8 Mitos sobre os ninjas

Publicado em 28.04.2009

ninja

Aprenda alguns mitos históricos sobre esses guerreiros de habilidades incríveis. O ninjutsu, a arte marcial que praticam, é como qualquer outra. Portanto os ninjas não são nada parecidos com os guerreiros sobrenaturais que vemos nos filmes. Mas, ainda assim a história muitas vezes explica porque alguns mitos surgiram com o passar dos anos.

8. Ninjas são apenas um mito

ninja

Na verdade, os ninjas e sua arte datam de 800 anos atrás. As famílias de ninjas criaram seu estilo de luta para se protegerem de guerreiros, muitas vezes até dos famosos samurais. É sua máxima humilde que dá ao ninjutsu seu estilo único: escape se puder, se não puder então mate. Não havia nada na luta que era considerado como imoral ao ninja. Ele jogaria areia nos olhos de seu oponente, o apunhalaria pelas costas e o atacaria enquanto ele estivesse caído – tudo para proteger sua vida e seu lar. Com o passar dos anos, os ninjas foram usados como espiões, guarda-costas (até o último imperador japonês), e assassinos de aluguel.

7. Ninjas conseguem parar uma espada usando suas mãos

ninja

Não é inteiramente verdade. O método ninja é desviar dos ataques de espada e usá-los em seu benefício, sem nem ao menos chegar perto da arma. Em filmes, o ninja consegue parar um ataque de espada unindo suas mãos e impedindo que a lâmina se mova. Mas de acordo com os ninjas da vida real, há pouquíssima necessidade de apelar para esse tipo de método quando há tantas outras técnicas em seu arsenal. Aparentemente, um ninja pode parar uma espada usando garras e outras armas, mas não com as mãos nuas.

6. O uniforme dos ninjas é preto e eles sempre usam máscaras

ninja

Isso é completamente falso. Nos dias de hoje, ninjas modernos que trabalham como guarda-costas irão vestir um terno, ou uma roupa similar. Mas então como surgiu essa história de que ninjas usam máscaras? Provavelmente há 800 anos atrás, quando eles precisavam se esconder em árvores. Um ninja que usa uma máscara não é diferente de um soldado que usa tinta verde para se camuflar. Tudo depende do ambiente em que ele está se escondendo.

5. Ninjas podem “desaparecer”

ninja

A cena é típica de filmes. Uma nuvem de fumaça encobre o ninja e, no segundo seguinte, ele já não está mais lá. Esse mito vem da máxima ninja “fuja”. Se um ninja pode evitar o combate, ele irá fazer isso. Para conseguir seu objetivo, ele pode criar uma distração, como jogar shurikens ou usar uma das típicas bombas de fumaça. Quando o oponente se concentrar de volta na luta, recuperando-se da distração, o ninja já terá fugido. Não há mágica nenhuma – apenas bom-senso.

4. Ninjas conseguem matar com apenas um toque

ninja

Esse mito, aparentemente, não está longe da verdade. Esse tipo de técnica é ensinada apenas aos estudantes mais avançados que, teoricamente, não teriam necessidade de usá-la. De fato, há uma série de toques que podem matar uma pessoa – tudo depende da pressão usada neles. No entanto técnicas de pontos de pressão fundamental são ensinadas aos alunos logo no início de seu aprendizado. Os ninjas menos experientes conseguem atordoar uma pessoa, se apertarem uma região determinada da garganta ou seus olhos. Esses pontos causam uma grande dor, quando pressionados corretamente. Há também outras técnicas, menos bonitas, que podem ser úteis aos ninjas. Torcer os mamilos do oponente, por exemplo, pode deixar um atacante sem defesas em segundos.

3. ninjutsu é o nome de um tipo de luta

ninja

Na verdade, “ninjutsu” significa a arte do roubo e da perseverança. É formado mais de estratégias e táticas do que de luta, como outras artes marciais. Na versão atual mais fiel ao ninjutsu original, o Bujinkan Budō Taijutsu, há dezoito disciplinas no treinamento:

  • Seishin-teki kyōkō (refinamento espiritual)
  • Taijutsu (combate desarmado, usando apenas o corpo)
  • Kenjutsu (luta com espada)
  • Bōjutsu (luta com cajado)
  • Shurikenjutsu (arremesso de shuriken)
  • Sōjutsu (luta com lança)
  • Naginatajutsu (luta com naginata)
  • Kusarigamajutsu (luta com kusarigama)
  • Kayakujutsu (pirotécnicos e explosivos)
  • Hensōjutsu (disfarce)
  • Shinobi-iri (roubo e métodos de invasão)
  • Bajutsu (equitação)
  • Sui-ren (treinamento aquático)
  • Bōryaku (tática)
  • Chōhō (espionagem)
  • Intonjutsu (métodos de fuga e aprisionamento)
  • Tenmon (meteorologia)
  • Chi-mon (geografia)
2. Shurikens são usadas para matar à distância

ninja

Na verdade, shurikens são usadas como armas secundárias – seja para cortar o inimigo ou para apunhalar. Quando são jogadas, geralmente tem como propósito causar uma distração. Há dois tipos de shuriken: a Hira-Shuriken, mais famosa, com o formato de estrela, e a Bo-Shuriken, que são, basicamente, espetos retos de 21 cm de comprimento. As primeiras eram itens caseiros, que normalmente não eram tão afiadas, usadas apenas para distrair. As segundas também eram de uso doméstico, usadas como espeto e materiais cortantes. Suas origens mostram que, foi apenas de improviso que as shurikens se tornaram armas letais.

1. Ninjas usam apenas armas japonesas antigas

ninja

Eles realmente usam armas antigas, mas não exclusivamente. E muitas das armas consideradas antigas não o são – consistem em adaptações de modelos mais velhos, mas, mesmo assim, são atualizadas. Note que na lista de disciplinas ninja o item Kayakujustsu representa o uso da pólvora. Há muito tempo os ninjas usam esse artifício a seu favor, seja para criar fumaça ou até mesmo bombas destrutivas. [Listverse]

Autor: Eduardo Martins

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

50 Comentários

  1. Toda arte e boa para quem sabe usar;e falar da arte ninja e preciso viver um pouco da realidade.Ser um ninja e ser um herdeiro da tradição milenar.Sentir o poder interior.controlando o sentimental,emocional e psicológico.

    Thumb up 21
    • nao gonsiguo achar os ninjas na foto muito difiseu

      Thumb up 5
  2. existe ninja sim mas não esses de roupa preta e mascaras nós somos uma fonte de energia chamada chakra o chakra vem atraves da mente por que a mente tem contato atraves do universo essa energia pode ser manipulada na palma da mão ou outras parte do corpo quem consegue controlar essa energia tem o titulo de gennin e assim quanto mais saberem ultilizarem mais forte serão a categoria suprema dos ninjas hokage
    ps se seu chakra acabar vc morre pq o chakra fas seu organismo funcionar como cerebro coração pulmão etc

    Thumb up 11
    • VIIIIICIADOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!
      Isooooooo ñ e ninja real isso e nnnnnnnnnnnaaaaaaaarrrrrutttooo
      ninja nao tem poderes: chakra uma invenção tanto e que so existe no naruto imbecil

      Thumb up 21
    • boa tarde! nunca confunda o mundo virtual e criação de personagens com a realidade do mundo dos GUERREIROS MILENARES.Analise melhor as os conteúdo que estudas ok? CHAKRA ? HUM

      Thumb up 13
    • Affs, nada a ver, isso é NARUTO, eu gosto muito desse anime, mas não tem nada a ver com a verdadeira historia dos ninjas!

      Thumb up 8
    • Naruto… Jura? (Que vergonha alheia que senti agora…)

      E o “Chakra” mostrado no Naruto teve origem na ÍNDIA…

      Thumb up 4

Envie um comentário

Leia o post anterior:
imagem-corporal-grande
Para emagrecer tenha uma imagem positiva do próprio corpo

"Várias mulheres de ...

Fechar