Protetor solar pode aumentar o risco de câncer. Mito ou realidade?

Como é possível um produto feito para proteger contra o câncer de pele possa vir a causá-lo?

Diversos estudos curiosos investigam os efeitos prejudiciais que o óxido de zinco e outros componentes encontrados em alguns filtros solares estão causando. Alguns estudos de laboratórios, por exemplo, têm mostrado que o óxido de zinco e o óxido de titânio – que bloqueiam os raios ultravioletas – podem criar radicais livres na presença dos raios solares e levar ao dano celular. Outras pesquisas têm mostrado que os casos de melanoma cresceram ao longo dos anos, particularmente em pessoas que usam filtro solar.

Porém, há controvérsias. Para alguns componentes causarem mal teriam de penetrar nas células da pele, e de acordo com pesquisas feitas por funcionários da saúde na Austrália, lugar este que possui um dos maiores índices de câncer de pele do mundo, isso não acontece. “O que se observa é de que ele [óxido de zinco] permanece na superfície da pele e no exterior da camada morta (stratum corneum) da pele”, segundo relato escrito pelos funcionários.

Em outros estudos, pesquisadores acompanharam milhares de pessoas a fim de descobrir ligações entre o melanoma e o filtro solar. Nenhuma evidência de um risco maior foi encontrada. E, também notaram, que pessoas que tomam banho de sol com frequência ou são mais sensíveis ao sol ou usam mais filtro solar. O que seria uma explicação plausível sobre associações feitas aos estudos antigos.

CONCLUSÃO

Estudos sugerem que o óxido de zinco e outros componentes no filtro solar não são prejudiciais para células ou aumentam o risco de melanoma. [NY Times]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

12 respostas para “Protetor solar pode aumentar o risco de câncer. Mito ou realidade?”

  1. Estamos falando de pessoas que optam por usar protetor solar ou não. Eu tenho Lúpus e não posso tomar sol, pois este leva à reativação da doença ou piora dos sintomas. E aí? Faço o que? Acho q essas pesquisas e comentários deveriam levar em conta pessoas e não apenas mercado. Tem gente que usa por necessidade, não pq o Pedro Bial mandou, e nós precisamos de pesquisas concretas e não de “há indícios…blá blá blá”

  2. Bom, achei a matéria bem informativa,
    já que a dúvida era se o oxido de zinco sería cance´rigeno ou não.
    Mas não há dúvida quanto aos efeitos protetores do filtro protetor solar.
    A natureza não tem condições de proteger um planeta que já se encontra com o “seu filtro protetor furado”, a camada de ozônio.
    É de conhecimento geral que os raios UVA e UVB incidem sobre a terra de um jeito diferente de há 50 anos atrás.
    Achar que hidratente só protege é o mesmo que dizer que andar de roupa preta no verão não aumenta o calor porque retém a radiação.
    Até os carros agora as pesquisas apontam que os pretos absorvem 65% da radiação em relação aos brancos que só absorvem 45%.
    Então FPS é importante como o é óculos escuros, roupas claras, e todo outro tio de proteção, até os horários certos para banhos solares.
    Agora do que li, e essa era a informção que eu procurava,
    pois uso FPS a base de Óxido de Zinco, concluo que ele não é cancerígeno, o problema é que as pessoas que usam e tem mais incidência é devido ao fato de ela se exporem mais ao sol do que as outras, e não pq usam protetor solar.
    Protejam-se!!!

    • Tá vendo? Por isto é que eu digo: as mulheres são mais inteligentes que os homens! Palmas para você, Ella, que se protege do sol!

  3. Venho a um bom tempo estudando os efeitos solares nas pessoas que trabalham de sol a sol, como os caponeses, os que trbalham na lavoura, na roça mesmo. Tem a pele muito envelhecida, isto quer dizer que aparentam ter muito mais idade do que realmente a tem. Uma diferença de mais de quinze anos. As mulheres então se tornam aparentemente muito mais velhas em virtude tambem hormonal. Então pude concluir que realmente o protetor solar faz toda a diferença, não só estetica como tambem de saúde. Já esperimentaram ir para a praia no so, de + de 30 graus sem protetor solar? Ou então deixar de passar protetor solar em seus filhos. Protege ou não protege? Ou vai ficar igual a cor de camarão, fora a ardencia. E no alto verão que acontecem maior incidencia de cancer de pele, e queimaduras de até terceiro grau. Resultando de maior exposição ao sol e falta de protetor solar. Só o protetor solar tem fatores UVA, A radiação UVA é constante durante o ano e penetra profundamente na pele, sendo a grande causadora do fotoenvelhecimento. Esse tipo de radiação não contribui para o câncer de pele. Os raios UVB são responsáveis por queimaduras na pele, ou seja, aquelas manchas vermelhas e ardidas que surgem quando vamos à praia sem protetor solar.
    Já os raios UVA não provocam essa reação superficial. Porém, são capazes de penetrar em camadas mais profundas. A exposição excessiva desses raios, ao longo do tempo, danifica a pele e favorece o surgimento de câncer.

    Tudo isto é cientificamente comprovado.

    • Ao contrário, as mulheres ficam com aparência mais jovem do que os homens depois de uma certa idade. Vejo todo dia na rua e por experiência própria.

  4. A NATUREZA TOMA CONTA…. Um bom hidratante é muito melhor do que o filtro solar… Quanta besteira, é incrível que pessoas aparentemente esclarecidas podem parecer tão atrasadas… Porque não procuram alguma colônia, predominantemente alemã ou italiana, que ainda existe no Brasil, localizada em alguma região quente. Há em RO, MT, SP, ES, RJ. Procurem aqueles que trabalham ao sol, todo o dia, e nos digam depois se o uso de fotoprotetor não seria capaz de reduzir os altos índices de câncer de pele? Pessoalmente considero que o uso diário, sem interrupção, não deve ser isento de possíveis problemas. Porém, de câncer de pele é drástica a diferença entre as populações que usam e que as que não usam. Outra coisa é: será que todos sabem usar corretamente o produto?

  5. Como sempre a ciência com suas idas e vindas. Parece elástico. Os cientistas afirmam uma coisa hoje e amanhã volta atrás. Como confiar?
    Assim é com o o colesterol do ovo. Com a coca-cola. Com o homem descendente do macaco. E outras infinidades de afirmações controversas.
    Mas, vamos que vamos.

  6. Quem tem a pele muito branca sofre com os efeitos do sol.
    Basta um pouquinho de exposição ao sol que as queimaduras acontecem, é horrível. Sempre uso protetor solar e é bem melhor do que remediar depois. Essas pesquisas ainda tem muito o que falar neah? Mas acredito que não esteja ligado não, até porque, como fala na reportagem, o óxido de zinco permanece na superfície da pele. Mas prefiro o protetor:)

  7. Curiosamente eu como médico posso garantir que baseado tanto em dados estatísticos, quanto pela minha experiência pessoal, os seguintes fatos:

    -Um bom hidratante é muito melhor do que o filtro solar, quando a pessoa se protege da radiação solar nos momentos mais intensos.
    -A Austrália é o pais campeão na introdução e divulgação do uso de filtros solares, coincidentemente, tem os mais altos índices de câncer de pele do planeta, sem relação alguma com a camada de ozônio.
    -Estatisticamente comprovou-se que marinheiros de submarinos tem maior incidência de câncer de pele do que marinheiros de navios.

    Concluindo:Tomar banho de sol na medida certa é a melhor forma de evitar câncer de pele. E jamais devemos esquecer que até há 40 anos a helioterapia, ou terapia pelo sol era preconizada contra diversos males.
    Hoje se sabe por exemplo que a vitamina D3, produzida pela ação da luz solar é um importantíssimo hormônio também, além de ajudar a combater o câncer.

  8. Concordo com verso e prosa com o Sr. Zé da feira…
    Nunca na minha vida eu usei nenhum tipo de filtro solar e passei anos, todos os dias dar uma caminhada de mais ou menos 7 km no praia, já possuo uma certa idade e tenho graças a Deus a pele ótima, nem mesmo possuo aquelas ruguinhas que dizem ser causadas pelo excesso de sol…Como o amigo diz A NATUREZA TOMA CONTA…

    • Ah, vá te catar, cara! Detesto homem exibido! Eu posso ser exibida e vaidosa, pois eu sou mulher, tenho 36 anos, uso filtro solar e minha pele é 1000 vezes mais bonita que a sua !!!!! Vivam as mulheres!!!!

  9. Sempremachei um exagero esse pessoal dizendo pra passar filtro solar todo dia a toda hora. Isso é marketing da globo usando até o Pedro Bial. Vamos parar com essa bobagem mesmo. A NATUREZA TOMA CONTA.

Deixe uma resposta