Criando seres quânticos em laboratório

vida quantica
Impressão artística de um ser quântico

Cientistas do Instituto de Ótica Quântica Max Planck, na Alemanha, acreditam poder criar um ser vivo quântico em laboratório. A teoria quântica acredita que um objeto pode realizar mais de uma tarefa em um mesmo instante, mas acredita-se que este fenômeno só é possível em seres microscópicos, como moléculas. A dificuldade se encontra no fato de que moléculas de ar e fótons ficam em movimento constante em seres maiores.

» Por que a computação quântica é o futuro?

Apesar desta dificuldade, Oriol Romero-Isart, do Instituto, afirma que sua equipe está estudando para criar um ser quântico a partir do vírus da gripe, que exibe algumas propriedades úteis para este experimento, como a possibilidade de sobreviver no vácuo.

A experiência será realizada utilizando dois feixes de laser, que se cruzarão para manter o vírus no local. Os fótons do laser podem então ser utilizados para absorver a energia do vírus, até que ele fique em seu estado de energia mais lento. Neste estado, o vírus está pronto para entrar na superposição quântica – a capacidade de ter mais de um estado em um mesmo momento.

Peter Knight, da Faculdade Imperial de Londres, na Inglaterra, acredita que a experiência pode ser bem sucedida e elogia e iniciativa “O experimento é ótimo, inventivo e acredito que possa ser realizado”, diz.

» É possível viajar 10 mil vezes mais rápido do que a luz?

Romero-Isart também acredita que o experimento possa ser realizado com tardígrados, seres de menos de um milímetro que podem sobreviver a baixas temperaturas e no vácuo. A experiência com um ser vivo com a superposição quântica, entretanto, faz mais do que testar uma teoria, mas também pode responder a questões fundamentais sobre a natureza da teoria quântica. [New Scientist]

12 respostas para “Criando seres quânticos em laboratório”

1. Que esse experimento pode responder a questões fundamentais sobre a natureza da teoria quântica eu não tenho dúvidas.

Mas sobre a vida, a Ciência está muito longe de chegar as fímbrias do entendimento desse fenômeno. No momento, confundem “mecanismos da vida” com a própria vida em si e aparecem com essa mirabolante ideia de produzir seres vivos através desse tipo de “malabarismo quânticos”.

2. tu pode usar uma faca serrada para cortar um bife que, de tão bem passado, tá mais duro que a madeira do cabo da faca em questão, como pode usar a dita cuja pra cortar a barriguinha do teu colega ao lado que nem manteiga…

ciência é ferramenta! e cumé que se usa uma ferramenta, é um problema de quem inventou a tal…

deixa os caras com alguma curiosidade fazer as experiências deles, sô!!! pelo menos eles num tão queimando ninguém em nome de ninguém…

3. este é um consolidado passo na criação dos androides, ou mesmo dos seres que viajarão por nós no espaço profundo no futuro, ou até mesmo dos seres que irão nos substituir como espécie nesse canto perdido do cosmo.
    Não dou mais 50 anos, assim que nossos netos forem avos, muito disso já será uma realidade corriqueira.

4. Pois é amigos,
    _O ser humano tem a escolha em suas maos
    podem tirar dessas experiencias a cura, resposta e desvendar os segredos da vida, podem melhorar a e evoluir para o bem.
    _Mas tambem podem usar de outras formas, criando armas biologicas e destruindo nossa esperança de uma vida melhor no futuro, que esperamos através desses estudos e experiencias, pq nós leigos nao sabemos, nem temos idéias do que seja uma experiencia dessa, só pensamos e esperamos que é para o nosso bem.
    _Por isso eu gosto de pensar sempre que estamos em um mundo que tudo é possivel, que tem gente trabalhando para o bem e gente trabalhando para o mal, esperando o esforço daqueles que nos desejam o bem e que queiram ajudar nao só a si, mas, tambem toda humanidade.
    _Desejo que esta evoluçao seja para o bem de toda raça humana, e que o mal nao consiga destruir nossa esperança, e estas novas conquistas que nós humanos estamos prestes a presenciar seja para um futuro melhor para todos…

abraços até mais um coment: rafael diogo

5. Pow matéria maneira.
    Tomara que não arrumem um jeito de fazer uma arma com isso mais tarde. Não entende dessas porras, mas o ser humano é foda né, sempre dando um jeito de fazer armas. ¬¬’

Parabéns pelo site!

6. Depois daSuína, será q terems então uma nova gripe-quântica?
    Um vírus q irá infectar mais de uma pessoa (ou todas) ao mesmo tempo?

Se já ficamos aterrorizados e comprando estoques de remédios com a suína, com um quântica, só pelo nome – algo d q muitos ouvem falar mas pouquíssimos de fato entendem – acredito q teremos mais pânico!

Vejamos oq ocorre!