Planta carnívora gigante é descoberta, devora ratos

Publicado em 11.08.2009

planta carnivora gigante

Uma nova espécie de planta carnívora gigante foi descoberta na área central das Filipinas. A planta é uma das maiores do tipo, e pode se alimentar até de pequenos mamíferos, como ratos. Durante a expedição que descobriu a nova espécie, a equipe de botânicos também encontrou samambaias rosadas e cogumelos azuis que não conseguiram identificar.

Acreditava-se na existência desta espécie de planta carnívora desde 2000, quando dois missionários tentaram escalar o Monte Vitória, um ponto pouco visitado da área central das Filipinas, e avistaram a planta. A história chamou a atenção do explorador britânico Stewart McPherson, do botânico Alastair Robinson e de Andreas Fleischmann, especialistas em plantas carnívoras interessados em encontrar novas espécies.

Em 2007, os especialistas viajaram durante dois meses para as Filipinas. Lá, a 1600 metros acima do nível do mar, encontraram a nova espécie. De acordo com McPherson, eles perceberam de imediato que a planta encontrada não era de uma espécie conhecida. A planta recebeu o nome científico de Nepenthes attenboroughii.

Durante a expedição, a equipe de McPherson também encontrou plantas da espécie Nepenthes deaniana, que não era encontrada na natureza há mais de cem anos. O único exemplar desta espécie foi perdido em um incêndio em 1945.

Plantas carnívoras

As plantas carnívoras agem de modos diferentes umas das outras: algumas têm uma superfície pegajosa usada para grudar suas presas, enquanto outras fecham suas folhas em volta das vítimas. Os pequenos animais que as plantas capturam para se alimentar ficam presos em estruturas tubulares formadas por suas folhas.

McPherson afirma que a nova espécie é uma das maiores plantas carnívoras conhecidas pelo homem. “Ela produz armadilhas espetaculares, que capturam não apenas insetos, mas também roedores do tamanho de ratos”, diz.

A planta não cresce em grande quantidade, mas McPherson acredita que a inacessibilidade do local em que ela é encontrada possa impedir que ela sofra com o ataque de humanos. [BBC]

Autor: Cezar Ribas

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

71 Comentários

  1. Interessante essa espécie, mas infelizmente não dá pra tê-la aqui em casa, já que ela é uma espécie highland e meu município fica no nível do mar. Mas dá pra ter as lowland, pena elas serem menores.
    Meu sonho é ter uma Nepenthes rajah (armadilhas com mais de 50cm).
    Vamos lá Hype, façam uma reportagem com as plantas carnívoras mais conecidas e de algumas espécies brasileiras também. A galera vai gostar com certeza.

    Thumb up 9
  2. Existe algum estudo sobre plantas carnívoras na pré-historia? São seres magníficos.

    Thumb up 6

Envie um comentário

Leia o post anterior:
504x_pacemaker
Primeiro marcapasso wireless do mundo se conecta na internet

Se você pretende ter...

Fechar