Se exercitar de estômago vazio queima mais caloria?

Por , em 29.06.2011

Mais uma da sabedoria popular: tem gente que gosta de se exercitar com o estômago vazio, na crença de que vai queimar mais gordura. A ideia, defendida ao longo da última década, é que o exercício com o estômago vazio força o corpo a queimar as reservas de gordura, em vez dos carboidratos rapidamente disponíveis que você acabou de comer.

Mas, mesmo que isso pareça fazer sentido, pesquisas recentes mostram que se exercitar dessa maneira não oferece nenhum benefício ao corpo, e pode na verdade ser prejudicial.

Depois de revisar anos de estudo sobre o assunto, um relatório concluiu que o corpo queima mais ou menos a mesma quantidade de gordura, independentemente de você comer ou não antes de um treino.

Entretanto, é ainda provável que você perda músculo se se exercitar em um estado de fome, sem combustível para ajudá-lo e, em geral, acaba queimando menos calorias.

Por exemplo, uma das pesquisas analisadas nesse relatório observou ciclistas quando eles treinaram logo depois comer, e quando eles treinaram em jejum. Quando eles treinaram com nada no estômago, cerca de 10% das calorias que eles “queimaram” veio de proteínas, incluindo perda de músculo.

Também há mais um benefício em comer antes de malhar: outro estudo descobriu que mulheres saudáveis que consumiram 45 gramas de carboidratos antes de seus treinos acabaram comendo menos durante o resto do dia.[NewYorkTimes]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

11 comentários

  • Danilo:

    Que vergonha uma pessoa tentar corrigir o bom português do site e descobrir que pagou mico! kkkkkkkkk

  • Nando Netto:

    Sei que isso é meio chato, mas só dando um toque. Troquem esse perda por perca em “que você perda* músculo”…

    • Francyne:

      O correto é perda mesmo.
      Perda é substantivo do verbo Perder. Indica prejuízo, dano ou privação por algum motivo.

      Perca é usado como conjugação de verbo perder.
      Ex: “Você não quer que eu perca essa prova”.

    • Luís Talora:

      Me certeza? Me parece que o correto seria “É provável que você PERCA peso” ou “É provável que HAJA PERDA de peso”.

    • Alexandre Heydrich:

      Francyne está certa. O correto é PERCA (verbo), e não PERDA (substantivo).

      PERCA é o conjuntivo presente do verbo perder. Por exemplo: “deixe-o vir conosco para que ele não perca o sermão do padre”.

      PERDA é substantivo. Nada mais. Por exemplo: “ele teve significativas perdas com a derrota nas eleições”.

      Quanto ao texto, todo mundo que leve a sério os exercícios sabe disso. Quando nos exercitamos em jejum, o corpo queima proteínas dos músculos (carne magra), por liberarem mais energia do que as gorduras corporais.

      Ou seja, o sujeito vai treinar de barriga vazia, pensando que vai emagrecer, e na verdade ficará um magro barrigudo.

      Grande negócio.

  • Evandro:

    é importante salientar, que apenas após 1h – 1h30… após a ingestão do alimento é que seus açucares chegarem ao sangue.

    e também deve-se comer pouco para não dificultar a digestão. Pois fazer exercicio diminui o fluxo de sangue no estomago e intestino iindo para os demais musculos; o que pode provocar fermentação, dores abdominais, entre outros.

  • Edilson Lima:

    Emagrecer: malhar e alimentação 100% saudável. Somente! A vida é simples.

  • César:

    Eu acho, e somente acho, que os erros nessa área são muitos por conta de que ainda não levaram em consideração que cada organismo é um organismo. Por exemplo, eu sempre corria quando mais novo e mantinha um peso ideal e um corpo saudavel, parei com essa prática um tempo e engordei, um amigo que estava um pouco fora de forma também resolveu me chamar pra correr com ele, querendo entrar em forma resolvemos voltar a correr juntos. Mantendo a mesma dieta e a mesma quantidade de corrida, eu tive resultados muito melhores em muito menos tempo, talvez por ser algo que meu organismo ja conhecia e só precisou “se lembrar” de como era manter o corpo saudavel, enquanto o organismo dele, que nao tinha o habito de correr, ainda precisava aprender os novos hábitos..

    Nem sei se fui muito claro, mas é mais ou menos por ai, como eu disse, EU ACHO. ;D

  • jonheca:

    As aulas de educação física, eram sempre duas ou mais horas depois do almoço, quando não era de manhã e antes do pequeno almoço (10h30).

  • davis:

    Putz….a ciência do emagrecimento é uma das que mais erra ¬¬

    Incrivel como há uma gama de estudos que se contradizem, uma pena

    • Bovidino:

      Você tem razão e o motivo é o seguinte:
      A ‘ciência’, que pelo nome deveria ‘saber’, nada sabe.
      Chegam a determinadas conclusões depois de muito estudo, pesquisas e estatísticas.
      Tais estudos, pesquisas e estatísticas, variam com o tempo, o lugar e as várias determinantes dos estudos e ainda pelos comportamentos dos pesquisadores, suas intenções e de quem está financiando as pesquisas.

Deixe seu comentário!