Cientistas transformam células-tronco em “bacon”

Por , em 20.01.2010

Se você acha aqueles nuggets de frango uma farsa, porque eles são feitos mais de soja do que de carne de verdade, então espere para provar a mais nova tecnologia em comida “artificial”. Cientistas desenvolveram uma técnica que transforma células-tronco de porcos em carne. Ela seria uma alternativa para a forma com que criamos rebanhos atualmente.

Todos sabem como bois e outros animais que criamos para o abate acabam prejudicando o meio ambiente (seja com o desmatamento para a área em que os criamos ou produzindo gases que aumentam o efeito estufa). E, além de ser ecologicamente correta, a carne de laboratório pode ajudar a aliviar a fome no mundo e também acabar com a crueldade com os animais nas fazendas de abate.

Desde 2006 cientistas holandeses estão “cultivando bacon” em seus laboratórios. De acordo com eles, a textura da carne ainda não parece ideal e ninguém fez um teste culinário com ela. Mas eles acreditam que a nova tecnologia será muito usada no futuro.

Basicamente, se esses cientistas pegassem as células tronco de um porco e as multiplicassem por um milhão (o que não é, nem de longe, impossível de se fazer) seriam necessários menos um milhão de porcos criados para abate, que poluiriam o planeta, liberariam gases e consumiriam ração.

Então conforme-se com o seu nugget de frango feito de soja. O futuro pode ser bem mais artificial. [MSNBC]

10 comentários

  • Alice:

    Se isso der certo não pode ser introduzido no mercado tão cedo,pois iria causar desemprego em massa e a vários direitos envolvidos.
    Por um lado bom seria o fim do efeito estufa da parte dos animais,e do maldito trabalho que da para cuidar alimentar criar etc.
    Mudaria muito nosso modo de viver?

  • Bravo Neto:

    É que eu estava a imaginar uma produção num reduzido recinto, sem necessidade de grandes áreas de produção de matéria para transformação.

  • Cla:

    Ninguém notou que umas poucas células tão valendo um porco nessa matéria? hehehe

    E nuggets são feitos de CMS (carne mecanicamente separada), que é o resto que fica no frango (depois de tirarem órgãos, peito, coxa, etc) que é retirado à vácuo do corpo. E são uma delícia hahaha. Mesmo que fossem de soja eu comia! Afinal, mesmo que hamburguer do Mc Donald’s fosse de minhoca eu comia também..

  • Orlando:

    Acredito que ainda vai ter poluição, talvez cultivo de soja ou outras formas de proteinas para “alimentarem” as celulas tronco e elas se reproduzirem. Provavelmente muito gastarão mais energia, mais tempo, maquinas e mão de obra altamente especializadas para “dividirem” as celulas e as fazerem reproduzir.

    No fim das contas, provavelmente, ficará muito mais em conta criar um leitãozinho, sem contar que estas celulas em nosso organismo podem sofrer alguma especie de mutação e ter reações altamente nocivas, inclusive cancer, como ocorre em muitos experimentos geneticos em animais.

    Teriamos que testar o processo durante décadas, inicialmente com animais e depois em cobaias humanas e vermos o resultado.

    “Brincar de Deus”, pode nos custar muitoooooooooo caro.

  • Bruno FV:

    Eu comia =)

  • Bruno:

    Bravo Neto, acredito que as celulas são cultivadas em uma “sopa de nutrientes”, que contem tudo o que é necessário para o desenvolvimento do tecido desejado.

  • lucas:

    Nossa alguém me diz como faz isso pois quando se trata de bacon eu me interesso. kkkkkkkkkk. mas interessante finalmente fizeram uma carne sintetica que preste

  • Leandro:

    Imagina essas celulas malucas entrarem no organismo humano e começarem a mutar

  • Bravo Neto:

    A partir de que essas celulas tronco fornecerão bacon, se não existir um processo de transformação de material (alimentar o animal para produção de bacon)? O animal para se transformar em carne precisa de alimentação. excluindo-o, já que isso passa a ser feito em laboratório, onde será que as células irão
    buscar “matéria prima”? Que processo de transformação é utilizado?

  • marcus:

    Massa!! Que parte do frango eh o nugget msm? o filhote inteiro?

Deixe seu comentário!