Seu estômago diminui quando você come menos?

Por , em 27.12.2009

Diminuir a ingestão de comida pode, de fato, diminuir o seu apetite após um tempo. Porém, se o estômago realmente diminui após uma dieta de emagrecimento ainda é uma questão difícil. Isto se deve principalmente ao fato de que é complicado conseguir as medidas do estômago de uma pessoa antes e depois do processo de emagrecimento.

Ainda assim, alguns estudos mostram que a redução significativa de calorias pode reduzir a capacidade estomacal. Em um estudo, por exemplo, cientistas analisaram um pequeno grupo de homens e mulheres obesos e os dividiram em dois grupos: um podia comer livremente, enquanto o outro entrou em uma dieta restritiva, que tinha poucas refeições e somava apenas mil calorias diárias. Os pesquisadores utilizaram balões de látex para medir a capacidade do estômago das pessoas antes e depois de quatro semanas de acompanhamento.

Entre o grupo que fez a dieta, a capacidade estomacal foi reduzida em 27% a 36%, em média. No grupo de controle, não houve nenhuma mudança. O efeito funciona de dois modos: a ingestão de grandes quantidades de comida também aumenta a capacidade estomacal. Em alguns estudos, cientistas descobriram que pessoas com tendência a bulimia, com o costume de comer muito e se livrar da comida com vômito, por exemplo, tendem a desenvolver estômagos maiores do que pessoas obesas do mesmo sexo e idade. [NY Times]

6 comentários

  • Rodrigo Piedade:

    Putz agora além de ser bulímico descubro que tenho um estomago maior que o normal , ai sim que você se desespera :/

  • Polly:

    Poutz, bastante interessante, eu acho que assim como nosso corpo o estômago também acostuma com o ritmo que impomos a ele. Se comemos muito, o organismo pede sempre mais comida , acho que a saciedade é diferente.
    Eu sou bulímica, e realmente, meu estômago cabe MUITA MUITA coisa mesmo, fico impressionada com o tanto de comida que como. Vou a um rodizio e como 19 pedaços de pizza fácil fácil, as pessoas espantam! hahahahaha

  • Saúde e Força:

    E o mais interessante em todo esse aspecto, é que conseguimos controlar o chamado “estômago dilatado”, que tanto influencia na estética do corpo.

  • Déborah Kerley:

    Incrivel, mas até imaginevel, legal saber o fato da bulimia =P

  • Prof. Moisés Prado:

    A capacidade e o volume do estômado se confunde bastante entre leigos. O orgão possue capacidade de volume a cerca de 50 mL quando vazio. Logo após uma refeição, ele geralmente se expande para suportar cerca de 1 litro de comida, porém ele ainda pode expandir até 4 L se for o caso. Isso é capacidade de volume. Em relação a expansão, o estômago possui musculatura lisa em seu interior, assim denominado de “esfíncter esofágico”. Se tal capacidade fosse além do volume, considerando à anatomia do orgão e sua fisiologia (musculatura), seria improvável uma grande expansão principalmente se o aumento for derivado de excesso alimentar, visto que sua forma/função tem subjunturas que são capazes de suportar e agragar maior quantidade sem necessidade de aumentar seu tamanho normal.

  • Bruno:

    Sinistro O.O”

Deixe seu comentário!