Atenção nerds: jovens adultos que se exercitam têm QI mais alto

Por , em 10.12.2009

Um novo estudo realizado na Suécia está quebrando o estereótipo do Nerd franzino inteligente. Adultos com um físico saudável têm QI mais alto e têm mais chances de ir à Universidade, de acordo com uma pesquisa realizada no Hospital Universitário de Sahlgrenska. O estudo foi realizado com 1,2 milhões de homens suecos que realizaram serviços militares e nasceram entre 1950 e 1976. O grupo de homens foram analisados quando entraram no exército, com testes físicos e psicológicos, para testar o nível de QI – quociente intelectual.

O estudo mostra uma ligação direta entre a boa saúde física e resultados melhores no teste de QI. A ligação mais forte, segundo os pesquisadores, é com o raciocínio lógico e compreensão verbal. Porém, os pesquisadores salientam que é a boa condição física que tem influência sobre os resultados, e não a força. “O bom estado físico significa que a capacidade cardíaca e dos pulmões está boa, o que significa que o cérebro recebe bastante oxigênio”, firma Michael Nilsson, professor da Universidade que participou do estudo.

» 5 Exercícios para reduzir as dores de quem trabalha em escritório

“Este pode ser um dos motivos pelos quais encontramos esta ligação entre o condicionamento físico, mas não a força muscular”, diz. Ao analisar dados sobre irmãos gêmeos, os pesquisadores puderam determinar que são fatores ambientais que explicam a ligação entre o condicionamento e o QI mais alto, e não a genética.

“Também provamos que os jovens que melhoram o condicionamento físico entre os 15 e 18 anos aumentam a performance cognitiva”, explica a pesquisadora Maria Åberg. “Sendo este o caso, a educação física é uma matéria que tem um papel muito importante nas escolas, e é absolutamente necessária para melhorar em matemática e outras matérias teóricas”, afirma Åberg.

Os pesquisadores também compararam os resultados de testes de condicionamento físico durante o serviço militar obrigatório com o estado sócio-econômico durante a idade adulta. Aqueles que tinham um bom estado físico aos 18 anos se mostraram mais aptos a seguir os estudos no ensino superior, e muitos têm empregos melhores.

» Por que exercícios ficam mais fáceis com música?

A ligação entre o condicionamento físico e a performance mental já foi mostrada em vários estudos realizados em animais, crianças e idosos. Entretanto, estudos feitos com jovens adultos são controversos, pois até os 20 anos o cérebro ainda está em formação, e pode mudar muito devido ao desenvolvimento cognitivo e emocional. [Science Daily]

• Andreza:

Eu sou considerada uma “nerd”, não sou franzina, mas não sou gorda. Acredito que a forma física não influencia no QI de alguém, não consigo ver alguma ligação entre a boa forma e a inteligência, mas concordo que os exercícios também exercitam o cérebro.

• Cimoneia Amaro:

Nerds? Pessoas com esta capacidades extraordinária de se saírem com mais facilidade e ter mais disciplina em seu cérebro. E que são rotuladas de “nerds”. (e que muitos pensam que somente os rejeitados da beleza padrão os são……) tambem tem não so os adultos mais altos ,este componente em seu cérebro, que se se capacitam melhor, ha os não nerds,e nem necessitam exercitar seus cérebros porque isso neles é nato. Os cientistas tem tantas coisas muito mais inportante a darem abertura como o câncer incrível ainda, morrem muitos desta doença ,horrorosa. nerds(eu hem…) mais altos……. capacitados……….rótulos rótulos e rótulos…..o mundo do padrões……….

• Diego:

Pode até ser, mais os nerds são insuperáveis… Pobres mortais que precisam de estimulo para fazer o celebro funcionar… hehe