Primeiro buraco negro é criado na Terra

Por , em 14.10.2009

buraco negro
Buraco negro

Um buraco negro eletromagnético, que suga a luz a seu redor, foi criado em laboratório pela primeira vez. A criação, que funciona em freqüências de microondas, pode logo ser utilizado para se agarrar à luz visível, e pode revolucionar o funcionamento da eletricidade solar.

A ideia foi proposta no início deste ano em um estudo de Evgenii Narimanov e Alexander Kildishevof, da Universidade Purdue, nos Estados Unidos. A pesquisa realizada pela dupla sugeria que as propriedades de um buraco negro cosmológico poderiam ser recriadas. Agora, os cientistas Tie Jun Cui e Qiang Cheng, da Universidade Southeast, na China, fizeram com que a teoria de Narimanov e Kildishevof se tornasse realidade.

» Gigantesco buraco negro é catapultado para o espaço

O buraco negro de laboratório construído pelos cientistas chineses é constituído por 60 tiras circulares de um metamaterial que foi anteriormente utilizado em uma tentativa de construir capas de invisibilidade. O dispositivo usa 40 tiras para formar a sua camada exterior e 20 tiras para absorver a luz dentro do aparelho.

“Quando a onda eletromagnética incidente atingir o aparelho, ela será presa e guiada para o interior do buraco negro, e absorvida pelo interior do dispositivo”, afirma Cui. “A onda não sairá do buraco negro”, diz o cientista, que afirma que o interior do buraco negro de laboratório deve transformar a luz em calor.

Agora o desafio dos cientistas é fabricar um aparelho que consiga capturar a freqüência das ondas ópticas, que é muito menor que a freqüência da radiação em microondas. Para isso, a estrutura do aparelho terá que ser significativamente menor, mas Cui mostra-se confiante que isso pode ser realizado, e acredita que uma demonstração do buraco negro ótico pode estar disponível já no fim deste ano.

» Quer criar o seu próprio buraco negro? Pergunte-me como!

Um aparelho deste tipo poderia ser utilizado para capturar energia solar em locais em que a luz é muito difusa para que espelhos consigam captá-la. O buraco negro óptico agarraria toda a luz e direcionaria-a a seu interior. “Se a invenção funcionar, não seria mais necessário utilizar aqueles espelhos parabólicos enormes para coletar a luz” afirma Narimanov. [New Scientist]

Vídeo: Como seria cair dentro de um buraco negro:

24 comentários

  • Mateus Souza:

    Esse título é uma “propaganda falsa”. Esse buraco negro não passa de uma “super antena”, um buraco negro real atrai todos os corpos, esse, ssó a luz.

  • luiz fernando:

    na miinha escola estou estudando buraco-negro,alguém me diz quando foi visto o 1º?

  • Campos:

    Isto não é um buraco negro. O burado negro é uma força gravitacional. Pode ser, como diz o colega abaixo, uma antena, colhetora de frequencia de rádio. Muito hilário.

  • Felipe:

    Estou a saber o buraco negro a pouco tempo,eu nem imaginava que existia mais fiquei sabendo que pode esta agora ao lado do nosso planeta…Espero que não de nada errado nisso dos cientistas,por que se der,não vai ser nada de nois.Se a luz não escapa do buraco negro,imagina nossas vidas?

  • José Calasans:

    É meio preocupante,pois esse experimento pode sair do contrôle ganhar muita energia e provocar um grande desastre,ou algo pior.

  • AnonimousXRY:

    esse buraco negro só suga radiação, não suga matéria… não vai matar ninguém.

  • JOABAPRAMGON:

    NAO HA PERIGO ISTO E DE CONSTRUÇAO CASEIRA MESMO QUE FOSSE UM VERDADEIRO BURACO NEGRO………

  • Jorginho:

    Penso que fizeram foi uma captação de onda eletromagnética, como uma antena curto-circuitada !
    Nada além!

  • gustavo:

    esse buraco negro
    seria melhor se u mandase
    ele pro espaço
    e muito perigoso
    pode destruir a terra
    melhor não arriscar

  • angelica lunara:

    Mais uma coisa, antes de criar o buraco negro, vcs jah penssaram em criar uma solução se por um acaso der algo errado???
    corremos riscos?

  • angelica lunara:

    isso naum eh nada FANTASTICO, vcs estão
    bricando com a vida d todos os seres vivos… 😡

    • AlexFB:

      Estou disposto a correr o risco! Afinal, nossas vidas não são nada diante do universo, e depois de tudo de ruim q ja fizemos, o risco pela ciencia se faz necessario.

  • Rivane Contreiras:

    Qual o conceito de “Buraco Negro”? o que ele pode causar ao nosso planeta? Existe algo que podemos fazer para combatê-los? Qual os critério que lhe tornam visiveis? Preciso me focar mais nesse assunto.

  • Campos:

    Não dá para comentar. Faltam muitos dados. Dá a impressão que é uma bricadeira. Definitivamente isto não é um buraco negro.

  • Jonas Rodrigues:

    Olha pessoal, esta artigo que diz “Primeiro buraco negro criado na terra” É em sentido figurado pois não é , de fato um buraco negro , senão estariamos ferrados! A única forma de se ter um buraco negro na terra é pelo LHC criado a poucos anos que esta sendo muito polêmico, este sim pode criar , porem com tão pouca massa que ele duraria poucos milésimos. Quem sabe no futuro possamos fazer alguns maiores para ter energia!

  • Z:

    Não entendi bem o video.

  • Dirce:

    Realmente interessante, o homem nada cria sózinho, é levado a descobrir, com certeza existe uma utilidade para isso, e com certeza poderá ser utilizada para o bem da humanidade.

  • Kappap:

    é concordo com o K e melhor usar desses espelhos…

  • Josias:

    Na verdade, um buraco-negro natural consegue sugar tudo que estiver nas suas proximidades, não somente a luz, mas, matéria também, suga desde pequenos asteróides a planetas gigantes, é um monstro devorador intergalático incontrolável, os homens não sabem com que estão lidando

  • Jeffrs:

    Acho que o cara interpretou errado….

    Não é um buraco negro gravitacional…

    É um buraco negro óptico ¬ ¬

    junda

  • Balneario Camboriu:

    Tenho medo de algo errado acontecer

  • thiago:

    K, n é um buraco negro de fato. ele apenas n deixa a radiação eletromagnética sair… n cria um campo gravitacional intenso.

  • Eunice:

    Adorei este assunto; é mesmo fantástico, e ainda mais acompanhado de ilustração. Fantástico!

  • k:

    Na moral, pra que isso? É perigoso, um acidente seria catastrófico. É bem melhor usar espelhos parabólicos gigantes, eles não oferecem risco de morte a todo mundo. ¬¬

Deixe seu comentário!