem ultilizarem mais forte serão a categoria suprema dos ninjas hokage
    ps se seu chakra acabar vc morre pq o chakra fas seu organismo funcionar como cerebro coração pulmão etc

    Thumb up 13
    • VIIIIICIADOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!
      Isooooooo ñ e ninja real isso e nnnnnnnnnnnaaaaaaaarrrrrutttooo
      ninja nao tem poderes: chakra uma invenção tanto e que so existe no naruto imbecil

      Thumb up 22
    • boa tarde! nunca confunda o mundo virtual e criação de personagens com a realidade do mundo dos GUERREIROS MILENARES.Analise melhor as os conteúdo que estudas ok? CHAKRA ? HUM

      Thumb up 13
    • Affs, nada a ver, isso é NARUTO, eu gosto muito desse anime, mas não tem nada a ver com a verdadeira historia dos ninjas!

      Thumb up 9
    • Naruto… Jura? (Que vergonha alheia que senti agora…)

      E o “Chakra” mostrado no Naruto teve origem na ÍNDIA…

      Thumb up 5
  3. eu nem sei si alguem sabe si ninja existem ou nao so sei qui Deus sabe em quem deus poderes p/subir aos ceus e conqiustar td 1 vidas aos animais ai por ultymo vcs seres Humanos nao sabem meus dezejos e ter minha casa na selva e ter meu Bugatty e meu omega e minha ninja Hayabusa??????? adeus e qui os ceus tenha Piedade de vcs qui so pensam em esse Tao de Diheiro qui aqui na selva e denominado De maldiçoes dos espiritos da Amaning???????$$$$$$$$$$$$$$$$$ meus direitos autorais??!!!!!!!@@@@@@

    Thumb up 7
  4. todos falaram muito bunito mas se esquecen do crucial. que o ninjistu e uma forma de se viver e aprender . assim como um pai tem o dever dicipimar o filho toda arte marcial tambem o tem .mas o que mancha as artes marciais sao os dicipulos mau formado que se tornan mestres e acabam iniciando um ciclo de ensinos podres e mau fundados e que tem como objetivo naõ encinar a viver mas, a ganhar dinheiro de forma nao ilegaumente suja ,mas podre e sem moral . para min ninjutsu e uma forma de vida que se ganha diciplina que nem nossos pais passan!!!

    Thumb up 10
  5. Eu acredito apenas em tecnicas de distração ou de fuga e no taijutsu agora aquelas tecnicas fantásticas de ninjutsus no naruto não é verdade e genjutsu só se o cara for dopado pra cair em uma ilusão

    Thumb up 8
  6. Shinobi, existem filosofias e religiões que afirmam que existe chacra e aura, mas na prática nada disto tem comprovação científica. A única coisa que poderia se parecer com uma comprovação da aura são as fotografias Kirlian, que na verdade registram apenas descargas corona e talvez algum fenômeno químico nos filmes, causado pelo campo elétrico ou eletromagnético. De aura, mesmo, nada.

    Mesmo sobre o tal de chi ou ki não existe nada. Nem os meridianos da acupuntura. Enfim, todo o “conhecimento antigo” não tem comprovação científica, exceto talvez o efeito da acupuntura (e mesmo assim, a acupuntura falsa funciona melhor que a acupuntura verdadeira, o que leva a crer que se trate apenas de efeito placebo).

    Thumb up 5
  7. voces estao zoando né??se voces nao acreditam eu vou mostrar pra voces..http://www.youtube.com/watch?v=HA3zzmEkxnw

    Poha.. ta zoando … vc acha msm que aquele peteleco que o hatsume dá no cara ele vai cair e nao vai se levantar???
    sério isso? fala sério né , poha fico puto vendo gente babar o ovo do hatsumi… vê o video inteiro…

    Thumb up 4
  8. Outra coisa A bujinkan nao é exemplo de ninjutsu , a historia da bijinkam é meio sombria..Outra coisa tenho amigos shinobis que estudam na bujinkan e eles reconhecem que nem tudo é passado direito eles dizem ter toramaki que sao os registros antigos , que retratam toda a tradiçao da família hatsumi nao é Shinobi.Veja alguns videos sobre a bujinkan… VÊ se aquilo é util para alguma coisa? É so pensar…

    Thumb up 5
  9. Eu sou praticante de ninjutsu ou ninpo como quiserem,,anyway Cesar,existem chacras sim..só nao é da forma que o Naruto apresenta…é comprovado que aura existem..cientificamente falando.De acordo com a localidade que você está.no oriente eles chamam de KI ou chi, oq nada mais é que a aura com outros nomes.Enfim.. eu tenhoo a cabeça muito formada sobre isso e voces podem acreditar ou nao.So nao vale falar besteira…

    Thumb up 7
  10. O que me ensinou meu pai; aprendeu com seu avô! Desde 5 anos me ensinou o que sabia… E por mais forte que fosse meu oponente, só a morte me tentou pára por 3 vezes… Não tenho inimigos, porque ninguém que assim se declarou, viveu tempo maior que o necessário para encontrá-lo… Na vida, o homem não pode ter inimigos…

    Thumb up 9
  11. Chakra se redere a energia. como é Ki.
    e outros termos usados por varios outros paises e crenças
    mas o chakra é verdadeiro. nas aulas de yoga tbm ensinam isso
    mas o chakra nao é uma energia q se materializa. mas ela lhe ajudar a superar alguns limites. abraços

    Thumb up 6
  12. Ana Paula,

    Naruto é fantasia. Não tem esta coisa de “chacras”, ou coisa que o valha. Ninguém faz kame-hame-ha no mundo real.

    Thumb up 5
  13. eu assisto muito naruto , e queria saber oque é chacra porque é com isso que eles coneguem (Poderes como vcs sabem que aparece nos desenhos)e como eles podem se mover muitooo rapidamente isso é verdade ou apenas desenho?

    Thumb up 6
  14. bem…eu AMEI essa enscricao sobre os ninjas..e eu sou uma japonesa tbm
    se bem fosse assim, Os ninjas…teinam durante 2 anos e meio, para irem matar uma pessoas inocentes..ai, eles saem para cacar durante a noite
    derrepente, chegou um ezercito de guerreiros..e atacaram a tribo dos ninjas..e a UNICA coisa que sobrou dos ninjas, foi o “Shuriken”,”Kimono (dos ninjas)”e o seus “Kunais”…as UNICAS coisas que sobraram..e ate hoje..no Japao..uma vez por ano..fazemos uma festa a omenagens aos ninjas..Criancas,Adultos,Logas,Animais,tudo decorado com ninjas…Criancas vestidas de ninja..Adultos..e varias outras..e tomara que voces gostem de minha historia…(Aqui eu tenho 56 anos..sou muito imteligente..tenho 3 filhos,2 netos..etc )

    Thumb up 5
  15. Q isso pessoal, parem de discutir essas coisas. Ninjas não existem… Se quiserem saber sobre ninjas procure pela história de Kukai e tambem a lenda de dos clãs de Iga e Kouga de Manjidani , Kukai sei que é real, foi um monge que trouxe toda filosofia oriental e arrastou para todo o oriente,Iga e Kouga se são reais descubram por si mesmos no site

    Thumb up 2
  16. Tem um senhor velhinho ja, em Aguas de Lindoia;SP., que faz acumpuntura, e japones, este cara sabe muito das coisas, sua familia tem trauma de guerra, conhece pontos vitais, dizem que he um ninja autentico.

    Thumb up 3
  17. Galerinha….legal o interesse sobre a arte ninja. indico a vcs como praticante da arte que procurem informações na bujinkan, a escola que tem como soke massaki Hatsumi e preserva a tradição cultura e veracidade da arte. é muito show. pratico a 2 anos e não pretendo parar….rs abraços!

    Thumb up 7
  18. Eu vi muitas coisas nessa materia que não condizem com os fatos históricos, inclusive alguns “comentarios sem fundamento” então fica a dica do artigo publicado por uma instituição séria no assunto ninjutsu (www.kogakai.org). Não sou praticante mas gosto muito da disseminação dos valores contidos nas filosofias das artes marciais…

    Thumb up 3
  19. Até onde eu sei, o samurai e o ninja usam filosofias de combate diferentes. O ninja, trabalhando como assassino ou espião, procura não ser descoberto, matar em silêncio, de forma eficiente. Uma das diferenças começa na maneira de sacar a espada, a espada do samurai sai da bainha pronta para entrar em posição de combate, a espada do ninja sai da bainha pronta para matar: se um ninja sacar a espada perto de ti, e a intenção for te matar, a lâmina já sai em posição de corte, e ele, no ato de sacar, já vai produzir um corte em você, provavelmente na artéria femural, que, para quem conhece do riscado, equivale a cortar a jugular: em poucos segundos você perde a consciência e em seguida morre.

    Quanto a “ninjas vestidos de branco”, isto é ridículo. Como é que alguém vai se infiltrar usando uma roupa que chama a atenção? Acredito que um ninja moderno vai se parecer com qualquer coisa, menos um ninja. Em um hospital, ele talvez se disfarce de faxineiro. Aliás, pessoas que estão mais baixo na escala social são normalmente invisíveis, ninguém presta atenção nelas. Duvida? Faça um teste, conte quantos garis e varredores você encontra no seu caminho. Tente descobrir quais deles estão sempre no teu caminho, todos os dias, e você nunca prestou atenção a eles. Se você quiser um dia vigiar alguém, vai ter muito mais sucesso se for disfarçado de faxineiro, copeiro, ou outra profissão mal-paga e que as pessoas não prestam atenção alguma.

    Thumb up 21
  20. sou fanático por ninja , tira uma dúvida pelo pouco que conheço sobre esses guerreiros e que existe o ninja do bem e o ninja do mal sendo que um usa roupa preta e o outro roupa branca, e sou tatalmente adepto ao samuraísmo. e por falar em nija eu também sou pois a minha profissão eu enfrento muitas pessoas ruins com um baixo salario.

    Thumb up 4
    • os nijas são pacientes então aposto nos ninjas do que nos piratas

      Thumb up 4
  21. Um Ninja aplicaria a técnica do Louva-Deus Manco no Maurício Shogun e ele já era!!!!

    Thumb up 2
  22. Pelamordedeus, deixem de ser nerds!Toque da morte”, faça-me o favor.

    Meu caro, você pegue um ninja grão-mestre que passou 10 anos treinando na montanha e coloque ele pra lutar com um Maurício Shogun da vida e veja o resultado. Parem de acreditar em ensinamentos secretos e técnicas mortais miraculosas, existe o real e o irreal do mundo das lutas.

    Se houvesse uma super-classe de guerreiros ninja, pode ter certeza que estariam ganhando dinheiro no bilionário negócio do MMA.

    Thumb up 4
  23. Outra coisa que faltou sobre a roupa dos ninjas é que elas eram geralmente azul escuro ou marrom, cores mais difíceis de se enxergar no escuro, e não preto, que se destaca do cenário ao fundo, mesmo na escuridão.

    Thumb up 8
  24. Os Ninjas eram eram apenas camponeses, pessoas comuns que adotaram o ninjutsu como forma de lutar contra a opressão dos samurais que vinham extorquir os camponeses… Samurais nunca foram ninjas, nem ninjas foram samurais, isso de “””Samurai perde a honra e vira ninja”””” é ridiculo…

    Imagina um mestre de Boxe,perde sua honra, e derepente “vira” mestre na yoga e meditação…, essas artes é um ensino durante uma vida, não tem essa de “mudar de classe” , ainda mais naquela época de conflitos.
    Obs:dizer que ninjutsu significa a arte do roubo e da perseverança é um desrespeito, seu verdadeiro significado é “Nin=Oculto, escondido. Jutsu= tecnica. e é uma arte muito bonita e respeitosa,ao contrario dos assassinos dos filmes.

    Thumb up 9
  25. Na verdade, essa história de ninja é coisa criada por Holywood.
    A VERDADEIRA origem do Ninja é:
    Eles eram samurais que trabalhavam como espiões de um Feudo.

    Ponto, essa história de ninjutsu, ninjato, etc…
    isso veio com o advento dos filmes que agregaram esse detalhe da história as suas criações.

    A vida inteira ouvi relatos de “ninjas” da atualidade ou que faziam isso ou aquilo.
    Existir academias e mestres de ninjutsu não quer dizer que isso existiu da maneira como retratam os filmes.
    Procurem saber mais sobre isso (é um balde de água fria), mas é a realidade.

    Thumb up 4
  26. Comentário: Em minha ultima visita ao Japão, perguntei a alguns historiadores e pessoas do ramo de turismo e todas foram unânimes, ao ser inquiridas sobre os Ninjas, a resposta foi: “Isto é coisa de Hollywood
    Resposta ao Carlos H. Na lingua Japonesa não tem plural, o que pode ser feito é por um (s) assim separado. 1 ninja, 2 ninja(s)

    Thumb up 4
  27. Para o Carlos H.
    Claro que Ninja tem plural!!! Vc tirou isso do Wikipedia, foi?

    Thumb up 3
  28. E a arte ninja de que cada brasileiro tem de se virar com um salário mínimo,de viver em um lugar com pouco transporte,saúde,segurança e saneamento básicos decentes não conta como um hábito tipicamente ninja?

    Thumb up 4
  29. Legal. Falta agora os mitos sobre os samurais. Um deles é que os samurais eram “benfeitores abnegados” – a palavra samurai, segundo alguns, tem a mesma raiz de “servir”, o que parece que levou à idéia de que os samurais eram uma espécie de benfeitores a serviço do povo. Pelo pouco que sei, os samurais eram guerreiros, e serviam ao lorde (daimio?) que os contratara.

    Thumb up 4
  30. Legal!!!! Mas na foto da matéria tem 4 ninjas mesmo ou é brincadeira??? Não achei nenhum…

    Thumb up 5

Envie um comentário

Leia o post anterior:
imagem-corporal-grande
Para emagrecer tenha uma imagem positiva do próprio corpo

"Várias mulheres de ...

Fechar