Os melhores artigos. Os leitores mais inteligentes da internet.

Imagens que mudaram o mundo: os primeiros raios-X

primeiro raio x do mundo

Em 1896, essa imagem fantasmagórica de uma mão usando um anel de casamento chocou e fascinou o público. Essa “foto” foi o primeiro raio-X do mundo e, desde então, o método mudou o mundo da medicina.

Um ano antes, o físico Wilhelm Roentgen fez esse primeiro raio-X, da mão de sua esposa. Alguns dias depois, a descoberta já estava nas capas de jornais, chocando o mundo. Para tirar esse raio-X Roetengen usou o material que tinha em casa e em seu laboratório (incluindo a esposa), já que seu laboratório ficava acima do apartamento no qual ele vivia.

Naquela época, então, a mais nova mania se tornou tirar um “retrato” de seu próprio esqueleto. Todo mundo passou a ter curiosidade em relação ao seu interior. No final do século 19 nos EUA era moda que mulheres recém-casadas fizessem um raio-x de sua mão com a aliança para mandar para a família como atestado de que eram definitivamente comprometidas.
Mas as primeiras descobertas em relação aos raios-X foram publicadas não em revistas especializadas em medicina, mas em revistas sobre fotografia.

O que é mais assustador é que as pessoas se expunham a altíssimas doses de radiação ionizada constantemente, pensando que era totalmente seguro, sem conhecimento que poderia ser extremamente danoso para a saúde.

Iniciou-se a era da radiologia do raio-x e outras tecnologias surgiram nas décas posteriores. [BBC]

primeir o raio x do mundo

primeiro raio x do mundo
Wilhelm Roentgen

primeiro raio x do mundo

primeiro raio x do mundo
Charges começaram a aparecer nos jornais

primeiro raio x do mundo

primeiro raio x do mundo
Um dos primeiros aparelhos de raios-x

primeiro raio x do mundo

primeiro raio x do mundo

primeiro raio x do mundo

primeiro raio x do mundo
Era levantada a possibilidade de utilizar raios-x nas aduanas

primeiro raio x do mundo
Exemplo de raios-x sendo usados como técnica fotográfica

primeiro raio x do mundo

primeiro raio x do mundo

primeiro raio x do mundo

primeiro raio x do mundo

primeiro raio x do mundo

primeiro raio x do mundo

primeiro raio x do mundo

10 comentários

  1. LUIZ ANTONIO /

    por que,e quando começaram a radiografar animais?

    Gostei ou não: Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Rui Barbosa /

    É que na época da descoberta, as pessoas ficaram curiosas.
    Era o fato de ” ver o invisível” e atraves das coisasa, ou seja, além das roupas ,por cima da pele.
    Provocou um enorme “bum” a coisa saiu do conttrole todos podiam ter o equipamento por ser de forma simples e ainda mais, era vendido em lojas de material fotografico, a farra era total, até surgirem os primeiros casos d danos causados pela exposição demasiada a radiação.
    Houve o controle de vendas, sendo permitida sáo para hospitais.
    Tudo que for em excesso pode trazer complicações futuras.
    Foi o maior avanço tecnlogico da medicina.
    Um abraço atodos os que amam a porfissão de Técnico ou Tecnólogo em radiologia.
    Rui Barbosa
    CRTR 10ª região Pr

    Gostei ou não: Thumb up 0 Thumb down 0

  3. ANA PAULA /

    MUITO INTERESSANTE A HISTORIA DO PRIMEIRO RAIO X.
    ESTOU MUITO ANIMADA PARA FAZER O CURSO TECNICO DE RADIOLOGIA.
    UM ABRAÇO A TODOS.

    Gostei ou não: Thumb up 1 Thumb down 0

  4. Roberta Kelly /

    Temos que entender que a radiação em grande quantidade pode desencadiar fatores cancerigenos.
    Isso não significa que todo mundo que tem cancer tomou radiação

    Gostei ou não: Thumb up 0 Thumb down 0

  5. lucas /

    As vezes a falta de informação sobre uma coisa pode matar,mas com o informação o suficiente pode salvar milhares de vida(ou matar em caso de uma arma)

    Gostei ou não: Thumb up 0 Thumb down 0

  6. Tank /

    Qntos morreram de câncer, muitosss!

    Gostei ou não: Thumb up 0 Thumb down 0

  7. eduardo /

    Concordo com o Arthur… há tantas coisas q deveriam ser ensinadas na escola… e esse tipo de tecnologia é uma delas…
    Realmente foi impressionante a genialidade deste homem (Wilhelm)…

    Ótima matéria…

    Gostei ou não: Thumb up 0 Thumb down 0

  8. Alex /

    Um fato curioso é que logo após as primeiras nóticias (publicações) sobre os raios-x (que na alemanha se chamam Raios Roentgen) é que lojas que vendiam sapatos usavam esse tipo de radiação para ver qual o melhor tipo de sapato para o comprador (as doses utilizadas eram altissímas, visto que a placa onde era revelada a imagem ficava a cerca de 1,5m do chão que continha a fonte de raios-x).

    Gostei ou não: Thumb up 0 Thumb down 0

  9. Artur /

    Maravilhoso! É emocionante ver a primeira radiografia da história… O que seria de nós sem elas, quem nunca fez uma… É impressionante como essa descoberta salvou vidas e revolucionou a medicina. Deveria ser ensinado nas escolas, Wilhelm Roentgen, pai dos raios-x.

    Gostei ou não: Thumb up 0 Thumb down 0

  10. Muito legall!!!!!!!!!

    Gostei ou não: Thumb up 0 Thumb down 0

  1. Rodrigo Zurigah | zurigando por aih! » Imagens que mudaram o mundo: os primeiros raios-X - [...] Gostou da introdução e quer ler todo o texto, então clique aqui que você será direcionado para ... [...]

Comente