Novo macaco é descoberto na Amazônia, já está em risco

Publicado em 8.07.2009

mura

Pesquisadores descobriram uma nova subespécie de macaco em uma região remota da Floresta Amazônica. De acordo com a Wildlife Conservation Society (WCS), o primata já havia sido descoberto pelos cientistas em 2007 no estado do Amazonas, sendo parente do sagüi-de-cara-suja, que é identificado pelas costas marcadas.

O macaquinho foi batizado com o nome de sagüi-de-cara-suja de Mura, em homenagem à tribo indígena de Mura, da região da bacia dos rios Purus e Madeira, onde a nova espécie foi encontrada.

O sagüi-de-cara-suja de Mura é da cor cinza e marrom, pesa 213 gramas, possui apenas 24 centímetros de altura, porém com uma cauda de 32 centímetros.

Segundo o comunicado divulgado pela WCS por Fabio Rohe, autor principal do estudo que confirmou a descoberta, o novo macaco representa que mesmo hoje é possível conseguir grandes achados na natureza. “Essa descoberta deveria servir como um alerta em que ainda tem muito o que aprender sobre os locais selvagens no mundo, apesar de que os homens ainda ameacem essas áreas com destruição”, completa.

Apesar disso, o macaco já está sendo ameaçado pelos projetos de desenvolvimento da região, particularmente de uma grande rodovia que atravessa o Amazonas e está sendo asfaltada. O medo dos conservacionistas seria que a estrada promovesse um desmatamento nas próximas duas décadas. [Reuters, MSNBC]

Autor: Eduardo Martins

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

5 Comentários

  1. ESSE TIPO DE NOTICIA, MOSTRA COMO A NOSSA CIENCIA AINDA TEM MUITO PARA EVOLUIR, E MUITAS COISAS PARA SEREM DESCOBERTAS, E MOSTRA TAMBEM COMO O SER HUMANO SABE TAO POUCO SOBRE A VIDA EM NOSSO PLANETA, E NAO DEVE MEXER NESSE GRANDE CICLO, POIS NUNCA SE SABE QUAL FORMA DE VIDA PODEMOS PREJUDICAR NA NATUREZA. :D

    Thumb up 1
  2. ESSE TIPO DE NOTICIA, MOSTRA COMO A NOSSA CIENCIA AINDA TEM MUITO PARA EVOLUIR, E MUITAS COISAS PARA SEREM DESCOBERTAS, E MOSTRA TAMBEM COMO O SER HUMANO SABE TAO POUCO SOBRE A VIDA EM NOSSO EM NOSSO PLANETA, E NAO DEVE MEXER NESSE NASSE GRANDE CICLO, POIS NUNCA SE SABE QUAL FORMA DE VIDA PODEMOS PREJUDICAR NA NATUREZA. :D

    Thumb up 0
  3. essa descorberta so emgradeçe a biologia mais e mais tendo em vista as possibelidade de ajudar a floresta ao todo com a presevação desta aréa, o sagui-de-cara-suja de Mura é bastante parecido com o saguim da que de pernabuco mas será que ele e simpatico?

    Thumb up 3

Envie um comentário

Leia o post anterior:
Google Chrome Operating System-grande
Google lançará sistema operacional para competir com o Windows

O Google Chrome Oper...

Fechar