20 Estupendos exemplos de arte feita com tecnologia obsoleta

Publicado em 24.06.2009

A tecnologia avança em uma velocidade extraordinária, e quase só pode ser comparada com a velocidade com que o “último modelo” se torna obsoleto.

Quase nunca paramos para pensar sobre o destino dessas relíquias que uma vez eram usadas e adoradas, mas artistas vêm fazendo isso muito bem.

Obras de arte têm sido produzidas com a tecnologia que deixamos cair em desuso diariamente. Confira vinte dessas obras:

O gigante amigável

Com quase sete metros e pesando três toneladas, esse gigante é um monumento à tecnologia do passado. Os dentes são feitos de mouses de computador, seu cérebro é construído com computadores antigos, e seus olhos são feitos de portas de máquinas de lavar antigas.

arte tecnologia obsoleta

Um rosto não tão amigável

Enquanto o primeiro rosto não é muito amigável, os outros dois robôs construídos por Jeremy Meyer são quase humanos. O artista faz as peças usando apenas máquinas de escrever, e não usa solda nem qualquer tipo de cola no processo de construção.

arte tecnologia obsoleta

arte tecnologia obsoleta

Uma ligação com a natureza

A artista Ann P. Smith dedica o seu tempo para criar animais e insetos robóticos, feitos de praticamente qualquer material que ela encontre pela frente. Enquanto outros artistas criam “monstros”, Ann constrói e vende suas peças simpáticas dos mais variados animais.

arte tecnologia obsoleta

arte tecnologia obsoleta

arte tecnologia obsoleta

A visão steampunk

O steampunk (subgênero da ficção científica que trata de evoluções tecnológicas que acontecem em épocas anteriores às que ocorreram na realidade) também tem sua parcela de arte única. O idealismo steampunk usa o conceito de ressuscitar tecnologias antigas, como o colar acima, feito de partes de relógios antigos.

arte tecnologia obsoleta

Arte folclórica moderna

O artista D. Young faz uma forma de arte folclórica adaptada ao século 21: eletrônicos que não funcionam mais se tornam pequenos robôs, parecidos com bonequinhas antigamente feitas de casca de milho.

arte tecnologia obsoleta

Uma mídia extinta

A fita cassete pode ter morrido há um bom tempo, mas ela permanece até hoje como um objeto de nostalgia, e agora se transforma em arte. Uma artista usa fitas cassete para fazer imagens de celebridades e músicos.

arte tecnologia obsoleta

Funcionalidade fashion

Velhas partes de teclados são usadas por João Sabino para fazer bolsas para nerds – no melhor sentido possível. Outro artista faz relógios com a capa plástica de um antigo computador Macintosh.

arte tecnologia obsoleta

arte tecnologia obsoleta

Quando o celular fica mudo

Celulares que tinham como destino o lixo são o objeto de trabalho do artista Rob Pettit. O trabalho mostrado acima foi feito com cinco mil celulares, mostrando que objetos descartados também podem ter um belo destino.

arte tecnologia obsoleta

A grama é mais verde

Antigos circuitos de computadores também podem se tornar arte: o escultor canadense Pierre I. Brunet criou uma paleta de cores inteiramente feita de circuitos, e a artista Grace Grothous criou um terreno topográfico, com prédios e tudo, feito do mesmo material.

arte tecnologia obsoleta

arte tecnologia obsoleta

Do clássico ao antigo, ao abstrato

Uma exposição em Pequim mostrou uma reprodução da clássica Mona Lisa com circuitos internos de computadores. Já o robô, chamado de Benton, foi feito com caixas de cobrança de bondinhos, e o enorme ovo é feito de circuitos de computadores.

arte tecnologia obsoleta

[WebUrbanist]

Autor: Eduardo Martins

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

9 Comentários

  1. Ann P. Smith, eu queria aquela coruja e o dinossauro alguém sabe onde está em exposição vou rouba-lo, hsauhsuhsauhsa

    Thumb up 3
    • Sinto muito sr., mas esta coruja é um experimento do sr. Anthony Stark e poderá se defender caso seja abordada.

      Thumb up 6
  2. Interessantíssimo………..além de ter uma ótima criatividade, os objetos são ricos em detalhes, o que o tornam mais interessantes…

    Thumb up 4
  3. Fiquei estupefacta!

    Fantastico, como estes artistas conseguem reciclar e formar arte!

    É que as peças estao espantosas! Muitos parabens!

    Espero k haja mais ideias destas, inovadoras, no futuro, k venham a melhorar o estado do nosso palneta ;)

    Thumb up 5
  4. Muito bom essa criatividade, isso quer dizer: que na medida que a tecnoligia evolui as suas sobras ainda server para artistas desenvolverem esses objetos maravilhosos que em uma casa bem arrumada ficaria muito show. Parabéns!

    Thumb up 3
  5. Sensacional!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Ainda bem que no mundo existem criaturas maravilhosas como esses artistas que não gastam com material novo e usam o que já tem em excesso por aí. Eu reutilizos garrafas, potes plástios e de vidro, embalagens tetra pac, latinhas e lacres de cerveja e refrigerante em artesanatos. Presenteio amigos que sempre ficam maravilhados com o meu trabalho. “De grão em grão a galinha enche o papo!” Quem sabe conseguimos limpar nossa sujeira…

    Thumb up 3

Envie um comentário

Leia o post anterior:
4-estacoes-grande
Por que existem as estações do ano?

No dia 21 de junho p...

Fechar