Como garantir que a sua carteira perdida seja devolvida

Cientistas descobriram que carteiras perdidas que continham uma fotografia de um bebê tem mais chances de serem devolvidas aos seus donos.

Carteiras com fotos de recém-nascidos tem mais chances de ativar o gatilho de uma reação honesta.

Pesquisadores deixaram 240 carteiras nas ruas de Edimburgo, Escócia, ano passado, para ver quantas eram devolvidas aos seus donos. Algumas das carteiras continham uma de quatro tipos de fotografias: o bebê, um filhotinho, uma família e o retrato de um casal idoso.

Outras carteiras continham um cartão dando a entender que o dono havia feito uma doação à caridade recentemente, enquanto uma leva de carteiras considerada grupo de controle não possuía itens adicionais.

O professor Richard Wiseman, o psicólogo que supervisionou o experimento, disse que ao todo, 42% das carteiras foram devolvidas.

Aquelas contendo a fotografia de um recém-nascido tinham mais chances de ativar o gatilho de uma reação honesta de quem as encontrava, com 88% sendo retornadas, seguidas daquelas que continham fotografias de um filhotinho, com 53%.

Daquelas contendo a foto de uma família, 48% foram enviadas ao endereço para devolução e apenas 28% daquelas com fotos de um casal idoso foram retornadas.

Carteiras contendo os cartões da doação e as amostras de controle tinham menos chances de serem devolvidas, com taxas de 20 e 15% respectivamente.

Prof. Wiseman, da Universidade de Hertfordshire, afirmou que “o bebê funcionava como pontapé inicial de um sentimento de preocupação nas pessoas, o que não é surpreendente de uma perspectiva evolutiva. Ficamos espantados com a grande porcentagem de carteiras que voltaram.”

As carteiras foram “perdidas” aleatoriamente, a cerca de 400 metros uma da outra. As fotografias foram colocadas dentro de um plástico transparente no interior de cada carteira e nenhuma continha dinheiro. [Telegraph]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

4 respostas para “Como garantir que a sua carteira perdida seja devolvida”

  1. Claro… foram devolvidas porque não tinham dinheiro!!!!!
    Se as carteiras tivessem dinheiro, só duas ou três carteiras (com foto de bebés ou não) tinham sido devolvidas!!!

  2. Provavelmente essa pesquisa teria resultados um tanto diferentes se houvesse algum dinheiro considerável nas carteiras.

    O que não faz com que deixe de ser algo interessante. Mas com certeza não é o melhor método para que devolvam a sua carteira.

Deixe uma resposta