Mulheres perdem 90% dos óvulos até os 30 anos

Por , em 28.01.2010

Cientistas descobriram por que é tão difícil para mulheres terem filhos depois dos 30 anos – elas, provavelmente, já usaram 90% da sua reserva de óvulos até então. Ainda é possível que elas produzam óvulos enquanto têm 30 ou 40 anos, mas, na verdade, seu “reservatório” de óvulos em potencial já diminuiu para praticamente nada.

O estudo sugere também que o organismo feminino escolhe os melhores óvulos para “ir primeiro” e a qualidade dos restantes seria menor, aumentando a dificuldade de concepção e os riscos de saúde que o bebê sofre.

Uma mulher saudável nasce com, aproximadamente 300 mil óvulos em potencial, mas o declínio desse número é muito maior do que se pensava. Quando chega aos 30 anos, só restam a ela 12% da quantidade inicial de óvulos.

» Quer engravidar? Relaxe

Os pesquisadores dizem que as mulheres erram ao pensar que, porque elas ainda estão com o ciclo menstrual inalterado, sua fertilidade ainda é a mesma. Mas o estudo que analisou mais de 300 mulheres britânicas mostrou que a realidade é bem diferente.

Outra descoberta foi que o número de óvulos que cada mulher produz é significativamente diferente. Algumas podem produzir até milhões enquanto algumas produzem apenas trinta mil. Para as últimas que desejam filhos, os médicos aconselham a não deixar a gravidez para mais tarde. [Telegraph]

7 comentários

  • Kleber Marins:

    Pow o complicado para as mulheres é que cada vez mais a tendência é ter filhos mais tarde por conta do trabalho e qualificação profissional, aí uma notícia dessas deve desanimar, eu mesmo penso em ter filhos depois de ajeitar minha vida, mas se minha parceira for de 30 pra cima diminui a chance, e olha que 30 anos é bem jovem.

  • roseli:

    ola tenho 40ano nao tenho mestruaçao desde agoto de 20011 trasei dia 13 de dezembro a camisinha estourou qd percebemos ele gozou fora tomei apilula do dia seguinte mas to morrendo de medo de teer engravidado sera

  • Lucas:

    Ainda bem que meu saco é infinito espermatozoide até eu morrer \o/

  • francilda da silva oliveira:

    Por Favor, tenho 32 anos .
    Qual exame devo fazer para saber quantos ovulos ainda tenho?

    Tenho uma amiga da mesma idade que não menstroa há dois anos , ela deseja muito engradidar o que ela deve fazer?

    • Chuck Norris:

      Morre e nasce de novo!

  • Albertina:

    Se aos 30(anos) as mulheres só têm 12% de óvulos referente a quantidade de quando nasceu. Aos 80 ou 100(anos) qual será a quantidade que realmente lhe resta? Estavamos em sala de aula quanto surgiu esse comentário e a professora não soube responder. Por isso estou curiosa para sabe o que realmente acontece não só eu como meus companhero de clase também?

  • Kelly:

    Muito curioso. Sabemos que uma mulher já nasce com seus óvulos. Ela apenas os libera quando chega na idade apropriada. Não há mais produção destes…

Deixe seu comentário!