Cientistas usam calor para congelar água

Já pensou em água se transformando em gelo enquanto é aquecida? Os cientistas descobriram que, sim, isso é possível.

Você aprendeu na escola que a água congela na temperatura de zero graus Celsius. Surpreendentemente, foi descoberto que se ela estiver em uma garrafa lisa e sem nenhuma partícula de poeira, ela pode ficar líquida em até 40 graus negativos – os cientistas chamam essa forma de “super-resfriada”.

A explicação para que a água se transforme em cristais de gelo na natureza seria, então, a poeira do ambiente.

Agora a última descoberta dos cientistas é que a água pode se transformam em gelo em altas temperaturas. Usando filmes piroelétricos quase-amorfos, que mudam de carga elétrica com o calor, eles conseguiram congelar água aquecendo-a.

O esquema é simples. Quando esses pequenos filmes estão com carga positiva, a água se torna mais fácil de congelar, e, quando a carga é negativa, o contrário acontece. Então seria possível que a água congelasse enquanto está sendo aquecida, pois o calor modificaria a carga elétrica do filme também.

As descobertas não são só bonitinhas, como truques de mágica. Elas podem auxiliar na crio-preservação de células, na proteção de plantações contra temperaturas muito baixas e no entendimento da formação de nuvens. [MSNBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

10 respostas para “Cientistas usam calor para congelar água”

  1. Bom muito interesante a materia mas,existe um outro jeito de fazer gelo com elevadas temperatutas,é so ferver a agua com ACETATO DE SODIO ferve e depois coloca sobre o metal objeto que passe força termal fria ou negativa como metal.

  2. Isso não tem nada a ver…. mesmo se a água se tornasse gelo a 50º ela continuaria a 50º, não iria gelar nada, e pior, ela diminuiria a troca de calor de um processador, esquentando ele ainda mais em vez de diminuir.
    Quanto ao fato de se poder gelar a água a temperaturas menores de 0º e ela não congelar isso não é descoberta, sempre se soube e eu aprendi isso no colégio,. Não é a poeira que faz a água congelar a 0º, mas a água necessita de um ponto de apoio para que os cristais de gelo se formem, e isso vem dos próprios minerais que a água possui. Uma água 100% pura se for resfriada sem mexer e sem muitos pontos de apoio ela não congela, mas se ela for tocada, mexida, balançada ela congela na hora. Também sem muitas utilidades praticas.

  3. Muito boa essa matéria! Eu acho maneiro aquele efeito que acontece quando um cristal nao se forma, a água permanece no estado liquido e qualquer perturbação a transforma em gelo… é outro exemplo de que ela nao congelou a 0 graus

Deixe uma resposta