Meninas herdam o medo de matemática de suas professoras

Por , em 22.02.2010

Uma pesquisa da Universidade de Chicago mostrou que professoras do ensino fundamental que ficam nervosas ensinando matemática passam esse medo para suas alunas. O estudo analisou 17 professoras, 52 alunos e 65 alunas.

Os pesquisadores perceberam que as notas dos meninos em matemática não são afetadas pelo quanto a professora se sentia desconfortável ensinando a matéria. Já o caso das meninas foi o contrário.

Para determinar o impacto disso na educação das crianças, o nervosismo dos professores foi medido. Depois seus alunos foram testados no começo e no fim do ano – eles deviam desenhar um aluno que fosse bom em matemática e um aluno que fosse bom em leitura. No começo do ano, tanto meninos quanto meninas foram desenhados, nos dois casos.

» Mito ou realidade: As meninas são piores em matemática?

Mas, no final do ano letivo, os pesquisadores notaram que, mesmo os meninos tendo mantido seu padrão e desenhado tanto alunos bons quanto alunas, as meninas passaram a desenhar, quase invariavelmente, meninas boas em leitura e meninos bons em matemática.

As meninas admitiam que meninos eram melhores em matemática, além disso, acabavam tendo notas mais baixas na matéria se comparadas com os meninos ou com as próprias meninas que não acreditavam nesse estereótipo.

Os autores da pesquisa sugerem que a preparação dessas professoras no ensino da matemática deveria ser maior. Essa diferença que as meninas acabam tendo na educação pode afetar a forma com que elas escolhem a profissão – por isso as engenharias acabam sendo campos quase exclusivamente masculinos. [Scientific Blogging]

11 comentários

  • Meninas herdam o medo de matemática de suas professoras – Solução Matemática:

    […] Os autores da pesquisa sugerem que a preparação dessas professoras no ensino da matemática deveria ser maior. Essa diferença que as meninas acabam tendo na educação pode afetar a forma com que elas escolhem a profissão – por isso as engenharias acabam sendo campos quase exclusivamente masculinos. [ […]

  • Por que há menos mulheres na ciência?:

    […] às carreiras, no campo acadêmico, de mulheres e homens com e sem filhos, incluindo aqueles em campos altamente matemáticos. Eles descobriram que antes de virarem mães, as mulheres tinham carreiras equivalentes ou até […]

  • Elonice:

    Quando comecei a estudar eu tinha medo de matemática porque era a materia dos meninos , no ensino médio eu simplesmente não conseguia aprender pq tive um professor filho dum cão que em seu primeiro dia de aula conosco perguntou se não gostávamos de matemática e quando dissemos que não ele disse que iria nos ensinar a “odiar matemática”, que , segundo ele, precisávsmos nos sentir desafiados para vencérmos”-Cachorro_ Eu não precisava desse tipo na minha história” Parei de estudar” Voltei anos depois e todo dia eu desfalava tudo o que eu já ouvira falar à mim sobre matemática e falava à mim mesma o que eu queria ser ” E todos os bimestres eu passei a fechá-los em matemática , física e quimica”.Não se deixem intimidar por esses dispeitados do seu sucesso em cálculos”!Vençam por si mesmos, não espere incentivo de ninguém pois tem gentee que quando fica sabendo que pode te ajudar escolhe te destruir!!!!!!!!!!

  • Carina:

    Quando uma criança ouve o tempo inteiro que ela não tem aptidão nem capacidade pra alguma coisa, ela vai se sentir estimulada? A culpa não é das professoras, e sim da cultura que diz que mulheres são ruins em matemática e não possuem boa noção espacial.

  • isabella:

    nada haver,uma pessoa ñ se da bem com uma materia pq tem dificuldade,passa um problema,ñ estuda,ñ se dedica e etc.Mais e super errado colocar a culpa no professor,pq ñ existe nomundo professor q queira ver o aluno se dar mal,por isso vamos parar deculparoprofessor e começar a estudar pra conseguir boas notas sempre:]!

  • César:

    Meninas, sem querer jogar água fria sobre a fervura, esta pesquisa foi feita nos EEUU. Lá é muito forte o estereótipo de que a mulher não é boa em matemática. Prova disso é que a Duília de Mello, astrônoma brasileira, foi recebida com surpresa na NASA, os colegas americanos dela achavam que mulher bonita não era boa em matemática. E é a própria Duília que em um comentário aponta este estereótipo, citando um fato esclarecedor: até as bonecas que falam tem uma frase “matemática é tão difícil”.

    Ou seja, lá as meninas são ensinadas desde pequenas que matemática é difícil e é para meninos.

    Aqui no Brasil, alguma coisa também não anda bem, já que com tanta menina se dando bem nas aulas de matemática, são poucas que procuram profissões onde a matemática é mais importante, como engenharia, física, e outras profissões na área de exatas. Pode ser que não exista o preconceito no ensino básico e médio, mas com certeza as profissões neste campo não são atrativas para as meninas.

    Com a palavra, as meninas que eram boas em matemática mas não seguiram carreira na área de exatas, procurando alguma profissão na área de “humanas”.

  • carol htinha:

    eu escrevi ai em cima 😛

  • :-):

    eu sou menina e tiro nota MAXIMA em matematica 🙂

  • Miriam Skowronski:

    Nao só as características genéticas sao hereditárias como também o comportamento pode ser herdado de uma pessoa importante para nós como nossos pais,nossos professores ou o amor da nossa vida,eles representam um papel muito importante para nós pois servem como nossos exemplos,nossa imagem é muitas vezes moldada através dessas pessoas.

  • Simone Domingos:

    Muito interessante a pesquisa. A formação dos professores tem grande influência neste processo!

  • patricia dias:

    “Meninas podem “adquirir” o medo da matematica por causa das professoras ate ai eu concordo, mais” herdar” alguma coisa somente pode acontecer se for de seus pais.

Deixe seu comentário!