15 tecnologias à beira da extinção que vão surpreender você

Publicado em 23.04.2012

Um número surpreendente de dispositivos e tecnologias que são normalíssimos hoje em dia está à beira da extinção, segundo o editor-chefe da seção on-line da revista “Laptop”, Avram Piltch.

De acordo com Piltch, seu filho terá tanta familiaridade com algumas das tecnologias habituais quanto os jovens têm com o Betamax, formato de gravação em vídeo, considerado algo que ninguém conseguiria viver sem na década de 1980.

Veja a lista, vislumbrada pelo jornalista norte-americano, das tecnologias que poderão virar peças de museu em um futuro não tão distante:

Internet com fio

Piltch ficou surpreso com uma colega de trabalho que disse não se lembrar dos tempos antes da internet banda-larga. Em algum momento, seus pais deveriam ter tido internet discada, mas ela era tão jovem que não conseguia se lembrar. Até a internet sem fio estar universalmente disseminada, creio que o filho de Piltch estará com 8 anos, mas ele nunca vai se lembrar de um mundo onde os consumidores pagam por conexões com fio. Já hoje, a tecnologia 4G nos proporciona velocidades boas de conexão, mas os preços ainda são restritivos. Em algum ponto dos próximos anos, as empresas vão compreender que dar antenas a todos é mais barato e prático do que manter redes de cabos de fibra ótica.

Câmeras e filmadoras

As câmeras dos smartphones estão aposentando as câmeras comuns. Ao contrário dos aparatos habituais, os quais carregamos só quando achamos que será necessário, os smartphones estão sempre conosco. Eles oferecem diferentes aplicativos e filtros, que podem melhorar a foto, e permitem que as fotos e os vídeos sejam compartilhados quase que instantaneamente. Mas as câmeras reflex (DSLR, na sigla em inglês) continuarão entre nós por mais alguns anos. Sua qualidade ainda é imbatível.

Telefones fixos

Em 2010, o Centro para Controle e Prevenção de Doenças americano mostrou que 26% das residências norte-americanas têm apenas telefones celulares. Em 2017, aproximadamente, apenas algumas pessoas apegadas às antiguidades continuarão a ter telefones fixos.

Computadores que demoram para inicializar

Esperar pela inicialização de um computador é uma das grandes frustrações da era dessas máquinas. Mas o filho de Piltch nunca experimentará desse sentimento, pois, segundo especialistas, raramente desligaremos nossos computadores. Ao invés disso, o deixaremos em modo de espera ou o colocaremos para hibernar. O que começa a se popularizar hoje, esse costume será mais que habitual daqui a alguns anos, já que atualizações não necessitarão da reinicialização para serem instaladas. E reiniciar o computador só vai levar alguns segundos, devido à tecnologia SSD.

Sistemas operacionais do Windows

Quando o filho do jornalista norte-americano estiver pronto para ter seu primeiro computador, o Windows terá, muito provavelmente, acabado. O sistema operacional da Microsoft vai continuar existindo, como também o Mac OS X, mas diremos adeus à metáfora da janela, onde cada aplicação que você põe para rodar é mostrada em uma janela que tem título e outros detalhes característicos. A Microsoft já assinalou seu desejo de fazer desse formato passado, optando pelo Metro UI como base.

Discos rígidos

O primeiro computador de nosso personagem foi um TI 99, que utilizava fitas para armazenar dados. Desde então, a tecnologia SSD nos permite acabar com a antiga prática de armazenamento de dados em discos magnéticos giratórios. A tecnologia SSD não só é mais rápida como também mais durável.

Cinemas

Os profetas de plantão, como nosso jornalista em questão, dizem que o cinema vai morrer desde que a primeira TV foi vendida, mas, dessa vez, de acordo com Piltch, isso realmente pode acontecer. Primeiro motivo: as televisões com imagem em alta definição e com imagens em 3D estão ficando mais baratas. E a qualidade dos home theaters não perdem em nada para o cinema. Alguns estúdios têm liberado alguns filmes para serem assistidos em casa, mediante compra, no mesmo dia de suas estreias nos cinemas. Por isso, a tendência parece que vai continuar. Além disso, o custo de ir ao cinema está fora de controle, seja nos EUA ou no Brasil.

O mouse

Dentro de cinco anos, os custos para adicionar telas sensíveis ao toque serão tão pequenos que toda tela, seja de TV ou laptop, terá tal capacidade. Aparelhos mais precisos, os mouses não desaparecerão da noite para o dia, mas passarão a ser um método secundário.

Óculos 3D

Quando os primeiros filmes em 3D foram para as telas dos cinemas na década de 1950, todos eram obrigados a usar aqueles óculos peculiares. Desde então, eles têm se popularizado, de várias maneiras. A LG e a HTC já lançaram fones de ouvido e telas estereoscópicas em 3D que não são tão boas quanto home theaters, mas boas o suficiente para alguma diversão 3D. Dentro de 10 anos, aproximadamente, os aparelhos de TV poderão oferecer experiências em 3D sem os óculos.

Controle remoto

Quando Piltch era criança, a TV de sua família não tinha controle remoto. Eles tinham de levantar do sofá, atravessar a sala e mudar de canal. No futuro, ou usaremos nossos smartphones para isso ou uma combinação de gestos e comandos de voz.

Computadores de mesa

Com exceção de empreendimentos industriais e empresas, os computadores de mesa estarão acabados. Notebooks e laptops já dominam as vendas e essa tendência, bem prática, por sinal, deve continuar indefinidamente.

Números de telefone

O que você prefere: decorar e digitar números ou apenas selecionar um nome e pressionar um único botão? Isso já acontece nos serviços VoIP, como Skype, Google Talk e Facebook. No futuro, não pediremos números de telefone.

Horário nobre na televisão

Antigamente – não tão antigamente assim –, famílias e grupos de amigos se reuniam ao redor da TV, todas as semanas, para assistir episódios de suas séries ou novelas favoritas. Quando as fitas chegaram, era possível gravar os programas e assisti-los a qualquer momento. Hoje em dia, podemos vê-los pela TV ou pela internet, sem precisar sequer gravá-los, podendo assisti-los quando desejarmos.

Fax

Em nossa era dos e-mails, SMS e conexões 4G, só existe um motivo para os faxes existirem: algumas empresas e seus advogados só consideram algumas assinaturas válidas se estiverem em contratos e formulários. Mas novas alternativas podem tirar o fax de nossas mesas, como a impressão digital e as assinaturas digitais.

Discos ópticos (DVD)

A transformação já está ocorrendo a passos largos. Os DVDs estão sendo paulatinamente substituídos pelos Blu-rays. [Gizmodo]

Autor: Luan Galani

é jornalista. Entusiasta da Teoria-M, é um rato de biblioteca apaixonado pelo que a ciência pode nos proporcionar. Nas horas vagas, é um amante inveterado de música erudita, que pede perdão aos russos por ainda considerar Mozart a grande lenda.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

59 Comentários

  1. As atuais tecnologias só serão substituidas por outras, pela eficiência e preço.

    Thumb up 5
  2. Cameras fotograficas de alta resolução eu ñ acredito q acabe, nem os cinemas, são como as roupas jeans e o caneta big azul, o sabão em barras , nada supera estas invenções.

    Thumb up 12
  3. Estranho, eu vejo uma juventude cada vez mais criativa e interativa, não acho que programas socializadores como o cinema vão ser extintos.

    Thumb up 16
  4. Pra quem vive no Brasil pode esquecer uam coisa !!! , sempre iremos ter um cabo de rede conectado ao pc , vai demorar seculos pra ele sumir da nossa vida por que tudo aqui no Brasil é lento até hj nunca usei a velocidade real de uma rede 3g que nem as do japao e USA , imagine a rede 4g .

    Sonhar faz bem .

    Thumb up 31
  5. Câmeras reflex não vão acabar. Ninguém troca uma câmera de alta qualidade pela lente medíocre de um smartphone. Nem mesmo as filmadoras irão acabar. Nesse caso o que prevejo é o seguinte: as câmeras reflex incorporarão recursos de filmagem em alta resolução cada vez mais sofisticados (algumas já possuem sofisticação suficiente!), de forma as filmadoras de pequeno porte não serão mais fabricadas, cedendo lugar a equipamentos para profissionais do cinema.
    Cinemas também não irão acabar, embora eu vá raramente: é que o cinema ainda é um ponto de encontro, um lugar social, como um show de um artista de renome, um espetáculo teatral, de forma que o público sempre estará lá.

    Thumb up 26
    • “Ninguém troca uma câmera de alta qualidade pela lente medíocre de um smartphone.”

      Só se por “ninguem”, vc estiver falando dos menos de 1% da população mundial que são profissionais da fotografia ou fissurados em qualidade.

      Eu uso a camera do meu Smartphone e ela serve perfeitamente para meus propósitos, publicar fotos no Facebook ou para guardar no PC para mostrar para amigos e parentes. A qualidade é mais do que satisfatória.

      Portanto, as cameras fotográficas podem até não sumir, mas vão ser cada vez mais um produto de nicho… Algo como são os LP’s hoje em dia.

      Thumb up 2
    • Também acho… “ninguém” e “todo mundo” tem que ser usado com muita moderação!!
      Afinal uma pessoa é suficiente para acabar com o ninguém, e todo mundo são 7 bilhões…

      Thumb up 6
  6. Espero sinceramente que o cinema não acabe; o fascínio do cinema é algo maravilhoso.

    Thumb up 10
  7. Todos podem vir a deixar de existir, mas o cinema é algo completamente facinante, sem falar em um lugar escurinho onde você pode levar os amigos ou sua namorada pra ficar juntinho… Realmente, desejo também que a gente não fique tão mecanico. Mas amo a tecnologia como ninguém e quero que ele avance mais e mais.

    Thumb up 7
    • Pois é esse meu medo!! A tecnologia tem nos colocado cada vez mais tempo em casa, e acabamos perdendo muitas oportunidades de contato direto com pessoas… Acho isso muito ruim!!

      Thumb up 9
  8. - Sensores de presença, de voz, aparelhos a ser controlados por chips implantados em nosso cérebro. Prece tudo legal, todavia, espero que não nos tornemos uma raça mecânica!!!…

    Thumb up 8
    • Espero que não. Nosso cérebro é capaz de enviar sinais utilizando a própria energia cerebral. A ciência terá que desenvolver tecnologias que possam captá-los. Talvez o desenvolvimento de tecnologias orgânicas devam substituir as mecânicas para melhorar a compatibilidade.

      Thumb up 15
    • Compatibilidade me lembra upgrade… não quero trocar minhas “peças”… rsrs

      Mas será esse o futuro!!

      Thumb up 2
  9. Olha só que interessante… fico falando pra minha minha noiva que estou guardando meu super nintendo para nossos filhos jogarem (quando tivermos) e ela me enche o saco dizendo que eles não vão nem querer saber no meu super console.. será que ela tem razão.. kkk.. tô achando q sim!!!

    Mas eu ainda tenho fé que daqui muitos anos meu video game vai valer muito dinheiro!!!

    Thumb up 17
  10. O que vamos nos transformar, em seres, com dedos compridos para alcançar telas e teclados , criaturas cheias de cacoetes piscando para o laptop e tvs. Eu aprecio a tecnologia, mas pra onde caminhamos, estamos ficando tão distantes da nossa natureza que não haverá caminho de volta se for um dia necessário se os índios forem extintos. Isso é uma viajem e eu estou dentro este bonde.

    Thumb up 9
  11. A maior prova de que a Humanidade tem um longo caminho a percorrer na estrada da tecnologia é a existência de fios e cabos elétricos.

    Computadores, games, televisores, rádios, aparelhos de som, geladeiras e freezers, liquidificadores, batedeiras, enfim, uma série de aparelhos eletro-eletrônicos e eletro-domésticos “equipados” com esses acessórios chatos chamados fios e cabos elétricos nos darão grandes alegrias quando desaparecerem de nossas vidas.

    Como a maioria daqui sabe, já existem automóveis voadores, de várias marcas e modelos sendo comercializados nos EUA. Um deles é o SkyCar (http://www.moller.com/). Mas a quantidade vendida ainda é pequena, em relação aos carros comuns. Chegaremos lá, um dia …

    Thumb up 2
  12. Um sistema sensível aos nossos movimentos, algo como o kinect,somado aos óculos do google, com certeza é o que será mais comum… FAX??? Sempre que vi o papelo sair enrolado do fax me lembrei dos papiros da antiguidade!!!! eca!

    Thumb up 4
  13. Há algumas coisas que não estou de acordo, e outras acho que o que substituirá, é passado.

    Redes ethernet, são mais seguras e mais rápidas que as wireless 802.11x; estas seguramente vão ganhar mais velocidade, mas estarão sempre restritas ao uso de protocolos de segurança para não serem hackados. Mas de qualquer forma, wireless a nível pessoal é o futuro.

    SO’s com base de janelas, sinceramente, com monitores 22″ ou os de 27″ já aí, gosto de ter várias janelas abertas ao mesmo tempo, e seria um grande desperdício de espaço estarem em fullscreen, e para já o caso de ser mais fácil de acompanhar ao mesmo tempo as várias janelas.

    O rato, por mais bonito que seja o touch, fica sempre complicado acertar naquele sítio minúsculo com o dedo no ecrã.

    Os PC’s, penso que seja fundamental haver sempre uma máquina com sistema IBM/PC, nem que seja uma caixinha de fósforos a projectar ecrã 2D ou 3D e um teclado (Isso é o meu sonho de viver realmente séc XXI).

    Discos Blu-Ray… por amor de deus, que atraso de vida este modelo, ainda meios físicos mecânicos para guardar informação? Isso é coisa do século passado. Com as memórias flash (utilizadas pelos discos SSD) penso que seria muito mais fiável o armazenamento da informação.

    Quanto aos restantes, estou de acordo. ;)

    Thumb up 4
  14. Atualmente excluí 8 da minha vida… zzz…

    1 – Internet com fio – Uso somente 3G

    2 – Câmeras e filmadoras – Uso somente a do Celular / Tablete

    3 – Telefones fixos – Tenho 4 celulares basta!

    4 – Cinemas – Assino Telecine – TV a cabo

    5 – Computadores de mesa – Uso Tablete, NB

    6 – Horário nobre na televisão – Adoro Telecine

    7 – Fax – e-mail, face, msn, Skype etc… Pra que FAX ?

    8 – Discos ópticos (DVD) – Compro Filmes pela TV a cabo / Net…

    Thumb up 2
  15. Concordo com o que foi dito mas duvido que as câmeras e filmadoras deixarão de existir. Mesmo que os celulares tenham câmeras cada vez mais potentes e cheias de recursos, o manuseio , o cuidado com as lentes, a utilização de várias lentes garantem uma longa vida às câmeras.

    Thumb up 3
  16. A tecnologia que precisa acabar urgentemente é o AUTOMÓVEL.
    Os congestionamentos estão se tornando cada vez mais difíceis de ser contornados ou suportados.

    Thumb up 66
    • - Faço das minhas: as tuas palavras, mas do jeito que gostam de carros provavelmente num futuro longínquo far-se-á como os carros do desenho: <>.

      Thumb up 2
    • Com certeza!! Transporte público de qualidade, com preços condizentes… E bicicletas!!! :D

      Thumb up 4
    • Mas acho que trens e avioes, metros e bondes devem ficar, o resto realmente deve acabar. (Satélites e outras naves espaciais nao contam)

      Thumb up 0
  17. neste ultimo caso dos DVDs eles poderiam muito bem ser substituídos por pendrives com o arquivo dentro aí era só reproduzir

    Thumb up 1
  18. Quando ver uma rede wireless de 10GB acreditarei que não precisamos mais de fibras óticas!!
    Wireless é prático para entregar rede a pontos de acesso, mas não pra backbones…

    Thumb up 23
    • Sim, acho que quem escreveu apenas deu uma opiniao, simplesmente porque wireless NUNCA vai ser mais rapido que fibra optica. Só se mudar as leis da física onde ondas eletromagneticas viagem mais rapido que a velocidade da luz. -)

      Thumb up 0
  19. Quanto a telefonia fixa nem precisa ser futurólogo, “profeta” ou coisa semelhante para saber que está agonizando. O computador de mesa também. Com relação ao cinema, depende do emprego que for feito da palavra cinema. Se falarmos de cinema, tendo como referência salas de cinema, também acredito que ele esteja em extinção. Mas com referirmos ao cinema em 8ª maravilha do mundo (é 8ª?), ele ainda vai ter muita vida pela frente. Evidentemente, muitas tecnologias novas e mais avnçadas virão para exibição de filmes,é claro. Também não aceito que a vinda da midia Blu-ray como o fim do CD/DVD, tendo em vista quw a tecnologia é a mesma. Quanto as outras “tecnologias á beira de etinçao”, pelo menos por enquanto, não me opinar. JOSÉ MARIA DA CUNHA BRAGA

    Thumb up 1
  20. Concordo que o mouse não pode ser substituído pelo toque. É simples: como trabalhar horas a fio com a mão estendida? não dá.
    Acho que um controle remoto (como uma laser usado em projetor), ou uma tela plana ( o mouse pad) poderiam funcionar com toque, tirando o mouse, funcionando parecido com tabletspara desenho, hoje restritos a profissionais de criação.

    Quando lí sobre as listqas telefônicas, me veio algo inédito a mente: talvez os números funcionem igual ao IP de sites. Nomes (domínios) substituirão números extensos (pois a população só aumenta) Podemos obter uma comninação de nome e numero básico para substituir grandes numeros. Uma boa ideia para descongestionar os números. Vou patentiar kkkkk

    Thumb up 1
  21. Cinema não vai acabar tão cedo por um motivo bem simples:

    As pessoas GOSTAM de ir ao cinema, independente da tecnologia usada. É uma experiencia social, as pessoas pagam muito mais pelo clima do que pela qualidade de som e imagem…

    Thumb up 7
  22. Que coisa…sou da época que pra poder jogar GBA no computador ia uns 3 disquetes….kkkk.Se eu tiver um filho, provavelmente ele nem vai usar o cd/dvd, só pendrive e tals…

    Thumb up 1
  23. o mouse vai demorar para acabar mesmo com o fim dos desktops
    pessoas q editam textos imagem ou jogam jogos necesitam presisam de precisao, algo q uma tela sensivel ao toque, mesmo uma extremamente presisa, dificulta a visao,
    pode existir um mouse invisivel que o pc leia os movimentos com a mao , mais vai demorar um pouco

    Thumb up 34
    • Será que a realidade aumentada não vai dar fim no mouse? CS nunca mais vai ser a mesma coisa. Já da pra usar Photoshop com tela touch no ipad, não sei como vai ser fazer um patch com tela touch mas acho que não vai ser tão difícil. Esse cara ai vai acertar uns 98%. Windows já poderia ter entrado em extinção a muito tempo…

      Thumb up 3
    • Mouseless – an invisible computer mouse.
      eu li essa matéria aqui uma vez, e ta no youtube.
      mouse invisível, já tem ate teclado virtual, que se projeta na mesa hehehe futuros amigo é o futuro!

      Thumb up 2
    • O ponteiro passará a ser guiado pelos teus olhos, esse será o fim do mouse e até do touch, o controle não precisa mais ser manual.

      Thumb up 6
    • Eu acho muito dificil essa tecnologia ser desenvolvida, seria muito ruim. e quando estivermos desenhando, para trocar de item vms ter que dar piscadinhas, espero que fique no touch mesmo ou algum outro recurso.

      Thumb up 6
    • Isso já existe, mas em fase de testes. Já é possível controlar aparelhos com impulsos neurais vindos de conexões em seu cérebro, e essa é a tendência no futuro, e a informática não será exceção.

      Thumb up 6
    • Não é questão de fé, é uma questão de facilidade, para termos algo como uma linha reta cm precisão dificilmente conseguiremos fazer isso com um simples olhar. Ficaremos tontos. Com certeza a tecnologia irá evoluir e fazer algo bem parecido mais substituir tudo para usar apenas o olhar, acho muito dificil! Mover aparelhos por umpulsos neurais é bem diferente de esrecever e desenhar da mesma forma.

      Thumb up 4
    • pensamento é bacana… mas vamos ter q treinar..

      controlar com os olhos é possivel ja hoje..

      a tecnologia para captação de movimentos (inclusive dos olhos) do filme Avatar ja proporciona isso….

      Thumb up 2
    • Nosso cérebro e nossos movimentos são adaptáveis, o touch e até o clássico mouse parecem estranhos e difíceis a quem usa pela primeira vez, mas em poucos dias seu uso se torna natural. Você já usa seus olhos e sua memória para guiar o mouse enquanto usa, sabe que pressiona-se Shift para fazer uma linha reta no photoshop, apenas passa essa informação a sua mão e seus dedos para fazerem isso, com o mouse e o teclado. A única mudança é que em lugar de passar isso às suas mãos você passará tais comandos mentais diretamente ao sistema, o software completará tais comandos, comandos esse que você passava via hardware, só o que muda é a ponte. Posso ser otimista, mas é o caminho que vejo se desenhando.

      Thumb up 5
    • Exatamente. É isso mesmo.

      Thumb up 2
  24. Acredito que deste o CD/DVD morrem primeiro meu sobrinho de 10 anos mal sabe usar um cd, ele prefere usar pendrives.

    Thumb up 8
    • só um complemento não acredito que o Blu-ray chegue a ser como o dvd eh hoje, com a popularização da banda larga as pessoas vão passar a ver filmes pela internet, podendo deixar a mídia em seus aparelhos moveis ou não, pra mim o Blu-ray eh uma tecnologia que já nasceu morta.

      Thumb up 37
    • Na verdade o proprio blu-ray esta para desaparecer. É caro demais, pode riscar, tal qual o dvd, e a internet vai mata-lo do mesmo jeito.
      Quem sabe um dia, se quisermos comprar uma midia fisica não compraremos memory cards ou na pior da hipoteses um pen drive?

      Thumb up 1
    • Além do que os Blu-ray ainda são bem caros e os aparelhos especificos para assisti-los também.

      Thumb up 9
    • Concordo.

      Com a chegada das novas tecnologias de TeraByte, os filmes ficarão armazenados no notebook mesmo, podendo acessá-los à qualquer momento…

      Thumb up 7
    • Se o futuro dos games são vendas somente pela internet, acho que o fim das midias Blu-ray (e até DVD’s) não está tão perto. Imagina, você ter que baixar jogos com mais de 25GB, ainda mais no BRASIl… Ainda tem a questão do armazenamento… Tem muita coisa pela frente, antes de matarem o blu-ray.

      Thumb up 2
    • cd/dvd ja esta virando gradualmente peças da antiguidade, pois os pendrives,esta se mostrando mais util e eficiente.

      Thumb up 6
    • Hoje em dia vc configura sua tv, da até pra ver youtube nela. Essa tendência de videos on demand, vai se consolidar em pouco tempo. Não só DVDS mas como também o Blu-ray não terá vida longa.

      Thumb up 2
  25. No caso do controle remoto, já está acontecendo.
    Como no caso da Sky HDTV o Receptor HDTV da sky já pode ser controlador por celulares e tablets com iOs ou Android (:

    Thumb up 9
    • bem ainda desconheço algum despositivo que substitua o controle remoto, sei que vai ser substituido, pois a tecnologia anda a passos largos.

      Thumb up 5

Envie um comentário