Substitutos de gordura não ajudam a emagrecer

Por , em 21.06.2011

Enquanto por muito tempo foi dito que produtos sintéticos, substitutos da gordura, podiam ajudar as pessoas a emagrecer, um novo estudo descobriu que na verdade é contraproducente para quem está de dieta, com testes mostrando que eles podem perturbar a capacidade do corpo de regular a ingestão de alimentos e fazer você ganhar peso.

A pesquisa foi feita com ratos de laboratório. Eles foram alimentados com uma dieta rica em gordura ou com baixo teor de gordura.

Metade dos ratos em cada grupo também recebeu batatas “Pringles”, ricas em gordura e calorias. A outra metade de cada grupo recebeu “Pringles Light”, que contém olestra (gordura artificial “não calórica”).

Os ratos que fizeram uma dieta rica em gordura e receberam ambos os tipos de Pringles comeram mais e ganharam mais peso do que os que comeram só Pringles normal. Os ratos que tinham consumido só olestra também não perderam o excesso de peso. Ratos na dieta de baixo teor de gordura não ganharam muito peso, independentemente do tipo de Pringles que comeram.

Segundo os pesquisadores, o corpo sabe que os alimentos doces e gordurosos são geralmente acompanhados de uma grande quantidade de calorias, e isso desencadeia várias secreções hormonais e reações metabólicas. Um substituto de gordura só confunde esse processo.

Estudos anteriores mostraram um efeito semelhante com adoçantes artificiais. Porém, os cientistas acreditam que isso não vai afetar a venda de produtos diet, uma vez que muitas pessoas que estão tentando perder peso acham mais fácil comer coisas light do que buscar o que é realmente saudável.

Ainda assim, comer alimentos que têm naturalmente baixo teor de gordura e calorias pode ser uma solução muito melhor do que contar com substitutos de gordura ou adoçantes artificiais.[Jezebel]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

6 comentários

  • Carlos Machado:

    Dpois dessa lei de gordura trans os alimentos ficaram horiveis! principalmente o baconzitos da ELMA CHIPS, aquelas bolinhas de queijo tbm ficaram horriveis, o gosto da Pringles mudou, e varias outros snacks… foda-se de quem é gordo, essas leis só prejudicam os magros e normais, gordo tem é que malhar e parar de comer e nao trocar a gordura do alimento e deixar ele horrivel para um gordo comer!

  • Douglas LK:

    Gordura saturada torna os alimentos mais agradaveis ao nosso paladar.

  • Silvio:

    ahh eu tbm adoro akela batatinha : D ja fiquei cm vontade vow comprar uma hj : D

  • Diego:

    Se quiser perder peso, opte sempre por uma dieta o mais saudável possível e não acredite nas propagandas mentirosas de produtos light e diet.
    Esse tipo de produtos acarreta graves riscos para a saúde e não vão fazer você mudar os seus hábitos alimentares.
    Pratique exercício físico, faça várias refeições aos dias e esqueça todas as dietas (dieta da sopa, dieta da ração humana, dieta da banana…)
    Coma alimentos de alto valor nutritivo, para não se sentir fraco e tenha atenção nas suas quantidades (não excluindo nenhum macronutriente)

  • incógnita:

    AAAAAAAAAAa, eu não resisto ao pringles!!! Aquele de pimenta então, é demaiss! Por isso que eu estou gordo hehe ‘-‘

  • André:

    Eu adoro batata frita. É bom demais!

Deixe seu comentário!