10 Ocorrências próximas e pós-morte

Publicado em 11.01.2012

O corpo humano é um complexo sistema de troca de energias. Mas o que acontece quando a saúde de alguém se deteriora e a pessoa fica cara a cara com a morte?

Para entender como o corpo funciona, precisamos entender como ele não funciona. O que acontece com as células quando elas não têm mais ATP (energia) disponível? Nesses momentos, próximos do fim, o corpo funciona de maneira anormal.

Essa lista traz para você, sem ordem estrita, 10 mudanças significativas que ocorrem durante e depois da morte.

10. Chocalho da morte

Esse é um termo comum usado nos hospitais para descrever o som feito por um indivíduo muito próximo de morrer. Isso ocorre após a perda do reflexo da tosse e da habilidade de engolir – o que causa uma acumulação de saliva na garganta e nos pulmões. Apesar de raramente causar dor ao paciente, o som é um pouco assustador. Alguns medicamentos são administrados para aliviar o desconforto da pessoa.

9. Respiração de Cheynes-Stokes

Esse é um padrão de respiração muito anormal, caracterizado por ser muito rápido e ter períodos sem respirar (apneia). Nessas situações o coração está fraco e já trabalhou demais, o que exige que o corpo hiperventile (respire muito rápido) e depois, quando acaba a energia, pare de respirar.

Isso significa que os órgãos estão recebendo menos sangue, e consequentemente menos oxigênio. Sem ele, as células começam a morrer, e depois, a própria pessoa. Apesar de ocorrer em pessoas com problemas cardíacos e respiratórios, é muito comum em momentos de morte iminente.

8. Defecação

Perto da morte, cada músculo do corpo humano deixa de receber energia (ATP). Como resultado, os intestinos relaxam. Isso é ainda mais comum naqueles que comeram uma refeição pouco antes do período da morte. Outro fator que pode contribuir para essa situação é a rapidez da digestão da pessoa. Esse caso é mais esperado nas pessoas saudáveis, que se alimentam continuamente e acabam tendo uma morte inesperada.

7. Rigor mortis

Todos já ouviram falar de rigor mortis, ou até já encontraram um animal nessa situação. Esse é a ocorrência da morte mais famosa. Após morrer, o corpo não consegue reverter o processo de contração – ficando em um estado de rigidez. Na maioria dos casos, o processo começa entre uma e três horas após a morte, e começa a passa após 24 horas. Até as pálpebras passam por isso.

Já que afeta todos os músculos do corpo, por fazer o coração ficar maior, sêmen ser liberado e dar a aparência de susto ao cadáver.

6. Livor Mortis

O livor mortis é a coloração roxo-avermelhada que aparece quando o sangue vaza para as partes dependentes do corpo. Isso não acontece nas áreas em que o corpo está encostado no chão ou recebendo pressão, porque os capilares estão comprimidos.

Isso ajuda a determinar a posição da morte e a presença ou ausência desses sintomas podem também ajudar a estipular a hora da morte. O processo começa geralmente uma a duas horas após a morte, e se torna permanente ou fixo entre seis e doze.

5. Algor Mortis

O “sopro gelado” da morte: é a redução da temperatura corporal que ocorre após a morte. Isso acontece apenas se a temperatura ambiente for menor do que a temperatura do corpo no momento da morte.

O nível de resfriamento tem algumas variantes: localização do corpo (sombra ou sol), roupas e temperatura ambiente. Pessoas obesas tendem a esfria mais devagar do que crianças, que gelam rapidamente. Geralmente, demora 24 horas para o corpo ficar na mesma temperatura do ambiente.

4. Tache Noire

Tache noire significa, literalmente, “ponto escuro”. É uma linha vermelho-escuro que se forma horizontalmente no globo ocular. Durante a vida, o olho é protegido pelas piscadas, mas após a morte ele perde essa proteção. Portanto, esse processo acontece naqueles que não têm as pálpebras fechadas no post mortem.

Similarmente, outras membranas mucosas como a língua acabam escurecendo, após uma exposição prolongada ao ar. Se o indivíduo se afogou, ou foi encontrado na água, o tache noire não estará presente.

3. Remoção de fluídos

É um líquido vermelho e marrom, com cheiro muito ruim, que pode emergir da boca e do nariz. Geralmente é confundindo com dano cerebral ou sangue. Ele emerge como resultado de gases que se formam pelo corpo. Quando um gás é formado no estômago e intestinos, o abdome pode ficar tenso e distender. Consequentemente, esse processo pode fazer com que um fluído saia pela boca, vagina e nariz. Uma mistura similar com fezes pode sair do reto. Esse processo é importante para determinar a hora da morte, e em locais com clima muito quente, ele pode acontecer em menos de 24 horas.

2. Perda de pele

Esse processo acontece principalmente com os dedos e unhas, formando aglomerados de pele. Isso ocorre como resultado de acúmulo de gases no pescoço, tronco e membros, podendo parecer que estão “obesos”. Quando esses gases ficam sob muita pressão, os tecidos finos começam a se desintegrar. Como a maioria dos outros processos, esse também pode ajudar a identificar a hora da morte.

1. Maceração

Macerar é amolecer algo encharcando. Isso se refere aos fetos que morrem no útero, entre o sexto e o novo mês de gravidez. A decomposição nesse caso acontece de maneira diferente, decorrente da exposição prolongada ao fluído amniótico. O feto lembra um corpo encharcado de água. A pele parece queimada, quase saindo do corpo, e os ossos ficam moles e flexíveis. Se ficar tempo demais no útero, o crânio se parte e o cérebro fica liquefeito. No caso do feto ser retirado do útero, até 24 após a morte, entrando em contato com o ar, o processo passa a ser o comum, de putrefação. [ListVerse]

Autor: Bernardo Staut

é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

139 Comentários

  1. Alexandre não existe católico não praticante, ou você é católico ou não é.
    existe assassino não praticante? ou você é ou não é.

    Thumb up 3
  2. O amigo que se assina ALGONKIANO, diz ser budista e não acreditar em espíritos, mas o que ele descreve é EXATAMENTE
    o que preconiza a doutrina ESPÍRITA!!!!!

    Thumb up 3
    • O espiritismo tem muita coisa em comum com o budismo, o bramanismo e muitas outras religioes orientais. Nada no espiritismo é realmente novo, somente a forma.

      Thumb up 1
  3. sou budista e não acredito em mundos espirituais,alias não acredito em espiritos, acredito em um universo completamente consistente,que todas as coisas no universo são movidas por uma força ou lei insondavel e atemporal e que tudo passa por um processo de nascimento doença envelhecimento e morte que nada mais é que uma reciclagem até um novo nascimento tudo passa por uma mudança de estado sem desaparecer do universo (nada se perde,tudo se transforma)a morte e a decomposição é a mudança de estado da
    materia organica.

    Thumb up 5
    • kkkkkkkkk Excelente comentário, é aí que os espíritas caem em contradição……abs. Yuken…

      Thumb up 2
    • Pois é. E os espíritas dizem que a cada encarnação a pessoa evolui. Se fosse assim o mundo estaria melhor, mas não vejo isso.

      Thumb up 10
    • Não sou espirita mas acredito na Lei da Reencarnação. Acredito que a reencarnação “é uma oportunidade que é dada à alma/espírito para corrigir suas falhas e purificar-se”. Uma oportunidade não significa que esta seja aproveitada com os fins que lhe fora proposto.

      Thumb up 10
    • E O QUE EXISTIA ANTES DE TUDO EXISTIR? OU TUDO SEMPRE EXISTIU? E SE NADA EXISTIU ANTES, COMO A UM DADO MOMENTO COMEÇOU A EXISTIR?

      Thumb up 4
    • Sou católico não praticante.
      Nunca me interessei por religião e me considero uma pessoa Agnóstica.

      Porém, essa descrição q fez do budismo foi a descrição mais lógica que ja ouvi sobre religião, uma vez que tudo no universo é energia e a própria matéria é energia, faz muito sentido o que disse.

      Acho que vou pesquisar algumas coisas sobre budismo

      Thumb up 0
  4. não conhecia esta música, mas, sinceramente, é a coisa mais certa da vida, a certeza da morte, não devemos ter medo da morte, pois ela realmente não existe,o que acontece é a transição, é a passagem para outro plano, devemos sim é nos preparar-mos enquanto estamos aqui com boas atitudes, agora as reações da morte isto só interessa para a medicina, e também a causa mortis pouco importa.

    Thumb up 6
  5. “Canto Para A Minha Morte”
    —————-
    Eu sei que determinada rua que eu já passei
    Não tornará a ouvir o som dos meus passos.
    Tem uma revista que eu guardo há muitos anos
    E que nunca mais eu vou abrir.
    Cada vez que eu me despeço de uma pessoa
    Pode ser que essa pessoa esteja me vendo pela última vez
    A morte, surda, caminha ao meu lado
    E eu não sei em que esquina ela vai me beijar

    Com que rosto ela virá?
    Será que ela vai deixar eu acabar o que eu tenho que fazer?
    Ou será que ela vai me pegar no meio do copo de uísque?
    Na música que eu deixei para compor amanhã?
    Será que ela vai esperar eu apagar o cigarro no cinzeiro?
    Virá antes de eu encontrar a mulher, a mulher que me foi destinada,
    E que está em algum lugar me esperando
    Embora eu ainda não a conheça?

    Vou te encontrar vestida de cetim,
    Pois em qualquer lugar esperas só por mim
    E no teu beijo provar o gosto estranho
    Que eu quero e não desejo,mas tenho que encontrar
    Vem, mas demore a chegar.
    Eu te detesto e amo morte, morte, morte
    Que talvez seja o segredo desta vida
    Morte, morte, morte que talvez seja o segredo desta vida

    Qual será a forma da minha morte?
    Uma das tantas coisas que eu não escolhi na vida.
    Existem tantas… Um acidente de carro.
    O coração que se recusa abater no próximo minuto,
    A anestesia mal aplicada,
    A vida mal vivida, a ferida mal curada, a dor já envelhecida
    O câncer já espalhado e ainda escondido, ou até, quem sabe,
    Um escorregão idiota, num dia de sol, a cabeça no meio-fio…

    Oh morte, tu que és tão forte,
    Que matas o gato, o rato e o homem.
    Vista-se com a tua mais bela roupa quando vieres me buscar
    Que meu corpo seja cremado e que minhas cinzas alimentem a erva
    E que a erva alimente outro homem como eu
    Porque eu continuarei neste homem,
    Nos meus filhos, na palavra rude
    Que eu disse para alguém que não gostava
    E até no uísque que eu não terminei de beber aquela noite…

    Vou te encontrar vestida de cetim,
    Pois em qualquer lugar esperas só por mim
    E no teu beijo provar o gosto estranho que eu quero e não desejo,mas tenho que encontrar
    Vem, mas demore a chegar.
    Eu te detesto e amo morte, morte, morte
    Que talvez seja o segredo desta vida
    Morte, morte, morte que talvez seja o segredo desta vida

    __________________
    (Raul Seixas)

    Thumb up 23
  6. AINDA SOBRE A CATALEPSIA: Salvo pelo gongo: O ditado tem origem na na Inglaterra. Lá, antigamente, não havia espaço para enterrar todo os mortos. Então, os caixões eram abertos, os ossos tirados e encaminhados para o ossário e o túmulo era utilizado para outro infeliz.

    Só que, às vezes, ao abrir os caixões,os coveiros percebiam que havia arranhões nas tampas, do lado de dentro, o que indicava que aquele morto, na verdade, tinha sido enterrado vivo (catalepsia – muito comum na época).

    Assim, surgiu a idéia de, ao fechar os caixões, amarrar uma tira no pulso do defunto, tira essa que passava por um buraco no caixão e ficava amarrada num sino.

    Após o enterro, alguém ficava de plantão ao lado do túmulo durante uns dias. Se o indivíduo acordasse, o movimento do braço faria o sino tocar. Desse modo, ele seria salvo pelo gongo.

    Com o tempo, a expressão passou a significar “Escapar de se meter numa encrenca por uma fração de segundos”.

    Thumb up 11
    • Raul Seixa…. Saudoso Raul…
      Só que é cetim e não setin.

      Thumb up 2
  7. Ótima matéria. Faltou o último suspiro como já disseram aqui.
    Bernardo Staut está nos passando coisas bem legais. Continue assim! Adoro os seus artigos.

    Thumb up 1
  8. Gostei do artigo, mas poderia haver uma revisão no português, que está sofrível.

    Thumb up 3
    • O site é ótimo, o conteúdo interessante, o português não me parece sofrível e penso que quando não se tem nada de bom a dizer o melhor é ficar calado!!!

      Thumb up 3
  9. Acho que te enganaste no link!!!

    Vai no google e escreve “Jesus”+”religião”…

    Thumb up 3
    • Igual peixe?

      Thumb up 2
  10. O corpo só apodrece, quando a cabeça para de apodrecer , eu explico: enquanto vivo sua cabeça só pensa em podridão, quando para é porque o corpo que começa apodrecer, ainda mais aqueles que se desviam do caminho correto.Cuidado, fica esperto .

    Thumb up 5
    • Oláá, concordo com você, mas acrescento que nos faz pensar naquilo que NÃO SOMOS. abs

      Thumb up 2
  11. caramba tenho um medo de morre da zorra, aida lendo essas coisa, ai a coisa fica preta, fui….

    Thumb up 3
  12. Bem que vocês poderiam publicar (se ainda não o fizeram) artigo sobre projeção da consciência, experiência fora-do-corpo (EFC), experiência extracorporal, desdobramento, projeção astral ou viagem astral ou ainda quase morte para que saibamos se há algo de científico nessas situações ou se são meras hipóteses.

    Thumb up 7
  13. Seria mais interessante umas fotos reais. Tô tentando até agora associar as fotos com os respectivos textos.

    Thumb up 4
    • hmm… acho melhor não ter fotos mesmo!
      Deve ser meio desagradavel.

      Thumb up 0
  14. Nunca entendia porque fechavam os olhos das pessoas quando estas morriam. Achei interessante o Tache Noire, queria ver como é que é!

    Thumb up 3
    • É fácil; é só morrer

      Thumb up 4
    • Mas vai ter que morrer com um espelho na frente.

      Thumb up 2
  15. A Vida é maravilhosa, sou eternamente grato ao Amor Universal por toda dádiva experimentada nesta jornada, bem perto do Pai e com o Coração pulsando quente! De minha parte digo que O QUE MEU PAI É EU SOU…

    Thumb up 8
  16. E olha que estes são os primeiros estágios do pós morte. Imaginem o que vem depois de algum tempo em estado de decomposição… e depois????????????????????
    Quem sabe estudando o fenômeno da morte não valorizamos melhor a vida?

    Thumb up 7
  17. Interessante ,o artigo. Parece matéria de Medicina Legal. A morte é um processo e que processo. gostei d o artigo. Maria Severina.

    Thumb up 5
    • é Medicina Legal.Tive aulas. Nosso Professor foi apelidado de “Livores Cadavéricos”.Imaginem: era meio esverdeado,usava peruca tapando a careca e não saía do IML. Que aulas, meu pai!

      Thumb up 1
  18. Não adianta mais cedo ou mais tarde eu os busco e de uma forma ou de outra você vira comigo seja qualquer o seu ultimo momento.

    Thumb up 1
    • Vira pra direita ou para esquerda?

      Thumb up 1
  19. Marco André, não sei se você reparou mas o texto trata de como podemos vir a morrer,e não sobre salvação,redenção e ressurreição.
    Também não sei se você reparou mas este site e sobre as Ciências e suas Tecnologias,ou seja,não é o site ideal para você querer converter ou “desconverter” o seus próximos.
    OBS: Todos nós sabemos que você não vai morrer,você só vai para o céu

    Thumb up 6
  20. Rico ou pobre, um poderoso ou um indigente, qualquer um pode ficar assim, isso é a natureza.

    Thumb up 21
  21. Depois de 3 dias do solstício de inverno o Sol volta a tornar os dias mais longos. Rá é o Deus Sol, e ressuscitou após 3 dias.

    Thumb up 9
    • Pude notar seus conhecimentos e sua discrição. Realmente você entende o que esconde dentro do relatos bíblicos e as influências culturais da época.
      A maioria das pessoas lêem e interpreta relatos históricos escrito numa época como se fosse escrito hoje. É necessário ser abrangente e entender porquê algo se refere de uma maneira, quais os costumes, a sociedade, a vida econômica, a cidadania e outros incidentes para interpretar um assunto de acordo com as realidades distintas.

      Thumb up 6
    • No caso de ‘Remoção de fluídos’ como está na matéria, está correto. São fluidos que já fluiram. Ou seja, o particípio do verbo fluir.

      Thumb up 2
    • Bovidino está bem humorado.
      Feliz no último ano do calendário Maia. Pena que aquela civilização não teve tempo de fazer o novo calendário!

      Thumb up 0
  22. nossa muito interessante essas informação ….todos os dias adiquiro um pouco de riqueza (sabedoria)são bem provundos parabens um trabalho esselente
    isso sim me interesa como eu falo esse é o meu jornal

    Thumb up 1
    • Nojento é o papel higiênco quando rasga na hora H.

      Thumb up 3
    • A morte é o que é. Pode ser feia mas, por vezes, representa o fim do sofrimento, da dor que podem ser muito mais horrorosas do que a morte.

      Thumb up 0
  23. Faltou o “último suspiro”, um volume de ar que permanente nos pulmões durante toda a vida. Ele que é gerado na primeira inspiração ao nascer e só é liberado na morte. Tem um som semelhante a um ronco quando se vai.

    Thumb up 11
    • Calma aí, como esse volume de ar fica armazenado nos pulmões sem nunca ser expirado no processo de respiração normal? E ainda mais desde o nascimento do indivíduo… Porque pelo que sei o ar é imediatamente enviado à corrente sanguínea pelos alvéolos pulmonares, então como pode haver o “último suspiro”?

      Thumb up 3
    • O último suspiro é a alma dando tchau

      Thumb up 4
    • O oxigênio é enviado para corrente sanguínea.
      Quando do último suspiro, no momento que a morte ocorre há uma forte exalação do ar que dos pulmões.

      Thumb up 2
  24. Curto esse papo..pq..esta inerente a todos nos.. a morte.. principalmente quem e cardiaco como eu ..

    Thumb up 0
  25. este papo dos religiosos de ressucitamento de pessoas nao passam de uma grande palhaçada o sujeito que morre mesmo e fedeno nao volta mais a vida .alguns que voltaram nao estavam verdadeiramente mortos e sim estado catalepitico.

    Thumb up 5
    • Jesus morreu e voltou…….

      Thumb up 0
    • Voltou para sentar-se à direita do Pai. Antes de partir para essa viagem, Ele apareceu para seus discípulos (segundo escreveram) para decretar algumas missões secretas que foram disvirtuadas conforme o meio em que a sociedade da espóca vivia. Depois disso, ascendeu para os Céus.

      Thumb up 1
    • Claro e depois jesus, montou em seu pégaso celestial e lutou contra os power rangers e cavaleiros do zodíaco ao lado do coelhinho da páscoa e do papai noel.

      Thumb up 1
  26. Gostei do artigo. Interessante saber o que acontece com o corpo humano pré e pós-morte. Já que não poderei ver em mim, aproveito pra ler e entender como acontecerá!!! hehehehe

    Thumb up 2
  27. Matéria muito interessante. Gostaria que tivesse extendido mais e explicado sobre a saponificação, item que não foi incluído, já que tudo que observa-se nos itens são mais dirigido à iniciante em perícia técnica judiciária. Lógico, que esclarece bem às pessoas leigas sobre isso de uma forma mais simplista.

    Thumb up 6
    • Não quero estar vivo para ver isso

      Thumb up 7
    • NEM NÓS, JAMES! NEM NÓS. Dei boas risadas com seu comentário!

      Thumb up 0
  28. A matéria é muito interessante mas da um pouco de medo,sai de mim morte.

    Thumb up 6
    • Medo?!
      Esse é o fim de todos. Aliás, o fim do corpo de todos.

      Thumb up 14
  29. Que matéria interessante! Eu nem sabia e nunca tive a curiosidade de saber a respeito desses detalhes. Talvez a morte não seja tão real para nós. A vida é real, sentimos e vivemos todos os dias. A morte será apenas uma vez, e é tão enigmática. Muito interessante.

    Thumb up 6
    • A morte é muito enigmática, mesmo. O nascimento também é enigmático.
      Raul Seixas descreveu muito bem a morte em sua música “O Trem das Sete”.

      Thumb up 5
  30. Matéria muito interessante. Nos ajuda a entender coisas que acontecem nessa hora tão difícil e certa que é a morte.

    Thumb up 8
    • Realmente é uma matéria muito interessante e incomum. As pessoas tendem a afastar-se desse assunto delicado. Mas, o mais interessante é que tem muitas e muitas pessoas, para não dizer todas, que querem ir para o Céu, porém, fogem para não embarcar no Trem das Sete.
      Aquelas pessoas que estão na Estaçõe com suas passagens já expedidas e até já paga pelo SUS ou não, quando inconsciente, são até seguradas pelos parentes e amigos que não querem vê-las partir. É impossível. Basta ter um assento no Trem e a partida já será decretada.
      Aquele que embarcaram no Trem às vezes nos mandam alguma mensagem, mas, nunca temos certeza desses remetentes. Fica então a dúvida, comportamento que leva muitos a procurarem conforto n’algo que também é abstrato e não prova nada.

      Thumb up 8
    • É igual a faculdade privada, o aluno paga, pede o recibo e deixa a mercadoria no balcão.

      Thumb up 7
    • Logo não!
      Vai que o morimbundo teve só um surto de catalepsia!
      Certa vez em minha cidade, velavam um corpo que de repente ressuscitou. O sujeito sofria epilepsia e teve, para amaldiçoá-lo, um surto de catalepsia quando estava vivendo com uma outra familía que formara após converter-se numa Igreja dessas que fazem download de tudo que não presta dentro de seus Templos. Foi um Deus nos acuda. Uma gritaria danada, uns de medo correram, outros desmaiaram e depois de justificado o caso começaram com tal de Glória, Glória e etc. O milagre foi do pastor fulano de tal. Outros diziam o milagre foi de Jisuis. Outros diziam: se não tivesse arrependido e convertido, teria morrido eternamente. (rs)
      A catalepsia é muito traiçoeira. Conheço um coveiro que diz que quando vão dessenterrar ossos no cemitério para desocupar covas, sempre encontram ossos danto a impressão que o corpo se mexera antes de morrer de verdade.

      Thumb up 8
  31. Lembra-te de que és pó, e a ele retornarás.

    A vaidade, a arrogancia, o orgulho, somente contribuirão para o impedimento da evolução do Espirito. Porque a matéria se dissipará no tempo. Mas o Espirito permanecerá sempre vivo.

    Thumb up 19
    • Coisa alguma! O que você chama de espírito é apenas o cérebro, o intelecto em funcionamento. Morreu, acabou tudo,

      Thumb up 5
    • Então prá quê viemos ????
      Só prá ver o Corinthians perder ??

      Thumb up 6
    • Biologicamente, para fazer filhos e vê-los crescer e ter seus próprios filhos, nossos netos. Mas já encontramos outras formas de dar continuidade à vida, como escrevendo livros, contribuindo para a ciência, etc.

      Mas tem muita gente que só come, dorme, reza e morre. E desaparece como se nunca tivesse existido, deixando somente um registro no cartório e uma lápide em um cemitério, e alguns herdeiros da mesma sina.

      Thumb up 13
    • E você? Qual será o seu legado para a posteridade?

      Thumb up 3
    • De Acordo, com seus comentários!!

      Temos que fazer algo a mais!!

      ;)
      Tati

      Thumb up 2
    • As chances não são iguais para todas as pessoas em vida, somente a morte é certa para todos.
      não me venha com aquela que é só buscar…pois nem tudo que buscamos conseguimos, e ainda aquele velho ditado…”filho de peixe, peixinho é”.

      Thumb up 2
    • A luz viaja pelo tempo e pelo espaço. O som idem. São energias que estão sempre viajando com suas frequências distintas.
      Que é espírito?

      Thumb up 4
    • Tenho pena de você…

      Thumb up 1
    • Triste ver como você Paulo Peixoto,pessoas pessoas tão limitadas de raciocínio a ponto de imaginar que morreu acabou tudo.E o seu nascimento?Pra que afinal você veio ao mundo,já pensou nisso?Será que a sua mente só consegue chegar até esse ponto “acabou tudo” e não pensar que você foi feito por algum motivo?Pense,será que Deus ou como queira sua mente “uma força maior” com tanto poder de criação a ponto de criar o mundo e toda a vida que existe,se limitaria à criá-lo apenas para assisti-lo nascer,crescer,se alegrar com seus parentes e amigos,criar seus filhos e ver seus netos e depois de tudo isso que fez por você simplesmente desligar da tomada a sua existência apagar todo o seu histórico e mandar outro ser humano pra assistir a mesma coisa? Será que Deus ou como queira a sua mente “essa força maior” não teria a capacidade de criar um ponto de chegada dessa viagem tão longa e solitária para cada um e nós?Não estou aqui para tentar lhe converter,mas pra abrir um pouco mais o horizonte de sua mente e mostrar que,queira ou não queira,você,eu todos nós tememos a morte ou melhor dizendo,o que vem depois dela.Pense,seria justo de Deus ou como queira a sua mente “dessa força maior” que alguém como HITLER,e tantos assassinos que vemos diariamente nos jornais depois de matarem com seu livre arbítrio terem o mesmo destino de suas vítimas,morrerem e acabou tudo? Não sei se você é juiz mas creio que você não deixaria de recompensar um e outro de maneira diferente.E aí que se chega à conclusão de que existe céu e inferno.Pois fomos colocados aqui não como os animais que só tem instinto,mas com o livre arbítrio de escolher como viver essa curta passagem que é simplesmente um modo de nos preparar conscientemente para morar num lugar que de tão perfeito que é seria depreciá-lo demais se as pessoas chegassem até ele sem querer ou seja,sem o livre arbítrio,apenas com o instinto como os animais.Pois é existe o CÉU pra quem escolher o céu e o inferno pra quem não escolheu o CÉU.Pense nisso não por que eu lhe falei mas por que você quer realmente.

      Thumb up 4
    • Muito interessante o seu comentário FlavioSN todos precisam ler mesmo.

      Thumb up 2
    • tudo que fazemos no percurso fica registrado no LIVRO DE RECORDAÇÕES QUE DEUS VAI ESCREVENDO até o dia do julgamento (MALAQUIAS 3: 16 ” Então aqueles que temiam ao Senhor falaram uns aos outros; e o Senhor atentou e ouviu, e um memorial foi escrito diante dele, para os que temiam ao Senhor, e para os que se lembravam do seu nome.”

      HÁ PECADOS SEM PERDÃO: CONTRA O ESPÍRITO SANTO DE DEUS. MATEUS 12:32 Se alguém disser alguma palavra contra o Filho do homem, isso lhe será perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no vindouro.

      Thumb up 0
    • O cérebro é materia e , realmente acaba….mas, além da matéria existe o sopro divino do espirito, que “vive” após a morte da matéria. E´ o plano mais perfeito que existe! Do contrário não haveria sentido viver apenas neste planeta!Reflita, estude, pesquize!!!

      Thumb up 0
    • tens razõa Pauloi Peixoto. Está escrito: Deus passou a formar o homem do pó do solo e a soprar nas suas narinas o fôlego de vida, e o homem veio a ser uma alma vivente.” O primeiro homem, Adão, era uma alma.

      O entendimento de que a palavra “alma” pode se referir à pessoa como um todo é confirmado por outros textos bíblicos. Por exemplo, a Bíblia fala da alma como tendo capacidade de trabalhar. (Levítico 23:30) Menciona-se a alma como estando impaciente, irritada, sem sono, temerosa e deprimida. (Juízes 16:16; Jó 19:2; Salmo 119:28; Atos 2:43; 1 Tessalonicenses 5:14) Referindo-se à alma como pessoa, Romanos 13:1 diz: “Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores.” E em 1 Pedro 3:20 lemos: “Nos dias de Noé, . . . poucas pessoas, isto é, oito almas, foram levadas a salvo através da água.” Nada nesses textos indica que a alma seja algo imaterial que sobrevive à morte.

      Thumb up 1
    • olá Rachel! obrigado, é da mesma forma que penso, é tão simples, não sei porque ainda isso causa tanta polêmica. bj grande! Fica com Deus!

      Thumb up 1
    • ROMANOS CAPÍTULO 6
      boa noite, simpatissíssimo CRISTIANO R.
      A BENIGNIDADE de Deus – uma das qualidades dele – está assentada na paciência. Ele deseja que todos sejam salvos, antes do Grande Dia de restauração. E para ser salvo, há que se entender. Alguns demoram mais. Porém TODOS terão acesso à informação. A justiça divina impõe isso.
      Também nos exorta a perseverar na oração visto que é a arma que dispomos – é a chave que dá acesso direto ao Pai, é o meio mais eficaz de aliviar nosso fardo e nos manter sóbrios.

      Pede-nos, ainda, que sejamos intercessores e demos graças por todas as pessoas. As que amamos e as que nos são indiferentes. Nossa oração não pode ser egocêntrica. Devemos orar pelo nosso país, pelas autoridades constituídas, pela nossa igreja, comunidade, família e nela acrescentar nossas intenções pessoais. Isto, para que se cumpra a promessa: “para que possamos levar uma vida calma e tranqüila, com toda piedade e dignidade.” até o fim.

      O desejo de Deus é que todos sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. Para isso, nos revela um principio eterno: “há um só Deus e um só mediador entre Deus e a humanidade: o homem Cristo Jesus, que se entregou como resgate por todos.” Precisamos ser mensageiros da paz, levar ao próximo a Boa Nova. Não nos cabe julgar, pois a salvação não é mérito nosso, mas dom de Deus.

      Thumb up 0
    • Só pra lembrar espírito é algo invisível,portanto o cérebro não é espírito e sim o local onde ele se encontra,ok Paulo Peixoto?

      Thumb up 0
    • ESPÍRITO É A FORÇA ATIVA DE DEUS. SOPRADA NAS NARINAS DO HOMEM E ELE VEIO A SE TORNAR UMA ALMA VIVENTE – Genesis 2:7. LOGO, A ALMA MORRE. O ESPÍRITO NÃO. ELE RETORNA AO CRIADOR.
      Eclesiastes 12:7: “O próprio espírito retorna ao verdadeiro Deus que o deu”.
      Salmo 104:29 – Escondes o teu rosto, e ficam perturbados; se lhes tiras a respiração, morrem, e voltam para o seu pó.

      Salmo 104:30
      Envias o teu fôlego, e são criados; e assim renovas a face da terra.

      Thumb up 0
    • Agora pode subir aos morros porque as UPPs estão ativas.

      Thumb up 0
  32. Use o Firefox e seus complementos Addblock Plus e Addblock Element Hiding Helper.
    E livre-se de toda a publicidade inútil da internet.
    Você irá se surpreender com a quantidade de lixo em uma página qualquer!

    Thumb up 1
  33. Tem pessoas que acham que a morte não é o fim. Então deveriam refazer os dicionários.

    Thumb up 1
    • A morte é o fim do ciclo de uma matéria orgânica.
      Nada se acaba; tudo se transforma. Incllusive a forma de pensar e provar algo.

      Thumb up 9
    • Com a censura que existe no Hypescience, já já vão deletar seu comentário, em 24 horas ou em dois dias…

      Thumb up 3
  34. É realmente interessante e por determinadas regiões no Brasil ainda existe esta cultura de acompanhar o ultimo suspiro como as figuras demonstram e estes efeitos que aparecem e como encaram estas pessoas a situação.

    Thumb up 2
    • claro.Corretíssimo. Já estão mortos.

      Eclesiastes
      Capítulo 9. versículo 10. Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.
      Os vivos sabem que morrerão.Os mortos,porém, não estão cônscios de absolutamente nada.Eclesiastes 9:5

      Thumb up 3
    • até que enfim uma pessoa sensata! bj Rachel….

      Thumb up 0
    • Então como interpretar essa outra passagem?
      MATEUS 08:
      22 Porém Jesus respondeu-lhe: Segue-me, e deixa que os MORTOS enterrem os seus MORTOS.
      Enquanto acharmos que somos esse corpo físico, estamos todos MORTOS.

      Thumb up 0
    • bovidino. cristo se referia à morte espiritual. Para obtê-la, devemos segui-lo.Como os discípulos fizeram em modelo. Um deles havia pedido: Senhor, deixa-me primeiro enterrar meu pai falecido. E ele respondeu isso, referindo-se À morte espiritual dos que não ouviram e não ouvem suas palavras. Estãos mortos espiritualmente. Lucas 9:59, 60.
      Ele chamou: Vem, sê meu seguidor e divulga o reino de Deus. O prometido Reino de Deus é esperança de vida eterna para toda a humanidade.Ultrapassa essa fase atual da humanidade. É a restauração da terra, de sua produtividade sadia, e de tudo que ela tem.E, principalmente, o fim da morte, esse algóz que é um pagamento decorrente do pecado herdado – Romanos 12:9: O salário do pecado é a morte. AINDA QUE MORRAMOS, TEMOS A ESPERANÇA DA RESSURREIÇÃO – cRISTO PROVOU ISSO; OUTROS CASOS DE RESSURREIÇÃO RELATADOS NA BÍBLIA, SÃO A GARANTIA DE DEUS PARA NÓS QUE O FENÔMENO OCORRE E QUE ELE FARÁ COM OS QUE QUISEREM. ANDERSON AI EMBAIXO TEM RAZÃO: perder o corpo não é perder a vida. Cristo deu a dele para resgatar nossa possibilidade de vida eterna. Como: limpando o pecado herdado que gera nossos pecados particulares. Pecar é desobedecer a lei. O conjunto de normas de moral, de ética e de procedimentos para bem viver – É a Lei de Deus. ROMANOS 6:13 “Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.”

      Thumb up 0
    • Rachel,
      1-(cristo se referia à morte espiritual. Para obtê-la, devemos segui-lo.)
      Para obtermos o que? A morte espiritual? Que confusão é essa?
      2-(À morte espiritual dos que não ouviram e não ouvem suas palavras.)
      Morte espiritual? Quer dizer que o espírito morre? Os que não ouvem suas palavras? Como vão fazer as pessoas que nasceram e morreram antes de Jesus e não puderam ouvir suas palavras? Estão perdidos? Como vão fazer milhares de pessoas que estão no Tibet, na Índia e outros locais onde nunca se ouviu falar em Jesus?

      Thumb up 1
    • Que é vida?

      Thumb up 3
    • Acho que ele não sabe.

      Thumb up 0
  35. Pessima tradução, texto numero 7, ficou ininteligivel…
    Disse que o cadaver fica com cara de susto, mas entao o que tem a ver com sêmen liberado.
    Diversas partes da materia sugerem tradução automatica…
    Podem apagar meu comentário mas quero deixar aqui que o texto apesar de ser bom, as imagens nao condizem, e o texto esta pessimamente escrito!

    Thumb up 4
    • Theo, todos os músculos se contraem, inclusive os músculos responsáveis pela ejaculação, por isto a cara de susto e a eliminação de esperma. Em alguns casos, acontece uma ereção também (motivo de algumas piadas por aí).

      Thumb up 3
    • Verdade, em alguns casos o falo é o último a se entregar.

      Thumb up 2
    • Que assim o diga Zé Ramalho em Admirável Gado Novo.

      Thumb up 1
    • Tudo é infinito enquanto dura. (rs)

      Thumb up 1
  36. Vocês deveriam fazer uma pesquisa de opinião, antes de publicarem assuntos tão tétricos. Eles podem interessar, apenas, aos médicos, nada têm a ver com a clientela normal do
    Hipescience, não acham? Parece até sadismo literário. Ni mim, não, violão.

    Thumb up 0
    • E por acaso você acha que todos que entram aqui nesse site para ler as matérias são físicos pra ficar lendo apenas matérias sobre física??? Saiba você que quem atua nessa área é a polícia CIENTÍFICA, não te lembra o nome do site por acaso??? Saiba ainda que ciência não é SÓ física. Saiba você que aqui também entram advogados e estudiosos de outras áreas, portanto, muito pertinente a matéria, esse é o caminho, abordar temas de diversas áreas.

      Thumb up 8
    • com certeza! Na advocacia criminal bem se sabe o valor de tais perícias cadavéricas. Podem denunciar o criminoso.

      Thumb up 1
    • É um assunto técnico em parte. Portanto é lógico e muito indicado para o HS. Até a forma como foi feita a interpretação de cada item é muito interessante, pois, deixa as pessoas questionarem e refletirem sobre o assunto.

      Thumb up 3
  37. Nossa unica certeza.
    Nunca ficaremos tranquilos quanto a ela.
    A hora de apagar as velas… todos temos nossos medos.

    Thumb up 5
    • É verdade!
      O Bolo todo confeitado. Velas e velas por perto. As moscas rondando pelo cheiro que dele exala. O glacê em forma de véu deixa o recheio para que o identifiquem. Hipocrisias soando salão afora. Algumas piadas para entreter o tempo dos sentinelas de plantão. O cheiro de velas que marcam o ambiente e a cera quente correndo como lágrimas no cilindro branco.
      Vem um padre diz algo. Vem pastores e dizem tantas… Depois, algumas rezam segurando um terço enquanto no quarto um descendente chora olhando fotos. Ninguém canta parabéns, mas alguns conta com o mal. Nessa hora, o bolo foi o melhor que existiu. E as velas, tais como as velhas, esperam a hora de enterraro bolo antes que apodreça.

      Thumb up 3
    • Pois é né…

      Thumb up 2
    • O ser humano é a obra mais perfeita que Deus criou, porém, torna-se podre.
      O ser humano torna-se podre quando começa a vomitar dejetos que acumulam na “caxola” e que não têm outra finalidade a não ser mudar os vetores nas bússulas alheias.

      Thumb up 2
    • cade o thumbs down quando vc precisa dele !!!!

      Thumb up 0
    • Caracas, nunca poucas palavras disseram tanto, parabéns, excelente comentário.

      Thumb up 1
    • oi Cristiano.
      Qdo li os comentários, gostei por demais do seu e votei.
      E mais ainda do seu desenhosinho de chapéu verde e tudo.
      Sigamos( que ainda estamos vivos! Oh!!!!)
      Grande abraço.
      Rachel.

      Thumb up 0
    • Cristiano,
      O ‘ser humano’ não é podre. Geralmente nem é conhecido.
      O que conhecemos e erroneamente chamamos de ‘ser humano’, é a ‘pessoa’ que reveste o ‘ser humano’. A ‘pessoa’ sim, pode ser podre em todos os sentidos, até porque é um simples revestimento provisório do ‘ser humano’ que certamente e brevemente será descartado. Entretanto, se a ‘pessoa’ descobrir o ‘ser humano’ que tem dentro de si, poderá fazer coisas grandiosas e nos deixar grandes ensinamentos.

      Thumb up 2
    • Nossa, muito bom o seu comentário Bovidino. “se a ‘pessoa’ descobrir o ‘ser humano’ que tem dentro de si, poderá fazer coisas grandiosas e nos deixar grandes ensinamentos.” Isso é verdade. O ser humano realmente é um grande exemplo. Só precisamos encontrar a essência dele e segui-lo. Nunca parei para analisar isso. Obrigada!

      Thumb up 0
    • Nascemos, crescemos, nos desenvolvemos ( uns Sim outros Não rs ) reproduzimos e ” PUFT ” Morremos. Assim meu professor me ensinou.

      Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
Pope Benedict XVI is welcomed during an audience with the diplomatic corps at the Vatican
Casamento gay ameaça o futuro da humanidade, segundo o Papa

Papa Bento XVI disse...

Fechar