Nascer do sol triplo [Fotos]

Publicado em 4.08.2009

sol nascente triplo nascer do sol

Como um mesmo sol pode nascer três vezes? No dias 10 de julho um espetacular nascer do sol triplo foi fotografado lá penas 4h30 da manhã na Baía Gdansk, na Polônia.

Obviamente o sol nasce apenas uma vez. Algum efeito óptico cria ao menos duas miragens do sol, mas que efeito? Na vasta maioria de casos similares a este, as miragens do objeto mais brilhante são reflexões internas da própria câmera que está tirando a foto. Mas o fotógrafo disse que o efeito era visível a olho nu e fez diversas fotos que mostram variações do mesmo efeito para provar.

No entanto nossos leitores educados estão convidados opinarem qual é o caso: problemas com a câmera, fenômenos óptico-atmosféricos, intervenção divina, vesgueira, fraude, etc.

Se você tem habilidades de análise fotográfica, veja as imagens em alta resolução aqui, aqui, aqui e aqui. [APOD]

nascer do sol triplo

nascer do sol triplo

nascer do sol triplo

nascer do sol triplo

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Cezar Ribas

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

22 Comentários

  1. Parhelia é uma artimanha para despistar o fato de que nosso sistema solar é binário.

  2. poderia dizer que se trata de reflexo das lentes da cameras, mas como diz o texto que se podia ver à olho nu… Pode ser reflexo atmosférico ou coisa do tipo.

  3. Grande Júlio Cézar!!!
    É Parélio mesmo!!!

    procurem por parhelia no google que mostra outros exemplos
    além do mais a foto foi tirada numa região muito fria que pode ter cristais de gelo na atmosfera.

    Abraços.

  4. Isso é muito semelhante a um parélio, mas não vi nenhum halo solar, então não sei o que é… E parélios ocorrem na Antártida, não sei como isso aconteceria aí…

  5. PÔ , eu mesma ja vi 2 sóis ! 3 pode ser tb pq não ? pode ser nibiru tb , pode ser ovni tb , ou pode ser a abertura de outra dimensão , afinal os cientistas ja descobriram que a vida é multidimensional. bjs

  6. Ei eu…além de não ter educação você não percebeu que: quando o sol toca na água, na parte de baixo ocorre uma distorção e a parte de baixo do sol fica abstrata e vertical, acompanhando o orizonte.
    No “segundo sol” as mesma distorção ocorre mesmo sem ele estar encostando no horizonte, pena que no terceiro não dêpra observar isso.
    Notem que existe um grande acúmulo de núvens bem claras, logo uma delas deve ter refletido o sol num ângulo diferente e outra, mais atras da primeira, distorceu novamente a figura, criando assim a ilusão de 3 “Sóis”
    Não sou expert mas creio eu que foi assim que aconteceu!

  7. Não sou perito em identificar fraudes, mas gosto de fotografia… Me parece que o efeito é real sim

    No primeiro reflexo do sol, é possível ver bem a nuvem que encobre o sol original. Isso é muuuuito difícil de se fazer em programas de manipulação de imagem, com esse realismo.

    Mas tb é possível de se fazer com filtros. Só que com um jogo de filtros, a foto fica mais escura, tendo que aumentar a exposição. o ISO80 com 4 f-stops me parece normal. O shutter speed que tá um pouco alto (7,3125), vou tirar uma foto de manha para ver o tempo que eu uso.

  8. Renao

    Cada pessoa tem o seu horário de sono.
    Talvez ele tenha chegado da balada, ou acordou pra dar uma mijadinha.
    O que vc tem a ver com a vida do cara?

  9. Não sou lá grande conhecedor desse tipo de fenômenos, mas a julgar pela posição das nuvens eu acredito que possa ser algum fenômeno de refração, ou coisa que o valha. Muito interessante.

  10. Loucura mesmo é o sol nascer as 4:30, ta loco. Ainda bem que aqui não é assim..

  11. Há efeitos similares com lanterna e vapor de água.
    Pode ter sido o caso, uma nuvem bem carregada naquele ângulo certo na hora certa etc e tal…
    Ou simplesmente foi reflexo na lente mesmo já que o segundo sol que tem as nuvens na frente dele se repararmos as nuvens tem o mesmo ângulo do sol original que tem algumas nuvens na frente tbm.
    A impressão da nuvem estar mais aparente no segundo sol é que a lente da câmera reflete com uma perda significativa de brilho fazendo com que as nuvens na frente do sol original se destacassem mais fazendo o efeito de nuvens mais densas na frente do segundo sol.
    Anyway, muito bonito, não sabia que na Polônia tinha um nascer do sol tão bonito. Aqui no Brasil o nascer e pôr do sol mais bonito, na minha opinião, é em Brasília.

  12. É Nibiru(tamém conhecido como o Planeta X)!
    Em 2012 ele se aproximará da Terra e será o fim da vida em nosso planeta.

  13. A verdadeira imagem é a que aparece mais ao fundo. A outra, mais borrada é reflexo ou reflação na água.

  14. eu … hã…. acho … hã…
    ah… eu não sei..
    mas as fotos são muito bonitas.
    vai ter camarada falando que é o tal do Nibiru fazendo uma de suas aparições.

  15. Isso nô ecxiste coissa do demônio!!!!

    Tirando a brincadeira, pode eser provavel que isso ocorreu mesmo, nos não sabemos uma gota do conhecimento universa, por isso não da pra fica jugando que tudo é mentirs so porque é estranho, porem não devemos acreditar em tudo. A unica coisa que digo é que é no minimo curioso.

  16. Não sei pois não sou especialista mas, se fosse reflexões na lente o ‘segundo Sol’ apareceria atrás das nuvens?

  17. Nossa que fantastico, essa é uma das vezes que eu não tenho a menor ideia do porque acontece esse fenomeno, demais.

Envie um comentário