Como salvar seu celular molhado?

Publicado em 9.08.2009

secar celular com arroz

Tomo mundo já derrubou um gadget algum dia, mas quando a queda desafortunada ocorre dentro da água os danos costumam ser bem maiores. Mas há esperança, para tentar recuperar seu celular encharcado você pode cobrí-lo com arroz.

Pois é, para secar o celular molhado você deve colocá-lo no interior de um recipiente cheio de arroz e deixá-lo lá por alguns dias.

Todos que esqueceram o celular, câmera ou MP3 no bolso da bermuda e foram nadar sabem que é uma experiência angustiante. Muitos costumam ressuscitar depois de alguns dias secando, mas muitos permanecem com algumas avarias, funcionando mal.

O arroz é um bom método de secagem, contanto que esteja em ambiente seco, é claro. Ele pode absorver o excesso de unidade e reduzir as possibilidades de danos. Para um efeito maior talvez seja bom você guardar todos aqueles saquinhos de silica que acompanham sapatos, bolsas e roupas.

Este conhecimento poderá ser útil durante o próximo verão ou na sua próxima visita ao banheiro. Ao menos já funcionou para um escritor do Washington Post que tinham molhado o Blackberry e conseguiu recuperar o telefone de uma moça com a qual tinha saído. [Lifehacker, ZDNet]

Miguel Kramer

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

39 Comentários

  1. meu celular caiu em um rescipiente de agua , fikei um tempo sem meche nele ,depois de ums dias eu liguei ele e pegou maisliga e desliga sozinho ,como eu resolvo esse problema?

  2. Socorro! o meu celular um Galaxy Y, ele caiu num vaso sanitario ontem de noite , eu desesperada tirei a bateria o chip a capa o cartão de memoria , e ele todo molhado deixei ele dormi assim todo molhado com o visor molhado quando acordei por volta de umas 9:00 ele tava +ou- molhado ai depois de um tempo eu botei ele no sol, e ate agr ta no sol !! sera q ele tem jeito ?

    • Oi isabelle o meu galaxy y ja caiu no vaso sanitário, eu tirei a bateria, ship e a capa.
      Eu sequei com o secador mais n adiantou, eu deixei por uns 3 dias secando na janela quando eu o montei ele ligou normalmente mas o gravador de voz e as músicas demoraram um tempo para funcionar!

  3. Hoje derrubei meu galaxy y em um lago…Demorou uma meia hora e pegamos ele…Quando ele caiu,ele estava ligado e na hora que tirei ele estava com a tela ligada só que tudo branco…Por favor!Será que consigo recuperá-lo???

    • aconteceu a mesma coisa comigo ‘-‘ só que eu coloquei a minha bateria e tentei ligar depois de ter secado ele no secador, ele não ligou ‘-‘

  4. Uma sobrinha, abriu a minha capa LifeProof dentro da piscina, o meu iphone5 entrou água por todos os lados que possam imaginar, me desesperei mas ao saber disto depois de quase 20 minutos, (quase matei-a) corri, retirei o chip, sequei e, com um aspirador potente mas com um lenço na boca do aspirador para não danificar mais ainda,fui aspirando todos os orifícios.
    Após, mergulhei no arroz por 24 horas e depois deixei-o mais 48 horas no anti- mofo (aquele do pinguim que compramos em supermercados) É excelente para este tipo de tragédia kk mas deu super certo!
    Isto já tem 03 meses e o celular está P E R F E I T O!!

  5. No meu caso o meu celular caiu numa poça d’água após um dia chuvoso. Na mesma hora tirei a bateria, e quando cheguei em casa fiz como o Eduardo LF mencionou sobre a retirada do chip e do cartão sequei o q pude com um pano, tanto o aparelho e os cartões. Mas ao invés de coloca-lo em um pote com arroz e esperar vários dias pra religa-loe saber se ainda tinha vida envolvi o celular em um lenço, só o aparelho, sem os cartões e a bateria. E coloquei atrás do motor da geladeira que esquenta em uma temperatura segura, “pois já tinha feito isso com relógios”. No dia seguinte liguei e funcionou perfeitamente até hoje.

  6. Gostaria de ser informado sobre quais as propriedades naturais que o ARROZ tem sobre a oxidação das peças do celular tipo, componentes em setores blindados e outros onde a solda é feita na parte inferior da peça, em posição onde não se vê a olho nu nem microscópio… Existe ainda uma diferença entre umidade e oxidação, não existe?… porque essa matéria pra mim é um mito, que só faz com que o tempo hábil de recuperação de um aparelho que molhou, diminua ainda mais.

  7. eu acho q so sonambula pq hoje de manha eu acordei e fui mexe no meu celular só q tava molhado ai eu fiquei disisperada quase tive um ataque cardiaco do corassao a tela tava com gotinhas de agua ai eu fui no banheiro e a pia tava acesa pingando gota de agua ai eu cherei meu celular e tava com cherinho do meu creme da viktoria sicreti ai eu acho q no meu sonho ele tava sujo ai eu fui da banho nele. GEnte swera q da serto esse negoceo do arrois meu breckberi é NOVINHO, obreagada amo vcs bjs me segue no tuito @estranged_girl

  8. Meu celular caiu na Agua há um tempo e fiquei desesperada quando ele caiu eu tirei rapidamente e retirei todas as peças: bateria, cartão de memoria e chip
    sequi a agua mais superficial com um secador de cabelo e o levei ao tecnico ele consertou em uma semana e nao ficou tao caro saiu por 50 reais mas às vezes compensa mais comprar um novo mesmo… #ficadica

  9. um mes atras meu celular tinha caido na privada eu fiz essa tecnica e funcional eu tenho um nokia eu fiz td q o eduardo LF explicou pode tentar eu confirmoque funciona…

    =]

  10. Meu celular caio no vaso sanitrio depois que eu tinha feito xixi será que tem sauvação ???
    eu o tirei imediatamente do vaso e lavei ele novamente na pia e retirei todas as peças que podia e o coloquei no sol tomare de de certo se não to fudida acabei de vende-lo pra outra pesso !!!!!

    • o meu tbem caiu no vaso sanitario e eu na hr fiquei tão nervosa e tentei ligar ele fez um baruklho estranho eu desliguei e depois tentei ligar novamente e ele fez o msm barulho aí deixei passar 24 hrs e agora ele ñ liga mas e nem faz baruulho o que eun posso fazer para recuperar o meu blackbarry?

    • É no seu caso não tem jeito, só mesmo uma assistência técnica que na maioria dos casos sai muito caro e um novo aparelho parece a opção mais sensata. Pois os circuitos do celular são muito sensíveis, e vc quando ficou ligando ele repetidas vezes acabou causando curto.

  11. O meu celular caiu na água , eu peguei ele rapidamente e levei ate o quarto para secar ele não ligou então fui ate a casa da minha tia porque o celular dela é igual o meu peguei a bateria dela e coloquei no meu não ligou , depois peguei a minha bateria e coloquei no dela ai ligou então descobrir que o problema é o celular.
    O que eu faço ?

    • Joga esse no lixo e compra outro ….
      sinceramente, onde ja se viu ir lavar o celular ?!
      aff

  12. aneem ,meu celular caiu dentro do aquario dos meus peixes ! pra falar a verdade eu botei ele la pra ve se os peixes olhavam KKK , ta mais agora ele ta cheio de agua dentro ! Meu deus do ceu eu preciso de ajuda essa tecnica do arroz tenho certeza que não funciona eu botei no sol , espero que seque ‘

  13. E meu celular caiu na privada a sorte é eu não ter cagado nele mas que me deu vontade de dar uma cagada e ter dado descarga mas corri peguei em questão de milesimo e rapidamente ficarei muito nervoso se não funcionar ……..

  14. PUTIS GRILO MEU CELULAR CAIU NA PRIVADA E EU DE BURRA FUI TENTA LIGAR E AGORA DIGO não me faça isso é um concelho!

  15. Bom pessoal, meu celular caiu dentro de um balde de água. Desliguei imediatamente e retirei a bateria e o chip e em seguida coloquei para secar ao sol. Infelizmente não esperei muito tempo e acabei ligando o celular perdendo todas as fotos do nascimento da minha filha. Estou arrasada. Alguém pode me ajudar pois agora meu celular não quer mais ligar,

  16. Poxa..Se Eu Tivesse Visto Essa Matéria À Duas Semanas Atrás..Teria Salvado O Cel D Um Amigo Q O Irmãozim Jogou Na Água…Mas Agora Jah Tô Trankilo,Qnd Akontecer D Novo Jah Sei O Q Fazer…
    Parabéns Pela Matéria Kara…
    Mt Konstrutiva,Por Isso Q Viciei Nesse Site..\\,=,=,//

  17. Lila, não tente ligar o celular de forma alguma. Tire logo a bateria dele e o chip. desmonte e deixe secar ao vento (pode por um ventilador em cima para ajudar). Não coloque no sol, pois o calor pode derreter os circuitos. Depois disso, ponha enterrado no arroz, ou em sal grosso. Se por acaso tiver sílica-gel, é melhor ainda. Deixe assim, todos os componentes desmontados enterrados em um desses produtos durante uma semana antes de montar e testar.
    Boa sorte.

  18. Valeu o comentário e as “dicas” do Engenheiro eletricista Eduardo L.F. Ventura. Você realmente “sabe o que fala!” Mesmo sendo antigo o artigo, vou postar o seu comentário em meu SITE. Abraços.

  19. Meu aparelho acabou de cair dentro da privada…to desesperada… essa tecnica do arroz funciona msm…? eu não vivo sem meu aparelho 🙁 Quer e preciso de uma dica mas rapida…Obrigada espero anteciosamente , Obrigado!!!

  20. Bom dia Pessoal!
    Meu celular caiu na água também e queria realmente saber se esse negocio de colocar no microondas pode fazer mesmo?
    Se conseguiram salvar seus aparelhos?
    Obrigada!

    • Ai meu Deus do céeeeeeeu, vou fazer de conta que não li esse comentário ….
      coloooca amiga, coloca por 30min. no microondas, resolve rapidiiiissimo vc não sabia ?!

  21. caras!!
    TENHO UM MOTOROLA W7 E DEIXEI ELE CAIR HOJE NO CHÃO E ELE FOI ARRANHADO NA TAMPA DE TRAS E NA PONTA DIREITA DE BAIXO [PROXIMO Á PONTA] E EU QUERIA SABER OQUE POSSO FAZER PARA QUE DIMINUA OS ARRANHOES!!!

    POR FAVOR ME AJUDEMMM!!!

    QUALQUER COISA ADD EU: kevin_busta,ante_@hotmail.com

    • Nesse caso, só um celular novo … kkkkkkkkkkkkk

  22. meu celular foi molhado por uma mangueira
    sai correndo e sequei com secador agora ele está no pote de arroz
    espero que ninguem use esse arroz…
    agora vou esperar o resultado…

  23. AMIGOS!! ISTO ACABA DE ACONTECER COM O CELULAR QUE DEI A MINHA ESPÔSA(NOKIA N73), COMO NÃO TENHO NET EM CASA SÓ AGORA PUDE OBTER ESTAS DICAS. VALEU MESMO!! DEPOIS EU VOLTO E DIGO O RESULTADO!!!

  24. Sou Engenheiro Eletricista e gostaria de acrescentar umas dicas a mais que são importantes: 1º quando acontecer o acidente de cair na água, o primeiro e rápido procedimento que deve ser feito é a retirada da bateria. Em seguida retire a memória (chip) e procure um compressr de ar para dar uma boa soprada no aparelho ( pode ser num posto de gasolina ou algum borracheiro ou mesmo em casa se tiver um compressor) 2º ao colocá-lo na vasilha de arroz, não o coloque diretamente exposto ao amido. Coloque-o em uma meia limpa ou um saquinho de TNT ou algo semelhante para evitar contaminação dos contatos elétricos pelo amido (provoca a formação de fungos no futuro e a oxidação) Deixe a vasilha de arroz ao sol por um dia e o aparelho lá dentro por uns 7 dias…
    Abraços,
    Eduardo

  25. Interessante, eu não sabia que deixar o celular dentro de um potinho de arroz possibilita a secagem do aparelho úmido!!!
    Uma vez eu derrubei o meu aparelho de celular em uma poça de água…rs… Sequei-o com secador de cabelo e funcionou bem!!!

    Abraços e excelente matéria!!!

  26. Legal

    Mas vc esqueceu de dizer que o ideal é retirar a bateria, caso seja removível, o mais rápido possivel. E deixar sem bateria durante a secagem.

  27. O meu celular já caiu dentro de um copo de cerveja, e com umas duas horas depois ele voltou quase ileso, com apenas uma sequela, o botão de desligar não funciona mais, aí é só não deixar ele desligar, manter ele sempre carregado, melhor que um prejuízo total!

  28. De todos os azares, o pior é quando o celular cai no vaso sanitário antes de dar descarga e após uma defecada diarréica. Se colocá-lo no arroz para secar, o subconsciente sempre emitirá uma msn de asco durante as refeições e o estômago começa cobrar a conta atrasada. A silica ainda é o meio mais apropriado para isto.

Envie um comentário