Em breve, poderemos recarregar a bateria do celular com as próprias conversas

Por , em 21.09.2010

Cientistas sul-coreanos estão trabalhando em um projeto que pretende acabar, ou pelo menos reduzir, os aborrecimentos com recarga de bateria para telefone celular. A ideia básica, que é transformar ondas sonoras diretamente em eletricidade, já vinha sido almejada há algum tempo, e finalmente parecem ter descoberto uma maneira. Os cientistas partiram de um princípio lógico: “Se já é possível há tanto tempo transformar eletricidade em som, porque não fazer também o caminho inverso”?

Em linhas gerais, funciona assim: o óxido de zinco (composto químico presente em remédios anti-sarna, entre outras funções) pode ser a base para um nano material que converte decibéis em volts. Usando uma pequena placa desse material, envolta por dois eletrodos, os cientistas coreanos Young Jun Park e Sang Woo Kim conseguiram produzir uma corrente de 50 milivolts a partir de um som de 100 Decibéis (as conversas normalmente ficam entre 60 e 70 decibéis).

Ainda é um avanço tímido, uma vez que 50 milivolts representam pouco mais de 1% da carga total de uma bateria comum, mas foi apenas o primeiro experimento “oficial”. Além disso, não é apenas o som das conversas que pode carregar a bateria. Qualquer barulho no ambiente poderá ser captado e convertido em eletricidade.

Assim, no futuro, você não poderá ficar com tanta raiva de pessoas conversando ou de motos barulhentas passando na rua enquanto você telefona. Afinal, se eles atrapalham sua conversa, pelo menos estarão ajudando a recarregar a bateria do seu celular. [Daily Tech]

• Josiane Camargo:

Será ótimo se acontecer… meu celular nunca mais ficará com a bateria descarregada, hehe.

Muito interessante essa matéria, se tudo der certo quem sabe não acontece de recarregarmos o celular por voz? Hoje em dia não precisamos nem ir mias até casas lotéricas ou bancas comprar crédito, tem sites como recarganet.com.br que faz recarga online, tá tudo muito prático hoje, graças a essa tecnologia brilhante!!

moto-contínuo… hehehe…

• Rodrigo Brasiliense:

E como o som se propaga em todas as direções, quem tem a lingua grande pode carragar vários celulares ao seu redor.

• Rodrigo Brasiliense:

Se serve para carregar bateria de celular, então qualquer objeto que utilize desse tipo de bateria poderá ser usado, lanternas, notebooks, GPS, relógios, calculadoras ou qualquer outro equipamento pequeno.

Genial…. vou colocar o celular do lado da minha sogra…. acho q daria 1,21 Gw…. kkkkkkkkkk

• @Psychoze:

hehehehe Muito interessante essa idéia!

E, o que a primeira vista parece ser bem difícil, não deve ser tanto assim, porquê, como foi dito na própria matéria: “Se já é possível há tanto tempo transformar eletricidade em som, porque não fazer também o caminho inverso”?

• michel:

só falta a gente unir TODAS essas idéias extraordinarias de produção de energia por modos alternativos em um UNICO dispositivo e acabaremos com a necessidade do petróleo 😀

a questão é; será que os junkies do dinheiro não assassinariam qualquer cientista de tal projeto milagroso??