
Oasis of the Seas: O Maior navio de cruzeiros do mundo
O maior navio de cruzeiros do mundo, chamado Oasis of the Seas (Oásis dos Mares, em tradução livre) na atualidade fará sua primeira viagem transatlântica, saindo da Finlândia até chegar à Flórida, nos Estados Unidos. O navio tem 20 andares e um comprimento equivalente a quatro campos de futebol. Além disso, ele pode carregar até 4500 pessoas em quase 360 metros de comprimento do cruzeiro. Em comparação, o famoso Titanic tinha 269 metros de comprimento e pesada cerca de 58 mil toneladas – contra 100 mil toneladas do Oasis of the Seas.
Embora seu tamanho seja colossal, o navio segue os mesmos princípios que qualquer outro para manter-se na água. Para flutuar, um barco ou navio deslocam uma quantidade de água, um fenômeno chamado de empuxo. “Como em qualquer outra embarcação: ela tem que deslocar uma quantidade de água igual ao seu peso para flutuar”, explica Matthew Collette, professor de Arquitetura Naval e Engenharia Marinha da Universidade de Michigan (EUA).
Para que a quantidade necessária de água seja descolada e para que o navio fique estável, os designers criaram o navio com um casco largo. “Ele tem 66 metros de extensão”, afirma Collette. De acordo com o especialista, apenas 9 metros do navio ficam embaixo da água – uma pequena porcentagem do seu tamanho total.
Sol e água fresca
Cruzeiros como o Oasis of the Seas tentam se manter em um curso marítimo com um bom clima, e mudam sua escala para evitar grandes tempestades e furacões, segundo Collette. Porém, isso não quer dizer que mares mais agitados estão fora de cogitação.
“É difícil saber com certeza como este navio vai se comportar, mas navios baixos tendem a ser tão estáveis que ficam inclinados após uma grande onda, o que pode ser desconfortável para os passageiros”, afirma o especialista, que completa: “O tamanho completo deste navio irá ajudar, pois os maiores barcos costumam ser melhores durante o mau tempo”.
Além dos cuidados para que o conforto do enorme navio seja maior que o normal, o Oasis of the Seas conta com um design especial – mas ainda pode ter problemas. “O desafio do navio é toda a sua estrutura exterior, que pode sofrer problemas durante furacões, mas a ideia básica de cruzeiros manda fugir deles”, diz Paul Miller, do departamento de Engenharia Marítima da Marinha estadunidense.
Quanto a problemas já enfrentados por outros navios, como icebergs e outras colisões, o engenheiro se mostra confiante. “O navio é maior e deve conseguir suportar mais danos que um menor”, diz Miller. “Entretanto, como ele é maior, tem mais energia cinética para dissipar caso se envolva em uma colisão, o que significa que ele poderia sofrer maiores danos”, completa.
Com o gigantesco tamanho e estrutura do navio, a pergunta que fica é: devemos esperar um navio ainda maior logo? “Já que a economia esfriou desde que o contrato deste navio foi assinado, não acho que algum outro vá concorrer contra ele pelo recorde pelos próximos três ou quatro anos”, afirma Collette. [Live Science]
ESTES BARCOS SALVA-VIDAS SÃO APENAS PARA ENFEITAR OU PARA DIZER QUE POSSUEM, NA VERDADE SE O BICHO AFUNDAR, VAI MORRER TODO MUNDO MESMO, PRINCIPALMENTE SE FOR À NOITE QUE É MAIS TENEBROSO. O MAR É UMA IMENSIDÃO À NOITE, NÓS NÃO SOMOS NADA PERANTE A NATUREZA.
Gostei ou não:
0
0
Ahhh antes que o mesmo babaca pergunte como consegui enxergar os barcos salva-vidas? SÃO OS DE COR AMARELA NA LATERAL DO NAVIO… Acho que ele era Daltônico ou cego…
Gostei ou não:
0
0
Em outra matéria similar disse a mesma coisa… Basta olhar a lateral da embarcação para ver que tem apenas 9 barcos salva-vidas… Se do outro lado tiver mais 9, serão apenas 18 para 4500 pessoas… NEGLIGÊNCIA…
Tenho visto vários navios assim… quando houver um naufrágio será muito pior que o Titanic…
Gostei ou não:
0
0
Ficou implícito, pelas palavras do professor, que este navio, se pegar uma onda de lado, aderna. São 20 andares e sómente 09 metros debaixo d’água. Mesmo eu que não entendo de engenharia naval, acho que este barco é instável com mar um pouco mais agitado que o normal … Se eu estiver errado, por favor, corrijam-me.
Abraços
Gostei ou não:
0
0
acharia legal andar nun desse, so ficariacom medo se tivese um aysibergue no caminho para afundar igual o titanic, mas seria legal com uns conputadores para mexer no barco quer dizer navio, quer dizer “ o maior navio do mundo“
Gostei ou não:
0
0
Poderia ter colocado mais fotos principalmente do interior do navio.FAIL….
Gostei ou não:
0
0
Foi lançado ao mar em 30 de Outubro de 2009, em Turku, na Finlândia
Capacidade de Passageiros: 5.400 de ocupação dupla
Tonelagem bruta: 222.900
Cabines: 2.700
Convés: 16 superiores
Comprimento: 360 m (1.184′)
Largura máxima: 46,9 m (154′)
Gostei ou não:
0
0
“O desafio do navio é toda a sua estrutura exterior, que pode sofrer problemas durante furacões, mas a ideia básica de cruzeiros manda fugir deles”
Tipo, se ele não conseguir fugir de um furacão ele pode quebrar? Legal. Mas acho que prefiro um menorzinho que não quebre.
Gostei ou não:
0
0
Pelo que andei lendo, a viagem dele será da Finlândia e terminará no Haití.
Gostei ou não:
0
0
é grande neh? kkkkk
Gostei ou não:
0
0