Propofol teria causado morte de Michael Jackson

Por , em 25.08.2009

Mesmo depois de dois meses da morte de Michael Jackson, as notícias não param e ainda estão dando o que falar. De acordo com conclusões feitas pelo Instituto de Medicina Legal de Los Angeles após análise do documento judicial da autópsia, foram encontradas doses letais do anestésico propofol (Diprivan).

Porém, especialistas em anestesia têm dúvidas a respeito da conclusão, dizendo que as doses mencionadas nos noticiários são “inconsistentes com um nível letal de propofol” e que um coquetel de drogas provavelmente teria o matado.

Michael Jackson: Algumas esquisitices que você provavelmente não conhecia

Segundo relatou para o Los Angeles Times, o médico pessoal de Jackson, Conrad Murray, disse aos detetives do Departamento de Polícia de Los Angeles que estava o tratando para insônia por cerca de seis semanas. O médico contou ao jornal que havia dado ao músico 50 miligramas de propofol e havia diminuído para 25 miligramas para desacostumá-lo do anestésico – que é utilizado para sedar pacientes durante cirurgia. Murray disse ao baixar a dose do propofol também misturou dois outros sedativos, lorazepam (Ativan) e midazolam (Versed).

Para o médico anestesista e presidente do Ambulatory Surgery Committee for the American Society of Anesthesiologists de Tampa, Florida, Hector Vila Jr., 50 miligramas de profosol para um pessoa com a estrutura magra de Jackson é tipicamente longe de ser letal.

“Baseado na aprovação da Food and Drug Administration (FDA) na informação prescrita, a sedação para um paciente com o tamanho do Michael Jackson deve começar com 27 miligramas. As doses que Murray descreveu como sendo administradas a Jackson não seriam normalmente consideradas adequadas para um resultado ‘letal’ em um nível sanguíneo de propofol”, explicou.

Segundo suspeita de Vila Jr., provavelmente o coquetel de drogas teria o matado, ainda mais depois de considerar as outras drogas supostamente dadas a ele durante seus últimos dias. “Se uma mistura com outros medicamentos, mesmo que em uma quantia menor de proposol como relatada por Murray, poderia resultar em uma parada respiratória”, disse.

Ativan e Versed são benzodiazepinos, como o Valium, que produz efeito calmante. Versed é de efeito mais curto e utilizado com mais freqüência, por exemplo, durante uma colonoscopia.

Para o médico anestesista e membro do conselho de administração da Sociedade Americana de Anestesistas, de Washington, D.C., John Dombrowski, tanto o Ativan quanto o Versed são sedativos respiratórios. “Você os coloca por cima do propofol e está morto.” [WebMD]

6 comentários

  • Samuel Alencar:

    Que Deus o tenha no lugar que merece!

  • sheila:

    Se é assim então esse médico Conrrad matou mesmo o Michael Jackson,então porque não está preso?

  • michaela:

    ele naum morreu por que quiz simplismente ele naum tinha noção do q essas drogas provocariam no corpo dele pq ele naum eh medico
    ele naum iria querer abandonar os filhos dele…
    naum eh por q vc sabe q ele iria saber..
    michael estara sempre no nosso coração!!!

  • simon:

    sera que o MICHAEL JACKSON morreu mesmo ou e mas um trote, desses ricos?

  • layane:

    Michael Joseph Jackson (Rei do pop)Nunca sera esquecido nao só por cantar e dançar mas tambem por a pessoa que ele era por tudo oque ele fazia…Eu o adorava e nao só adorava como adoro…Ele era fantástico….NUNCA O ESQUECEREMOSS!!!!

  • gloria:

    Michael jackson morreu porque quiz,ele tinha tanto medo de morrer q acabou por antecipa-la ,foi uma pessoa q teve tudo q o dinheiro pode comprar.Foi feliz a maneira dele, o mundo inteiro jamais esquecerá quem foi ele…Todos nós morreremos um dia e na certa ninquem se lembrará ,pois somos pessoas comums.O médico quiz aliviar as dores e a insônia que Michael sentia depois de várias horas de ensaio.O mundo sabia q ,Michael estava em decadencia,ele tbm sabia, mas tentou pela última vez sentir a vida pulsar dentro de si através dos aplausos de seus fãs,mas ñ deu! Ele será sempre lembrado e amado por tudo que viveu,foi corajoso até o fim…MORREU tentando…………..

Deixe seu comentário!