Biblioteca Britânica digitaliza clássicos disponíveis para leitura em iPads

Por , em 3.08.2011

A Biblioteca Britânica está fazendo cópias digitais de mais de 40.000 livros clássicos, obras dos séculos 18 e 19 que incluem romances, poesias e relatos históricos, disponíveis para o dispositivo iPad.

Os textos aparecem totalmente digitalizados, com marcações de página e desenhos originais, ao contrário da formatação simples associada a outros tipos de e-books.

“E-books tendem a ser bastante bidimensionais. Planos e maçantes de se olhar”, diz Simon Bell, diretor de parcerias da Biblioteca Britânica. “Uma das vantagens deste novo modelo é que tenta representar fielmente a beleza do livro”, explica.

Os usuários devem pagar uma assinatura mensal de 1,99 libras esterlinas (aproximadamente 5,10 reais) para acessar a coleção completa.

A coleção foi originalmente digitalizada em um projeto financiado pela Microsoft. Bell afirma que a empresa tinha decidido terminar seu envolvimento na digitalização de textos, mas continuou a financiar o projeto até sua conclusão.

A Biblioteca espera disponibilizar mais de 25.000 livros já digitalizados por meio do aplicativo no futuro.

Apesar de sua parceria com a Microsoft ter agora concluído, a Biblioteca recentemente assinou um acordo com a empresa Google para digitalizar 250.000 obras de domínio público, que também deverão estar disponível em formato eletrônico no futuro.

O iPad da Apple foi escolhido para lançar o serviço porque sua interface tátil é capaz de recriar a experiência de folhear os livros reais.

No entanto, a Biblioteca Britânica espera adicionar outros dispositivos móveis no futuro, e afirma estar conversando com uma série de parceiros, incluindo a empresa Amazon.

Como os textos totalmente digitalizados consomem muito mais espaço de armazenamento do que os tradicionais e-books, as obras não serão baixadas no iPhone. Ao invés disso, serão armazenados on-line no formato “nuvem”.

A curadoria de todos os livros é cuidada pela Bibliolabs, uma empresa de software especializada em ajudar organizações a rentabilizar textos raros e interessantes.[BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

  • Garcia da Montana:

    Oba tomara que postem David Copperfield by Charles Dickens (

  • Nando Netto:

    E para o Android?! 🙁

    • nando netto burro:

      desde de quando ipad é android,
      cara parece que não lê que burro.

Deixe seu comentário!