Somente a força de vontade não te ajuda a perder peso

Publicado em 14.01.2010

para emagrecer

Esqueça aquelas filosofias de “O Segredo”. Uma pesquisa comprovou o que muitos já sabiam: não é só com força de vontade que você vai conseguir perder aqueles quilinhos a mais. Não é só da vontade que você depende para emagrecer, ou de fechar a boca para qualquer quitute, mas sim de uma boa dieta.

E, para a surpresa dos pesquisadores, um fator que parece definir a perda de peso é a complexidade da dieta. Eles compararam a eficiência da dieta “Brigitte”, uma dieta alemã que oferece às pessoas listas de compras com produtos determinados – tudo o que a pessoa precisa fazer é seguir o plano de alimentação feito para ela – com o famoso método dos Vigilantes do Peso, que confere pontos para cada tipo de comida e diz a quantidade de pontos que cada pessoa pode ingerir. Então as pessoas que aderem à dieta dos Vigilantes do Peso precisam estar constantemente anotando o que comeram e quantos pontos aquela comida possuía para, no fim do dia, somarem tudo e conferir se ficaram dentro da quantidade de pontos determinada.

Os pesquisadores recrutaram 390 mulheres que estavam fazendo dietas e pediram para que elas respondessem questionários no começo, no meio e no fim de um período de oito semanas. Comparando o comportamento das mulheres que faziam diferentes tipos de dieta, os cientistas notaram que planos alimentares mais complexos faziam com que as participantes desistissem mais cedo da dieta. E essa complexidade pode até acabar com sua auto-confiança. Mesmo pessoas que, de acordo com os questionários, acreditavam que conseguiriam emagrecer ficaram intimidadas com as dietas complicadas e desistiram com mais facilidade.

Segundo especialistas, a dieta depende de outros fatores fora a força de vontade e o plano alimentar em si, como o ambiente em que a pessoa está. Uma cozinha que não tenha salgadinhos e doces à mostra é muito melhor para alguém que está em dieta, por exemplo. Além disso, como a pesquisa mostrou, é importante que a dieta se adapte a cada pessoa. Você deve lembrar com facilidade das regras da dieta e não achar complicado ou trabalhoso estar nela.

É comprovado que quanto maior o tempo em que uma pessoa consegue se manter em uma dieta, será mais fácil para ela manter o peso ideal quando ela perder alguns quilos. Então a dica dos pesquisadores é encontrar uma dieta simples que se adapte às suas necessidades e, por conseqüência, você consiga manter o plano alimentar por mais tempo. [Scientific Blogging]

Autor: Alessandra Nogueira

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

Envie um comentário

Leia o post anterior:
capsula-grande
Por que antidepressivos normalmente não funcionam?

Porquê os medicament...

Fechar