Robô em nanoescala sai da ficção científica para se tornar realidade

Publicado em 24.01.2010

nanorobô

Cientistas construíram nanorobôs de dois braços para selecionar determinados átomos e moléculas e movê-los, colocando-os em um lugar designado. O aparelhinho tem, aproximadamente, 150 x 50 x 80 nanômetros de tamanho – o número parece muito abstrato, mas, para você “visualizar” (ou não) melhor o tamanho do robô, mais de um milhão deles poderiam caber em uma hemácia (ou glóbulo vermelho).

Tente pensar no nanorobô como um origami de DNA. Ele é formado por compridas “fitas” de DNA, dobradas precisamente com pedaços de DNA menores. Outros produtos, desenvolvidos pelo mesma equipe de cientistas são: um bípede em nanoescala, octaedros truncados de DNA, entre outros.

Até a metade dos anos 90, o termo nanotecnologia era, normalmente, associado a pequenas partículas-robôs, feitas de metal que fariam tarefas muito pequenas para um humano. Mas agora os avanços na nanotecnologia são tantos que muitos começam a se perguntar se eles representariam outra revolução industrial, quando essa tecnologia ficar mais popular. [H+]