Pais e mães não percebem que seus filhos estão obesos

Por , em 16.03.2010

Metade das mães que participaram de um estudo considerou que seus filhos não estavam obesos, mesmo as crianças estando visivelmente acima do peso. E, do lado dos pais, o resultado foi que 39% deles não achavam o filho gordinho.

Quando a criança estava apenas um pouco acima do peso (mas mesmo assim, com mais quilos do que o recomendado), a quantidade de mães que não percebe isso sobe para 75% das mães e 77% dos pais.

Além de serem avaliados pela forma com que consideravam suas crianças, os pais também deveriam informar suas próprias condições de peso e de saúde.

Veja outros fatos que o estudo mostrou:

  • Mães e pais de crianças gordinhas eram significantemente mais obesos do que os pais de crianças com peso normal.
  • Os pais eram mais “ligados” em seu próprio peso do que no de seus filhos. 83% das mães e 78% dos pais com sobrepeso percebiam suas condições.
  • Quando a tarefa era escolher uma figura que melhor demonstrasse a silhueta de seu filho, 97% dos pais com crianças de peso normal escolheram uma silhueta mais magrela do que deveriam. O mesmo aconteceu com 95% dos pais de crianças gordinhas.
  • A maioria das mães não se preocupava com o peso das crianças, mas as mães de crianças obesas se preocupavam um pouco mais do que as mães de crianças normais.
  • Aproximadamente quatro em cada cinco pais disse que gostaria de receber informações sobre o peso de seu filho, independente se achava que a criança estava obesa ou não.

A obesidade infantil cria terríveis prognósticos para o futuro destas crianças. Caso você conheça uma criança que esteja muito gorda deve informar isso para seus pais. Outros estudos já demonstraram que não tem problema em falar para os pais que seus filhos estão obesos, caso eles não percebam. [Science Daily]

5 comentários

  • Saindo do Sedentárismo « Ricardo Wesley – Personal Trainer:

    […] acima do normal têm dificuldade em ter filhos(link) -Pais obesos tem filhos obesos e não percebem(link) -Pessoas obesas têm mais chance de desenvolver […]

  • Yoshi:

    Pais que tem habitos alimentares saudáveis tedem a ter filhos com habitos alimentares saudáveis. Vale um pouco aquele velho ditado: “Os filhos são o reflexo dos pais”.

  • Valdomiro:

    a verdade é que a maioria dos pais não têm autoridade sobre os filhos e vai deixando elas comerem tudo que ver pela frente´outros são simplesmente preguiçosos, squer tem coragem de preparar uma comida saudavel para seus filhos ou instruí-los a comer, preferem o alimento industrializados, rico em tudo que não presta.

  • Ruben Zevallos Jr.:

    Minha mãe sempre me achou magro e mesmo quando o médico disse que deveria emagrecer, ela mudou de médico… no caso acho que é geral das mulheres que gostam… a minha namorada acha que não devo emagrecer… pode?!?!

  • Manuel Bravo:

    Pais que viajam e ficam fora de casa por longo tempo, temdem a
    notar melhor as mudanças de peso e tamanho nos filhos que aqueles que não viajam muito e convivem mais com os filhos.
    Fica mais difícil notar as mudanças quando se vive perto dos
    filhos, porque temos a impressão de ver sempre a mesma pessoa
    e não notamos as mudanças. Por isso é que existem muitos pais, principalmente mães que continuam a considerar os seus filhos
    como meninos mesmo depois dos dezoito anos.

Deixe seu comentário!