Tudo que você precisa saber sobre câmeras fotográficas

Publicado em 14.12.2009

Falar com alguém iniciado no assunto de câmeras ou até mesmo ler sobre essas incríveis máquinas pode fazer com que você se sinta lendo uma língua que não entende. Mas não se preocupe: neste artigo, nós traduzimos os termos mais comuns quando se fala sobre câmeras fotográficas, seus tipos e usos. Além disso, podemos dar uma mãozinha na hora de escolher o melhor tipo de câmera para os seus desejos, sem medo de ser enganado por vendedores ou promessas tecnológicas que não se adaptam a você. Confira!

Tipos de câmeras fotográficas

Antes de comprar uma câmera nova ou até mesmo para conhecer melhor a câmera que você tem em casa, é importante saber a diferença entre os vários tipos de câmeras. Essas são as mais comuns:

tipos de camerasPoint-and-shoot: essas são as famosas câmeras automáticas compactas. É o tipo mais comum, compacta e com recursos manuais limitados. Elas geralmente são pequenas, e nos últimos anos passaram a ter cada vez menos botões, concentrando-se mais no tamanho do visor da câmera.

O flash dessas câmeras é embutido, assim como a lente, que não pode ser trocada. O nome em inglês significa “apontar e fotografar”, que marca o espírito destas câmeras, que focalizam e calibram a luz sem que o fotógrafo tenha que se preocupar com estes detalhes. Várias destas câmeras também gravam vídeos.

tipos de camerasBridge/Superzoom: estas câmeras são parecidas com as DSLR – calma, a gente já explica quais são essas, mas não se engane: elas são câmeras point-and-shoot metidas a besta. Elas são compactas automáticas, mas geralmente têm lentes maiores e dão um pouco mais de liberdade para o fotógrafo. Infelizmente, assim como as compactas automáticas, elas têm um pequeno atraso na hora de tirar a foto. Apesar de serem um pouco diferentes das compactas comuns, estas câmeras não são baratas, o que nos leva a sugerir que você pense em comprar uma câmera do próximo tipo.

tipos de camerasDSLRs: esta sigla significa “Digital Single Lens Reflex”, o que basicamente quer dizer que esta câmera tem um mecanismo com espelhos que permitem que o fotógrafo enxergue através da lente da câmera. As DSLRs funcionam como as câmeras de filme, só que são digitais: suas lentes podem ser trocadas, e o fotógrafo tem maior controle sobre as imagens que tira.

Neste tipo de câmera, a foto é tirada instantaneamente, sem nenhum atraso, como nas point-and-shoot. Algumas câmeras novas deste tipo filmam vídeos em alta definição com resultados excelentes, devido às lentes da câmera. Apesar da boa qualidade, estas câmeras não podem ser consideradas substitutas para as câmeras de vídeo tradicionais, pois não têm um ajuste de auto foco adequado.

Estas são as câmeras utilizadas por fotógrafos profissionais e por grande parte das pessoas com interesse em fotografia, pois permite maior controle manual sobre a qualidade e as características da foto. Por este motivo, as DSLRs são muito mais caras que as point-and-shoot, mas estão ficando mais baratas. É possível encontrar câmeras Nikon, Canon, Olympus e Sony por cerca de 1500 reais.

tipos de camerasCâmeras Micro Four Thirds/Focalizador Digital: este tipo de câmera tem lentes intercambiáveis, mas não tem o sistema DSLR, o que significa que o fotógrafo vê a imagem através da tela da câmera, e não pelo visor direto da lente. Elas têm semelhanças com as DSLR, mas usam o mesmo sistema de visor que as point-and-shoot. Elas são menores que as DSLR, mas prometem mais versatilidade e qualidade às imagens do que as compactas comuns. A maior parte destas câmeras grava vídeos com boa qualidade e simplicidade.

Algumas câmeras deste tipo têm a aparência de DSLRs, e outras têm a cara de compactas comuns, então é bom ficar de olho quando for comprar um câmera, para não levar uma coisa pensando que é outra. Esta categoria de câmeras ainda tem poucos tipos, e custam mais caro que as outras câmeras. As únicas marcas que têm estas câmeras são a Panasonic e a Olympus.

Características das câmeras

Resolução, ISO, sensores, o que é tudo isso? A gente explica!

sensor camera fotografica
O sensor é a parte da câmera que grava a imagem. Essencialmente o sensor é a sua câmera.

Megapixels e resolução de imagem: simplificando, um megapixel é formado por um milhão de pixeis – pontos que formam imagens digitais. Se uma imagem ou sensor de um megapixel fosse quadrada, teria 1000×1000 pixels. Como as câmeras fotográficas têm sensores retangulares, com proporções de 4:3 ou 3:2, a resolução destas são de 2048×1536 pixels para uma câmera de 3 megapixels de resolução, ou 3264×2448 pixels em uma câmera de 8 megapixels, por exemplo.

Com a modernização das câmeras digitais, entretanto, este número significa cada vez menos: é fácil espremer megapixels em uma câmera, mas sem uma boa lente e sensibilidade à luz, isso não quer dizer que as imagens serão boas e límpidas. Vários celulares têm câmeras de até 5 megapixels, mas as lentes pequenas e ruins da maior parte deles faz com que a imagem não fique muito diferente de câmeras ruins. Além disso, uma câmera point-and-shoot de mais de 10 megapixels pode ter imagens menos nítidas que uma câmera DSLR com menos megapixels.

A resolução altíssima só importa se a sua intenção é imprimir cópias gigantes ou se você precisa fazer cortes nas suas imagens. Entretanto, mesmo nessas condições, a quantidade de pixels só importa até um ponto, depois a diferença é mínima. A não ser que você precise imprimir outdoors, não se preocupe muito com esses números.

O número de pixels de uma câmera pode ajudar a datar uma câmera: as mais novas têm resoluções de pixels mais altas, e isso pode estar ligado a sensores novos que podem ajudar na qualidade das imagens. Ou seja, não precisa se preocupar muito com a quantidade de pixels de uma câmera, mas fique atento às características que vêm junto a isso.

ISO: O ISO marca a sensibilidade da câmera à luz: quanto maior o ISO que ela atinge, menor é a quantidade de luz necessária para tirar uma foto. O ISO alto é muito útil para imagens noturnas, mas também ajuda em fotos diurnas de imagens em movimento. O problema é que, quanto maior o ISO, maior o ruído nas imagens – algumas câmeras point-and-shoot, por exemplo, fazem propaganda de ISOs de até 6400, mas isso basicamente estraga a imagem. Os ruídos podem ser percebidos principalmente na observação próxima da imagem, e fazem com que a imagem fique menos nítida.

Nas câmeras analógicas, o ISO ou ASA, responsáveis pela sensibilidade do filme, eram escolhidos com antecedência para se adequarem às condições de luz que seriam fotografadas. Nas digitais, o conceito é usado de modo semelhante. Embora algumas câmeras DSLR cheguem a ISOs de até 6400 praticamente sem ruído, não compre uma câmera levando em conta apenas esta característica, mas analise bem a qualidade das imagens feitas com a sensibilidade mais alta.

tipos de camerasCCD e CMOS: estes são os dois principais tipos de sensores de câmeras digitais. CMOS tem uma melhor captura de luz, pois são maiores. Mas o que você precisa saber é que as DSLRs usam CMOS porque é mais fácil fazer sensores maiores deste tipo. Câmeras utilizadas em telefones celulares, por sua vez, têm sensores deste tipo porque ele requer menos energia para funcionar. A maior parte das câmeras automáticas compactas usam sensores CCD, embora este tipo de sensor já seja empregado em algumas câmeras DSLRs.

Balanço de brancos: você já tirou alguma foto dentro de casa que ficou completamente e inexplicavelmente alaranjada? Isso é um problema no balanço de branco da câmera: a sua câmera pode se ajustar para compensar as diferentes temperaturas das luzes – a luz do sol pode deixar as fotos mais azuladas, enquanto as lâmpadas comuns deixam a imagem um pouco alaranjada. A maior parte das câmeras tem o balanço de branco pré-ajustado, mas é bom que ele possa ser ajustado manualmente.

Óptica

lentes câmera

Esta é a parte que trata das lentes das câmeras, que são basicamente o olho fotográfico destas máquinas.

Lentes intercambiáveis (ou trocáveis): existem dois tipos de lentes trocáveis, em geral. Algumas têm a função de zoom, e outras não. Elas são classificadas pela distância focal, a distância mínima para que a lente adquira foco. Em geral, a distância focal tem relação com o tamanho físico da lente, e ajuda a mostrar quanto ela aumenta uma imagem. Câmeras com distância focal entre 40 e 50mm são consideradas normais, enquanto as 200mm ou mais são as tele-objetivas, utilizadas para fotografar objetos à distâncias grandes – como aquelas lente gigantescas usadas em jogos de futebol.

Lentes das compactas automáticas: além do número que exibe a quantidade de megapixels da câmera point-and-shoot, estas câmeras também fazem muita propaganda da quantidade de zoom que ela consegue captar. Este número geralmente é indicado com um “x”: 5x, 10x, e assim por diante. A câmera também exibe a distância focal da lente, por exemplo, 5,5-25mm. Dividindo o maior número da distância focal pelo menor, você consegue a distância do zoom.

O problema é que estas tabelas são um pouco enganosas: na mesma câmera, uma lente que vai de 50mm para 100mm seria uma lente 2x, enquanto uma lente que vai de 18mm para 42 mm seria uma com zoom de 3x. O detalhe é que, mesmo na maior distância, a segunda câmera não chegaria tão longe quanto a de 50mm na sua menor distância. Sempre leve isso em conta ao analisar uma câmera, e sempre teste o zoom – você verá essa diferença facilmente, e poderá escolher melhor qual câmera se adapta às suas necessidades.

Obturador, velocidade do obturador: O obturador é a “porta” que abre entre a lente e o sensor da câmera, permitindo que a luz entre e faça a exposição fotográfica. A velocidade do obturador é colocada em propagandas de câmeras principalmente para mostrar ao consumidor que ela será útil para vários fins, com velocidades de dez segundos ou até mesmo de 1/4000(ou seja, uma fração de 1/4000 de um segundo). Com o maior tempo de abertura, a luz entra durante dez segundos, permitindo maior iluminação e efeitos borrados na foto. No menor tempo, é possível conseguir imagens de objetos em movimento rápido com um efeito congelado. Entretanto, é importante que você saiba que a velocidade sozinha não terá efeitos importante sobre a foto: se a velocidade da sua câmera chegar a 1/4000 mas ela tiver um diafragma pequeno (próximo tópico) e um ISO baixo, as fotos ficarão muito escuras.

Retardamento do obturador: lembra que comentamos sobre o atraso que as câmeras automáticas compactas têm? É aquele momento desconfortável quando você aperta o botão e a foto só é realmente tirada depois que você já mexeu a mão, estragando a imagem. Quanto menor for o tempo causado pelo atraso do obturador, melhor é a câmera. Entretanto, os fabricantes de câmeras não fazem propaganda disso, então pra descobrir sobre isso, é preciso testar a câmera.

Diafragma: o diafragma da câmera é o orifício pelo qual a luz passa entre a lente e o sensor. Quanto maior a abertura do diafragma, mas luz entra para a foto, e quanto menor, menos luz. Aberturas maiores permitem imagens com menos luz, mas permitem uma área de foco pequena, deixando a parte anterior ou posterior do objeto principal fora de foco.

Aberturas menores requerem mais luz para funcionar sem deixar a imagem escura, mas permitem uma maior área focada. O diafragma é descrito por números que começam com “f”. Quanto maior o número, menor a abertura, pois ele representa a divisão entre o diâmetro do diafragma com a distância focal da lente. O diafragma f32, por exemplo, é mais fechado que o f1.4.

Zoom óptico x zoom digital: o zoom óptico é feito a partir do aumento da imagem com o uso das lentes, e é o “verdadeiro” zoom. O zoom digital, por sua vez, é apenas um aumento da imagem que é vista no sensor da câmera, sem que a lente realmente traga a imagem para mais perto. O zoom digital só é útil para melhorar o enquadramento de uma foto ou para ajudar a achar o melhor foco da imagem, mas é o equivalente ao esticar uma foto no computador.

Formatos de imagem: se as câmeras analógicas guardavam as imagens em filme, as digitais também têm que ir para algum lugar. As fotos digitais são gravadas em JPEG ou RAW. Os arquivos em JPEG são comprimidos de modo a não ocupar muito espaço, mas as imagens perdem qualidade deste modo. Câmeras automáticas compactas gravam imagens assim, e grande parte das DSLR também gravam nesta qualidade, geralmente.

Já os arquivos RAW contêm quase tudo que foi captado pelo sensor da câmera, o que permite que o fotógrafo mude coisas como o tempo de exposição, o balanço de brancos e as cores depois de tirar a foto. Entretanto, estes arquivos são muito mais pesados, e dependendo do tipo de arquivo gravado em RAW, é preciso utilizar softwares específicos para ver e editar as imagens.

A dica é: fotografe utilizando arquivos RAW, se puder, e compre uma câmera que tenha esta característica – grande parte das câmeras que gravam os arquivos em RAW também permitem que as imagens sejam gravadas em JPEG, então a escolha fica a seu critério em cada ocasião que você quiser fotografar.

Vídeo: grande parte das câmeras modernas, inclusive algumas DSLRs, gravam vídeos. Entretanto, não é porque a sua câmera tira fotos com 10 megapixels que ela vai fazer vídeos de boa qualidade. A maior parte das câmeras point-and-shoot têm configurações de vídeo em arquivo VGA, que grava em 640×480 pixels de vídeo – que é um tamanho bom para postar no YouTube, por exemplo. Entretanto, para maior qualidade, algumas DSLRs e até mesmo compactas mais modernas gravam em 720p ou 1080p, resoluções em alta definição, que equivalem a 1280×720 pixels e 1920×1080, respectivamente.

Bom, depois de todas essas dicas fica mais fácil conhecer a sua câmera, além de saber mais na hora de comprar uma nova. Se você estiver procurando mais informações e dicas de usuários, confira os sites DP Review e Photography Review (ambos em inglês). [Gizmodo]

Autor: Sergio de Souza

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

81 Comentários

  1. boa tarde Cesar,

    Por gentileza, estou procurando uma câmera para começar a fazer trabalhos para a família e fotos para o meu lazer, estou pensando em comprar a canon t3i , e também estou na duvida sobre a t5 normal, pois estão na mesma faixa de preço, já a t5i esta muito cara.
    A t5 tem entrada para microfone? pois gosto muito de fazer filmes em parques da minha família.
    qual das duas você recomendaria para o meu caso?

    Um grande abraço e Parabéns pelos comentários!

    Thumb up 0
    • O que você chama de “trabalhos para a família”?

      A propósito, as Canon Rebel (T3i, T4i, T5i, SL1, T3, T5) são todas elas câmeras básicas ou de entrada. Isto significa que elas não são voltadas para profissionais. Mas o que implica? As profissionais (que custam mais de R$5 mil, geralmente) tem corpo de metal, são seladas, e o obturador dura 10x mais, geralmente (entre outras diferenças).

      Entre a T3i e a T5, eu sou mais a T3i. A T3i tem entrada para microfone, e se você quer saber se uma câmera tem alguma coisa ou não, eu recomendo ler o manual da mesma. Dá para ver as especificações na página da Canon, mas eu prefiro ler o manual, é mais completo, e o manual pode ser obtido no formato PDF.

      Vamos às comparações:

      O Snapsort aponta a T3i como melhor que a T5, e um dos pontos fortes no ver deles é que a T3i tem entrada para microfone (mas tem que ver as especificações, o Snapsort comete erros).

      A comparação lado-a-lado do DPReview.com aponta que as duas são praticamente idênticas. Especificamente ela aponta que a T5 (1200D) não tem saída de microfone ou fones de ouvido (mas não diz que a T3i tem).

      E tem as páginas da Canon – T5 em inglês, T5 em português, T3i em inglês, e T3i em português. Nestas páginas você pode consultar as especificações e fazer o download do manual (não consegui abrir as páginas da Canon). De qualquer forma, eu já tenho o PDF do manual da T3i em português, e aparece na página 18 a posição em que fica a entrada de microfone.

      Thumb up 1
    • Boa tarde,
      Cesar

      Obrigado pelo retorno.
      Excelente seu comentário
      Quando me refiro a trabalho: fotos em festa dos meus sobrinhos, viagens, parques e filmagens desses momentos.
      Você pode me indicar alguma lente para esses casos parques e festas?
      Estou procurando em SP uma escola para fazer um curso de fotografia, pretendo aprender para não ficar tirando fotos no automático rs…
      Sinto que a cada dia que passa me torno mais um admirador dessa arte.

      Um grande abraço

      Thumb up 0
    • Anselmo

      A princípio, a lente 18-55mm pode ser a tua primeira lente “faz-tudo”. Ela começa com o comprimento focal de 18mm, bom para paisagens e para fotos de grupos, ou para uma foto arquitetônica, e vai até os 55mm, que é uma lente básica para retratos. Nas Rebel, ela vai equivaler a uma lente 28-88mm, e ainda vai ter os mesmos usos. Ela só é um pouco “escura”, a abertura máxima dela é f/3,5 em 18mm e f/4,5 em 55mm. Isto significa em quem locais com pouca luz você vai ter que aumentar o ISO ou usar flash.

      Se você quiser uma lente mais clara, ou seja, que deixa entrar mais luz, é bom procurar por aberturas como f/2.8, f/2.0, f/1.8, f/1.4, f/1.2 e f/1.0. Só que fica avisado, quanto menor o número, mais cara a lente, com a exceção da 50mm f/1.8.

      Para fazer fotos na beira do campinho, retratos com o fundo desfocado, é bom uma lente com comprimento focal maior que 100. Uma zoom 70-200 ou 70-300 é a pedida.

      Especial para retratos é a 85mm f/1.8, que não é barata, e se for da excelente série L, fica mais cara ainda…

      http://www.dicasdefotografia.com.br/como-escolher-sua-lente
      http://www.dicasdefotografia.com.br/dicas-de-compra-de-lentes
      http://www.dicasdefotografia.com.br/as-melhores-lentes-para-fotografar-pessoas

      Thumb up 0
    • Bom, mudar o formato da câmera não é algo que faça sentido, você deve estar falando de mudar o formato do arquivo. Não se preocupe, a câmera continua reconhecendo as fotos feitas com ela, mudar o formato do arquivo da câmera vai afetar só as fotos que forem feitas dali por diante, mas é estranho esta história de “mudou sozinha”, isto não acontece.

      Faça cópias de segurança de suas fotos e espia no manual o que tem sobre isso.

      Thumb up 0
  2. oi eu queria saber, qual camera seria melhor eu compra, queria uma camera boa, que eu pudesse fotografar pessoas e ao ar livre, gosto de captar imagens longes, entao acho que devia ser uma camera com lentes boas né? hasuhaush nao sei muito bem, mais nao faço a minima ideia de qual comprar, queria a tua opiniao, queria fazer books, mais queria algo profissional, algo que captasse realmente a imagem, nao sei descrever, mais eu fosse 1500 reais ou um pouco mais. Obrigada

    Thumb up 0
    • Mari, você parece estar procurando se profissionalizar um pouco. O ideal é comprar uma DSLR e pelo orçamento uma das de entrada, ou seja, básicas. Uma muito boa é a Canon T4i. Eu comecei com uma T2i, mas acho que não fabrica mais. No caso das lentes se você comprar o corpo com uma lente tipo 16-135mm você tem um zoom razoável e uma grande angular na mesma lente. Recomendo também um curso básico para compreender os conceitos mais importantes como f-stop, profundidade de campo, tempo de exposição, ISO, etc. Aqui em Curitiba recomendo a Portfólio. Do contrário você ficará utilizando a máquina apenas em modo automático, como se fosse uma daquelas de turista. Depois é só praticar. Muito.

      Thumb up 2
    • Mari, se você vai trabalhar com fotografia a sério, ou vai se dedicar como um hobby sério, vai querer uma DSLR. A qualidade da imagem é melhor que as digicams, mesmo das superzoom.

      Poderia ser uma Canon T3i (ainda é fabricada), ou a T5i (a T4i saiu de linha, algumas pessoas estavam desenvolvendo alergias ao acabamento). Tem também a SL1, que é a menor DSLR à venda atualmente, ou a T5, que veio substituir a velha T3. Estas são as Canon de entrada, próprias para iniciantes.

      A Nikon tem também modelos de entrada, como as D3100/D3200/D3300, as D5000/D5100/D5200/D5300, mas tem gente que conta estas D5* como sendo “mid range”, câmeras um pouco mais caras e construção mais robusta, e mais caras também, um pouco além do que buscam os novatos

      Thumb up 0
    • Mari, se você vai trabalhar com fotografia a sério, ou vai se dedicar como um hobby sério, vai querer uma DSLR. A qualidade da imagem é melhor que as digicams, mesmo das superzoom.

      Poderia ser uma Canon T3i (ainda é fabricada), ou a T5i (a T4i saiu de linha, algumas pessoas estavam desenvolvendo alergias ao acabamento). Tem também a SL1, que é a menor DSLR à venda atualmente, ou a T5, que veio substituir a velha T3. Estas são as Canon de entrada, próprias para iniciantes.

      Thumb up 0
  3. Boa tarde! Parabéns pelo post! Muito bom!
    Tenho uma dúvida…
    Tenho uma Canon SX40 HS e já estou percebendo as suas limitações na função manual. Com isso pretendo partir para uma câmera com lentes intercambiáveis, mas ainda não entendo muito do assunto. Pedi algumas sugestões para amigos e me indicaram a CANON EOS T3i. Você recomenda? Vi uma promoção dessa câmera vindo com as lentes 18-55mm + 70-300mm f/4-5.6 III Lens. Me falaram que essa super zoom é muito escura e que só vou conseguir aproveitá-la quando estiver em situação de muita luz e me indicaram trocar as duas lentes por uma só que é a EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS Lens.
    Você concorda? tem alguma sugestão pra me dar?
    Muito obrigado

    Thumb up 0
    • Felipe, depende do que você quer fotografar. Uma 70-300 pode ser usada para fotografia de esportes e da vida selvagem. E ela é tão escura quanto a 18-135 (se for olhar pela abertura máxima da lente).

      A 18-135 é mais versátil que a 70-300, já que ela abarca a grande-angular (18-50mm) e tele (50-135). Você certamente estará bem servido com ela, e mais tarde vai poder comprar outras lentes como a 50mm, a 85mm, e talvez a 35mm, mas isto depende do tipo de fotógrafo que você quer ser.

      Eu sugiro um curso de fotografia para se aprofundar no assunto.

      Thumb up 0
  4. Boa Tarde.
    Estuo a pensar comprar uma maquina fotográfica mas estou um pouco perdida nas imensas ofertas. A verdade é que sou amadora mas queria uma maquina que já desse para eu brincar um pouco. Neste caso estava a olhar para as Bridges ou então as faladas superzoom.
    Há alguma marca ou até modelo que ache que a qualidade/preço seja boa?
    Obrigada

    Thumb up 2
    • As avaliações que eu encontrei das bridge/superzoom são já um pouco antigas (julho de 2010), mas na época a Panasonic era a melhor que tinha, mas não era barata. No lado das econômicas, a Fujifilm Finepix era a de melhor relação custo/benefício.

      De qualquer forma, Nikon, Canon, Fujifilm, Panasonic e Sony são as marcas mais fortes neste setor, seguidas de perto de Pentax, Olympus, Samsung e outras. As que tiveram o pior desempenho foram as Kodak e as GE (as GE vieram depois, mas as avaliações delas não foram muito boas).

      Atualmente, a Canon SX50 HS parece ser a melhor superzoom do mercado. Eu preferiria uma que tivesse, pelo menos, zoom manual, controles manuais e, se não fosse pedir muito, foco manual também. Atualmente, só umas 20 câmeras atendem estes requisitos (menos o zoom manual).

      Pesquisando é possível encontrar análises mais recentes, mas acredito que não deve ser muito diferente do seguinte: as boas câmeras (Canon, Nikon, Pentax, Samsung, Sony, Fujifilm, Olympus) são praticamente equivalentes, com pouca diferença entre elas, e existem algumas câmeras (geralmente um ou outro modelo, como a Kodak Z980) com problemas sérios.

      Thumb up 2
  5. Olá,

    Meu nome é Vitor e estou interessado em comprar uma câmera para gravar meus momentos de lazer com meus amigos e minha família e ocasionalmente registrar fotos de algum objeto e ambientes pequenos. Não quero avançar na profissão de fotógrafo ou me inteirar de técnicas, porém quero bater fotos com um tom mais artístico e de melhor estética.
    Minhas intenções são somente fotos, vídeos nem tanto. Em fotos exteriores, momentos do dia, como passeios, pic-nics e reuniões entre amigos e, em fotos interiores, ambientes e quartos, mobílias e objetos curiosos, que valham a pena serem registrados. Assim como fotos de blogs modernos, fashion, hipster, etc.
    Li seu artigo, porém vi que é algo mais geral, de vários aspectos da máquina. Então, qual tipo de máquina ou especificações de uma seria mais adeuqada para tais intenções?

    Thumb up 0
    • Vitor, provavelmente uma câmera compacta ou “point-and-shot”, com 10 MPixel e zoom de 3x ou 5x no máximo é o suficiente para ti. Vá a uma loja e peça para ver as que tem disponíveis, experimente fazer fotos no modo automático com o zoom no máximo de alguém que está perto, geralmente aí você vai poder perceber se a câmera é capaz de fazer fotos com o fundo desfocado, um efeito que a maioria das pessoas gosta de ver nas fotos.

      Para fotos de interior normalmente se usa uma lente grande-angular e um ISO alto (ISO 800 geralmente é suficiente, desde que não seja noite), coisa que as compactas geralmente tem.

      Experimente!

      Thumb up 1
  6. Boas
    estou a pensar em comprar uma camera fotografica amadora fui a uma loja onde me aconcelharam comprar a canon eos 600D queria gastar no maximo 600 euros entao disseram.me para vir perguntar aqui entao aqui estou o que me aconcelha acha que devo investir nessa ou outra?

    Obrigado

    Thumb up 0
    • Também conhecida por Canon Rebel T3i, ela é uma boa câmera, é uma DSLR básica. Você vai poder fazer um curso de fotografia e tentar todas as técnicas que ensinarem, só tem um detalhe: esta câmera vem com uma lente 18-55mm. É uma lente “genérica”, serve para fazer vários tipos de fotos, mas não é especializada.

      Normalmente, depois de comprar uma DSLR e de fazer um curso de fotografia (é importantíssimo, a DSLR é bastante sofisticada, se não fizer um curso não vai aproveitar bem a câmera), vai começar a investir em lentes. E lentes são caras…

      Um detalhe, esta câmera é considerada “de entrada” ou “para iniciantes”. Em geral, para fotógrafos amadores que não pretendem se aprofundar na fotografia, nem como hobby, é melhor investir em uma câmera compacta, geralmente são mais versáteis e tem boa qualidade.

      Thumb up 3
  7. Olá, sou fotógrafa amadora a muitos anos, uma paixão! além de produtora e modelo, agora estou estudando para me tornar uma fotógrafa profissional. gostaria da sua opinião, qual a melhor máquina Nikon ou Canon (Nikon de preferência) pra quem está começando, na faixa de até uns 1500, podendo passar um pouco… Já tive algumas indicações, mas gostaria da sua opinião…

    Obrigada

    Thumb up 0
    • Nesta faixa de preço, você só vai encontrar as DSLR básicas ou “entry level” (“de entrada”). Canon T3 (R$1049 a R$2680), Canon T4i (R$ 1639 a R$ 6270), ou Nikon D3200 (R$1399 a R$3144).

      Na minha opinião são todas boas máquinas. A T4i é a última a ser lançada destas básicas, e tem alguns recursos que não aparecem nas outras – ainda. Mas é só uma questão de tempo. Se eu fosse comprar agora, compraria a Canon T4i, mas é minha escolha pessoal. E aquele preço lá deve ser a câmera sem a lente.

      Thumb up 4
    • obrigada! E O que vc acha da Nikon D5100, da D3100, E DA d3200, tem muita diferença entre elas ou só preço?

      Thumb up 0
    • Eu gosto de fazer comparações usando o DPReview, e neste caso, não achei muita diferença entre as três, ou pelo menos nada decisivo (na minha opinião de não-especialista). Talvez seja o caso de analisar as comparações feitas por profissionais (as “review”), normalmente eles comparam com outros modelos e apontam se a compra é aconselhada ou se é só um gasto.

      Uma outra ideia é passar nos fóruns de fotografia, como os do DPReview, e ver o que o pessoal de lá comenta.

      Thumb up 0
  8. Olá, sou técnico de futebol amador e estou querendo comprar uma camera fotográfica para tirar fotos dos jogos (lances e tal), porém nada muito profissional. Queria apenas que as fotos não saissem tremidas nem borradas, estava pensando em gastar até R$ 1.000,00 . Sugestão ??

    Thumb up 0
    • Para fazer fotos de esportes é bom uma câmera que faça o foco rapidamente, ou então que o fotógrafo domine técnicas de pré-foco. Câmeras com anel de zoom manual também são melhores (eu sempre tive problemas com o zoom eletrônico da minha S1800, e não me orgulho das fotos que fiz do meu filho, jogando basquete).

      Se você olhar bem, vai ver que os fotógrafos profissionais costumam montar “monopés” na beira do campo para apoiar as câmeras com enormes lentes tele-objetiva, para poder fazer fotos “em cima do lance”. Quando a Canon EOS lançou o seu mecanismo de foco automático, no fim da década de 1980, a maioria dos fotógrafos jornalistas migrou para a Canon (dica, as lentes mais caras da Canon são brancas – http://www.rodsantiano.com/note-to-self-dress-warmer/sports-photographers/ ).

      De qualquer forma, as câmeras compactas tem um problema sério, o “shutter lag”, a demora entre o momento que você aperta o disparador e o momento que a foto é registrada. Dá para contornar o “shutter lag”, sabendo como fazer o pré-foco, e utilizando o máximo de configurações manuais possível, mas as câmeras DSLR ainda são as melhores neste quesito – mas são bem mais caras.

      Talvez seja o caso de examinar a GoPro, uma câmera voltada para os esportes. http://gopro.com/

      Thumb up 1
  9. amigo, me ajude por favor: estou entre a Fuji SL300, a Sony DSC-H100 e a Nikon L810. Qual vc me indicaria na faixa dos R$800,00?? uso amador mesmo

    Thumb up 0
    • Cavalo Manco, é complicado de indicar uma câmera. As três são boas câmeras, decidir por uma delas vai ser em uma questão de detalhes.

      Em termos de preço uma pesquisa no Buscapé retornou:
      Fujifilm SL300 – R$518,99 a R$1.279,00
      Sony Cyber-Shot H100 – R$ 625,88 a R$826,20
      Nikon Coolpix L810 – RR529,00 a R$1.169,99

      O zoom delas é de 21x (Sony), 26x (Nikon), 30x (Fujifilm)

      Notei que a Fujifilm é a única que tem um “viewfinder” (visor), as outras duas você só pode fazer enquadramento olhando para o monitor LCD. Mas isto é um detalhezinho, não sei se faz a diferença para você.

      Do lado ótico, as três tem a mesma abertura (abertura máxima de F3,1), o comprimento focal começa com 23mm (Nikon), 24mm (Fuji), e 28mm (Sony) (quanto menor o número, maior o ângulo que cobre, mas a diferença aí é mínima). Todas tem estabilização da imagem (importantíssimo para máquinas com zoom), e foco de close-up (chamado de “macro”).

      Escolha a que te agradar.

      Thumb up 3
    • Vinicius, é uma boa câmera, mas sem saber como você é como fotógrafo, fica difícil dizer se ela é boa para ti.

      De qualquer forma, se você estiver a fim de tentar, provavelmente não vai se arrepender, mas não se esqueça de ler o manual que acompanha a câmera, ele vai te ajudar a aproveitar os recursos da mesma.

      Thumb up 1
  10. Boa noite, gostaria de fazer um pedido..
    nos dois links abaixo cheguei a conclusão que as duas câmeras não tem muita diferença.. mas como eu entendo muito pouco gostaria que o senhor analisasse principalmente o foco das duas câmeras, se não for muito incômodo.
    Obrigada.

    http://www.promoinfo.com.br/anuncio/52540-camera-fuji-finepix-s4200-14mp-zoom-24x-full-hd

    http://www.promoinfo.com.br/anuncio/52541-camera-fuji-finepix-s4500-14mp-zoom-30x-full-hd

    Thumb up 0
  11. A camera Kodak Z990 é uma DSLR? Eu trabalho com imagens de moda, roupas e muitos closes de detalhes e modelos a distancia, e gostaria de uma boa camera com flash de bom alcance e um macro ou close-up de excelencia sem perder o foco no custo-beneficio é claro. Voce poderia me ajudar nessa? desde já grato.

    Thumb up 0
    • Alle

      O melhor que você pode fazer é contratar um profissional que já tem o equipamento e o conhecimento para usar. Por que não basta comprar o equipamento, tem que conhecer a técnica.

      Sobre a sua pergunta, a Kodak Z990 não é uma DSLR. Ela é uma superzoom:

      http://goo.gl/RogNS (Kodak Z990 no site da Kodak)

      Uma observação, a Kodak abandonou o mercado de câmeras fotográficas.

      Voltando ao assunto, você pode comprar uma superzoom e fazer você mesma as fotos, mas você garante o resultado? Por que não é só ter uma boa câmera (superzoom não são câmeras usadas por profissionais, mas você pode fazer fotos excelentes com elas), a experiência conta mais que a câmera quando você quer fazer alguma coisa profissional.

      Thumb up 3
  12. Olá, Boa Tarde.
    Gostaria que me desse a sua opinião sobre a CAMARA DIGITAL FUJIFILM S4080, pode ser vista aqui a sua ficha técnica:
    http://www.boxjumbo.pt/Frontoffice/Fotografia/CAMARAS_DIGITAIS/CAMARAS_DIGITAIS_COMPACTAS/1099438/CAMARA_DIGITAL_FUJIFILM?returnUrl=%2FFrontoffice%2FFotografia%2FCAMARAS_DIGITAIS%2FCAMARAS_REFLEX_DIGITAL

    Quero saber se me aconselhava a comprá-la ou então qual seria melhor comprar.
    Aguardo uma breve resposta,
    Obrigado.

    Thumb up 0
    • Rita, a câmera é boa, mas eu não tenho como saber se vai atender as tuas necessidades. Se você não pretende mais investir em máquina fotográfica, ou seja, pretende ficar só com esta, é uma boa câmera. Você definiu que tipo de câmera quer e fez uma pesquisa, ou recebeu uma proposta e se interesou por ela?

      Thumb up 0
    • Olá.
      Eu gostava de ter uma máquina Parecida à Bridge ou à DSLRs, então fiz uma pesquisa e dentro do que vi achei que a Fujifilm seria boa dentro dos parâmetros acima mencionados.
      A câmara é para tirar fotos às minhas manicures (Vendo todos os pormenores) e a festas, jantares o normal…
      Ontem encontrei mais uma e queria saber qual é a melhor para o que quero.
      É uma CAMARA DIGITAL FUJIFILM FINEPIX S3200,
      pode ver a sua ficha técnica aqui:
      http://www.boxjumbo.pt/Frontoffice/Fotografia/CAMARAS_DIGITAIS/CAMARAS_DIGITAIS_COMPACTAS/1102147/CAMARA_DIGITAL_FUJIFILM?returnUrl=%2FFrontoffice%2FSearch%2Fcamara%2520digital

      Aguardo uma breve resposta,
      Obrigado pelo esclarecimento.

      Thumb up 0
    • Para fotografar unhas, precisa fazer fotos de perto, o que alguns chamam de “macro”, mas eu acho que o mais apropriado é “close-up”.

      Olhando as características da S3200, ela faz foco a partir de 7cm se você usar a função “macro”.

      Para fotos em festas e jantares, a grande maioria das câmeras tem problemas, por causa da pouca luz disponível. Esta não é diferente, você pode fazer fotos usando flash ou usando o cenário “Noite”, ou “Festa”, mas você tem que estar atenta às limitações da máquina.

      Enfim, eu acho que ela atende a tuas necessidades.

      http://www.fujifilm.eu/pt/produtos/camaras-digitais/d-slr-zoom-longo-alcance/model/finepix-s3200/specifications/

      Thumb up 1
    • Olá, boa tarde.
      Então entre a máquina Fujifilm S3200 e a S4080 qual me aconselha?
      Obrigado.

      Thumb up 1
    • Rita, as duas são praticamente equivalentes, escolha a que você se agradar mais.

      Thumb up 0
  13. O artigo é bom, mas ficaram alguns furos…

    Agora, é dose usar a Canon da série S90/S95/S100 para se referir a câmeras “point-and-shot”… ela é uma COMPACTA mas semi-profissional…uma das melhores do mercado, diga-se de passagem…

    Ela tem o modo totalmente manual e opção de automático…além de serem melhores do que muitas das cameras “grandes” que só tem “aparência”…a única coisa que não faz é trocar as lentes.

    Point-and-shot são aquelas de 300 reais que você compra nas lojas de departamento…só ligar e tirar foto…a unica coisa que voc~e ainda consegue regular é ISO e exposição…

    Essas da Canon e similares da Nikon, Olympus etc etc são uma categoria a parte…

    Realmente esqueceu o importante fato do tamnho do sensor, quanto maior o sensor, melhor a captura da luz por cada ponto e consequentemente uma imagem melhor.

    Thumb up 0
    • Ravno, se a câmera é compacta, não é semi-profissional. Quem trabalha com câmeras DSLR chama de “semi-profissional” a câmera entre as básicas (“entry-level”) e as avançadas (ou “profissionais”).

      Em outras palavras, só pode ser chamada de “semi-profissional” se for DSLR. Isto entre quem trabalha com DSLR. Em sites como Submarino, Walmart, CompraFácil (que também é Walmart) e outros que vendem roupas, eletrodomésticos, ferramentas, eletrônicos e dentro dos eletrônicos, câmeras digitais, você vai encontrar estas câmeras compactas descritas como “semi-profissionais”. Mas não entre em um fórum de fotografia com a sua compacta chamando ela de “semi-profissional”.

      Thumb up 4
    • Amigo, você está entrando em uma área um pouco nebulosa.
      Com o avanço da tecnologia, você começa a ter máquinas COMPACTAS cada vez mais poderosas. Pode ser que na época em que existiam apenas câmeras “analógicas” isso funcionasse em via de regra. Mas na minha opinião, hoje em dia, você não pode NUNCA misturar definições de COMPACTA, DLSR, etc… com “amadora”, “semi-profissional” e “profissional”.

      Uma “point-and-shot” com certeza é uma camera AMADORA, que não lhe permite absolutamente NENHUMA regulagem.

      Mas câmeras compactas com as características como a Canon S95/S100, Canon G12, Canon G1X, a Nikon P7100, Nikon 1 V1, Fujifilm X10, Fujifilm F550EXR, e tantas outras com caracteristicas variadas como essas, por exemplo, NUNCA poderiam ser consideradas amadoras. Você possui ISO com maior sensibilidade, alta definição para maiores detalhes de fotografias, pode possuir lentes com ótimo zoom porém não necessariamente as lentes podem ser trocadas, pode possuir entrada para um flash auxiliar, tem grande proximidade para macro, possibilidade de utilizar RAW, regulagem manual para obturador, alta de baixa velocidade, regulagem manual do diafragma, regulagem manual da exposição, balanço de branco, regulagem manual de foco, FOTOMETRO…até o sensor delas é “levemente” acima do padrão ou até bem acima…não se compara ao sensor de uma DLSR, obviamente, mas mesmo assim já proporciona um grande ganho de qualidade…como você vai dizer que essa é uma camera amadora??? Como você vai comparar elas a uma point-and-shot??? Elas são compactas, PONTO…

      …e onde que está definido que para ser uma semi-profissional é necessário que seja DSLR?!? Além de que muitas “entry-level” são profissionais e são muito bem usadas, são conceitos diferentes, e pela evolução da tecnologia de hoje, algumas vezes obscuros. Acho que você está se equivocando um pouco. Mas eu não sou dono da verdade…e nem profissional, posso estar enganado em alguma coisa também.

      Eu convivo com muitas pessoas “que trabalham com DSLR” e até entre eles esse é um assunto controverso e debatido.
      E sobre esses lugares que você citou, foi exatamente o que eu falei, pois lá você só irá encontrar point-and-shots e amadoras de 200 ou 300 reais que não te permitem absolutamente NADA…ou então aquelas grandes câmeras que posam de “complexas” mas que não passam de amadoras “grandes”, com sensores quase sempre menores que essas que eu citei.

      A propósito, isso aqui NÃO É um fórum de fotografia.

      Thumb up 2
    • Ravno, se você quiser a gente pode mudar esta discussão para um fórum de fotografia. De qualquer forma, eu tenho convivido também com gente da área e eles são unânimes: as DSLR podem ser classificadas em “de entrada”, “semi profissionais”, e “profissionais”, embora eu prefira a classificação “básica”, “intermediária”, e “avançada”.

      Eu aprendi muito com este thread, e se você quiser, a gente pode transferir a conversa para cá: http://www.forumdigitalfoto.com/threads/2457-Taxonomia-das-DSLR

      Tem também o tópico “Câmeras Fotográficas”, no Yahoo! Respostas (http://br.answers.yahoo.com/dir/index?sid=396545631), onde os “tops” concordam que só se fala em “semi profissional” quando está se tratando de câmeras DSLR.

      É uma discussão um pouco árida, eu concordo, por que no fundo quem trabalha a sério com fotografia não usa compactas, nem mesmo as compactas avançadas, para fazer trabalho, nem mesmo as superzoom. Ele usam DSLR em sua grande e esmagadora maioria (uma exceção recente, um fotógrafo que ganhou um prêmio de fotografia com uma foto feita no celular). Mas os fabricantes de máquinas fotográficas não usam esta classificação, eu já vi falarem em “DSLR Compacta”, “Média”, e outros bixos.

      Eu gostaria mesmo de estender esta conversa, se você não se incomodar. E gostaria da intervenção de gente mais “escolada” em fotografia (eu me considero um amador).

      Thumb up 5
    • Concordo que não existem DLSR compactas, não era a isso que me referi, o que achei incorreto foi colocar uma camera que permite uma manipulação completa de suas regulagens, na categoria das automáticas “point-and-shot”.

      E quanto me referi a ela e outras como semi-profissional é exatamente por causa dessas possibilidades, mas não que ela seja uma DLSR, o que obviamente não é, somente que ela permite muitas manipulações e algumas técnicas que são usadas por usuários avançados, não amadores leigos, mas por pessoas mais experimentadas, o que não quer dizer que sejam profissionais, por isso utilizei o adjetivo de semi-profissionais.

      Ademais, tenho percebido uma utilização cada vez maior entre os profissionais (agora me refiro as pessoas que trabalham com isso, como por exemplo, em fotojornalismo)de cameras compactas como essas como uma segunda camera, por serem mais portateis e discretas e por poderem tê-las em praticamente qualquer ocasião sem perder a capacidade de regulagem manual e de um sensor razoável.

      Até um tempo atrás muitos “tops” condenavam a fotografia digital, pois afirmavam que não se iguala ao filme, há certa verdade nisso, mas tudo tem suas vantagens e desvantagens, muito depende do seu objetivo (nem sempre da sua objetiva) e da técnica escolhida.

      O mundo muda, a tecnologia avança e os fotógrafos ganham novas ferramentas. hehehe

      Obrigado pelos links, irei visitá-los depois.

      Abraço.

      Thumb up 1
    • Com certeza. Existem também as críticas ao próprio termo “semi profissional”, já que você não se consulta com um “semi médico” nem chama um “semi bombeiro” para consertos na rede hidráulica. Ou mesmo a expressão “profissional”, por que a câmera não é profissional, quem é profissional é o fotógrafo.

      O que aparenta é que a categoria “bridge” está sendo esticada para incluir câmeras P&S com controles manuais. Mas é importante lembrar que elas tem sensor de P&S, preço de P&S, tamanho de P&S. Estão mais para P&S que qualquer outra coisa…

      Thumb up 3
    • Olá pessoal, diante mão não sou profissional, sou só um amante da arte fotografia, por ser uma arte o instrumento é só um detalhe (máquina fotográfica), o comércio foi que rotulou essas categorias (compacta, semi-profissional, profissional e etc…). O profissional da fotografia são aqueles que vivem da fotografia e por isso usam maquinas de melhor qualidade para ter um melhor resultado do seu produto que é a fotografia, os profissionais usam as DSRLs por terem os sensores maiores com isso uma melhor qualidade, fora o processamento, ixi ai vai longe, em suma a dependência maior é do artista e não da ferramenta. Ps. claro que um fotografo capturando duas em maquinas diferentes sendo uma Bridge e a outra DSLR, a probabilidade qua a qualidade da DSLR é melhor, as vezes imperceptível.

      Thumb up 0
  14. Boa tarde!
    Meu nome é Aline e tenho uma loja de fotografias, onde faço revelações e vendo câmeras digital básicas, compactas.
    Como já era de meu interesse dar continuidade no ramo da fotografia, mais na parte de fotografia profissional e a procura em minha loja para esse serviço foi muito grande, decidi de uma vez por todas começar!
    Gostaria de saber qual câmera usar? que seje ideal mesmo que seja complicada para um iniciante, preciso de um modelo que mi permita usar para qualquer ocasião e qualquer ambiente, principalmente em estúdio e ainda se possível quais tipos de lentes devo usar. Desde já agradeço muito a atençao.

    Thumb up 0
    • Cada vendedor lança diferentes linhas, mas em geral podemos dizer que existem as básicas, as intermediárias e as avançadas. As básicas também são chamadas de “entry level” ou “câmeras de entrada”, e são recomendadas para iniciantes. As intermediárias são chamadas por alguns de prosumer ou de semi-profissionais, são um pouco mais robustas e caras, além de ter mais funções que as básicas. As câmeras avançadas são chamadas também de profissionais, e nelas geralmente encontramos as “full frames” super robustas, que tem garantia de 100.000 ciclos do obturador no mínimo, e em alguns casos são seladas. São também as mais caras, e as mais complexas.

      No seu caso eu recomendaria uma câmera DSLR básica, que são simples e podem ser mais tarde utilizadas como segunda câmera.

      Atualmente as básicas mais populares são:

      Canon EOS Rebel T3
      Canon EOS Rebel T3i/T4i
      Nikon D3200
      Nikon D5100
      Pentax K-r

      Existem também as Sony, mas saindo das Canon e das Nikon, a penetração é pequena, e escolher uma câmera é praticamente um casamento, por que você vai investir em lentes e outros dispositivos para a sua câmera, e a maioria deles não serve em outros modelos – principalmente as lentes. As mais baratas são as Canon.

      A ideia é comprar uma DSLR básica, com uma lente 18mm-55mm (a lente do kit) e investir, de cara, em uma lente 50mm bem clara (f1.2, ou f1.4, no máximo f2.0), também chamada de prime ou lente normal. Mais tarde, se você comprar uma intermediária ou uma avançada, vai poder aproveitar as lentes, filtros, etc.

      Outras lentes que podem ser adquiridas com o tempo é uma grande-angular de 28mm ou 18mm para fotos de paisagens e de grupos (embora a lente do kit já cubra estes comprimentos focais), uma lente macro 100mm (se você gosta de fotografar besouros e formigas), uma lente tele de 200mm ou 300mm para paisagens e desportes, e com isto você vai estar bem servido.

      Mas não acredite no que eu estou dizendo, faça um curso, experimente estas câmeras e lentes, e decida por ti mesmo. Estas aí são só sugestões, e posso muito bem ter falado bobagem, já que não sou expert no assunto, só um curioso medianamente informado.

      Thumb up 4
    • Olá Cesar Grossmann, desde já muito obrigado pelas sugestões
      já mi valeram e muito, pois nada melhor que uma dica de um ”curioso” como você e pode deixar que o curso ja estou providenciando. obrigado!

      Thumb up 0
  15. Sempre tive muito interesse no mundo das fotos, gostaria de saber se para me iniciar nesse mundo a câmera Nikon D7000 seria uma boa escolha. por favor gostaria muito da opinião de vocês.

    Thumb up 0
    • É uma boa câmera, e é apropriada para quem está querendo entrar no mundo da fotografia (ou seja, está preparado para investir em cursos e equipamentos, como lentes e filtros, além de investir tempo na fotografia).

      Eu costumo recomendar as DSLR mais básicas, como as Canon EOS T3/T4i, ou as Nikon D3100 (agora D3200)/D5100, que são mais baratas e mais básicas, mas a D7000 é uma boa câmera. Pode dar um pouco de trabalho no início, já que ela tem muito mais funções, mas é uma câmera para a vida toda (ou seja, até a Nikon lançar a próxima).

      Thumb up 1
  16. .
    Estou iniciando nesse mundo da fotografia, e este site é excelente !!!
    .

    Entre uma Nikon D90 e uma Câmera Digital Sony NEX-C3 … qual a melhor opção ??? … Lembrando que uma de minhas prioridades é quanto à velocidade do obturador (odeio foto tremida) !!!
    .
    Obrigado.
    .

    Thumb up 1
    • Existem outras formas de evitar foto tremida, e uma delas é usar câmeras que tem estabilizador óptico, ou então usar ISO alto (que vai resultar em velocidades mais altas de disparo) e segurar a câmera com firmeza (se você cuidar para que a velocidade seja no mínimo o inverso do comprimento focal da lente, assim, para uma lente de 100mm, a velocidade mínima seria 1/100, para fazer fotos sem tremer).

      Se você se preocupa SÓ com a velocidade, não precisa nem mesmo de uma DSLR. Pode adquirir uma compacta mesmo, tem algumas com velocidade de 1/2000 s.

      De qualquer forma a NEX-C3 é um tipo de equipamento fotográfico diferente da D90.

      Thumb up 2
    • Parece ser uma boa câmera, embora a marca BenQ seja conhecida por outros dispositivos, não necessariamente câmeras.

      Eu prefiro ficar longe destas marcas novas, sem tradição. Tudo bem que marcas famosas também podem fazer câmeras ruins, mas é mais provável o oposto.

      Se você está atrás de uma câmera superzoom, as Fujifilm Finepix tem a a melhor relação custo-benefício.

      Thumb up 0
    • .
      Estou iniciando nesse mundo de fotografia, e este site foi excelente !!
      .

      Entre uma Nikon D90 e uma Câmera Digital Sony NEX-C3 … qual a melhor opção ??? … Lembrando que uma de minhas prioridades é quanto à velocidade do obturador (odeio foto tremida) !!!
      .
      Obrigado.
      .

      Thumb up 1
  17. Possuo uma câmera modelo dsc-f717 sony. Tenho tido dificuldades de fazer foto pequena (30cmm/30) com ótima qualidade conforme exige o meu trabalho. Informaram-me que uma lente resolve o meu problema de focos. Por favor instrue-me sobre isso e envie-me o prêço da lente. Exagerei na descrição afim de evitar devolução. Grato,

    Thumb up 0
    • Você não tem como trocar a lente desta câmera. No modo normal, ela faz o foco a partir de 30cm, mas tem o modo macro que pode ser usado para fazer fotos a distância menor (distância mínima de 2cm).

      De qualquer forma, as máquinas fotográficas digitais tem dificuldade de fazer foco em situações de pouca luz ou pouco contraste, então veja se está bem iluminado.

      Veja aqui as especificações técnicas (em inglês) da tua câmera.
      http://www.dpreview.com/reviews/sonydscf717/2

      Thumb up 0
  18. eu queria saber sobre foco eu tenho uma câmera profissional kenon 60d e possível deixar somente o foco automático eo restante manual eu fiz da certo mais eu quero saber se pode dar problemas com câmera por favor eu preciso urgente dessa resposta por favor mande para o meu hotmail senhordosaneis_@hotmail.com

    Thumb up 0
    • A câmera é Canon e ela pode funcionar com o foco automático e o resto manual sem problema algum.

      Como a resposta é muito importante para você, não vou mandar para seu email por que sei que você vai voltar aqui para ver as respostas…

      Thumb up 0
  19. Oi tenho um Nikon d3100 e queria saber quanto tempo é a vida útil deste equipamento?
    Como posso saber quantos clicks ainda restam na maquina?

    Thumb up 0
    • Giuseppe, a Nikon recomenda que a câmera seja revisada a cada 2 anos (está no manual). Fora isto, o obturador dela (shutter) tem uma vida útil de 100.000 ciclos.

      Para saber quantos cliques a sua máquina já deu, faça uma foto e examine o cabeçalho completo de informações EXIF.

      Thumb up 0
    • A câmera é boa ou não, dependendo do que o iniciante pretende fazer, se ele quer ser um iniciante para sempre ou se ele pretende investir pesado em fotografia.

      Como primeira câmera ela tem suas vantagens, é mais barata e tem muitos recursos, mas quem quer uma máquina fotográfica DSLR compra uma máquina DSLR (leia-se todo mundo que leva a fotografia a sério).

      Thumb up 0
  20. sou inic queria maq boa de facil manuseio me idicaram dslr330-l gual voce me idica obrigado

    Thumb up 4
  21. PRECISO SABER SE É POSÍVEL, RECUPERAR FOTOS ENVIADAS PARA A LIXAIRA, NA CÂMERA DE MODELO SANSUNG 10.2 MP . E COMO FAZER

    Thumb up 1
  22. OLA AMIGO PELO VISTO VC E ESPECIALISTA NO ASSUSTO…POIS BEM EU TENHO CAMERA VIVITAR 3000S MANUAL COM UMA TELE DE 28X280MM TIRO FOTOS EM QUALQUER AMBIENTE… MAS GOSTARIA DE SABER QUAL DAS CAMERAS DIGITAIS PROFISSIONAL OU SEM PROF. POSSUI RECURÇOS MANUAIS…PORQUE NEM SEMPRE CAMERAS AUTOMATICAS TIRAM FOTOS EM ESCURIDAO TOTAL.

    OK AGRADEÇO PELO ESPAÇOS
    ATUALMENTE MORO EM BATATAIS-SP

    Thumb up 2
  23. apesar de alguns erros de conceito, excelente artigo; é bem simples mas ao mesmo tempo completo pra quem nao tem lá tanta experiência no gênero porém nutre uma certa paixão por fotografia.
    gostei.

    Thumb up 7
  24. Daniel, você tem uma ótima camera. Porém, o fato de você achar a configuração manual ‘lenta’, isso é muito pessoal. Toda a configuração manual é lenta, pois você tem que fazer ajustes até a foto ficar do seu gosto, e isso demora, principalmente nas primeira vezes.

    Eu tenho uma Canon A530 e uma A710Is. E adoro tirar fotos no modo manual.

    Thumb up 1
  25. Excelente matéria… eu adoro fotografar e não sabia da metade dessas dicas…
    Valew e continua mandando bala nesse site…

    Thumb up 4
  26. Excelente artigo!
    Eu q não conhecia muita coisa sobre o assunto, já adquiri alguma noção… As informações foram acessíveis!

    Parabéns, uma vez mais, à equipe do hype!!!

    Thumb up 3
  27. Hmm que interessante!
    Olha eu tenho uma Canon PowerShot A570IS e ela tira fotos excelentes e não existe atraso na hora de “bater” a foto apesar dela ser Point-and-Shoot, deve ser caracteristicas dela, mas o que eu não gosto é da opção manual dela, é meio lenta pra configurar. Ela tem função zoom e foco bem bacanas.

    Thumb up 4
  28. Ótimo artigo!

    Discordo apenas de sugerir ‘fotógrafos de fim de semana’ a fotografarem em Raw, já que neste formato, a imagem praticamente não será pós-processada pela câmera…

    Exceto em condições específicas, como pouca luz ou alto contraste, o algorítimo em JPEG tratará a imagem melhor do que uma pessoa mal treinada, ou com um monitor descalibrado

    Thumb up 0
  29. Lentes de 18mm não são normais não, são grandes angulares. Lentes “normais” são aquelas com distância focal entre 40 e 50mm.

    Thumb up 2
  30. Muito bom o artigo. Adoro fotografia, fotografas coisas, paisagens, pessoas, … é bom conhecer esses termos sobre cameras fotográficas, normalmente se leva em conta somente a quantidade de megapixels. Parabéns pelo artigo!

    Thumb up 3
  31. Tenho algumas observções a fazer:
    1- Megapixel é a medida em milhões de pixels e não milhares como comentado.

    2- Esqueceu de dizer que CCD E CMOS são importantes no quesito tamanho. Quanto maior o sensor, melhor a captura da luz por cada ponto e consequentemente uma imagem melhor.

    Thumb up 3

Trackbacks/Pingbacks

  1. Achados na web 76 | Ladybug Brasil - [...] do mercado de navegadores de 2002 – jura? Nos meus sites IE continua maioria… Tudo o que você precisa …

Envie um comentário

Leia o post anterior:
relampago-aviao-raio-grande
Radiação misteriosa pode atingir passageiros no avião

Passageiros e a trip...

Fechar