Planta carnívora gigante é descoberta, devora ratos

Publicado em 11.08.2009

planta carnivora gigante

Uma nova espécie de planta carnívora gigante foi descoberta na área central das Filipinas. A planta é uma das maiores do tipo, e pode se alimentar até de pequenos mamíferos, como ratos. Durante a expedição que descobriu a nova espécie, a equipe de botânicos também encontrou samambaias rosadas e cogumelos azuis que não conseguiram identificar.

Acreditava-se na existência desta espécie de planta carnívora desde 2000, quando dois missionários tentaram escalar o Monte Vitória, um ponto pouco visitado da área central das Filipinas, e avistaram a planta. A história chamou a atenção do explorador britânico Stewart McPherson, do botânico Alastair Robinson e de Andreas Fleischmann, especialistas em plantas carnívoras interessados em encontrar novas espécies.

Em 2007, os especialistas viajaram durante dois meses para as Filipinas. Lá, a 1600 metros acima do nível do mar, encontraram a nova espécie. De acordo com McPherson, eles perceberam de imediato que a planta encontrada não era de uma espécie conhecida. A planta recebeu o nome científico de Nepenthes attenboroughii.

Durante a expedição, a equipe de McPherson também encontrou plantas da espécie Nepenthes deaniana, que não era encontrada na natureza há mais de cem anos. O único exemplar desta espécie foi perdido em um incêndio em 1945.

Plantas carnívoras

As plantas carnívoras agem de modos diferentes umas das outras: algumas têm uma superfície pegajosa usada para grudar suas presas, enquanto outras fecham suas folhas em volta das vítimas. Os pequenos animais que as plantas capturam para se alimentar ficam presos em estruturas tubulares formadas por suas folhas.

McPherson afirma que a nova espécie é uma das maiores plantas carnívoras conhecidas pelo homem. “Ela produz armadilhas espetaculares, que capturam não apenas insetos, mas também roedores do tamanho de ratos”, diz.

A planta não cresce em grande quantidade, mas McPherson acredita que a inacessibilidade do local em que ela é encontrada possa impedir que ela sofra com o ataque de humanos. [BBC]

Autor: Cezar Ribas

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

71 Comentários

  1. Interessante essa espécie, mas infelizmente não dá pra tê-la aqui em casa, já que ela é uma espécie highland e meu município fica no nível do mar. Mas dá pra ter as lowland, pena elas serem menores.
    Meu sonho é ter uma Nepenthes rajah (armadilhas com mais de 50cm).
    Vamos lá Hype, façam uma reportagem com as plantas carnívoras mais conecidas e de algumas espécies brasileiras também. A galera vai gostar com certeza.

    Thumb up 10
  2. Existe algum estudo sobre plantas carnívoras na pré-historia? São seres magníficos.

    Thumb up 7
  3. queria uma planta dessa la em casa para devorar um cachorro que vai la em casa todo dia rasgar o lixo!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Thumb up 8
    • Em relação as plantas carnívoras, existem muitas espécies, tais como as Nepenthes, a Dionaea, Darlingtonia, Drosera, Sarracenia,Ut´riculára [...]. Para comprar essas maravilhosas plantas existem alguns métodos

      1- Entre em contato pelo email: marcosmarciaono@hotmail.com e peça ao MARCOS ONO seu catálogo de plantas;
      2- Existem alguns sites de venda:
      Carnívora Shopping (www.carnivorashopping.com.br)
      Carnívoras Online (www.carnivorasonline.com.br)
      Orquistudio (Nlembro)
      Orquidário MV (TBM N Lembro)

      Todos esses sites desponibilizão plantas carnívoras, são confiáveis, e baratas. Remonde o Marcos ONO.

      Thumb up 4
    • saite ? vc é analfabeta ? vai estudar e larga um pouco a internet

      Thumb up 5
  4. adorei d+ o site e as pesquisas!!!!naointendi algumas coisinhas so sei que essa pesquisa ficou bem, legal,interessante…

    Thumb up 9
  5. bom ela e grande mais uma pergunta oque e aquilo la dentro uma `agua????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????……………..

    Thumb up 3
  6. bom sou um cientista e tento descobrir se as planta carnivoras poedem chegar a alturas gigantesca.
    as plantas carnivoras são mplantas que não se alimentam de seres humanos…podem ficar tranquilos….
    Essas plantas gostam de um ambiente umido sem a falta de agua.

    Thumb up 4
  7. galera eu acho isso muito legal…
    adoro plantas pois sou um pesquisador e um cientista….
    tento a 20 anos descobrir o surgimento da vida…
    quero que vcs leitores comentem no meu BLOG masi coisas das plantas…meu blog é (www.plantasciencias.blogspot.com)
    entrem vou ficar feliz….

    Thumb up 5
  8. que grande besteroca essa imagem só é uma planta,era legal se agente visse ela comendo um animal.

    Thumb up 5
  9. cara q coisa linda adoro eu ja vi em um parque com o meu paiih o meu paiih estuda as plantas carnivoras

    Thumb up 19
  10. olha as plantas carnivoras são muito interessante para o estudo de ciencias eu adorei muito.

    Thumb up 17
    • que irado bicho la em florianópolis eu tava numa floresta é eu vi uma planta dessa ai comendo um rato

      Thumb up 1
    • Humm, sei não hein. O que uma planta que só nasce naturalmente na região das ilhas de Bornéu, Filipinas e próximidades poderia estar fazendo numa floresta em Florianópolis? KKK, vocês me divertem.

      Thumb up 0
  11. eu achei muito legal.por que eu estou estudando sobre as plantas:exemplo:animais comem plantas e as plantas comem os animais
    Isto é um ciclo perfeito!!………

    muito obrigada …!!!

    Thumb up 18
  12. olha achei um BAD BOY aki em baixo ¬¬, isso ai fodão cresce burro, não vai pra escola e quando cresce vai fica limpando o meu chão ;), agora volta pra pokebola vai.

    Thumb up 3
  13. Bom pessoal eu ja tive uma a minha é aquela que está comendo a aranha so que ela é muito frágil a minha morreu por isso heheh…
    muitas pessoas acreditam que elas devoram pessoas mais não
    e mesmo se devoraçem não iriam digeri-las muito rápido
    eu fiz uma pesquisa aqui em casa antes da planta morrer
    ela demora de 3 a 1 semana para digerir os insetos imagine humanos iria demorar uns 3 mêses ou poderia chegar a 1 ano,Vlw gente muito bom as postagens e as fotos Vlw.

    Thumb up 22
  14. bom plantas carnivoras são que nem uma lenda a gente sempre ouve falar mais nunca vimos elas!isso é interssante por que plantas normais só se alimentam da água que damos para elas mais se não damos água para elas elas morren ou secam.
    Mais as plantas carnivoras se alimentam de moscas etc…bom se vocês querem gabi no orkut é so proucura

    Thumb up 2
  15. fiquei encabulada quando soube que plantas carnívoras podem comer rato tipos diferente de animais sabe e parece que é mentira que encontraram uma planta desaparecida por um século cara é dificil de acreditar mais eu acredito

    A NATUREZA É BELA

    Thumb up 33
  16. achei muito legal uma coisa impressionante,uma planta poder comer mamiferos e roedores

    Thumb up 19
  17. Não acredito q li oq esse Anderson disse… acho q nem precisa ser um Botanico ou um Cientista pra saber q plantas carnivoras realmente pode se alimentar de “pequenos roedores”
    e tbm acho q enquanto o roedor esta morrendo afogado por suco gastrico ele n vai ter chance de tentar roer a planta neh amigo… ^^

    Thumb up 22
  18. Fantástico! Essa é a maior descoberta que tivemos. Sou louco por plantas carnívoras, e se os cientistas que descobriram o nepenthes gigante trouxerem sementes e disseminarem aqui, eu quero várias. Se eu as plantar na minha chácara, que atração!”

    Thumb up 15
  19. Boas. Adoro plantas carnivoras, é mesmo uma grande paixão. Venho aqui publicitar a todos os amantes de plantas carnivoras o forum onde a comunidade lusa se junta para partilhar os seus interesses e motivações: Comunidade Portuguesa Plantas Carnivoras

    http://plantascarnivoras.forumr.net/

    Venham visitar a nossa comunidade e cultivar este belo gosto.

    Cumprimentos,
    Cédric Pereira

    Thumb up 13
  20. Animais comem plantas. Plantas comem animais. Ciclo perfeito? Não =D

    Homens comem animais e plantas. Animais e Plantas comem Homens. Ciclo Perfeito!

    ^^

    Thumb up 11
  21. Para todos que disseram que a planta não digere ratos, ela digere sim, acontece que ela não digere ossos nem dentes, e esses ficam depositados no fundo da sua grande folha, uma prova é que quando os cientistas cortavam as folhas para análise encontravam ossos e restos não digeridos de animais e insetos.
    E isso não é invenção!
    Pode procurar!

    Thumb up 11
  22. Lauro , você só é mais 1 que garoto criado e educado pela televisão .

    Você me dizer que é possivel uma suportar os dentes de um roedor!? hahaha . Isso é de uma falta de informação tremenda da sua parte pois um rato pode até roer um cano de aço . E você ainda tem esperanças que uma planta possa devorar um roedor ? hahahaha muito ilário isso .

    Ao admins que apoiou você e agradeceu pela ilucidação …kkkkkkkkk muito engraçado mesmo!

    Só respondendo seu comentário , não sou literal de mais .Talves realista e sensato . E só me surpreendi com a nível dos comentários de 1 à 5 . Mas se você tambem concorda com eles . é um direito seu . Como é um direito meu exprssar minha opinião .

    Planta come animal , animal come planta – ciclo perfeito!? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    PelAmor ne ….

    Thumb up 13
  23. Se ela tiver o tamanho necessário e suas fibras tiverem resistencia suficiente para aguentar os dentes de um roedor enquanto os sucos ácidos o atordoam e matam, pq não? Se as pequenas fazem isso com formigas que são especializadas em cortar folhas… Agora se vc acha que plantas carnivoras não existem, vá a um jardim botÂnico. Elas são carnivora pq precisam digerir outros seres vivos para sobreviver, não pq comem carne.

    Thumb up 10
    • Lauro, tem gente que é literal ao extremo, não liga. Obrigado pela elucidação.

  24. Plantas carnívoras são imaginação da cabeça de brasileiros que assistem muitos desenhos animados onde plantas tem bocas , olhos e dentes e devoram os personagens e depois os gospem de volta .

    Não acredito no nivel desses comentários aqui , e pergunto ainda …

    Voces realmente acham que uma planta pode COMER um rato ? kkkkkk

    Thumb up 11
  25. Parabéns pelo site!
    Muito bom o artigo!
    Quanto a informação… a Nintendo já conhecia a espécie de planta a muito tempo quando lançou os famosos pokemons… rsrsrsrsrs
    Procurem por imagens de Victreebel no Google.

    Abraços!!!!

    Thumb up 11
  26. Quero ter uma dessa em casa, comer os ratos xD
    Mas é muito interessante mesmo, isso serve para mostrar como os animais e plantas sempre dão um jeitinho para conseguir sobreviver, como cores, garas, e tamanho…

    Thumb up 8
  27. Que doido cara, vou tomar cuidado quando eu estiver no mato, senão viro rango de planta.

    Thumb up 10
  28. a alguns anos eu criava nephentes em casa, mas de uma espécie menor (comia formigas)
    não sei qual é a dessa variedade, mas existem algumas que comem ratos, não exclusivamente

    Thumb up 3
  29. Espetacular! Após todos esses milhares de anos, o mundo continua a nos surpreender com seres vivos como esse.

    Parabéns pelo artigo, acompanho seu site já faz mto tempo, mas só agora criei um blog e começei a comentar os artigos que gosto.

    Continue com o bom trabalho.

    Thumb up 8

Envie um comentário

Leia o post anterior:
504x_pacemaker
Primeiro marcapasso wireless do mundo se conecta na internet

Se você pretende ter...

Fechar